ELISEU MULTIPLICA O AZEITE DA VIÚVA. 10 Lições


Eliseu multiplica o azeite da viúva, conta com 10 preciosas lições para nossa edificação. Leia 2 Reis 4, e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. 

1…POR QUE ISSO FOI ACONTECER LOGO COMIGO?!?!

A bíblia diz: “E uma das mulheres dos filhos dos profetas”. Isso significa que existiam outras mulheres, e este fato fazia com que aquela viúva lamentasse mais ainda.

Se Deus permitiu algo chegar até a sua vida, é porque tem milagre para acontecer. Nunca cometa o erro de questionar a Deus.

Os olhos e ouvidos dele , vêem e ouvem o que você não pode enxergar e ouvir. Enquanto faraó vinha atrás do povo, Deus já tinha um mar para abrir. Enquanto Hamã se preparava para enforcar o povo de Deus,  Deus já tinha levantado a rainha Ester para dar livramento aos seus filhos.

Tem coisas que só Deus está ouvindo e vendo. Tranquilize o seu coração porque a sua vida está em boas mãos.

2…O PECADO NÃO VAI ESCRAVIZAR A SUA FAMÍLIA.

A história teria um fim muito triste. Mas não se esqueça que o ex-marido da viúva era um homem de Deus. E, enquanto estava vivo, com certeza orava pelos seus filhos. De maneira que mesmo depois de morto, Deus continuou cuidando de seus filhos e sua esposa. Não deixe de orar pela sua família. A oração do justo pode muito em seus efeitos. Mesmo que pareça causa perdida, jamais deixe de orar pelos seus. Deus pode mudar o rumo da história de qualquer pessoa. Olha o que está escrito lá em 1 Tessalonicenses 1:2

Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações“.

3…NÃO PERCA PARA O DESESPERO.

A viúva teve FÉ suficiente para obedecer a direção dada por Deus ao profeta sem duvidar e questionar.

Saiba de uma coisa: O que Deus mais quer é que você não perca para o desespero, mas seja movido pela fé.

Temos que andar por nossa FÉ.

Porque com FÉ e dedicação você chega lá e aquilo que era pra ser só um papel rabiscado, acaba virando realidade em sua vida. Aquilo que seria um fracasso, vira sucesso. Aquilo que seria impossível, DEUS faz acontecer.

Os gigantes que se levantam, gritam dentro de nós com o intuito de  desestabilizar a nossa FÉ  e comunhão com Deus. 

Não se desespere quando isso acontecer, é do alto que vem a sua resposta e o seu socorro.

4…O QUE FAREI?

Tenho duas informações sobre esta fala de Eliseu no versículo 2.

●Nem Eliseu sabia o que fazer. Às vezes, as circunstâncias são tão terríveis que nem os homens de Deus sabem o que fazer. Não é porque é  Elizeu, o profeta de Deus,  que ele sempre tem uma solução na ponta da língua. Até os homens e mulheres de Deus as vezes buscam e não encontram respostas suficientes. Porque só quem sabe de todas as coisas é Deus. 

● Há um silêncio,  um hiato no ar. Era Eliseu orando a Deus por uma resposta. Era como se ele dissesse,  “EU NÃO SEI, MAS DEUS SABE O QUE FAZER. Tanto é que logo em seguida, ainda no versículo 2, vem a direção do CÉU e Eliseu já sabe o que fazer. Quando você não souber o que fazer ou como fazer, comece orando a Deus. Ele tem resposta é direção. Olha o que está escrito lá em Provérbios 3:5-6

Confie no Senhor de todo o seu coração

e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos,

e ele endireitará as suas veredas.

5… NÃO É LUTA, É PLANO DE DEUS.

Deus estava no controle de tudo. Tem lutas que enfrentamos que fazem parte de um plano para nos levar a lugares maiores. Tem lutas que só vêm para nos preparar para vivermos os planos e propósitos do Senhor.

A estrada pode ser perigosa, mas enquanto os seus olhos estiverem fixos em Deus, você será fortalecido para CONTINUAR caminhando e vencendo os obstáculos.  

Quando o gigante vier te afrontar,  lembre-se que está chegando o tempo de você viver os melhores dias de sua vida. E foi isso que aconteceu com aquela viúva.

Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

6…DECLARE O QUE VOCÊ TEM EM CASA?

A solução estava dentro de casa. Mais perto do que ela pudesse imaginar.

Deus pode realizar o milagre a partir do nada ou a partir de algo que já existe. No caso da viúva, Deus inicia o milagre através de algo que já estava em casa. Nem tudo se vai, existe sempre alguma coisa que fica. Deus fará o milagre com o que você tem em casa. O que você tem em casa? Um cônjuge vazio vazio de Deus ? Um filho vazio de expectativa e esperança para o futuro? Um vazio de saúde? Declare para Deus nesta hora o que você tem em sua casa. E se prepare, Deus fará de sua casa palco dos maiores milagres de DEUS. Olha o que está escrito lá em Atos 16.31)

“Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” 

7…DEUS NOS FAZ PROSPERAR EM AMBIENTES  DESFAVORÁVEIS.

Estava dando tudo errado, perda do marido, dívida para pagar, os filhos quase virando escravos. Mas Deus nos faz prosperar em ambientes desfavoráveis e Deus nos faz vencer as lutas onde a maioria desistiu e só viu dificuldades. 

Tão somente continue dando o seu melhor porque Deus não é só uma presença em sua vida, ELE É A PRÓPRIA VIDA TE FORTALECENDO A CADA DIA E EM  CADA DESAFIO.

E os dias difíceis só vão aumentar a sua dependência de Deus e não vão te fazer deixar de acreditar que a reviravolta do céu sobre sua vida pode chegar a qualquer momento. 

Jeremias 29:11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

8…LIÇÕES SOBRE A BOTIJA COM UM POUCO DE AZEITE.

● É MELHOR  SER PEQUENO, MAS TER CONTEÚDO, DO QUE SER UM GRANDE VAZIO.  A botija era um recipiente menor que um vaso, mas ela ainda tinha um pouco de azeite dentro dela. Isso daqueles que se acham grande demais, mas não têm conteúdo. São só embalagem e aparência. 

● A BOTIJA TEM UM POUCO DE AZEITE, MAS ESTÁ DENTRO DA CASA. Isso fala daqueles que mesmo com poucas forças e limitações, perseveram em permanecer firmes na presença do Senhor. Os vasos vazios que a viúva pegou emprestado, foram facilmente removidos de uma casa pra outra. Se encha de Deus pra não ser removido de um lado para o outro. 

 Olha o que está escrito lá em apocalipse 3.8

“Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.”

Eliseu multiplica o azeite da viúva.

9…COM DEUS AS FRUSTRAÇÕES VIRAM NOSSAS MAIORES EXPERIÊNCIAS. 

Aquilo que era uma grande frustração na vida da viúva, acabou se tornando em experiência  com  DEUS. Por que COM DEUS VOCÊ SUPERA as frustrações, e só ELE faz das frustrações sua maior experiência.

Seus limites não são maiores que o potencial de Deus dentro de você. E Deus é fiel para conservar a sua esperança e manter a sua FÉ inabalável. 

E é  andando de mãos dadas com Deus que vamos vencendo todo tipo de frustração. 

Então não se surpreenda quando tudo começar a dar super certo, é 

Deus está colocando as coisas no seu devido lugar. E Deus transformando frustrações em experiências de Vitória. 

Olha o que está escrito lá em Isaías 64.4

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera”. Esse é o nosso Deus!!!

Eliseu multiplica o azeite da viúva.

10 VAI E PEÇA VASOS EMPRESTADOS.

Olha que  lição de humildade por parte da viúva em pedir vasos emprestados. Se fosse outra pessoa no lugar dela, talvez o orgulho falasse mais alto, dificultando mais ainda a situação. É bem verdade que às vezes não queremos incomodar ninguém, e por isso evitamos ao máximo pedir ajuda. Mas em caso de extrema necessidade, creia que Deus enviará pessoas certas e ouvidos certos.

● Só consegue vasos emprestados quem procura seguir a paz com todos. irmãos,  nem sempre vai depender só de nós para estarmos em paz com todas as pessoas. Olha o que está escrito lá em Romanos 12:18

“Se for possível, quanto depender de vocês, tenham paz com todas as pessoas.”

Mas quando depender de você, faça o que está escrito lá em Hebreus 12.14:

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”

Eliseu multiplica o azeite da viúva.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *