Daniel na Cova dos Leões.10 Lições

O estudo bíblico “Daniel na Cova dos Leões.10 Lições” é baseado no livro do profeta Daniel no capítulo 6. Anteriormente, no capítulo três, os amigos de Daniel, Ananias, Misael e Azarias, pela fé, apagaram as chamas da fornalha de fogo. Agora, após ser perseguido e acusado por seus algozes, Daniel foi lançado na cova dos leões. Porém, Deus interveio e fechou a boca dos leões. Leia Daniel capítulo 6, e confira o esboço bíblico “Daniel na Cova dos Leões.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Daniel na Cova dos Leões.10 Lições: O GOVERNO BABILÔNICO NÃO GOVERNOU DANIEL.

Inicialmente, Daniel foi contemporâneo do governo de quatro monarcas: Nabucodonosor, Belsazar, Ciro e Dario. Neste período, Daniel conviveu com quatro mentes diferentes, porém, o profeta de Deus continuou sendo governado pelo Céu. A direção do governo periodicamente passou por mudanças, mas quem governa Daniel, é imutável, Deus é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. Ele estava no controle não apenas da Babilônia, mas de todo universo. Isso nos ensina a não mudar conforme as ideologias satânicas dos governos.

Não se corrompa para agradar os “reis” desta terra. Seja no trabalho, ou em qualquer outro lugar, continue agradando a Deus. O reinado de todos esses reis passou, mas Deus continua no trono eternamente. O cristão deve obedecer às autoridades constituídas, mas não vamos nos prostrar diante de propostas e leis absurdas. Se fere a palavra, também fere a igreja, pois a igreja e a palavra estão de mãos dadas. Então, seja fiel, e se preciso for, até a morte.

2ª Daniel na Cova dos Leões.10 Lições: DEUS PASSA TEMPO COM QUEM PASSA TEMPO COM ELE.

De acordo com o versículo 6, “Daniel, três vezes no dia se punha de joelhos, orava, e dava graças diante de Deus, como antes costumava fazer.” Daniel era homem de oração. Antes do profeta Daniel passar uma noite com os leões, ela já passava dias e noites na presença do Senhor. Deus fechou a boca dos leões, porque Daniel abriu a boca para falar com Deus.

Desta forma, entendemos que quem passa tempo com Deus, Deus passa tempo com ele na cova. Então, passe mais tempo do seu dia orando a Deus, o nome disto é tempo de qualidade. Vale ressaltar que no capítulo 10.12, Daniel orou 21 dias ininterruptos e ouviu o anjo dizer: “desde o primeiro dia… são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.” No capítulo 6, diz que Daniel orava três vezes ao dia e no capítulo 10, ele orou 21 dias, de fato, Daniel era um homem de oração, e os milagres que ele colheu foram frutos da oração. Portanto, faça da oração um hábito. Ah, mas eu não tenho tempo. Ei, tempo não se tem, tempo se cria.

3ª Daniel na Cova dos Leões.10 Lições: LEÕES GOSTAM DE CARNE, MAS DANIEL ESTÁ NO ESPÍRITO.

Daniel tinha tudo que os leões gostam, porém, o Leão da tribo de Judá, o Leão Alfa e Ômega, impediu que os leões atacassem Daniel. Devido à sua comunhão com Deus, Daniel foi livre do mal. De acordo com, 1 Pedro 5:8, “Devemos ficar alertas, pois o diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Então, cuidado, por não viverem uma vida de oração, foram devoradas pelos leões por não viver uma vida de santidade. Oro para que o inimigo se depare com você orando e andando no Espírito.

4ª MAIS GLORIOSO DO QUE TE LIVRAR, É DEUS PASSAR COM VOCÊ NA COVA.

Daniel não passou a noite na presença de leões, ele passou na presença de Deus. O Senhor permitiu a Daniel passar pelo processo da cova para mostrar que a sua fidelidade ultrapassa todo tipo de barreiras. Nem sempre teremos o livramento, mas sempre teremos a presença de Deus em nossas vidas. É mais glorioso Deus passar conosco do que nos livrar da cova dos leões.Deus, às vezes, prefere nos livrar NA cova do que DA cova, para nos edificar mais ainda. Deus sabe quais são as lições que estão nos esperando na cova. Afinal, estas lições jamais seriam encontradas do lado de fora.

5ª ORE DE JANELA ABERTA.

Conforme o versículo 10, “Daniel orava com as janelas de seu quarto abertas”. Devido ao decreto do rei, muitos no lugar de Daniel, até continuariam orando, porém, de janelas abertas. Desta forma, ficou claro que Daniel não se envergonha de sua fé em Deus e não tem medo de se posicionar. Vale a pena ressaltar que a abertura da janela, dava oportunidade de alguém ver a parte de dentro da casa, isso nos ensina que a vida de Daniel era transparente e ele não tinha nada do que se envergonhar.

Assim como procuraram falhas em Daniel, Jesus também sofreu o mesmo tipo de perseguição, de todas as formas, os fariseus e doutores da lei procuravam uma brecha na vida de Cristo para acusá-lo, mas nada encontraram. Então, não esconda e não negue a sua fé. Afinal, a moda não é sair do armário, como a mídia prega, e sim deixar a janela da integridade aberta e glorificar o nome do Senhor.

6ª DANIEL NÃO SÓ ORAVA QUANDO TINHA COVA DE LEÕES.

A parte B do versículo 10, diz que “por três vezes ao dia, Daniel se punha de joelhos, orava e dava graças diante do seu Deus, COMO TAMBÉM ANTES COSTUMAVA FAZER.” Ou seja, Daniel não orava somente quando tinha um problema ou quando a corda estava no pescoço. A oração na vida de Daniele era um hábito diário. Isso nos ensina que não devemos buscar a Deus só no dia da emergência, mas em todo tempo e de todo nosso coração. Não devemos nos apegar a Deus somente nos momentos ruins, é necessário nos policiar para aprender a não sermos mais assim. Deus não é um amigo utilitário para o procurarmos somente em dias difíceis. Deus é vida, é comunhão, e intimidade.

7ª O INIMIGO QUER ANULAR A ORAÇÃO DA SUA VIDA.

A princípio, a estratégia usada pelo inimigo visava anular a oração na vida de Daniel. Porém, Daniel não obedeceu aos comandos errados da terra, e deixou bem claro que a oração iria continuar. Da mesma forma, o inimigo trabalha em nossos dias. Se ele conseguir anular a oração de sua vida, ele acaba com sua comunhão com Deus. Somente uma vida de oração, livra-nos de uma vida carnal, e nos eleva à uma vida de santidade. A oração pode tanto em seus efeitos, que no Palácio, o rei perturbou-se e perdeu o sono, mas Daniel na cova dos leões teve paz e tranquilidade.

Uma vida regada de oração faz a cova virar palácio, e o palácio se tornar em cova. Primeiramente a oração muda nossa mente e o coração, e em seguida muda o cenário ao nosso redor. O decreto do rei não mudou a oração de Daniel, mas a oração de Daniel mudou o decreto do rei. É por isso que o maligno quer banir a oração da sua vida.

8ª EU ESCOLHI O LEÃO DE JUDÁ PARA ME REPRESENTAR NA COVA DOS LEÕES.

Apesar da amizade que Daniel tinha com o rei da terra, nada era maior que sua amizade com o rei do céu. O rei, ainda que quisesse, não pôde fazer nada por Daniel, mas Deus sim. Conforme diz aquela frase antiga, porém verdadeira: “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele.” Dentro da cova tinha um leão alfa que conhecia Daniel. Quem é conhecido no céu, o céu o representa. Por isso somos conhecidos no céu e temidos nas covas da vida. Quem te representa? Quem te governa? Então, permita que somente o Leão da tribo de Judá te governe.

9ª VOCÊ SAIRÁ ILESO DESTE AMBIENTE.

Daniel não sofreu nem um arranhão sequer. Por mais famintos que estivessem, os leões não tocaram em Daniel. Então, que esta palavra sirva de motivação para você enfrentar ambientes conturbados e situações desafiadoras. Não temas, pois até na cova dos leões Deus cuida da sua vida. Muitas vezes, nos encontramos no meio de uma cova de leões, onde inúmeras forças querem devorar nossa FÉ e a nossa alegria. Às vezes, no ambiente do trabalho ou até mesmo dentro de casa, mas seja onde for, Deus estará fechando a boca dos leões.

10ª NÃO PENSE NO PROCESSO, PENSE NO RESULTADO.

Daniel não pensou no processo, e sim no resultado. Daniel sabia que se ele obedecesse o decreto do palácio e não orasse, este processo tranquilo traria um resultado trágico. E por outro lado, ele sabia que bater de frente com o sistema do Palácio, o céu aplaudiria. Então, não foque neste processo doloroso de cova de leão. Há um resultado glorioso pra quem luta ao lado de Deus. Como passará por este processo, com ou sem Deus? Avalie pela ótica da fé, pois sem Deus, os resultados são desastrosos.

Espero que tenha gostado do estudo bíblico “Daniel na Cova dos Leões.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima