ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL.10 LIÇÕES


Um homem contra 450 profetas de baal, 400 profetas de Asera e um desafio: O deus que respondesse com fogo e queimasse a oferta sobre o altar, esse seria o deus verdadeiro.

Então os 450 profetas de Baal mataram um novilho,  montaram um altar e depois clamaram para que Baal enviasse fogo para consumir o novilho. Porém nada aconteceu, mas quando chegou a vez de Elias… Você já deve imaginar.

1..LEVE SUAS GUERRAS PARA O ALTO.

O versículo 19 do capítulo 18, deixa claro que é Elias quem propõe o desafio contra os profetas falsos. E é interessante que Elias indica o monte Carmelo como local da batalha. Já que o monte é um lugar alto, eu entendo que Elias estava levando sua guerra para o alto. Um verdadeiro sinal de dependência de Deus. Nossas guerras só são vencidas quando levamos para o alto, quando buscamos a Deus de todo coração e descansamos nossa alma em Deus. A águia não luta com a serpente no chão. A águia agarra a serpente e leva pra cima. Seja um cristão águia, leve suas guerras para o alto e entregue a DEUS. A especialidade do crente águia não é lutar embaixo, não é lutar contra carne e sangue, não é lutar com as ferramentas de baixo e muito menos com as ferramentas do mal. Leve para Deus, conte com o único Deus verdadeiro que responde com fogo. 

2…FAZIA DE TUDO E NÃO  ACONTECIA NADA.

Os profetas falsos faziam de tudo. Clamaram até o meio dia, rodearam o altar, se cortaram com faca até derramarem seus próprios sangue. Mas no versículo 29 diz que “não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.” por parte de baal. Eles fizeram tudo que baal queria, mas não aconteceu nada. Então fica a lição: se nós fizermos tudo que baal e Astarote querem, nada de bom vai acontecer em nossas vidas. Se você permitir que entre  tudo o que o mundo quer, nada do céu descerá na sua vida. É o famoso entra de tudo mas não acontece nada. Igualmente a igreja que permite o mundo entrar dentro dela. A igreja pode ter toda sofisticação e pomposidade, não acontece nada. Porque tudo entrou, mas Jesus ficou do lado de fora.

3… A DIFERENÇA ESTÁ NA HORA DO DESAFIO.

Como diz lá no versículo 19 “os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo QUE COMEM DA MESA DE JEZABEL.

Enquanto os 850 profetas falsos comiam na mesa da maléfica rainha Jezabel, Elias comia o que Deus enviava na caverna. Enquanto os 850 profetas falsos comiam na mesa de Jezabel, Elias comia à mesa da viúva de sarepta. E MELHOR O POUCO COM A SANTIDADE, DO QUE O MUITO COM O PECADO. A diferença está nítida na hora do desafio. Quem se alimenta na mesa do pecado se desespera na hora dos desafios da vida. Está fraco demais pra enfrentar o pecado. E perdeu a aliança com Deus. Mas quem se alimenta do que Deus tem pra dar, na hora do desafio o céu responde. Coma somente aquilo que Deus colocar na sua mesa espiritual. 

4…MAIS TEMPO PREPARANDO ALTAR DO QUE ORANDO. 

Na ora de preparar o altar, Elias precisou de mais tempo. A Bíblia usa seis versículos para falar de Elias preparando o altar e usa apenas dois versículos para falar da oração de Elias. Já os profetas de Baal nem Altar tem, eles partem direto para oração. Ou seja, a oração e a vida dos falsos profetas não tem Altar de comunhão com Deus. Elias passou muito mais tempo preparando o altar do que orando. Não existe vida de oração sem altar. Deus não responde a oração de quem não tem Altar de santidade e altar de comunhão. Conserte o altar,  prepare o altar e Viva No Altar da santidade e se prepare para ver o céu responder com autoridade as suas orações.

5.. PRA EDIFICAR UM ALTAR TEM QUE COMEÇAR DE BAIXO PRA CIMA.

Não tem como preparar um altar sem antes começar de baixo. Isso fala daquilo que fazemos para Deus em prol da obra e da santidade que está começando de baixo para cima, ou seja, são atitudes que tomamos que só nos levam para cima. Que só nos leva a olharmos mais para o céu. E este debaixo para cima também fala da nossa humildade para com Deus. Todo humilde se parece com o seu mestre. Jesus disse que bem aventurado são os pobres de espírito, ou seja, os humildes. Humildade vem de húmus que quer dizer Terra, se humilhar é descer ao nível mais baixo da terra. Por isso que Jesus se humilhou até assumir a forma de servo descendo na terra.

6…O ALTAR NÃO ERA DESTA TERRA.

O versículo 32 diz que Elias  “fez um rego (uma valeta) em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.” Essa valeta que Elias fez em volta do altar servia não só para acumular a água derramada sobre o altar, mas também separar o altar daquele território. A partir de agora o altar não fazia mais parte daquela terra, havia uma separação. E eu aprendo que todos nós quando recebemos Jesus como nosso salvador ele cavou uma valeta ao nosso redor para nos separar de toda contaminação deste mundo. Nós estamos aqui mas o nosso território não é aqui. Que Deus, assim como ele fez no princípio separando a luz das Trevas, te Separe todos os dias da Escuridão, do Pecado e da incredulidade. Se você não se separar Vão derrubar o seu altar de comunhão com Deus.

7… DEUS SÓ ENTRA QUANDO A SITUAÇÃO ESTÁ IMPOSSÍVEL.

Elias joga água para eliminar todo tipo de acusação de fraude naquele Altar, porque alguém poderia dizer que já existia uma fagulha de fogo naquele Altar, por isso que ele joga água. E Elias também molhou a lenha para dificultar mais ainda a situação, mas os profetas de baal não molharam a lenha. Elias molhou a lenha pra deixar a situação mais impossível ainda. Elias sabia que o Deus a quem ele servia era o Deus do impossível. Isso nos ensina que quanto mais difícil fica o cenário, mais possível fica a ação de Deus em nossa vida. Para Deus não existe o lado mais fácil ou o lado mais difícil  de uma determinada situação, para Deus nada é impossível. Viva pela fé naquele que pode todas as coisas. Olhe mais para Deus do que para você, e descanse o seu coração naquele que no seu dicionário, não existe a palavra impossível.

8.. NUNCA FOI TÃO FÁCIL ESCOLHER O LADO CERTO.

O povo estava com o coração dividido entre Deus e baal. No verso 21 Elias pergunta: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” Mas o coração do povo estava tão dividido que nem depois de tantas evidências, nem depois da experiência de ver o fogo de Deus descer do céu, o povo desceu do muro. É uma realidade bem atual essa que acabamos de ver. Assim como no Carmelo, nós também estamos diante de tantas evidências na palavra. E olha que eles não testemunharam os milagres de Jesus e seu ministério. Mas infelizmente a maioria prefere ignorar o que Jesus fez por nós. Diante de tantas evidências e tantas provas, nunca foi tão fácil escolher um lado. Só não vê quem não quer que Jesus é o único caminho para a salvação. 

9… O CÉU PRIORIZA O CORDEIRO. 

No versículo 38 diz que desceu o fogo do Senhor, e consumiu o holocausto (o cordeiro) primeiro, depois a lenha, as pedras, a terra, e ainda lambeu a água que estava na valeta.︎ O fogo consumiu primeiro o Cordeiro porque o céu quer nos ensinar a priorizar o Cordeiro em nossa vida. Pare tudo aí e veja se você não está deixando o cordeiro para depois. Pare tudo aí e veja reflita se você não está deixando o cordeiro por último. Que lugar o cordeiro tem na sua casa? Que lugar o cordeiro ocupa no seu dia? E que lugar o cordeiro ocupa no seu coração? Priorize o cordeiro que te priorizou na cruz do Calvário a ponto de morrer em nosso lugar. O céu além de priorizar o cordeiro, ele analisa o nosso nível de prioridade ao Cordeiro também.

10.. FOGO DO CÉU E ESPADA NA MÃO.

O Versículo 40 Diz que Elias “Lançou mão dos profetas de Baal, os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.” Com isso eu aprendo que Elias tinha o fogo do céu (aprovação) porque tinha espada nas mãos (palavra). Não existe fogo, poder do alto se não tiver palavra. Tem culto que tem tudo, tem louvor, tem peça teatral, coreografia (não que isto seja errado ou proibido, não), tem tido isso, só não tem ou quase não tem  a palavra. O que nos reveste de poder é a espada do Espírito que é a palavra. Use a palavra! 


Uma resposta para “ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL.10 LIÇÕES”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *