Elias no Carmelo.10 Lições, é um estudo bíblico com dez esboços baseados no primeiro livro dos Reis capítulo 18. Naquele dia, um homem lutava contra 450 profetas de baal, 400 profetas de Asera e um desafio: O deus que respondesse com fogo e queimasse a oferta sobre o altar, esse seria o Deus verdadeiro. Então, os 450 profetas de Baal mataram um novilho, montaram um altar e clamaram para Baal enviar fogo e consumir o novilho. Porém, nada aconteceu, mas quando chegou a vez de Elias… Você já deve imaginar. Leia 1 Reis 18, e confira o estudo “Elias no Carmelo.10 Lições”.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
1ª Elias no Carmelo.10 Lições: LEVE A GUERRA PARA O ALTO.
Segundo o versículo 19, fica claro que Elias propõe o desafio contra os profetas falsos, e em seguida o profeta de Deus indica o monte Carmelo como local da batalha. Desta forma, Elias levou sua guerra para o alto como um verdadeiro sinal de dependência de Deus. Assim, aprendemos que quando o cristão ora e descansa em Deus, é sinal de que ele levou sua guerra para o alto. A águia não luta com a serpente no chão, e sim no alto. Então, seja um cristão águia, leve suas guerras para o alto e entregue a DEUS. A especialidade do crente águia não é lutar embaixo, contra carne e sangue e muito menos com as ferramentas do mal, mas no alto e com as armas do Espírito Santo. Leve sua guerra para Deus, conte com o único Deus verdadeiro que responde com fogo.
2ª Elias no Carmelo.10 Lições: FAZ DE TUDO E NÃO ACONTECE NADA.
Conforme o versículo 26, os profetas de baal fizeram de tudo: “prepararam um dos novilhos e o colocaram sobre o altar; invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia; se cortaram com faca até derramarem seus próprios sangue, porém o versículo 29, diz que “não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.” Ou seja, eles fizeram tudo que baal queria, mas não aconteceu nada. Desta maneira, entendemos que, enquanto os falsos profetas fizeram grandes esforços e nada aconteceu, nós não fizemos nada e tudo aconteceu através do sacrifício de Cristo na cruz.
A salvação não é fruto do nosso sangue e esforços, e sim dos esforços de Cristo. Já outra lição é a seguinte: se fizermos tudo que Baal e Astarote querem, nada de bom acontecerá em nossas vidas. Quando o mundo entra, o céu sai de nossas vidas. Assim, se uma família cristã ou uma igreja local, permitir entrar todas as mazelas do mundo, o fogo de Deus não desce. Afinal, se o mundo entrar, Jesus ficará do lado de fora.
3ª Elias no Carmelo.10 Lições: A DIFERENÇA ESTÁ NA HORA DO DESAFIO.
Conforme o versículo 19, “os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo comiam na mesa com Jezabel. Enquanto oitocentos falsos profetas comiam na mesa da maléfica rainha Jezabel, Elias de alimentava do que Deus enviava no Querite. Então, é melhor o pouco com santidade que o muito na pecaminosidade. Prefira comer a comida que Deus envia, do que sentar-se à mesa com Jezabel. É na hora dos desafios que percebemos a diferença de quem se alimenta na mesa de Cristo ou na mesa de Jezabel. Assim, aqueles que se alimentam na mesa da pecaminosa se desesperam na hora dos desafios da vida, pois estão desnutridos espiritualmente para enfrentar o pecado. Porém, o cristão que se nutre da palavra de Deus, na hora do desafio o céu responde. Coma somente aquilo que Deus colocar na sua mesa espiritual.
4ª PASSOU MAIS TEMPO PREPARANDO ALTAR DO QUE ORANDO.
De acordo com o texto, Elias usou mais tempo preparando o altar do que orando. A Bíblia usa seis versículos, do 30 ao 35, para falar da preparação do altar, e apenas dois versículos mencionam a oração de Elias. Isto não significa que a oração seja menos importante que a preparação, e sim o grau de importância do preparo na vida do cristão. Por outro lado, os profetas de Baal, passaram mais tempo “orando” do que preparando o altar. Assim, aprendemos que o altar se refere a nossa santidade. Deus não responde a oração daqueles que não andam na luz, pois a Santidade convém ao povo de Deus. Então, conserte, prepare e viva no Altar de comunhão com Deus, e veja o céu respondendo com autoridade as suas orações.
5ª ALTARES NÃO SÃO EDIFICADOS POR CIMA.
A princípio, observamos que é impossível edificar um altar começando pela parte de cima. A edificação do altar começa de baixo para cima. Da mesma forma, tudo o que é feito para Deus deve conter o ingrediente da humildade, começando por baixo. O altar que é edificado de baixo para cima, ruma na direção do céu, e busca a glória de Deus. Segundo o contexto bíblico, Jesus era humilde, e quem deseja ser discípulo do Mestre, deverá ser humilde. Afinal, em Mateus 5, Jesus disse que bem-aventurado são os pobres de espírito, ou seja, os humildes. Humildade vem de “húmus” cujo significado é “Terra”, se humilhar é descer ao nível mais baixo da terra. Por isso, Jesus se humilhou até assumir a forma de servo descendo na terra.
6ª SEPARE SEU ALTAR.
No versículo 32, diz que Elias “fez um uma profunda valeta em redor do altar.” A função da valeta era separar o altar colocando-o em um território diferente. Da mesma maneira, a vida do cristão deve ser separada a Deus e não para o mundo. No princípio, Deus fez separação entre dia e noite, água dos rios e mares…, isso é símbolo de uma vida separada do pecado. Na verdade, o cristão está no mundo, mas não é deste mundo. Seja separado para o Senhor, afinal, quem não se afasta do mundo, se torna membro dele.
7ª VOCÊ FAZ O POSSÍVEL, E DEUS O IMPOSSÍVEL.
Inicialmente, Elias havia orado para não chover, Deus respondeu e, durante três anos, não caiu uma gota d’água. Agora, no capítulo dezoito, Elias está diante de mais impossibilidade: orar e Deus responder sua oração com fogo do céu. Jogar água no altar, tornava mais difícil a possibilidade de aconter algum milagre. Segundo alguns comentaristas, o ato de jogar água na oferta sobre o altar, implicava em apagar toda suspeita de fraude, pois, alguém poderia acusar Elias alegando que já existia uma fagulha de fogo no altar. Isto nos ensina que quanto maior for a dificuldade, mais possível fica a ação de Deus em nossa vida. Para Deus não existe o lado mais fácil ou mais difícil, não existem impossibilidades que Deus não possa resolver. Então, viva pela fé naquele que pode todas as coisas, afinal, no dicionário de Deus não existe a palavra “IMPOSSÍVEL”.
8ª NÃO É DIFÍCIL ESCOLHER O LADO CERTO.
De acordo com o versículo 21, o coração do povo coxeava entre Deus e baal. Porém, optar por escolher a Deus, não era uma tarefa difícil. Tendo em vista tantos sinais que Deus fez através de Elias, descer do muro da dúvida era algo totalmente possível. Atualmente, a realidade é bem parecida, assim como no Carmelo, temos vários fatores que cooperam para uma decisão firme na pessoa de Cristo, mesmo assim, muitos preferem permanecer afastados do Senhor. A Bíblia é comprovadamente a palavra de Deus, se não fosse assim, ela não seria um livro que confronta nossas vontades. A Bíblia jamais seria um livro de confronto pessoal se fosse escrita de acordo com a vontade dos homens. Então, diante de todas as provas cabais, concluímos que nunca foi tão fácil escolher seguir a Cristo.
9ª O CÉU PRIORIZA O CORDEIRO.
Inicialmente, “o fogo do Senhor desceu e consumiu o holocausto, o cordeiro. Logo após, consumiu a lenha, as pedras, a terra e a água. O cordeiro foi o primeiro elemento do altar consumido pelo fogo do céu. Isto nos ensina que também devemos priorizar o cordeiro em nossa vida. Na verdade, é impossível um cristão seguir em frente deixando Cristo para trás. Que lugar o cordeiro ocupa em sua casa, no seu dia e em seu coração? Afinal, Jesus, ao morrer para nos salvar, nos priorizou. Então, não se dou pela metade para quem se entregou por inteiro na cruz.
10ª FOGO DO CÉU E ESPADA NA MÃO.
Antes de mais nada, o versículo 40, colabora conosco dizendo que Elias “Lançou mão dos profetas de Baal, os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.” Desta forma entendemos que Elias só tinha o fogo do céu, a aprovação de Deus, porque tinha espada nas mãos (palavra). Portanto, não existe fogo e poder do alto para aqueles que não têm a palavra nas mãos e no coração. Assim, não basta, em um culto a Deus, ter louvor, peça teatral, coreografia, cantores e pregadores renomados e uma grande quantidade de irmãos, se não tiver espada as heresias entram. Afinal, o que nos reveste de poder é a espada do Espírito que é a palavra. Use a palavra!
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
Estudo abençoado estou gostando muito de aprender. Obrigado pastor Amilton