Ana e Penina. 10 Lições


ANA E PENINA. 10 Lições

O sofrimento dela é parecido ao de muitas pessoas que têm um sonho e que desejam uma benção da parte de Deus, buscam ano após ano, dia após dia e perseveram em oração. E como se já não bastasse isso ela tem que conviver com UMA COMPETIDORA DENTRO DE CASA…

Uma coisa é ter competidores no trabalho, na igreja, fora de casa. E outra coisa muito mais pior é conviver com o competidor dentro de casa. É dela mesmo que estou falando, ANA a mulher estéril  que ofereceu a Deus o Samuel (o filho)  que ela ainda não tinha.

E eu separei 10 lições sobre Ana e Penina para nossa edificação.

A passagem de Ana e Penina está em 1 Samuel 1 e 2.

1… ANA NÃO ERA ESTÉRIL.

Eita, agora complicou. Como assim Ana não era estéril? A esterilidade de  Ana não era de ordem natural, e sim sobrenatural.

A bíblia diz que Deus fechou a madre de Ana. Aqui pra nós, só se fecha aquilo que estava aberto.

Esse “fechou”, significa que Deus impediu do ventre de Ana gerar por um determinado tempo e propósito. O propósito de Deus era conceder a Ana um nascimento sobrenatural. Era fechar para abrir através de um milagre. O menino já nasceria com testemunho pra contar.

Deus tinha um propósito maior. 

Deus queria que o filho de Ana fosse o próximo sacerdote, já que os sacerdotes Hofni e Finéias haviam se corrompido. Certamente que Ana não consagraria Samuel ao SENHOR se o nascimento de Samuel não fosse fruto de muita oração e fé. Está entendendo  agora porque Deus fechou a madre de Ana?  Muitas vezes Deus não permite que as coisas sejam fáceis em nossa vida justamente por causa de um propósito: Deus escolhe o caminho do milagre. Não é fácil justamente pra ser fruto  de oração. Não foi fácil justamente pra Glória ser de Deus é não nossa. 

2.. DEUS FECHOU A MADRE DE ANA, MAS ANA NÃO SE FECHOU PRA DEUS.

Mesmo sem ter filhos. Mesmo estando com a madre fechada, Ana não se fechou para Deus. Ela ia pro templo e ela continuou orando. Para muitos no lugar dela, o caminho

Natural quando isso acontece, é se fechar para Deus.  Mas não se feche pra Deus quando as portas se fecharem. Não entre na caverna da solidão. Não reclame. Não se desvie. Não perca a fé. Mas se abra pra Deus quando parecer que é o fim. 

3..NÃO É GERAR PARA DISPUTAR, É GERAR PARA ADORAR.

No versículo 6 diz que Penina era chamada de competidora. O objetivo de Penina era gerar pra competir, não era algo voltado para glória de Deus. 

O propósito verdadeiro não é gerar para disputar, é gerar com o propósito de louvar a Deus. E TUDO MUDA QUANDO FAZEMOS PRA DEUS. E Ana estava indo pelo mesmo caminho de Penina, o caminho da disputa.

Mas quando Ana decidiu gerar pra Deus e não pra competir, tudo mudou. Tanto é que ela disse que o filho gerado seria consagrado a Deus. Ou seja, o propósito não era disputa, o propósito era fazer pra Deus.

Era como se Deus dissesse: “agora Ana você entendeu o meu propósito”

Deixa quem quiser disputar passar na frente, O nosso propósito é fazer pra DEUS.

4…QUAL O NOME DOS FILHOS DE PENINA?

Alguém aí sabe? Eu não sei e a bíblia não diz um nome sequer de um dos filhos de Penina. Mas eu sei, você sabe e a bíblia faz questão de dizer o nome de um dos filhos de Ana, Samuel.

Sabe por quê? Porque Quem vive pra humilhar as pessoas não entra pra história. Os frutos gerados com motivação errada não prosperam. Quem faz com segundas intenções não será abençoado por Deus. 

5…NO CAMINHO DE TODA ANA SEMPRE EXISTIRÁ UMA PENINA.

Assim como na vida de todo Davi tem um gigante, na vida de Ana tem uma penina.

Mas não devemos nos preocupar com os gigantes e nem com as Peninas que entram em nossa frente. Sabe porque? Eles têm a missão dada por Deus para nos impulsionar a nunca desistir.

Penina e gigantes só aumentam nossa Vitória. Só endossam mais ainda o nosso testemunho. 

Eles nos levam a buscar mais, a lutar  mais, a não desistir  do sonho que parece impossível.

Penina não é um mal, é um instrumento de mudança pra nossa vida.

6..PENINA GOSTA DE FAZER CHORAR QUEM NUNCA A FERIU.

Ana nunca fez mal a penina. Ana nunca abriu a boca para ferir Penina. 

Mas Penina é o tipo de pessoa que precisa provar que é melhor que os outros, nem que pra isso ela precise usar os meios mais sujos. Penina gosta de ofender, de magoar e não tá nem aí se suas palavras ferem e fazem os outros chorar. Penina gosta de diminuir as pessoas.

Pessoas assim como Penina  precisam de um encontro real com Deus, PORQUE A BÍBLIA DIZ QUE BEM AVENTURADOS SÃO AQUELES QUE CHORAM E NÃO  AQUELES QUE FAZEM OS OUTROS CHORAR.

7..NÃO PERCA SEUS HÁBITOS.

Diz o versículo 7 “E ANA CHORAVA E NÃO COMIA.”

Comer faz parte dos hábitos alimentares de todo ser humano. Mas a vida de Ana estava tão conturbada, que Ana estava deixando seus hábitos para trás. ANA VAI PRO CULTO E NÃO COME.

Talvez seja sua realidade também. Você vai pro culto e não sente nada. Os problemas estão roubando os seus hábitos.

Tem problemas que nos tiram até a vontade de comer. Mas não perca seus hábitos. Não deixe que os problemas roubem o seu apetite pela oração. Seu apetite pela palavra. Sua fome de Deus. Orar, mergulhar na palavra e se consagrar são hábitos de uma vida cristã saudável. Então, não perca seus hábitos de FÉ, em nome de Jesus. 

8… OS PROBLEMAS NÃO TIRARAM ANA DO ALTAR.

Mesmo enfrentando dias difíceis, Ana não deixou de ir para o culto. Ana não deixou de buscar a presença de Deus para sua vida. 

A madre de Ana está fechada, mas as portas da presença estão abertas.

A madre de Ana está fechada, mas Ana não se fechou para Deus. 

A primeira coisa que as pessoas fazem quando estão passando por tempestade, é deixar de ir para o culto, orar e ler a palavra. 

Até ficarem cada vez mais fracos e se desviarem da presença, dos caminhos do Senhor. 

Muitos deixam de buscar a Deus, quando na verdade deveriam intensificar mais ainda sua busca pela presença DELE. Não deixe que os problemas te tirem do altar. 

9..O PROPÓSITO DE ANA ERA TER UM FILHO, MAS O PROPÓSITO DE DEUS ERA TER UM SACERDOTE.

Ana queria um filho pra mostrar pra Penina que ela também era capaz de ser mãe. Mas o propósito de Deus era maior que o de Ana. Enquanto Ana queria um filho pra mostrar, Deus precisava de um sacerdote pra usar.

Os sacerdotes daquela época, Hofni e Finéias, estavam caídos em seus pecados. Por isso Deus já tinha um sacerdote sendo preparado no ventre de Ana. 

Os propósitos de Deus são maiores do que os nossos. Então, que se cumpra os planos de Deus em nossas vidas irmãos. 

10… A CHAVE QUE ABRIU A MADRE DE ANA SE CHAMA CORAÇÃO. 

Não se esqueça que Ana perseverou em oração. Em 1 Samuel 1.12 diz que Ana perseverou  em oração.

Depois de perseverar em oração e receber a benção de Deus,  Ana não voltou pra outra casa. Ela voltou para a mesma casa. Convivendo com a mesma Penina, e com as mesmas provocações. Só que agora o semblante de Ana era outro. E não só o semblante, mas principalmente a estrutura que a oração deu a Ana também era outra.

Jamais se esqueça que a oração é a chave. 

Ela orava só por um menino, mas Deus deu a ela muito mais do que um filho. Além de mais do que um filho, ela também recebeu estrutura para encarar os problemas de frente. Persevere em ORAÇÃO!!!

CONCLUSÃO:

Concluo as lições sobre Ana e Penina dizendo o seguinte: Se Penina não provoca Ana, Ana não chora, se Ana não chora ela não ora especificamente por um filho, e se Ana não ora, Samuel não nasce.

Aquilo que te faz chorar hoje será o meio pelo qual Deus fará o milagre. É das nossas lágrimas que nasce o nosso Samuel. 


6 respostas para “Ana e Penina. 10 Lições”

  1. Muito lindo e edificante, já peguei, já ouvi, mais nunca li algo tão maravilhoso, que Deus possa te usar mais e mais, obrigada e Deus abençoe

  2. Essa mensagem é linda pq tem provocação que vai nos ferir vai nos machucar mais temos que se manter firme com a promessa de Deus em nossas vidas glória deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *