A VIÚVA DE SAREPTA. 10 Lições


Ela recebeu uma ordem de Deus para alimentar e receber um profeta na casa dela. Porém, ela só tinha alimento para ela e seu filho, depois disso ela e seu filho ficariam à esperando a morte chegar por falta de alimento. Mas mesmo assim ela deu o que não tinha e recebeu o que jamais imaginou receber. E numa terra que não chovia, Deus fez chover chuvas de bênçãos sobre a vida dela.

Leia a passagem sobre a viúva de Sarepta em 1 Reis 17.8 em diante e confira aqui a aplicação pessoal para sua edificação.

A viúva de Sarepta. 10 Lições 

1…QUANDO DEUS ORDENA, ELE DÁ CONDIÇÕES.

Assim que DEUS deu ordem para Elias deixar o Ribeiro de Querite, ele também ordenou para que a viúva preparasse alimento para Elias. E é interessante porque as viúvas naquela época era a classe mais carente, toda viúva dependia de ajuda financeira de alguém, e Deus está tirando de onde não tem, usando a pessoa mais improvável para realizar algo incrível não só na vida de Elias, mas também na vida da viúva.

Deus tem um plano não só pra Elias, mas pra ela também. Porque QUANDO DEUS ORDENA, ELE DÁ CONDIÇÕES.

É Deus quem nos capacita pra cumprir sua vontade. Mesmo que sua força, sua condição seja pequena,  apenas obedeça, porque Deus te dará condições, recursos de onde você nem imagina.  Apenas dê o primeiro passo e deixe que Deus cuide de tudo.

2…NÃO DEIXE O CENÁRIO QUE VOCÊ VÊ, INVALIDAR A PALAVRA QUE VOCÊ RECEBEU.

Quando Deus disse pra Elias, que tinha preparado uma mulher para sustentar Elias, eu imagino que Elias possa ter pensado que seria uma mulher rica e com a vida financeira estabilizada.

Imagine comigo o baque, o susto, quando Elias chegou na cidade de Sidom e viu a mulher que o ajudaria, apanhando lenha? Mas ele não deixou que aquele cenário invalidasse o que Deus tinha falado com ele. Tome muito cuidado para que este cenário não turve a sua visão e te faça desistir. Maior é a palavra de DEUS do que o cenário negativo que está na sua frente.

Seja movido (a) pela palavra e não pelo o que seus olhos estão vendo. Mesmo que o milagre pareça impossível, Deus é fiel para fazer cumprir o que ele falou.

3…NÃO SEJA TRANSFORMADO PELA CRISE.

A crise não transformou aquela viúva de sarepta em uma pessoa pior. Apesar da crise, aquela mulher continuava com um coração generoso. Ela tinha generosidade ativa. Ela serve até no pior estágio da vida. Na pior fase ela se doou dando o seu melhor. 

ELA CONTINUAVA COM UM BOM CORAÇÃO. Ela continuava fazendo bem ao próximo. E aí fica o conselho: NÃO SEJA TRANSFORMADO (a) NEGATIVAMENTE PELA CRISE. Quem é moldado pela crise se torna uma pessoa pior.

Se for para passarmos por transformações, que sejamos então moldados pela palavra. Ela sim nos coloca no molde ideal e ativa a melhor versão do nosso ser.

4…DEU O QUE NÃO TINHA E RECEBEU O QUE JAMAIS IMAGINOU.

Ela não tinha para dividir. Tanto é que ela mesmo disse que o que ela tinha era pra ela e seu filho, e depois daquele alimento ela sentaria e esperaria a morte.

Mas ela mostrou que não dependia de muito 

para abençoar alguém.

A sequidão da terra não secou a alma dela. Ela precisa de cuidados, mas mesmo assim cuidou do profeta.

E a sensibilidade dela permitiu Deus tocar, não só em seu coração, mas também na sua vida mudando a realidade do cenário de escassez que ela e o filho viviam.

Doe o pouco e seja surpreendido por aquilo que você jamais imaginou que um dia bateria em sua porta.

5…FAZ PRIMEIRO PRA DEUS, DEPOIS  PRA VOCÊ.

Ela pensou primeiro no Reino. Ela alimentou primeiro para o profeta do Reino. 

E com isso eu aprendo que muitas vezes a nossa provisão virá de acordo com nossas prioridades. 

Muitas vezes temos mais argumentos do que FÉ. Nossos argumentos e desculpas pra não fazer acabam neutralizando muita coisa boa em nossa vida. Mas fica o conselho:

Faça primeiro para o Reino e todas as coisas serão acrescentadas na sua vida.

6…DEUS NÃO VAI TE LIVRAR DAS EXPERIÊNCIAS QUE VOCÊ TEM QUE PASSAR.

Apesar de fazer tudo certo, algo parecia ter dado errado na vida daquela viúva, o seu filho morreu. Com isso eu aprendo que DEUS NÃO NOS LIVRA DE PASSAR PELAS EXPERIÊNCIAS QUE TEMOS QUE PASSAR. Tudo faz parte de um plano e propósito.

As experiências vêm antes dos resultados. Deus nos permite passarmos por experiências para colhermos os frutos lá na frente. Não tem como crescer sem passarmos por dificuldades, porque são elas que vão trazer experiências novas e nos dar perspectivas diferentes sobre a vida, nos levando a aprender não na teoria, mas sim na prática.

7…ELIAS PREFERIU COMER COM A VIÚVA DO QUE PARTICIPAR DO BANQUETE DO REI ACABE.

Quem está disposto a pagar o preço não senta à mesa com ACABE. Se Elias se rendesse ao governo de ACABE, jamais teria autoridade para falar contra ACABE. Alguém olharia e diria que ELIAS era FARINHA DO MESMO SACO. Elias preferiu o pouco com Deus do que o muito com o diabo. Elias sabia o perigo de se assentar na roda dos escarnecedores. 

Não podemos deixar que o modelo de vida do mundo interfira em nosso modo de viver.

A luz não tem comunhão com as trevas.

O cristão verdadeiro não precisa  ser aceito pelo mundo, ou por um grupo, pra se sentir feliz e completo. O fato de o CÉU o amar já é suficiente. Quem Está sentado à mesa com Deus de nada tem falta. 

8… A AJUDA PODE VIR DE ONDE VOCÊ  MENOS ESPERA.

Nunca, jamais subestime alguém. Olhando pra aparência aquela mulher não passava de uma viúva pobre. Mas o que as pessoas não sabiam é que ela era um canal de Deus na terra. Olha o que a bíblia diz sobre ela em 1 Reis 17:9 Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ORDENEI A UMA MULHER VIÚVA QUE TE DÊ COMIDA. Irmãos, aquela mulher simples, era na verdade alguém que Deus falava e ela ouvia a voz de Deus. Ou seja, na terra muitos não davam importância, mas o CÉU falava com ela. Ela era alguém que o céu contava para uma obra. 

Para a sociedade o valor está na aparência, mas para o céu o que define o valor de uma pessoa é a comunhão que ela tem pra ouvir a voz de Deus. 

9…VIVA O SOBRENATURAL EM TEMPOS DE CRISE.

A crise hídrica e espiritual estava instalada em Israel. Mas pela passagem podemos aprender que é possível viver o sobrenatural de Deus em tempos de crise. 

Quando experimentamos o sobrenatural de Deus, ele deixa marcas de transformação que revolucionam a nossa vida.

As causas  de  nossas  crises  são extirpadas  e  vencidas. Os ventos que nos apavoram são silenciados, e as ondas que vinham para causar instabilidade, cessam. Foi isso que Deus fez na vida da viúva de Sarepta e pode fazer na sua vida hoje. Você crer?

10…DEUS JÁ TE LIVROU EM OUTRAS BATALHAS  E VAI TE LIVRAR DESTA TAMBÉM. 

A PRIMEIRA provação da viúva foi a falta de mantimento. Mas ela repartiu o pouco que tinha com ela, com o filho e o profeta Elias,  e Deus  fez o milagre abastecendo sua casa de maneira que o azeite e a farinha não garantiam mais. Agora ela está diante de outra prova, seu filho morreu. E outra vez o milagre bate na porta dela. Elias ora e o menino revive. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O SOBRENATURAL de Deus na sua vida não é coisa do passado.

DEUS JÁ TE LIVROU EM OUTRAS BATALHAS  E VAI TE LIVRAR DESTA TAMBÉM. 

A viúva de Sarepta. 10 Lições

ReplyForward

Uma resposta para “A VIÚVA DE SAREPTA. 10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *