GIDEÃO E OS TREZENTOS,11 LIÇÕES.


Gideão e os trezentos. Depois de 40 anos de paz, a nação de Israel voltou a fazer o que era mal aos olhos de Deus. E assim os midianitas tiveram êxito sobre o povo de Deus e passaram a prevalecer contra Israel, levando a novidade da terra, não deixando ali nenhum mantimento e nem ovelhas e nem bois.

Plantar e não colher se tornou uma realidade triste para Israel. Foi neste cenário de tristeza e sofrimento que Deus fortaleceu um homem chamado Gideão com as seguintes palavras: “HOMEM DE VALOR, DEUS É COM VOCÊ”

A partir deste dia,  a história de Gideão e os trezentos, nunca mais seria a mesma. Deus só precisou animar um homem e através dele salvar uma nação.

Confira as 11 lições sobre Gideão e os trezentos:

1…VAI “NESTA” E NÃO “NESSA” TUA FORÇA.

Estas foram as palavras de Deus para Gideão. Deus, no versículo 14, disse através do Anjo do Senhor, o pronome demonstrativo “nesta” e não “nessa”.

Há uma diferença entre a palavra NESTA e NESSA.

Segundo a nossa língua portuguesa, NESTA aponta para aquilo que está perto de quem está falando. E quando o Anjo diz: “vai NESTA tua força”, o anjo está se referindo a uma força que não está em Gideão mas no anjo do Senhor, em Deus.

Ou seja: A força que Gideão precisava, não viria do próprio Gideão, mas de Deus. Era como se Deus dissesse: “Gideão, eu sou a sua força!” O máximo que a força de Gideão levava era malhar trigo no lagar, mas isso não resolvia o problema. O que resolveria o problema de uma vez por todas, era a força de Deus em Gideão.

Saiba que não é NESSA (na sua força), mas NESTA (na força de Deus) que está sobre ti. A força do Senhor! A força para vencer não vem de nós, mas de Deus. Ele é a nossa força!

2…ANTES DE MUDAR A REALIDADE, DEUS MUDA NOSSA MENTALIDADE.

Deus é especialista em despertar o potencial dele em nós.

Repare que Deus chama Gideão de “homem valoroso”. O propósito de Deus era mudar a mentalidade de Gideão, mudar como Gideão se via diante daquele problema.

Romanos 12:2 nos ajuda dizendo:

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Ou seja: a partir da renovação do entendimento, podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Deus fez com Gideão. Renovou a mente dele e a partir daí Gideão provou a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Renove a sua mente pela palavra e mude a sua realidade caótica nesta hora. Dá para vencer sim. Esta história terá um final feliz sim. Mude a sua mentalidade!

3…VOCÊ É A FERRAMENTA.

No versículo 15, Gideão está preocupado com o tipo de armamento que vai lutar, por isso ele diz: “COM QUE LIVRAREI ISRAEL?” Gideão estava preocupado com a arma, com a ferramenta com que Deus ia dar Vitória.  O que Gideão não sabia era que ele seria a própria ferramenta, o instrumento nas mãos de Deus. Era Deus, Gideão es trezentos.

Nas mãos de Deus qualquer pessoa se torna arma contra o inferno. Você é uma ferramenta do céu para destruir as fortalezas do mal.

Vai nesta tua força  e não se preocupe com os meios ou como Deus vai agir. Somente vá no nome do Senhor Jesus!!!

Você também pode gostar de ler: 15 Lições Sobre Jonas

4…APRENDA A MALHAR TRIGO NO LAGAR.

Sabemos que o local ideal para malhar ou debulhar o trigo, não é o lagar e sim a eira.

O lagar tornava o trabalho mais penoso, porém, salvava os alimentos das mãos do inimigo. 

É assim, em dias difíceis precisamos aprender a usar o inapropriado (malhar trigo no lagar) em busca dos nossos objetivos, e os objetivos de Deus em nossas vidas. Trabalhar e estudar é penoso, mas te proporciona um futuro melhor. Ler a bíblia mesmo cansado, é difícil, mas te aproxima de Deus, blinda o seu coração e alimenta a sua alma.

Nem sempre teremos toda equipagem de som para um culto ao ar livre, mas a obra de Deus tem que ser feita e o evangelho precisa ser pregado. É difícil perdoar quem nos ofende? Sim, é difícil. Mas é este perdão que você libera que te aproxima mais de Deus. Aprenda a malhar trigo no lagar. Nem sempre estaremos numa zona de conforto em todas as áreas da vida. Mas sempre teremos Cristo ao nosso lado. 

5…EM TERRA QUE DEUS SEMEIA, O INIMIGO NÃO COLHE.

Gideão malhou trigo no lagar, mas não perdeu para os inimigos. O propósito de Gideão era este: “Malho trigo no lagar, mas ninguém vai levar o que Deus me deu”.

Malhar trigo no lagar era difícil, pior ainda era ver o inimigo levando o alimento.

Que este seja o seu lema em todo tempo de sua vida. Ninguém vai levar o que Deus me deu. A família é minha, o ministério é meu, os filhos são meus, o trabalho é meu e ninguém vai levar. Tome posse do que Deus te deu.

6…SECO OU MOLHADO SOMOS ABENÇOADOS.

Veja o sinal que Gideão pediu a Deus: Se a esponja de lã que ele colocou na eira amanhecesse molhada e tudo seco ao redor da esponja, então Gideão sabia que Deus estava com ele. O segundo sinal foi: Se a esponja estivesse seca e tudo ao redor molhado, Gideão sabia que Deus era verdadeiramente com ele.

Somos como o velo de lã. Tem dias que estamos cheios. Cheios de alegria,  cheios de unção,  cheios de propósitos, porém, há dias que só Jesus em nossa vida. Não dá vontade de ler a palavra, não dá vontade de ir para o culto, não dá vontade de orar… Só Deus!

Até em dias assim temos que nadar contra a maré e fazer o que nos edifica mesmo sem vontade. É assim que o quadro muda, a vontade vem, e o dia que tinha tudo para terminar ruim, termina uma bênção de Deus. Aprenda a fazer sem vontade também.

7…O LAGAR NÃO É VITRINE 

O lagar é uma espécie de piscina usado para pisotear uvas. 

Quem está dentro do lagar não é visto na superfície.  O lagar servia de esconderijo para Gideão. Até porque se ele estivesse em um lugar de fácil visualização, ele seria presa fácil para os midianitas. Ou seja, o objetivo de Gideão naquele lagar não era aparecer, 

mas malhar e defender o trigo. O lagar não é vitrine de exposição para ninguém. Assim como aquilo que fazemos para Deus também não é vitrine de exposição. Não somos nós que devemos aparecer, mas sim Deus. 

Nós estamos escondidos nele. Ele é o esconderijo diante dos midianitas da vida.

Quem faz as coisas para aparecer acaba se tornando presa fácil para soberba e o orgulho nocivo. O nosso objetivo deve ser o mesmo de Gideão: MALHAR SEM APARECER. ajudar sem aparecer, orar, pregar, ajudar sem aparecer. Diminua para Deus crescer em você. 

8… DEUS DESTRÓI VÁRIOS PROBLEMAS COMO SE FOSSE UM SÓ.

Deus com uma estratégia venceu 135 mil inimigos. Venceu 135 mil problemas como se fosse um só. Se Gideão e os trezentos tivessem que lutar homem a homem contra os midianitas, seria 450 midianitas para cada um soldado dos israelitas, isso seria sem condições.

Quatrocentos contra 1 a derrota seria certa. Mas quando Deus está na frente,  é diferente. O impossível acontece! Não deixe que o desespero tome conta de você. Você crê que Deus tem surpresas maravilhosas para sua vida? Então, não deixe a vontade de querer as coisas para ontem e do seu jeito, tomar conta do seu coração e roubar a FÉ. Confie no SENHOR!

9…QUANDO A CRISE NASCEU, DEUS JÁ TINHA UM SACRIFÍCIO

Deus pede que Gideão sacrifique o segundo boi de seu pai (por que o primeiro já estava oferecido a baal). O boi tinha sete anos, o mesmo tempo da crise. Enquanto a crise nascia, Deus  já tinha preparado o sacrifício. Antes de Adão e eva pecar, DEUS já havia preparado um sacrifício, JESUS CRISTO. Deus tem uma solução para cada problema que nasce. Deus está à frente da história da humanidade e está à frente de tudo na vida daquele que crê. 

10…GIDEÃO PENSOU FORA DA CAIXINHA.

Já que os midianitas devoravam tudo que viam pela frente, podemos concluir que Gideão pensou fora da caixinha para bolar um plano e proteger o alimento. 

E já que ele pensou fora da caixinha, Gideão tinha o que ninguém tinha em tempos de crise, o trigo, alimento. 

Ore a Deus nesta hora e peça uma estratégia do CÉU para solucionar problemas que surgiram para tentar tirar a sua PAZ. Às vezes você vai precisar acreditar contra tudo e contra todos para alcançar os resultados desejados. Deus já falou ao teu coração? Então, vá nesta tua força e não temas assim como Gideão e os trezentos!!!

11…CANSADOS MAS PERSEGUINDO.

A bíblia diz no capítulo 8.4 que Gideão e os trezentos estavam cansados, mas ainda continuavam perseguindo o inimigo. Gideão e os trezentos estavam cansados porque percorreram cerca de 80 km na perseguição. Eles não só se prepararam apenas para um possível e repentino ataque ao inimigo, mas também estavam preparados para perseguir os fujões midianitas. Em JOÃO 4.6 Jesus também estava cansado de tanto caminhar, mas mesmo assim evangelizou a mulher Cananéia à beira de um poço.  Eu sei que às vezes cansa, e DEUS também sabe, mas não pare. Não seja vencido pelo cansaço. Há um renovo de Deus para sua vida nesta hora, e você não vai parar no meio do caminho. Ore a Deus dizendo: “Senhor Jesus, aviva a tua obra em minha vida e me fortaleça para prosseguir.” Ei, o cansaço é por um momento, mas a glória será para sempre. Não pare!

Conclusão:

Gideão estava vivendo um momento tão difícil que ele gostaria que nada daquilo fosse verdade. Eram cenários tão terríveis que ele gostaria de acordar e dizer: “Ufa, foi só um pesadelo”… Com certeza Gideão olhava e dizia “Meu Deus, quando vai acabar??” Jamais se sinta sozinho (a) nesta luta, DEUS permitiu esta mensagem chegar até você só para te lembrar que você ainda está de pé, porque Deus é contigo. E o teu Socorro vem do SENHOR.  Deus te abençoe nesta hora!!

ResponderEncaminhar

5 respostas para “GIDEÃO E OS TREZENTOS,11 LIÇÕES.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *