ANANIAS E SAFIRA. 10 Lições


Eles venderam uma propriedade, doaram uma parte do valor e mentiram dizendo que haviam doado tudo. Quando eles fizeram isso, eles tinham em mira o aplauso, o status e a aclamação do povo. Só que o inesperado acontece. O plano mentiroso e ganancioso de Ananias e Safira é descoberto e os dois morrem subitamente. E eu separei 10 lições sobre Ananias e Safira, esta passagem surpreendente. Leia a passagem que está escrita em Atos capítulo 5 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. Ananias e Safira. 10 Lições 

1… MORRERAM DEBAIXO DE UM AVIVAMENTO.

Na época deste ocorrido, a igreja estava vivendo um tempo maravilhoso com Deus. A igreja estava unida, buscando o bem do próximo, e Deus acrescentando cada vez mais pessoas. Era um tempo de muita comunhão com Deus. E aí vem a pergunta? Como é que pode morrer em meio a um avivamento? Ananias e Safira fazem parte da mesma igreja, ouvem o mesmo sermão, são pastoreados pelo mesmo pastor, mas não dão lugar pra Deus trabalhar o caráter deles. Irmãos, o avivamento não invade o coração de quem não quer ele deixar. Pedro, o pastor, é uma bênção,  a igreja é uma bênção, mas Ananias e Safira preferem continuar na mentira do que se envolver na verdade. É por isso que na mesma igreja uns são bênçãos e outros tropeçam e caem sem chegar no final. 

2… QUEREM TER O QUE BARNABÉ TEM, MAS NÃO QUEREM PAGAR O PREÇO QUE ELE PAGOU.

A bíblia diz em Atos 4:37, que Barnabé “Possuindo uma herdade, vendeu ela, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” Ananias e Safira querem imitar a atitude de Barnabé pra ganhar o reconhecimento que ele teve, mas não querem pagar o preço que o Barnabé pagou em dar o valor total da venda da herdade. Eles querem o reconhecimento que Barnabé teve por doar todo o dinheiro da venda. E hoje não é diferente. Querem ter a unção, a comunhão e o conhecimento da palavra que alguém tem, mas não querem pagar o preço ou passar pelos processos que este alguém passou.

3..A IGREJA NÃO PODE SER DESTRUÍDA DE FORA PRA DENTRO.

A igreja só pode ser dividida de dentro pra fora. O que é isso? De dentro pra fora é quando o adversário usa alguém de dentro pra semear contenda entre os irmãos. Por isso que o maligno encheu o coração de Ananias e Safira, porque ele sabe que quando a luta vem de fora ela se une, mas quando a guerra surge dentro da igreja entre os irmãos ela se espalha, se depara. Então mhito cuidado, no que depender de você faça tudo para que a unidade impere na igreja, na congregação onde vice serve a Deus. 

4..COM DEUS É TUDO OU NADA.

Com o intuito maligno de buscarem Glória, Ananias e Safira  colocaram a metade e disseram que aquela metade era o tudo. Estamos dando o nosso ser por completo pra Deus ou estamos colocando uma partede dizendo que é tudo. Deus não nos quer pela metade, com Deus é o nosso tudo ou é nada. Eu ministro uma entrega total da sua vida pra Deus. Deus não quer o nosso coração dividido com nada que é do mundo.

5.. O JOIO CRESCE JUNTO COM O TRIGO ATÉ O DIA DA COLHEITA.

Ananias e Safira representam o joio crescendo no meio do trigo. Não se escandalize, não saia da igreja, não abandone a Cristo por causa do joio. O joio vai crescer até que o dono da igreja, Jesus, venha fazer a colheita. Em Mateus 13:24, Jesus conta a parábola do joio e do trigo. 

Sempre teremos pessoas os Ananias e as Safiras infiltradas em nosso meio. Não cabe a nós julgar, mas o dia da colheita se aproxima.

6.. TUDO QUE É RETIDO E NÃO REPARTIDO, MATA.

A igreja de atos tinha tudo em comum. O repartir era uma realidade daquela igreja. Ninguém dizia que tinha um pão, mas sim a metade do pão,  porque o amor ao próximo partiu aquilo que era um pão inteiro.

Mas Ananias e Safira não aprenderam nada sobre repartir. Muitos estão morrendo espiritualmente por reter. Reter ajuda. Reter visita. Reter bens por amar mais o dinheiro do que a Deus. A nossa unção está no compartilhar, quando compartilhamos nossos talentos,  nossos dons e nossos recursos o nosso cristianismo começa a fazer mais sentido em nossas vidas a ponto de nós encher mais ainda com a unção do Espírito Santo.

7… QUAL É A CHANCE QUE VOCÊ TEM DESPERDIÇADO?

Safira tive a chance de contar a verdade. Segundo o versículo 7,  ela chegou três horas depois da morte de Ananias e o apóstolo Pedro ainda pergunta a ela se aquele foi o valor real da venda do terreno, mas preferiu sustentar a mentira; preferiu continuar com o coração endurecido. O que me chama mais a atenção é o fato de Safira ver o fim trágico do seu esposo Ananias e não se arrepender. Qual é a chance que você tem desperdiçado? O que mais precisa acontecer pra você ser uma bênção nas mãos de Deus? Não deixe essa chance passar por nada na sua vida.

8… DEUS QUER ENTREGA VERDADEIRA.

A entrega de Ananias e Safira era falsa. Eles não fizeram a entrega do valor verdadeiro. Seja sincero naquilo que você entrega pra Deus. Talvez você não esteja conseguindo se entregar pra Jesus como você deseja, mas seja sincero (a) pra dizer a ele o quanto está difícil pra você. Qual tem sido seu maior obstáculo. Fazer isso é tirar a máscara diante de Deus e entregar a ele a verdade. Deus não tem problema com a verdade, o que Deus odeia é a mentira. E se for pra fazer, se entregue de verdade pra Deus.

9… ESTÁ BOM, MAS VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS?

Ananias e Safira jamais imaginaram que aquele plano daria errado. Eles não pensaram nas consequências. Infelizmente muitos tomam decisões sérias sem pensar nas consequências. Sempre que for tomar uma decisão pergunte pra si mesmo:

 É lícito? (permitido?), segundo a palavra de Deus Convém?, Compromete minha comunhão com Deus? No meu lugar, Jesus faria isso? Se você respondeu sim em todas as perguntas, vá em frente. Caso contrário não faça. Tem decisões que são caminhos sem volta.

10… TODA IGREJA TEM PROBLEMAS.

Eu sei que isso não é novidade pra ninguém, e isso está claro na passagem que estamos estudando. Sempre haverá crentes Ananias e Safira que não vigiam nada. Infelizmente tem muita gente longe daquilo que deveria ser em Cristo Jesus. Uma das  igrejas mais problemáticas da bíblia era a igreja de Corinto. Lá tinha divisão, contenda entre os irmãos a ponto de um processar o outro. Pecados sexuais, e por aí vai. Mas isso não fez Paulo desistir de corinto. E isso também não pode nos fazer desistir de congregar. Igreja perfeita só no CÉU onde Jesus será o pastor. Aqui, a igreja é feita de pessoas passíveis de erros.

Pra nossa meditação sobre isso deixo Efésios 4:3 que diz: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.


2 respostas para “ANANIAS E SAFIRA. 10 Lições”

  1. Pr.Amilton saudações fraternas homem Deus passando para agradecer pelo seus ensinamentos que me ajudado muito e muitos deles tenho ministrado aqui na nossa igreja que o céus ti preserve com muita paz saúde e prosperidade em todas as áreas Grande abraço espero um dia estaremos juntos para celebrar a vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *