A SOGRA DE PEDRO. 10 Lições

Sobre a sogra de Pedro , a Bíblia diz: “E, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão; e a sogra de Pedro estava tomada por uma grande febre, e rogaram a Jesus por ela. Jesus se inclinou, tocou na mão dela, repreendeu a febre, e a febre desapareceu. E em seguida ela se levantou e serviu Jesus e os convidados.” (Lucas 4.38). Acompanhe dez lições preciosas sobre a cura que Jesus realizou na vida da sogra de Pedro.

1… DEUS TE QUER NA TEMPERATURA CERTA.

A febre se caracteriza como um aumento da temperatura acima dos níveis considerados normais. Deus quer nossa temperatura espiritual no ponto certo, nem alta e nem baixa. Uma temperatura espiritual alta demais, assim como a febre física, faz a pessoa delirar ao ponto de achar que é mais espiritual do que os outros. Uma temperatura alta demais, a pessoa delira ao ponto de achar que as coisas no Reino de Deus só dão certo quando ela faz. Só dão certo quando ela canta, prega ou está de frente.

Por outro lado, a temperatura baixa demais também é um problema. Segundo a ciência, quando a nossa temperatura despenca demais, há impactos fisiológicos, e um deles é a diminuição do ritmo cardíaco, o coração passa a bater menos que o necessário. Por este motivo nossa temperatura espiritual não pode baixar demais, caso contrário, nosso coração e amor por Jesus começam a diminuir até morrer espiritualmente.

Então, que haja em nós o mesmo milagre que houve na sogra de Pedro. Uma temperatura no ponto certo. Romanos 12:3 “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” Receba!

2… GENTE CURADA AMA SERVIR.

Em Lucas 4 .39, a parte B do versículo 39 diz que “depois da cura, a sogra de Pedro se levantou e serviu a todos da casa.” Esse foi o sinal de que ela havia sido curada. O que antes ela não podia fazer, agora curada, fazia. Sabe por quê? Porque gente curada ama servir e ama ser útil pra Deus e para o próximo. Portanto, a melhor resposta que você pode dar pela cura que Jesus operou em você, é servi-lo  de todo seu coração. O servir foi a forma de gratidão que ela encontrou. Assim, a sogra de Pedro serviu JESUS e as pessoas. 

3… QUEM ESTÁ CURADO FICA DE PÉ. 

O versículo 39 de Lucas 4, diz: “E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.” Quem viu a sogra de Pedro de pé, logo imaginou: “ela está curada.” As pessoas testificam que fomos curados quando nos vêem de pé servindo a Jesus e sendo bênção na vida dos outros. Enquanto aquela temperatura não foi normalizada a sogra de Pedro não conseguiu levantar-se.

O que tem jogado muitas pessoas na lona espiritual, é ter uma temperatura muito elevada a ponto de brigar com o próximo e, ao invés de fazer ponte, fazem muro. Uma temperatura muito baixa a ponto de não sentir a dor do próximo, também é um perigo. Portanto, esteja de pé. Só assim você será uma bênção nas mãos de Deus e na vida das pessoas. Afinal, o maior sinal de que você está curado, é a sua postura de pé na presença do Senhor Jesus. 

ELISEU FAZ O MACHADO FLUTUAR. 10 Lições.

4… NÃO TEM COMO A SOGRA DE PEDRO SERVIR PROSTRADA.

Depois que a febre deixou a sogra de Pedro, ela se levantou, preparou o alimento, se levantou, e só depois dessas três etapas ela serviu. Percebeu que a ordem é primeiro ser curado, se levantar (tomar posse do chamado) e só depois de um preparo é que vem o servir? Porém, em muitos casos, as pessoas queimam etapas. Não se preparam para pregar, ensinar, cantar, etc.

Não sabem esperar o tempo para assumir responsabilidades. Assim, estão fazendo, mesmo deitado, com febre e sem preparo. Portanto, seja diferente, pois, Jesus com 12 anos estava dando aula para os sacerdotes, porém, mesmo assim esperou a plenitude do tempo e preparo.

5… JESUS TOCA EM UM PONTO PARA CHEGAR NO OUTRO.

Como havia falado,  a febre NÃO é uma doença, e sim a manifestação de alguma enfermidade. Quando Jesus toca na mão da sogra de Pedro, ele não tocou diretamente no local do problema, mas para Jesus chegar onde quer, Ele nem sempre vai direto ao problema. Para consertar a vida da mulher samaritana, Jesus, em João 4. 16, disse “Vai, chama o teu marido, e vem cá.” E no versículo 17, a mulher disse o que Jesus queria ouvir “Não tenho marido.” E Jesus  disse: Disseste bem: Não tenho marido;”

Para chegar onde quer, Jesus tem seus meios. Então, nome de Jesus, nada vai impedí-lo de chegar onde Ele precisa. Por enquanto ele está rodeando a sua cidade até entrar nela. JESUS chegou em você pra chegar, através de você, na vida do seu filho, seu cônjuge, um familiar ou até mesmo uma cidade.

6…APARENTEMENTE A SOGRA DE PEDRO NÃO TEM NADA GRAVE.

A febre não é uma doença, mas um sinal de que o corpo está sendo afetado por algo pior. Aparentemente, Jesus está curando só uma febrezinha, mas a realidade é outra. Jesus curou algo maior do que aparenta por fora. Aparentemente não é nada, mas tome cuidado! Não é nada, está todo mundo fazendo, cuidado! É só uma saidinha, uma tragadinha… Parece algo inofensivo, aí Sansão, que é símbolo de quem gosta de brincar com o perigo, diz: “Afinal é só um bocado de mel que está na carcaça do leão morto.”

7… JESUS CUIDA DOS SEUS.

A sogra era de Pedro. Não sabemos a relação de proximidade da sogra de Pedro com Jesus, porém, sabemos que Pedro conhecia o mestre, e isso já era suficiente. Assim também é Jesus cuidando dos seus. Quem andou com Deus foi Noé,  a bíblia não diz que seus filhos e sua esposa andaram com Deus, mas toda sua família foi incluída no projeto da arca.

Jesus tem um cuidado especial com os seus. Sendo assim, não desista de orar por ninguém da sua casa. Esta pessoa não tem forças para orar e buscar a Deus, mas você tem. Então vá porque Jesus tem um cuidado especial pelos seus.

8… JESUS NÃO FALOU, COM A SOGRA DE PEDRO, JESUS TOCOU.

Geralmente, para realizar o milagre, Jesus usa a fala. Porém, mesmo Ele não falando, o milagre pode acontecer. Outro ponto importante é que Jesus não falou, Jesus fez. Jesus não ficou no campo das palavras, mas partiu para ação. Quantas promessas maravilhosas saem dos nossos lábios?Costumamos dizer: “Este ano será diferente, este ano Eu serei uma bênção nas mãos de Deus; colocarei meu chamado em dia; vencerei as inclinação e tudo que me afasta de Deus.

O que de bom poderia acontecer em nossa vida, infelizmente, não acontecem porque estão apenas no campo das palavras. Entenda que o tempo está passando e você precisa arregaçar as mangas e partir com força total como um discípulo de Jesus. Afinal, Jesus só precisou de três anos para revolucionar o mundo. E você vai deixar o tempo se escorrer pelas suas mãos?

9… SUA FAMÍLIA NÃO É EMPECILHO PARA VOCÊ NÃO FAZER A OBRA.

Pedro tinha sogra, esposa e, não vamos afirmar, mas pela cultura da época, a menos que sua esposa fosse estéri, há grandes chances de que Pedro tivesse filhos. Mesmo assim ele foi chamado para ser um apóstolo de Cristo.

Nossa família é uma bênção. Quando nosso coração está em Deus, encontramos equilíbrio em todas as áreas da nossa vida. É verdade que há casos em que o cônjuge não crente se coloca como empecilho, e se esta é uma realidade em sua vida, eu somo minhas orações com a sua. Caso esta não seja sua realidade, mergulhe com força total na obra de Deus. 

10.. ESTAS MÃOS VÃO VOLTAR A SERVIR.

Jesus começou uma obra linda de restauração na vida da sogra de Pedro, tocando em sua mão. Jesus tocou a mão dele na mão da sogra de Pedro. O toque nas mãos simboliza a obra, os feitos que aquelas mãos voltariam a fazer. Imagine a mão que governa o universo tocando na mão daquela Mulher? Com isso, as mãos que estavam paradas voltaram a servir depois que a mão poderosa de Jesus tocou nela. Em nome de Jesus, seja a sua ou as mãos de alguém que você conhece, voltará a servir e ser útil para Glória de Deus. 

A SOGRA DE PEDRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima