As Muralhas de Jericó.10 Lições

O estudo bíblico As Muralhas de Jericó.10 Lições, é baseado na primeira cidade a ser conquistada na terra prometida e está localizado em Josué capítulo 6. Após rodear as muralhas de Jericó, uma cidade intransponível, após sete dias, o povo de Deus contemplou a queda dos muros. De acordo com Hebreus 11:30, as muralhas de Jericó caíram pela fé. Leia Josué 6, e confira abaixo o esboço bíblico sobre as muralhas de Jericó. 10 lições.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo

1ª As Muralhas de Jericó.10 Lições:DEUS SABE QUE É DIFÍCIL, PORÉM, QUER TE VER TENTANDO.

Inicialmente, Deus ordenou o seu povo a rodear as muralhas de Jericó, durante seis dias, uma vez ao dia, de maneira que no sétimo dia o povo deveria dar mais sete voltas em apenas um dia. Somando todas as voltas, teríamos treze voltas no total, tendo em vista a complexidade da missão, com certeza não era uma tarefa fácil. Porém, Deus sabe que é difícil, mas se alegra quando nos ver tentando e não desistindo. Andar quilômetros de distância com crianças, gestantes e idosos, nitidamente não é nada fácil, mas Deus cooperou com eles multiplicando a força do povo. Portanto, não pare, continue rodeando as muralhas que causam divisão entre você e Deus, afinal, Deus está contemplando seu esforço e sua perseverança.

2ª As Muralhas de Jericó.10 Lições: O GRITO FICA PARA O FINAL.

Conforme Josué 6:10, “Josué deu ordem ao povo para fazer silêncio”, ou seja, o silêncio era uma das estratégias na guerra. Desta forma compreendemos que o silêncio, além de ser a melhor resposta, movimenta as coisas. Ele é um sinal de sabedoria, pois, quem almeja derrubar muralhas, não pode abrir mão da arma poderosa do silêncio. Então, não conte sua estratégia e os projetos de Deus para todo mundo. Quando as muralhas caírem todos verão e ouvirão a respeito do que Deus fez em sua vida. Há tempo para falar e o momento de calar. Não faça alarde, deixe pra dar o brado no final.

3 As Muralhas de Jericó.10 Lições: NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA.

O versículo 3, diz que foi ordenado por Deus a juntar “todos os homens de guerra”, isto significa que, assim como eles estavam juntos para guerrear, nós precisamos nos unir para vencer as batalhas. O mundo, a carne e o inferno, nossos inimigos comuns, lutam constantemente para nos impedir. Por isso Deus declarou guerra contra estes três inimigos, e os venceu na cruz de Cristo, desta forma, estamos em paz com Deus e guerra contra os três inimigos.

4ª OS PLANOS DE DEUS SEMPRE DÃO CERTO.

A princípio, as estratégias que Deus deu a Josué, eram inconcebíveis, pois, aos olhos do povo, rodear as muralhas de Jericó era uma atitude em vão. Humanamente falando, se Deus ordenasse o uso de arma, escada ou flechas seria mais compreensível, mas dar voltas, gritar e tocar buzina não parecia uma estratégia de guerra. Certamente, se Josué reunisse os seus conselheiros militares, nenhum deles sugeria dar treze voltas em Jericó. Então, faça como Josué, siga à risca os planos de Deus, pois só ele tem a estratégia certa para cada tipo de batalha. Para muitos, parece estranho viver uma vida longe do pecado, morrer para o mundo e renunciar a si mesmo, porém, é este estilo de vida que aproxima de Deus. O Senhor se agrada quando obedecemos sua estratégia, mesmo não entendendo, muitos só obedecem quando o projeto faz algum sentido.

5ª VOCÊ ESTÁ LUTANDO EM VITÓRIA E NÃO PELA VITÓRIA.

Assim como Deus já tinha decretado a grande vitória ao seu povo em Josué 1:5, aqueles que estão em Cristo, não lutam em busca de vitória, e sim em Vitória. O cristão já é mais que vencedor em Cristo Jesus, assim, toda vez que um cristão trava uma batalha, ele já entra vencedor. Em todos os campos, Jesus venceu o maligno, no deserto, na cruz e na ressurreição. Então, tome posse desta grande conquista, e creia que, mais cedo ou mais tarde, as muralhas cairão.

6ª A QUEDA DO IMPOSSÍVEL.

De acordo com os historiadores, as muralhas de Jericó mediam aproximadamente dez metros de altura, seis de largura e quase quarenta mil metros quadrados. Certamente, as muralhas de Jericó eram intransponíveis. Então, todas as vezes que você se deparar com situações que parecem intransponíveis, lembre-se das muralhas de Jericó. Infelizmente, muitos se intimidam por achar que não é possível superar um quadro de impossibilidades, porém, assim como Deus foi com Josué, ELE também nos ajudará a vencer. Portanto, se as muralhas não caírem, Deus te fará passar por cima. De acordo com o salmos 18:29, com Deus os exércitos são vencidos e as muralhas superadas.

7ª CADA BATALHA EXIGE UMA ESTRATÉGIA DIFERENTE.

Vale a pena destacar que a estratégia usada por Josué para vencer Jericó, nunca mais foi usada por ninguém, isso aconteceu apenas uma vez na Bíblia. Assim, fica entendido que cada batalha nos exige uma estratégia e postura diferente. As estratégias são diferentes porque elas vêm de Deus, assim devemos buscar nele os seus planos para cada momento de nossa vida. Por um lado isso é muito bom, pois faz-nos mais dependente de Deus. Então, jamais deixe de consultar a Deus em oração, pois, da mesma forma que as estratégias mudam, as batalhas também.

8ª NÃO SEJA A SUA PRÓPRIA MURALHA.

A princípio, vale ressaltar que a muralha se chama Jericó, e não Josué. O próprio Josué não é o problema, nem ele e o povo, e sim as muralhas. A muralha era grande, porém, a nossa desobediência a Deus é maior que qualquer muralha. Não existe problema maior que desobedecer a Deus. Então, não seja seu maior gigante. Sansão tinha muita força e capacidade para vencer, mas infelizmente foi o seu maior inimigo, pois quando somos o problema, temos uma grande muralha pela frente.

9ª A OBEDIÊNCIA DERRUBA MURALHAS.

Anteriormente, no tópico 8, falamos sobre desobediência, mas neste tópico, destaco a obediência de Josué. Ele preocupou-se em cumprir minuciosamente tudo o que o Senhor havia determinado para o povo. Josué sabia que o Senhor se agrada da obediência. Então, que a preocupação em agradar o coração de Deus esteja em sua vida, e que você se dedique em obedecer a Deus, afinal, a obediência derruba muralhas, tanto as de fora como as que existem em nosso interior.

10ª A NATUREZA DAS ARMAS DO CRENTE NÃO É TERRENA.

De acordo com 2 Coríntios 10:4 “as armas da nossa milícia não são carnais, e sim, poderosas em Deus, e destroem as fortalezas;” Nossas muralhas não caem quando lutamos com as armas da terra, pois não adianta lutar contra pessoas. Ainda que saia “vencedor” de uma discussão ou uma briga corporal, perdemos com Deus, pois, no mundo espiritual, as lutas vencidas com armas da terra, são grandes derrotas. Assim, quem discerne que as nossas armas são oração, palavra e consagração, faz que muralhas se tornem em poeiras.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima