
O estudo bíblico “A Viúva de Naim.10 Lições”, está registrado em Lucas 7. Após perder seu marido, a viúva de Naim revive o pesadelo da morte novamente. Porém, desta vez a morte veio levar o que ela tinha de mais precioso na vida, seu filho único. Imagine a dor. Mas o que a viúva de Naim jamais podia imaginar aconteceu, Jesus veio em sua direção para colocar um ponto final naquele grande problema. Algo extraordinário aconteceu, Jesus ressuscitou seu filho e a vida da viúva de Naim nunca mais foi a mesma. Sua história não foi marcada pela morte, e sim pela vida.
Espero que o estudo bíblico “A Viúva de Naim.10 Lições”, seja uma bênção em sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª A Viúva de Naim.10 Lições: JESUS, O ESTRAGA VELÓRIO.
Primeiramente, é bom destacar que estragou três velórios: o da filha de Jairo, o de Lázaro e o do filho da viúva de Naim. Isso nos ensina que Jesus pode dar fim à morte. Então, creia que a morte não fará festa com seu casamento, sua vida espiritual e a vida de quem você tanto ama. O médico, o advogado e o inferno não têm a última palavra. E para isso, Jesus não chamará a ressurreição, ele é a própria ressurreição e a vida. Lance a sua fé sobre a palavra e receba um ponto final neste caos instalado na sua família, na sua saúde ou em sua comunhão com Deus.
2ª A Viúva de Naim.10 Lições: JESUS FAZ O FIM VIRAR UM NOVO COMEÇO.
De acordo com 1 Coríntios 15:26, “A morte é o último inimigo a ser destruído.” A morte já fez muita gente chorar, porém, há um dia agendado para o seu fim. Jesus aniquilará a morte e, quando isto acontecer, haverá um novo começo no céu. Por isso, não devemos nos entregar para o fim decretado pela morte na vida de quem amamos, nos nossos projetos e em nossa própria vida. Aquilo que seria o fim da viúva de Naim e do seu único filho, Jesus fez virar um novo começo. Então, jamais aceite a derrota como fim, apenas faça de toda situação difícil uma oportunidade de recomeçar. A vida é cheia de fases, e quem caminha com Deus, não pode se acomodar. Jamais perca a capacidade de sonhar e acreditar. Você é um projeto criado por Deus, e os projetos de Deus jamais dão errado.
3ª A Viúva de Naim.10 Lições: A GLÓRIA SÓ SE MANIFESTA NO NOSSO LIMITE.
A viúva de Naim havia chegado em seu limite, pois seu único filho morreu. Sendo assim, não havia mais nada a fazer, senão sepultar o seu filho único. Isso nos ensina que Deus costuma agir em nosso limite. Enquanto o problema está no campo do possível, Deus não se manifesta. Deus sabe até onde podemos suportar. O limite de Moisés era o mar, Deus o abriu. O de Abraão era a possível morte de Isaque, Deus proveu o Cordeiro. Já o de Ana era a esterilidade, Deus lhe deu um filho. Qual é o seu limite?
4ª JESUS NÃO ENTROU EM NAIM.
Segundo o relato de Lucas 7:11 e 12, “Jesus foi com seus discípulos à cidade de Naim e se aproximou da porta da cidade,…” A princípio, Jesus foi, mas não entrou na cidade de Naim. Não há nenhum relato que confirme a sua entrada no local. Sendo assim, entende-se que o propósito dEle não era entrar na cidade, e sim entrar na causa da viúva de Naim. Temos a impressão de que Jesus foi em Naim com este propósito, por isso, andou aproximadamente 30 km para marcar para sempre a vida daquela mulher e seu filho. Jesus não estava na terra a passeio, mas em missão. Saiba que ele fará o impossível para encontrá-lo no dia de sua dor. Então, jamais deixe de crer.
5ª FALTA POUCO PARA JESUS CHEGAR.
A viúva de Naim não sabia, mas faltava muito pouco para Jesus chegar. Então, mantenha-se firme na presença de Jesus. Aprenda a suportar o tempo de espera. Muitos, por imaginar que Deus está indiferente aos seus problemas, agem de forma errada diante das adversidades. A viúva de Naim não sabia, mas faltava pouco para Jesus chegar e mudar totalmente a sua história. Sendo assim, aguente firme, não desista, não pare! Falta muito pouco para Jesus chegar, pois Ele sempre vem ao nosso encontro.
6ª TEM MULTIDÃO GUIADA POR DEFUNTO.
Conforme o texto explica, de um lado havia a multidão guiada por Jesus, e do outro, a multidão guiada pelo jovem morto rumo ao cemitério. Cuidado para não ser guiado por líderes, ensinos e estilos de vida mortos. Há uma grande multidão de pessoas sendo guiadas por coach que pregam o que agrada os ouvidos, mas não reforma o coração. Na Internet há heresias para todos os gostos. Algumas pseudos igrejas, utilizam misticismos e rituais que não suportam as sãs doutrina bíblicas.
Se o seu líder não prega contra o pecado, há indícios de que ele e o pecado andam em harmonia. Então, tome muito cuidado. Se o seu líder disser uma coisa e a Bíblia dizer outra, fique com o que está escrito. Seja guiado, doutrinado e nutrido por pessoas de Deus. De acordo com 1 Coríntios 11:1, Paulo orientou que os irmãos sejam “Seus imitadores, como ele era imitador de Cristo.” Assim como a viúva de Naim passou a seguir o Líder Vivo, ainda dá tempo de você largar o morto e seguir o vivo.
7ª JESUS MUDA DIREÇÕES CONTRÁRIAS.
A viúva de Naim passou pela porta da cidade, mas não passou pela porta do cemitério. JESUS a fez dar meia volta. Ela dava passos largos em direção a derrota, mas Jesus, aquele que muda direções caóticas e contrárias, refez a sua rota e mudou para sempre seu destino. Da mesma forma, Jesus mudou para sempre o nosso destino ao morrer por nossos pecados. Em Cristo não trilhamos caminhos de morte, e sim caminhos de vida eterna, afinal, estamos mortos para o pecado e “vivinhos da Silva” para Deus.
8ª JESUS NÃO DESEJA, JESUS DECRETA O FIM DO TEU CHORO.
De acordo com Lucas 7:13, “Jesus sentiu profunda compaixão pela Viúva de Naim e lhe disse: “Não chore!”. Ao dizer estas palavras, Jesus não tinha um lenço em mãos, e sim um milagre. Jesus não fez um pedido, mas um decreto sobre o choro da viúva de Naim. Isso nos mostra que Jesus é o único capaz de decretar o fim das nossas lágrimas. Jesus decreta o fim do seu choro nessa hora. Na eternidade, Jesus enxugará para sempre as nossas lágrimas. Aquilo que hoje te faz chorar, será o seu testemunho amanhã, pois está conosco aquele que coloca um ponto final em nosso choro e enxuga nossas lágrimas.
9ª JESUS FALA COM QUEM ESTÁ VIVO PARA DEPOIS LEVANTAR QUEM ESTÁ MORTO.
Primeiro Jesus falou com a viúva de Naim”não chores” e depois falou com o menino que estava morto. Primeiramente Deus fala contigo para depois, através de você, falar com quem está morto. Continue buscando pela sua casa, pois você está vivo!
10ª JESUS NÃO CHAMA O MENINO DE DEFUNTO.
Segundo Lucas 7:14, “Jesus não chamou o menino de morte, e sim de Jovem…” isto porque Jesus sabe que o menino está na condição de defunto, mas não é defunto. Estar não é o mesmo que ser. Você pode estar abatido, mas você não é uma pessoa abatida e triste. Jesus não chama ninguém pela condição. As pessoas chamam de viciado, adúltera, perdido, sem esperança, mas Jesus chama de filho, pois para ele nada está perdido.
Espero que o estudo bíblico “A Viúva de Naim.10 Lições”, tenha lhe edificado.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.