A TENTAÇÃO DE JESUS NO DESERTO. 12 lições.
E hoje eu trago 12 lições sobre uma das batalhas mais épicas de todos os tempos, A TENTAÇÃO DE JESUS NO DESERTO, que aconteceu assim que ele passou pelo batismo nas águas.
E é importante observarmos que Jesus enfrentou o inimigo como homem, sem usar seus atributos divinos. A prova de que ele está lutando como homem, está lá no capítulo 4.4, “não só de pão viverá o homem.”
Ou seja, JESUS está lutando como homem e derrotou o inimigo usando os mesmos recursos espirituais que estão à disposição de todos nós hoje: o poder do Espírito Santo (Mt 4:1) e o poder da Palavra de Deus (“está escrito”)
Esta passagem está em Mateus capítulo 4. Leia a passagem e confira aqui a aplicação pessoal sobre a tentação de Jesus no deserto
para enriquecer sua pregação, o seu estudo bíblico e a sua vida espiritual.
Vamos lá!!!
NÃO HÁ PECADO ALGUM EM SERMOS TENTADO.
Não há pecado algum em sermos tentados, pecado é ceder a tentação.
A prova disso está em Hebreus 4.15 onde está escrito que JESUS ” EM TUDO FOI TENTADO, MAS SEM PECADO.” Ou seja, o fato de JESUS estar sendo tentado no deserto não quer dizer que seja pecado. Pecado seria ELE aceitar a proposta do mal. E é muito importante dizer que Deus jamais permitirá que venha sobre nós uma tentação que não possamos aguentar. E Paulo escreve sobre isso em 1 Co.10.13 dizendo o seguinte:
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.
E é importante também dizer que a tentação não vem de Deus, é o inimigo que joga a isca da tentação.
A prova disso está escrito em Tiago 1.13 que diz o seguinte: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta’.
Então meus irmãos, toda vez que a tentação bater na porta do seu coração entenda três coisas:
● Não é pecado ser tentado
● Deus não vai permitir que a tentação vá além de suas forças.
● Deus não tenta ninguém, e
● Busque forças em Jesus, aquele que foi tentado e venceu todas as tentações.
● Ore a Deus, porque a oração fortalece o cristão. Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.
DOIS MOMENTOS MAIS PERIGOSOS PARA O CRISTÃO.
2.1) DEPOIS DA VITÓRIA.
JESUS tinha acabado de receber uma grande Vitória. Ele tinha sido batizado no Rio Jordão pelo profeta João Batista e tinha ouvido o PAI dizer: “Este é o meu filho amado em quem me comprazo.”
Muito cuidado com o “depois da Vitória.”
Muitos perdem a vigilância, perdem a humildade e outros deixam de depender de Deus, achando que a Vitória foi fruto da força de seu braço. Eu já vi pessoas mudarem pra pior depois da Boa porta de emprego que se abriu, da promoção que recebeu, muito cuidado.
Que Deus te dê discernimento para administrar suas vitórias. Deus não te deu nada pra te fazer melhor que ninguém. Deus não te deu nada pra disputar com ninguém. E Deus não te deu nada para tomar o lugar dele em sua vida.
Tudo que vem dele pra suas mãos é pra Glória dele e não nossa.
2.2) QUANDO ESTAMOS SOZINHOS.
Humanamente falando, Jesus está sozinho no deserto. Irmãos, Não tenha dúvida de que inimigo sabe como usar o momento em que estamos só, contra nós mesmos.
Muito cuidado quando estiver só! O ideal é sempre estar acompanhado do seu cônjuge, mas nós sabemos que nem sempre isso é possível. Mas Quando não estiver na companhia de seu cônjuge alguns critérios de vigilância precisam ser tomados. Como por exemplo:
• Não dê carona pra ninguém do sexo oposto.
• Não visite a casa de pessoas que seus respectivos cônjuges não estão em casa.
• Muito cuidado com as redes sociais e a internet.
Não seja uma pessoa que pensa assim: “AH, ISSO NUNCA VAI ACONTECER COMIGO”
Jesus está sozinho, mas mesmo assim alcançou testemunho.
TRÊS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O INIMIGO:
Baseado nesta passagem da bíblia eu capturei 3 informações sobre o inimigo que vão te ajudar a vigiar contra as suas artimanhas.
Até porque a bíblia desmascara o inimigo mostrando exatamente para que ele veio. E ELE veio se não para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR.
3.1) ELE NÃO É INVENCÍVEL .
E isso está claro neste capítulo 4 de Mateus. Ele é um derrotado. Nosso SENHOR Jesus o venceu em todas as áreas. Por isso não tenha medo do adversário. Faça o que está escrito em Tiago 4.7 (PORTANTO, SE SUJEITEM A DEUS . RESISTAM AO INIMIGO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS!)
3.2) SE ELE FRACASSAR EM UM ATAQUE, ELE TENTA OUTRO.
O inimigo persevera em nos fazer fracassar. Ele não se cansa em nos tentar e nós não devemos cansar em resistir.
3.3) ELE ATACA O QUE ESTÁ VAZIO DENTRO DE NÓS.
Jesus estava faminto depois de jejuar quarenta dias.
O estômago de Jesus estava vazio, então o inimigo começou a tentar Jesus a partir da necessidade de saciar a sua fome. Cuidado com as suas necessidades: necessidade de atenção, necessidades sexuais, necessidades financeiras.
O inimigo tenta nos destruir a partir das nossas necessidades. Não se desespere em preencher o vazio com qualquer coisa. Leve as suas necessidades a DEUS. ELE tem projetos maiores e melhores pra você.
3.4 O INIMIGO SABE O QUE ESTÁ ESCRITO.
É isso mesmo meus irmãos, o inimigo sabe o que está escrito na palavra. Ele sabe o que está escrito, mas não pratica o que está escrito. Olha o que está escrito em 1João 2:4 e 5 “AQUELE QUE DIZ: EU O CONHEÇO E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE. AQUELE, ENTRETANTO, QUE GUARDA A SUA PALAVRA, NELE, VERDADEIRAMENTE, TEM SIDO APERFEIÇOADO O AMOR DE DEUS. NISTO SABEMOS QUE ESTAMOS NELE:
A MAIOR evidência de que você é uma benção, está na sua disposição em guardar a palavra de Deus em seu coração. Que o nosso coração vá ganhando a completa maturidade quando o assunto for agradar a Deus em nossos caminhos, através da palavra.
SE TU ÉS O FILHO DE DEUS.
Esta parte é incrível!
Olha só a maldade do adversário: No capítulo 3 de Mateus Jesus tinha acabado de ser batizado e ouvir a voz do Pai dizer: ESTE É O MEU FILHO AMADO. E aqui no capítulo 4 de Mateus o inimigo tenta lançar dúvida no coração de JESUS dizendo: SE TU ÉS O FILHO DE DEUS.
O inimigo tentou colocar dúvida no coração de Jesus para que ele pensasse assim: SERÁ QUE SOU FILHO DE DEUS MESMO?
SE SOU FILHO DE DEUS ENTÃO PORQUE ESTOU PASSANDO POR ESTE DESERTO, POR ESTA DIFICULDADE?
Mas Jesus não deixou nada abalar a sua FÉ. Que nada tire a sua convicção de filho e filha de Deus. Que nenhuma circunstância te faça pensar que Deus te abandonou. E que no lugar da dúvida nasça uma FÉ inabalável.
Está escrito em 1 João 3.1
“VEJA QUE GRANDE AMOR NOS TEM CONCEDIDO O PAI, A PONTO DE SERMOS CHAMADOS FILHOS DE DEUS; E, DE FATO, SOMOS FILHOS DE DEUS. POR ESSA RAZÃO, NÃO SOMOS CONHECIDOS PELO MUNDO,”
Ou seja: O mundo não nos conhece porque não somos do mundo, mas somos filhos de Deus).
Quando a bíblia nos chama de filhos de Deus, ela está se referindo a nossa origem, de onde viemos. Está dizendo que somos um projeto que nasceu no coração de Deus. Ela está dizendo que a nossa história se mistura com a história de Deus. Viemos de lá e é pra lá que vamos voltar para estar pra sempre com Jesus.
ADÃO E EVA NO JARDIM E JESUS NO DESERTO.
Veja o paralelo do Jardim com o deserto.
•No jardim do Éden o inimigo é quem inicia a conversa com Eva e convence ela através do diálogo perverso e mentiroso.
E no deserto ele inicia a conversa com Jesus, mas não vence o debate porque Jesus já estava convencido pela palavra de Deus que havia em seu CORAÇÃO.
•No jardim do Éden ele oferece uma proposta na esfera dos apetites. Fazendo de tudo para que Adão e Eva comessem do fruto proibido. E infelizmente Adão e Eva aceitaram.
No deserto ele também tenta Jesus na esfera dos apetites quando propõe que Jesus transforme pedras em pães. Mas Jesus já estava alimentado pela palavra.
• No jardim o inimigo começa lançando dúvida no coração de Eva dizendo: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (Gn 3.1). E consegue fazer a dúvida entrar no coração de Eva.
E no deserto ele tenta lançar dúvida no coração de Jesus dizendo: “se tu és o filho de Deus “. Mas a FÉ no coração de Jesus gerou certeza e bloqueou a dúvida.
•No jardim Adão e Eva não estão com fome, mas comem do fruto proibido e perdem a batalha. No jardim Jesus está com fome de quarenta dias e quarenta noites, mas não cede às propostas do maligno e vence a batalha. Porque O ceder aqui era o mesmo que pecar contra Deus.
O que Adão e Eva perderam no jardim Jesus venceu no deserto. E por ele não ter aceitado as ofertas do mal e do pecado, trouxe o jardim de Deus para dentro de nosso coração e hoje estamos em paz com Deus novamente.
JESUS TEVE FOME MAS NÃO TEVE VONTADE DE DESISTIR. JESUS TEVE FOME MAS NÃO TEVE VONTADE DE PECAR.
• Desistir e pecar era tudo que o inimigo queria que Jesus fizesse. Mas Jesus não pecou e muito menos desistiu. Nem quarenta dias de fome fez Jesus PECAR contra Deus.
Que sua fome seja por mais de Deus em sua vida. Por Jesus não pecar e ter comunhão com Deus, ELE jamais desistiu, sabe por quê? Sua comunhão com Deus é o que TE mantém de pé. Olha o que diz o Salmo 54.4
VERDADEIRAMENTE, DEUS É O MEU SOCORRO; É O SENHOR QUE ME SUSTÉM
JESUS NÃO DEIXOU PRA SE PREPARAR EM CIMA DA HORA.
JESUS adotou uma dieta para se preparar para o combate antes dele acontecer. Temos que estar sempre com nossa comunhão em dia. Olha o que diz a palavra de Deus em 1Co.9.25
“OS QUE LUTAM QUE DE TUDO SE ABSTÉM”
Se você não Não se abastecer de Deus, no dia da luta a sua força será pequena. Olha o que está escrito em
Provérbios 24:10…
SE TE MOSTRAS FRACO NO DIA DA ANGÚSTIA, A TUA FORÇA SERÁ PEQUENA .
Infelizmente tem pessoas que só adotam uma vida de oração e leitura da palavra quando as adversidades da vida batem em sua porta.
Mas devemos vencer a preguiça, Não poupar esforços e não perder tempo quando formos se preparar para o combate da FÉ.
O INIMIGO USA OS SEUS PONTOS FORTES PARA TE FAZER FRACO.
Muitas vezes, o inimigo se beneficia das nossas fraquezas e inclinações para nos fazer pecar contra Deus. Mas não se esqueça que ele pode nos fazer pecar naquilo que fazemos bem feito, nossas habilidades.
Jesus poderia muito bem transformar as pedras em pães.
Sabendo disso, o inimigo tenta usar as habilidades de Jesus contra ele mesmo. Por que se ele transforma as pedras em pães Ele estaria obedecendo a voz do inimigo e pecando contra Deus.
Administre suas habilidades para Glória Deus. Se você é um bom profissional, se você canta bem, prega bem, ajuda os necessitados… não deixe jamais que isso faça o seu coração se engrandecer. E quando for reconhecido pelas sua habilidades de graças a Deus, assim você estará livre de pecar em seus pontos fortes.
NÃO ERA HORA DE AGIR, ERA HORA DE ESPERAR E CONFIAR NA PROVIDÊNCIA DIVINA.
JESUS se manteve firme e deixou a palavra agir na sua vida. Ele sabia que Deus era o seu sustento, confiava que Deus não deixaria ele morrer neste deserto e não tomou a frente para resolver a situação entendendo que era a hora de Deus agir. Coisa linda é quando conseguimos frear nossa mania de querer resolver tudo e deixamos tudo nas mãos de Deus. Olha o que diz o salmista no salmo 40.1
“ESPEREI COM PACIÊNCIA PELO SENHOR, E ELE SE INCLINOU PARA MIM E OUVIU O MEU CLAMOR.”
Repare irmãos, que o salmista nos ensina que não era a hora dele agir, mas esperar com paciência pelo agir de Deus.
TRÊS LIÇÕES SOBRE A SEGUNDA TENTAÇÃO:
Já que o inimigo não conseguiu êxito na primeira investida contra Jesus, agora na segunda tentação ele muda de tática levando Jesus ao templo que ficava em Jerusalém.
●1 O inimigo te exalta para te abater.
O inimigo leva Jesus ao ponto mais alto do templo com o intuito de exaltar para depois abater Jesus.
● 2 Ele quer levar Jesus ao exibicionismo da FÉ. Quer que Jesus faça um espetáculo tentando a Deus. Tem pessoas que querem receber algo de Deus pra mostrar para os outros quem.
●3 Não podemos deixar de vigiar em nenhum lugar. Nem o templo que ficava em Jerusalém, na cidade Santa, foi descartado pelo inimigo como palco de suas investidas.
Devemos vigiar a todo tempo, o inimigo usa o templo, que é um lugar de adoração e comunhão para colocar um irmão contra o outro, desviar e o foco da adoração.
SE PROSTRAR E ADORAR O ADVERSÁRIO, ISSO NÃO ESTÁ ESCRITO.
Eu tenho duas lições sobre a terceira tentação.
•1) Vale o que está escrito.
Olha que tremendo irmãos: Pra tudo o inimigo tinha um versículo, mesmo que distorcido e fora do seu contexto,
pra tentar convencer Jesus. Mas na terceira e última tentação, o inimigo não cita nenhuma referência da bíblia. Ele sabe que só Deus pode ser adorado. O inimigo não tinha, mas Jesus tinha uma palavra bíblica para vencer o maligno e mostrar na palavra que devemos adorar e se prostrar somente diante de Deus. Disse Jesus : Está escrito: somente ao SENHOR seu Deus adorarás e só a ele servirás. É isso que Jesus falou está escrito mesmo irmãos, em Deuteronômio 6.13. Era como se Jesus estivesse dizendo: Para te adorar não tem nada escrito na palavra sobre isso, mas para adorar a Deus tem.
•2) O inimigo tinha um mundo de prazeres e pecados para oferecer pra Jesus, mas Deus tinha uma vida Santa, reta e eterna pra Jesus.
Olha o que está escrito sobre o mundo e seus prazeres pecaminosos que o inimigo queria dar pra Jesus:
Em 1 João 2:15 está escrito assim: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
E em 1 João 2:17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Que nada torne o lugar de Deus em nossos corações.
ESPERE UM POUCO MAIS, TEM BANQUETE DE DEUS CHEGANDO NESTE DESERTO.
Depois que o inimigo bateu em retirada,
Irmãos, os anjos de DEUS serviram a Jesus O CAFÉ DA MANHÃ MAIS FANTÁSTICO QUE UM SER HUMANO JÁ PROVOU NA TERRA. Depois da luta, vem a vitória. Depois do vale, vem os mananciais. Depois da dor, vem o refrigério e depois do choro, vem a alegria.
Então, não se precipite. Vale a pena esperar por aquilo que vem das mãos de Deus. Deus tem coisas maiores e melhores pra você.
CONCLUSÃO:
Concluo esta lição dizendo o seguinte: NOSSA BATALHA É DIÁRIA.
Depois daqui o inimigo ainda vai continuar tentando Jesus de outras formas, e uma delas foi usar a boca de Pedro para fazer Jesus desistir de sua missão de morrer pelos nossos pecados. Por isso que Paulo falou que o bem que ele queria fazer ele não conseguia fazer. E sobre o inimigo está escrito que ele anda ao derredor buscando alguém para tragar.
Mas Deus quer que saibamos que podemos vencer todos os dias. Em Cristo somos mais que vencedores porque o nosso Cristo nos deu exemplo em tudo e em tudo ele venceu.
Para encerrar deixo pra sua meditação
1 João 2:14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
A TENTAÇÃO DE JESUS NO DESERTO.