JACÓ E ESAÚ. 10 Lições

Jacó e Esaú. 10 lições, é um estudo bíblico para auxiliar pregadores e professores. No tempo dos patriarcas não existia divisão de herança, sendo assim, o primogênito era o sucessor natural e assumia as seguintes responsabilidades: cuidar da família, administrar os bens, proteger todos os membros e perpetuar o nome da família. E é por causa do direito dessa primogenitura que Jacó e Esaú vão travar uma batalha dentro e fora de casa que vai perdurar por longos anos. A história dos dois se concentra mais em Gênesis capítulos 25 e 27, leia a passagem e confira o esboço sobre Jacó e Esaú. 10 lições.

1. ESTE DESCONFORTO É PORQUE VOCÊ ESTÁ GERANDO ALGO GRANDE.

Em Gênesis 25.22 a bíblia diz que “os filhos lutavam dentro dela; então ela disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.” As duas crianças no ventre de Rebeca causavam tanto desconforto que ela chegou a questionar perguntando se aquele desconforto era normal. E Deus respondeu dizendo que aquele desconforto era porque ela estava gerando algo grande para o futuro. Deus disse que ela estava gerando duas nações dentro dela, ou seja, algo grande.

Toda vez que estivermos gerando algo grande, vamos sentir desconforto. Aquilo que nos confronta é o que nos faz crescer. É o desconforto de ter que dormir tarde e acordar cedo, renúncias, lutas existenciais, perseguições e tribulações, tudo isso é porque Deus está gerando algo grande em você. Sendo assim, suporte os processos, pois há um propósito grande. Jacó e Esaú. 10 lições.

2. JACÓ E ESAÚ E A LUTA DA CARNE E O ESPÍRITO. 

A luta que se travava no ventre de Rebeca, é um símbolo da mesma guerra que se trava dentro do nosso interior. O homem velho (Esaú era mais velho que Jacó), contra o novo homem (Jacó era mais novo). Em Gálatas 5:17, diz: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis.” Nesta guerra, vence quem estiver mais forte, vencerá quem mais alimentamos, a carne ou o espírito. Nosso espírito é o homem interior, e ele só pode ser alimentado pela palavra.

Assim como Rebeca tinha que lutar porque estava gerando, nós também precisamos lutar. Deus está gerando através de Cristo uma nova pessoa. Esta é a luta do velho contra o novo; do certo contra o errado; do céu contra o inferno e da luz contra a escuridão. Então, não abaixe a guarda e jamais pare de lutar. Deus está gerando algo grande e novo dentro de você.

3. JACÓ PECOU, MAS NÃO VIVEU NA PRÁTICA DO PECADO.

Inicialmente, deixamos bem claro que pecar não é o mesmo que viver na prática do pecado. O cristão não tem prazer em pecar. Jamais confunda quem comete um pecado com quem vive na prática do pecado. Jacó enganou Esaú ao tomar através do engano a bênção da primogenitura, porém, não viveu roubando o que não era seu. Assim também aconteceu com Moisés, ele matou um egípcio, mas não passou a vida cometendo assassinatos. Davi também é um outro exemplo, ele cometeu um adultério terrível aos olhos de Deus, mas não passou a vida como um adúltero.

Pedro negou Jesus três vezes, mas se arrependeu e não passou a vida como um traidor. Por isso, nunca confunda quem comete um pecado com quem vive na prática do pecado. Não julgue uma pessoa por um tropeço, mas sim, pelo caminho que ela vive e como busca viver diante de Deus. Estenda a mão, mas não aponte o dedo para quem caiu, pois se houver arrependimento, a graça de Deus se manifesta. Jacó e Esaú. 10 lições

4. PRATO DE LENTILHA NÃO DEIXA LEGADO PARA ESAÚ.

O prato de lentilha trouxe apenas uma satisfação momentânea a Esaú, mas o direito de primogenitura deixava um legado para a próxima geração, para sua descendência. Hebreus 12:16 E ninguém seja fornicador, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Em Hebreus 12:16, diz: “E ninguém seja fornicador, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” O prato de lentilha é envolvente como o pecado, atraente, seduz os olhos e o coração, porém, conduz à morte e não deixa nenhum legado para seus filhos e sua família.

Portanto, só existe uma forma de vencer o pecado: vivendo no Espírito. Na carne não dá,  a carne deseja pratos de lentilhas e busca satisfazer sua vontade sem medir as consequências. Viva na presença de Deus, pois: “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.” (Salmos 128:1)

5. QUEM SOFRE COM AS BRIGAS É A MÃE DE JACÓ E ESAÚ.

Em Gênesis 25.22, a bíblia diz que Jacó e Esaú lutavam dentro de Rebeca; ao ponto de Rebeca não aguentar e perguntar o porquê daquela luta interna. Enquanto os meninos brigavam no ventre, quem sofria era Rebeca. Rabeca é a igreja é Jacó e Esaú são os irmãos (os cristãos) dentro dela. Enquanto os irmãos brigam, a igreja sofre, pois não há coisa mais nociva e perigosa para a igreja do que a contenda entre irmãos.

Contendas afetam todo o corpo. Por isso, em Provérbios 6:16, diz que existem 7 coisas que Deus odeia, mas a sétima é a pior. E sabe qual é a sétima? o versículo 19, diz: “é aquele que semeia contendas entre irmãos.” Assim, concluimos que se Deus odeia, o maligno ama o semeador de contenda. Jacó e Esaú. 10 lições

6… DEPOIS QUE A FOME VAI EMBORA A FICHA CAI.

Em Gênesis 25:34, diz: “Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Este versículo pode ser substituído pela seguintefrase: “e foi por esta coisa tola que Esaú desprezou a sua primogenitura”. Por causa de um momento, Esaú desprezou o seu destino. A primogenitura lhe dava o direito de liderar a adoração a Deus e chefiar a família; dupla porção da herança paterna e o direito à bênção do concerto, conforme Deus prometeu a Abraão. Perceba que ele não está desprezando qualquer coisa, na verdade, se tratando da grandeza de valores, ele trocou o tudo pelo nada.

Tem pessoas que só dão conta da besteira que fizeram, depois que a fome vai embora. E é na sua fome, na carência e necessidade que o maligno seduz. A bíblia diz que o filho pródigo caiu em si. Então, se abastança de Deus para ter resistência para dar ao maligno, e ele fugirá de vós. Então, não seja levado pelo momento.

7…NEM JACÓ E NEM ESAÚ, DEUS NÃO TEM FILHOS PREFERIDOS.

O problema na história de Jacó e Esaú, começou com a preferência que Rebeca tinha por Jacó e Isaque por Esaú. Isso é um erro que acontece em muitas famílias, porém, Deus age assim. Ele não tem filhos prediletos, pois não faz acepção de pessoas. Em Atos dos Apóstolos 10:34 e 35, diz: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” Se Esaú se voltasse para Deus, com certeza DEUS tinha planos para ele também.

Contudo, em sua eterna onisciência, Deus já sabia que Esaú desprezaria sua primogenitura, por isso, Deus contou com Jacó. Deus tem um propósito glorioso com cada pessoa, mas infelizmente umas se voltam para Deus e outras não. Você tomará posse do chamado ou vai trocá-lo por um prato de lentilha? Deus não fem filhos preferidos, mas existem filhos que preferem o Pai.

8… ABRA A BOCA E FALE, REBECA!

Em Gênesis 25:23, diz que Deus havia falado com Rebeca: “Duas nações há no teu ventre,… e o maior servirá ao menor.” Deus já havia falado para Rebeca que o maior serviria o menor. Bastava Rebeca sentar, conversar e explicar isso para sua família, com certeza não seria preciso gerar tanto desconforto e brigas beirando a morte na família. Então, abra a boca e fale. Se Deus encher o seu coração para falar com alguém, seja boca de Deus para essa pessoa. Rebeca tem uma mensagem do céu, mas não fala.

9. JACÓ NÃO PRECISAVA SE PRECIPITAR, JÁ HAVIA UMA PROMESSA.

A precipitação de Rebeca e Jacó é notória, Deus já havia falado que o maior serviria o menor. A bênção já estava garantida na vida de Jacó. Muitos se precipitam e agem de forma atabalhoada e complicam tudo. É o famoso pensamento: “JÁ QUE AS COISAS NÃO ESTÃO ACONTECENDO, VOU FAZER DO MEU JEITO.” Assim como a forma de Rebeca e Jacó não resolveu, mas complicou, a nossa forma também. Então, fique plantado no território da vontade de Deus. Jacó e Esaú. 10 lições

10. DEUS SABE QUEM É VOCÊ, JACÓ.

Jacó possuíatres nomes. São eles: Jacó, o seu nome de nascimento. Esaú, o nome que Jacó deu a si mesmo para enganar seu pai Isaque quando seu pai perguntou. E Israel, o nome que Deus deu a ele no vau de Jaboque. Os homens lhe deram um nome, Jacó se auto nomeou, mas foi Deus quem definiu mesmo quem realmente era Jacó. Para Esaú e os outros, Jacó era trapaceiro e usurpador, mas para Deus ele era aquele que luta ao lado de Deus.

Então, não precisa se parecer com ninguém como se estivesse buscando aceitação, também não precisa se preocupar e nem tentar provar nada para as pessoas, Deus sabe quem você é, e o seu valor vem Dele. Nem tudo que sai da boca dos homens ao teu respeito é o que sai da boca de DEUS. Espero que o comentário sobre Jacó e Esaú. 10 lições, edifique ainda mais a sua vida. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima