ESTUDO BÍBLICO SOBRE MOISÉS.


Estudo bíblico sobre Moisés nos apresenta 10 lições sobre o menino que nasceu numa época em que não podia nascer menino, em um contexto de morte e escravidão, ele sobreviveu dentro de um cesto de junco no rio Nilo. Foragido da justiça egípcia por ter assassinado um egípcio e enterrado o corpo na areia, foi encontrado pela justiça divina no deserto de Midiã. Viveu 120 anos e alguns afirmam que sua vida se divide em 3 períodos (40 anos no Egito, 40 anos na cidade de Midiã e 40 anos conduzindo o povo no deserto).

Neste estudo bíblico sobre Moisés, vamos falar de um dos homens mais relevantes da bíblia. O homem que preferiu sofrer no deserto do que ser chamado filho da filha de faraó no Palácio.  Um herói da FÉ que falava face a face com Deus.

Fique à vontade para usar o estudo bíblico sobre Moisés em suas pregações, estudo bíblico e principalmente aplicar na sua vida.

Tenho certeza que além das 10 lições expostas aqui sobre Moisés.

Assista mais estudo bíblico sobre Moisés no meu canal do YouTube Amilton Deolindo.

1… DEUS OUVIU O CLAMOR DE ISRAEL, POREM, ISRAEL AINDA ERA ESCRAVO.

No período em que Israel ainda estava escravizado no Egito, o povo de Deus clamou a Deus. Aparentemente nada tinha mudado, Israel, o povo de Deus, ainda estava sendo humilhado no Egito, porém, Deus já estava agindo a partir daquele clamor e preparando Moisés para libertar o seu povo das mãos de faraó.

A mesma coisa acontece conosco. O fato de você não está vendo nada acontecer não quer dizer que Deus não está trabalhando. Às vezes, desenhamos o caminho por onde achamos que Deus tem que vir, mas os caminhos de Deus são diferentes do nosso. Em outras palavras, Deus tem a capacidade de trabalhar sem vermos.

Certa feita Jesus estava ao lado dos discípulos no caminho de emaús e eles não perceberam.

O povo não está vendo, mas Deus está guiando um Moisés no rio Nilo; está plantando Moisés no Egito que era a maior potência mundial da época e está chamando Moisés do meio de uma sarça ardente e enviando ele para libertar o povo.

A sua vida não está seguindo a esmo, tem um Deus eterno no controle de tudo na sua vida. E é normal não entendermos o caminho pelo qual ele virá.

2… TEU CRESCIMENTO INCOMODA.

Faraó se incomodou com o crescimento do povo e logo começou a investir contra Israel. 

Entenda uma coisa: Toda vez que estamos dando passos de crescimento, sempre acontece alguma coisa para te tirar do foco.

É só você pegar na bíblia que alguém te chama, o cachorro late ou o vizinho aumenta o volume do som. Muitas coisas acontecem para nos tirar do foco.

O inimigo sabe que você nas mãos de Deus é uma potência. Fique em paz, toda oposição contra sua vida te encaminha para o propósito que Deus preparou para você lá na frente. Quanto mais te perseguem, mais você amadurece e cresce.

3… GERE GRANDES PROJETOS DENTRO DE CENÁRIOS CAÓTICOS. 

Joquebede, a mãe de Moisés, gerou Moisés em um cenário de guerra e impróprio. O cenário era de extrema dificuldade.

Quando o projeto é de Deus você não precisa temer a fúria do faraó, maior é Deus em sua vida. Muitos deixam as dificuldades sabotarem os sonhos e os projetos quando o dia mal bate na porta, mas saiba que é na tempestade que aprendemos a nadar.

Entenda uma coisa: seus sonhos e seus objetivos em Deus são dignos de qualquer luta, preço e esforço. Não desista, porque a sua indesistência te fortalece para prosseguir e te ajuda a construir uma história de superação ao lado de Deus. 

4… ESCONDA O SEU PROJETO. 

Joquebede escondeu Moisés o máximo possível. Até onde ela conseguiu, o menino, o projeto ficou guardado, caso contrário o menino seria morto.

Nem todo mundo pode saber de seus projetos. Não são todos que têm o mesmo coração que você. Há muitas pessoas más e sabotadoras de projetos.

Vá plantando, semeando no silêncio. Deixe que as pessoas vejam a colheita, apenas guarde a semeadura entre você e Deus. Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga ou atrapalha. Você não precisa correr para as redes sociais e mostrar o seu sonho para todo mundo, ao invés disso, entre no seu quarto, feche a porta e apresente seus sonhos e projetos para Deus. Quando chegar o tempo, todos verão o seu Moisés. 

5… É ANORMAL NÃO SER CONSUMIDA.

O normal é que toda árvore ou arbusto que esteja pegando fogo, seja consumido, porém com a sarça foi diferente. O fogo ardia (queimava), mas não a consumia.

Às vezes,  já deveríamos ter sido consumidos pelo fogo dos problemas, mas graças a Deus que o quarto homem estava tão ao nosso lado ao ponto de alguém olhar e dizer, mas como assim, ele (a) ainda não foi consumida (o) por esta prova?

Se não fosse Deus, já teríamos sido consumidos e virado cinzas.

Com Deus descobrimos que os problemas não são montanhas intransponíveis. Em Cristo aprendemos a não se apegar ao problema, mas se apegar e crer em Deus. Não são os problemas que vão nos impedir de prosseguir e colocar um ponto final na nossa história. 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER 10 LICOES SOBRE PEDRO E JOÃO.

7… NINGUÉM PARA QUEM ESTÁ DEBAIXO DE UMA PROMESSA.

Quanto mais faraó afligia, o povo crescia. Não se importe com a calúnia, com a perseguição, porque quanto mais se levantam contra sua vida, mais Deus te prospera, te abençoa e te guarda.

Veja o que está escrito em Josué 21:45 

“De todas as promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram”. 

É por isso que ninguém consegue parar quem está debaixo de uma promessa. Deus faz cumprir independente de quem se levante contra. E muitas são as vezes que Deus permite alguém se levantar (Como fez no caso de faraó), porque é através do processo que Deus te prepara para a promessa.

Fique em paz, Deus te capacita para vencer as barreiras que estão entre você e a promessa.

8… DEUS USA PESSOAS ESPECÍFICAS PARA PROPÓSITOS ESPECIAIS.

Aprendo nesta oitava lição no estudo bíblico sobre Moisés que foi Deus quem preparou Moisés. Foi Ele que lapidou Moisés. Moisés era um investimento de Deus feito a longo prazo. E quando Deus aparece na sarça, é como se Deus estivesse  dizendo para Moisés: “Moisés você é o meu investimento e eu não vou perder o meu investimento para ninguém. Fui eu que te guardou naquele cesto de junco no Rio Nilo,  fui eu quem te plantou no Palácio para receber as instruções necessárias.

Você  é uma pessoa específica preparada para um propósito especial.

9… A VIDA  DE MOISÉS VAI PEGAR FOGO, MAS NÃO SERÁ CONSUMIDA.

A sarça pegando fogo representa a vida de Moisés. A vida de Moisés a partir de agora vai pegar fogo, mas tem um porém : “Não vai se queimar”.

A vida tranquila de pastor das ovelhas de seu sogro Jetro, vai dar lugar a uma rotina muito mais desafiadora. O rebanho de ovelhas vai dar lugar a um grupo de mais de um milhão de pessoas no deserto.

Quando assumimos a missão, o chamado que Deus colocou sobre os nossos ombros, a nossa vida pega fogo. Principados e potestades do mal se levantam, críticas destrutivas, torcida do contra, falsos amigos, mas não são os sofrimentos que irão destruir os projetos de Deus na sua vida, pelo contrário, vai edificar ainda mais o seu ministério. Ninguém destrói o ministério, a missão de um homem e de uma mulher chamado (a) por Deus. 

10…NÃO DEU TEMPO DE LEVAR BAGAGENS. 

Moisés saiu foragido do Egito, e quem sai foragido, sai na correria, não dá tempo de levar bagagens e nem preparar as malas. Só deu tempo de Moisés sair com a roupa do corpo. E nós também saímos foragidos do mundo. Por isso, não devemos levar bagagem nenhuma. Para seguir os propósitos de Deus as bagagens devem ficar para trás. Os costumes do mundo, as práticas da vida velha têm que ficar pra trás. A porta da salvação é estreita, Deus tem pressa em te usar como instrumento do Reino Dele e para onde Deus está te levando, você só  vai precisar da presença dele com você. Amém?

Espero que tenha sido edificado em nosso estudo bíblico sobre Moisés.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *