ISAÍAS 6, 10 LIÇÕES


A visão que Isaías teve de Deus foi uma visão full HD, 4k, 360 graus, uma visão original, inesquecível e que marcaria para sempre a sua vida. A partir daquela visão ele não seria mais o mesmo. Ele recebeu uma missão nada fácil de dizer ao povo, que acreditavam que eram abençoadas por Deus que na verdade eles estavam indo na contra mão de Deus.

1.. MESMO ASSIM EU VOU.

Isaías estava enlutado e com o coração partido por causa da morte do rei Uzias. Não só Isaías, mas a nação inteira chorava a morte de Uzias. Mas mesmo assim Isaías foi pro templo. Ele sabia que a caminhada precisava continuar. Eu sei que muitas vezes a caminhada fica pesada. Mas você não pode parar porque algo se foi, ou por algo que não está funcionando como deveria. Deus não se foi e está funcionando a todo vapor.  Olha o que está escrito lá em 2 Coríntios 4:16-17 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, incomparável. “

Você está proibido de desistir. Levante a cabeça, siga em frente olhando pra Jesus e diga: MESMO ASSIM EU VOU. VOU continuar caminhando e adorando o meu Deus. 

2. TRÊS VISÕES. DEUS, ISAÍAS E A MISSÃO.

Isaías viu 3 Lições em sua visão. Primeiro ele viu a santidade de Deus e os anjos de Deus dizendo: Santo,Santo, Santo… Ao contemplar a Glória de Deus, Isaías se sente constrangido por causa do contraste entre a Glória de Deus  e a pequenez de Isaías, entre a santidade de Deus e a pecaminosidade de Isaías. Por isso Isaías diz: “Ai de mim porque sou de impuros lábios.” Depois deste contraste, Isaías passa por uma transformação e tem a terceira visão, ele vê a missão que estava diante dele e diz: Eis-me aqui, me envie. E eu aprendo que quem contemplou a Glória de Deus, percebe que é dependente Dele, percebe o quão pequeno é, muda de vida e assume a missão dizendo: Eis-me aqui Deus me envia, conte comigo. Que estas três visões pairem sobre ti nesta hora. 

3. O ANO SERIA MARCADO PELA MORTE, MAS FOI MARCADO PELA VIDA.

Aquele ano seria marcado pela morte do rei Uzias que era muito amado pela nação e que já estava sofrendo 15 anos pela lepra que ele foi acometido por querer fazer o que não podia no templo. Mas depois que Isaías viu Deus em sua Glória, tudo novo se fez. Receba esta palavra: este ano não será marcado pela perda, pela morte mas será marcado pela Glória de Deus. 

Em Nome de JESUS será um ano marcado pela queda de gigantes. Será um ano marcado pelo jejum dos leões, pelas cárceres que se abrirão. Tão somente olhe para o céu porque é de lá que vem o teu Socorro.

4. TODOS ESTAVAM VENDO MORTE, MAS ISAÍAS VIU A VIDA.

Enquanto uma nação via a morte, Isaías via a vida. Enquanto uma nação NÃO via possibilidades de um futuro melhor, Isaías teve uma visão que abasteceu o coração dele pra vida inteira.

Onde todos estavam vendo problema, Isaías estava vendo solução. O povo estava vendo morte, mas Isaías estava vendo vida.

Em Deus você não está condenado a ver o que todos estão vendo. Em Deus podemos ter uma visão privilegiada e iluminada, então não se deixe abater pelo que você vê, mas seja sua cabeça erguida para o céu de onde vem o teu Socorro. 

Por pior que pareça uma situação, peça a Deus que mostre a você a ótica dEle e não a sua!

5. NÃO DEIXE NADA DAQUI CAPTURAR O SEU CORAÇÃO. 

Pelo fato do rei Uzias ter sido um bom rei, ele passou a ser muito admirado por todos. Em muitos corações, Uzias vinha primeiro do que Deus.  Mas Uzias não guardou o coração e começou a querer coisas que não eram pra ele, isto já era um sinal de que ele tinha perdido a simplicidade.

A morte de Uzias foi um divisor de águas na vida de Isaías. Porque foi depois da morte de Uzias que Isaías se despertou para o propósito de Deus na vida dele. O coração de Isaías havia sido capturado por Uzias, de tal maneira que Isaías e o povo achavam que a prosperidade da nação era fruto da boa administração de Uzias. Não deixe nada e ninguém tomar o lugar de Deus em seu coração, caso contrário não veremos a Glória de Deus em nossa vida.  Permita Deus capturar o seu coração nesta hora.

SÓ DÁ PRA VER O TRONO DEPOIS QUE UZIAS MORRE.

6. CALMA, O TRONO DO CÉU ESTÁ OCUPADO.

Trono vazio na cultura judaica é sinal de descontrole, e também vulnerabilidade. Uzias ficou alguns anos no leprosário antes de morrer, e neste tempo o povo se sentia vulnerável a possíveis ataques do inimigo, o risco de uma invasão amedrontava Israel. Quando Isaías viu o trono de Deus, houve um contraste inevitável com o trono da terra. O trono de baixo estava vazio, mas o trono de cima estava ocupado por DEUS. No de baixo havia descontrole e vulnerabilidade, mas no trono de cima havia controle por parte do Rei dos reis e SENHOR dos senhores. Descanse o seu coração porque o trono do céu está ocupado. Se você se refugiar em Deus, você encontrará segurança pra sua vida. Eleve os seus olhos para o Céu e veja a Glória de Deus.

7. ORLA DE AUTORIDADE.

No versículo 1 diz que DEUS está  “assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.” Em outras traduções diz que o seu séquito enchia o templo. O manto, que é aquela cobertura que os reis têm por cima da roupa, naquela época era símbolo de autoridade. E quanto maior a cauda do manto, maior era a autoridade do rei.  Na visão que Isaías teve, ele viu a cauda do manto encher o templo de tão grande que era, simbolizando a grandíssima autoridade de Deus. Ele só conhecia o tamanho da orla de Uzias, mas ficou impressionado com a orla, a grandeza da autoridade de Deus. Deus é a maior autoridade do universo. Não temas a nada que está tentando tirar o seu sono e roubar a tua paz. Deus é MAIOR, e contigo está aquele que governa todo universo. 

8. REVERÊNCIA E SANTIDADE TE FAZ VOAR NA PRESENÇA.

Isaías viu os serafins com 6 asas voando naquele ambiente de Glória. Com duas asas eles voavam, com duas cobriam os pés e com as outras duas asas cobriam o rosto.   

Asas que cobrem os pés falam de santidade, Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés em sinal de reverência e santidade. Uma vida santa na bíblia está associada aos pés que não andam em caminhos dos pecadores. E as asas que cobrem o rosto, falam de reverência e temor. O único rosto que é digno de aparecer é o de Deus. Isaías não viu o rosto de ninguém a não ser o de Deus, o único que é digno de toda Glória. Por isso que eles voavam, QUEM TEM REVERÊNCIA, TEMOR E SANTIDADE FLUTUA NA PRESENÇA DE DEUS E VOA MAIS ALTO. Ande em santidade, reverência e temor.

9. É ASSIM QUE SE USA OS LÁBIOS.

Isaías antes de sua genuína conversão. Antes dele ver a Glória de Deus, era um homem de lábios impuros. Mas quando ele contemplou a glória de Deus, uma coisa chamou a atenção dele: os anjos (serafins) estavam usando os lábios, a boca, de forma correta para exaltar a Deus. Quando Isaías viu isso, ficou triste por não poder dizer Santo, Santo, Santo também junto com os anjos, porque seus lábios eram impuros. E lábios impuros não glorificam a Deus. Mas graças a Deus ele foi contagiado pela visão e tocado nos lábios com brasas vivas do altar de Deus. Use seus lábios para a Glória de Deus. Não empreste seus lábios ao maligno, porque o que contamina não é o que entra, mas o que sai da nossa boca. Não use seus lábios para blasfemar e murmurar. Peça a Deus uma linguagem sã e irrepreensível. Tire também essa linguagem pessimista da sua vida que só te faz olhar pra baixo e glorifique a Deus com sua boca.

10. LÁBIOS QUE CRIAM UM MOVER.

Os anjos usavam os lábios corretamente, e a bíblia diz no versículo 4 que a adoração por parte dos serafins era tão grande e verdadeira que “os umbrais das portas se moveram…”. Já que eles usavam os lábios para Glória de Deus, houve um mover no céu. Isaías, que era de lábios impuros, ficou abismado com aquela visão. Se você quer que o céu se mova em seu favor, use os lábios para a Glória de Deus. Use os lábios para adorar a Deus de todo seu coração. Use os lábios para orar com intensidade e fé a Deus. Use os lábios para bem dizer as pessoas. Peça a Deus sabedoria para usar sua boca como Paulo e Silas usaram na prisão e viram o céu criar um mover e abalar toda aquela prisão. Lábios para Glória criam um mover.


3 respostas para “ISAÍAS 6, 10 LIÇÕES”

  1. Deus abençoe sua vida Pastor . estudo bíblico abençoado por Deus . que as bênçãos do Senhor continuem sobre a sua vida um abraço

  2. Que Deus continue te abençoando sempre Pr. Amilton. Suas lições são tremendas e têm edificado muito minha vida. Feliz dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *