
O estudo bíblico “A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições, está registrado em João 11. Não temos dúvidas de que a ressurreição de Lázaro é um dos milagres mais surpreendentes de Jesus, pois ele mostra o poder de Jesus sobre a morte. João capítulo 11, começa com uma notícia triste, Lázaro, amigo de Jesus, morreu. Porém, graças a Jesus, a história termina com alegria.
Conheça a parte 2 sobre a ressurreição de Lázaro.
Espero que o estudo bíblico “A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições” fale ao seu coração.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições: O TEMPO DE DEUS.
Primeiramente, a notícia que chegou até Jesus foi que Lázaro estava enfermo, porém, após receber a notícia, Jesus não se dirigiu imediatamente à casa de Lázaro, mas permaneceu por dois dias onde estava. A doença de Lázaro se agravou e Lázaro veio a óbito. Se Jesus chegasse no período em que Lázaro estava enfermo, o milagre não seria tão extraordinário. Ao chegar depois, Jesus mostrou que o seu poder está além não só da enfermidade, mas também além da morte. Isso mostra que aquilo que chamamos de demora, na verdade é o agir de Deus através de seu tempo.
Assim, aprendemos que não cabe a nós entender ou questionar o tempo de Deus, e sim confiar e esperar. Não é fácil esperar em Deus e não vê-lo chegar, mas tenha certeza que é melhor esperar o tempo de Deus do que a ansiedade tomar conta de seu coração. Ele age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda.Não tenha dúvidas, Deus fará o melhor acontecer e tudo dará certo no tempo certo. De acordo com o Salmo 27: 14, “Devemos esperar em Deus e ter bom ânimo”.
2ª A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições: QUANTO MAIOR O PROBLEMA, MAIOR O MILAGRE.
Inicialmente, era apenas uma enfermidade, porém, com o passar do tempo, a enfermidade tomou grandes proporções e levou Lázaro à morte. Isso nos alerta a manter o nosso foco em Jesus, pois ainda que a situação se agrave, ele estará no controle. Esteja preparado para estar com Jesus mesmo se a situação piorar, pois, ainda que o problema se agrave, Jesus não abandona seus filhos.
3ª A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições: JESUS CHORA COM VOCÊ.
De acordo com o versículo 35, ao visitar o local onde Lázaro estava sepultado, “Jesus chorou”. O mestre não chorou porque não podia mais fazer nada por Lázaro, e sim porque o amava. Seu choro revela o quanto ELE se identifica com a nossa dor. Jesus sabe quando estamos felizes, e entende nossa tristeza e o porquê da nossa amargura. Então, creia que até nestes dias, Deus te acompanha bem de perto em suas batalhas. E ELE é capaz de usar o improvável para realizar algo incrível em você ou através de você. Um dia ele enxugará as lágrimas do nosso rosto, sendo assim, permaneça em Deus.
4ª TIRE A PEDRA.
Conforme João 39, “Jesus ordenou rolar a pedra, Marta, preocupada com o mal cheiro, sugeriu não remover a pedra”. Certamente, Jesus podia retirar a pedra, mas ordenou a tarefa aos homens. Isso nos ensina que Deus não removerá as “pedras” que podemos remover, fazer o possível e conosco. Precisamos lutar para tirar as pedras de nossa vida: A PEDRA da incredulidade, da mágoa, da mentira, do medo e de tudo aquilo que causam divisão entre nós e Deus. Então, confie, Deus faz o que você não pode fazer.
5ª O FIM SERÁ MELHOR QUE O COMEÇO.
Inicialmente, o capítulo 11, é recheado de má notícia, morte e dor. Isso nos ensina que nem sempre teremos os melhores começos. Às vezes, a vida não oferece as melhores oportunidades, porém, isso não é desculpa para não darmos o nosso melhor. Apesar da história do capítulo 11 começar com notícias desagradáveis, vale a pena lembrar que o capítulo possui 57 versículos, ou seja, a história ainda não terminou. Da mesma forma, entendemos que ainda que nossa vida esteja debaixo de sentenças de dores, o “capítulo” ainda não terminou. O fim das coisas podem ser melhores do que o seu início e dias melhores virão.
6ª NÃO ESCOLHA O TÚMULO.
Assim que Jesus chamou Lázaro, ele obedeceu a voz do Mestre e abandonou o túmulo. Isso mostra que a voz de Deus é capaz de nos tirar dos lugares de morte. Deus te chamará para fora sempre que estiver em lugares que o transformam em um ser humano pior. Infelizmente, muitos são chamados, mas preferem ficar sepultados. Fique ligado, pois a voz de Deus soará através da pregação, do louvor, da boca de um servo de Deus ou através da Bíblia. Jesus te chama para fora deste quarto fechado e escuro, destas amizades que não agregam valores, deste pecado que seca sua comunhão com Deus e deste mundo perdido e mal. Obedeça a voz dEle, pois esta é a única forma de ressuscitar sua comunhão com Jesus. Afinal, quem é amigo de JESUS ouve a sua voz e abandona os lugares que cheiram mal.
7ª QUEM ANDA COM JESUS ESTÁ LIVRE.
Segundo o versículo 44, assim que “Lázaro saiu do túmulo, Jesus deu ordem para desatá-lo”. As faixas impediam de Lázaro caminhar. Isso nos ensina que os amigos de Jesus estão presos nas amarras do pecado. De acordo com João 8:36, “Se Jesus nos libertar, verdadeiramente estamos livres do pecado”. Então, não volte para o lugar de morte que Jesus te tirou, mas viva como um cristão vivo dentre os mortos.
8ª O INESPERADO PODE ACONTECER.
Ninguém esperava que JESUS pudesse fazer alguma coisa. Marta já tinha dito que se Jesus estivesse ali seu irmão não teria morrido. Em outras palavras, ela dizia o seguinte: “EU CREIO QUE O SENHOR PODE CURAR, MAS RESSUSCITAR NÃO”. Porém, para surpresa de todos, o inesperado aconteceu, Lázaro reviveu e houve grande alegria. De acordo com Hebreus 11:1, “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos”.
9ª ESTÁ MORTO, MAS AINDA É AMIGO DE JESUS.
Jesus era amigo chegado de Lázaro, e nem mesmo a morte impediu Jesus de chamá-lo de amigo no versículo 11. Isso nos ensina que o evangelho não se afasta daqueles que afastaram-se da presença de Jesus. Você conhece algum amigo de JESUS que está morto espiritualmente? Diga para ele que, apesar de morto, sepultado e enfaixado, Jesus ainda é seu amigo. Pedro negou Jesus e não se sentia mais um discípulo de Jesus, porém, após a ressurreição, Jesus foi ao encontro de Pedro e dos demais discípulos. Então, arrume as suas malas e saia deste túmulo.
10ª DO TÚMULO PARA A MESA.
No capítulo 11, Lázaro morreu e foi sepultado, o choro e a tristeza predominaram, mas no capítulo 12, graças à intervenção de Jesus, Lázaro estava vivo e assentado à mesa com o Mestre. Então, creia que tudo pode mudar para melhor! Então, celebre a sua comunhão com CRISTO e esqueça o lugar de derrota em que você esteve ou te lançaram, e glorifique a Deus, pois só Ele te tira do túmulo e te leva à mesa. Em Cristo, você está no maior lugar e vive o melhor momento de sua vida. Se existe alguém da sua família vivendo uma vida de túmulo, eu ministro a bênção de Jesus sobre ela. Só ele translada do túmulo para a mesa. Creia!
Espero que o estudo bíblico “A Ressurreição de Lázaro.P1.10 Lições” tenha edificado a sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.