O estudo bíblico Jacó em Betel.10 Lições, é baseado na vida do patriarca Jacó. Depois de roubar a primogenitura de seu irmão Esaú, Jacó estava a caminho da casa de seu tio Labão e decidiu fazer uma pausa para descansar, ao chegar em Betel, Jacó fez de uma pedra o seu travesseiro, dormiu e sonhou. Enquanto dormia, Jacó sonhou com uma escada que ia da terra ao céu e viu os anjos de Deus, que subiam e desciam pela escada, e Deus estava no topo da escada. Aquele não era apenas um sonho, mas uma revelação onde Deus confirmou a promessa de fazer uma grande nação através de Jacó e seus descendentes. Leia a passagem que está escrita lá em Gênesis 28. 10, e confira abaixo o estudo bíblico “Jacó em Betel.10 Lições”
Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo
1ª Jacó em Betel.10 Lições: SE ADAPTE ÀS FASES DA VIDA.
Inicialmente, Jacó usou a pedra como travesseiro e o chão como colchão. Assim, temos uma lição sobre o poder de adaptação às fases ruins que a vida impõe. Até que o processo doloroso se torne coisa do passado, precisamos da direção de Deus para se reinventar. Quando o desemprego, o abandono e a enfermidade chegam, uma boa saída não é desistir, e sim adaptar-se. Sobretudo, isso não significa se conformar, mas encontrar um meio de sobreviver até que a calamidade termine. De acordo com Salmo 57, devemos buscar direção em Deus “1 nos ajuda a fazer isso dizendo: “Tem até que passem as calamidades.” Então, se refugie em Deus, pois ele sabe como transformar pedra em travesseiro e chão em colchão.
2ª Jacó em Betel.10 Lições: PEDRA, JUÍZO OU MISERICÓRDIA.
Segundo a palavra de Deus, toda vez que uma pedra foi de encontro a alguém, era sinônimo de castigo. Munido de uma funda, Davi arremessou uma pedra na testa de Golias e o gigante caiu. De acordo com a visão de Daniel no capítulo 2, versículo 34, “uma pedra, cortada sem auxílio de mão humana, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e ela caiu.” Por outro lado, quem se dirige até a pedra, recebe misericórdia, pois a pedra ou rocha é símbolo de Cristo, por isso, Jacó foi com a cabeça de encontro a pedra e, como símbolo da graça, dormiu e sonhou.
Em Lucas 20:18, nos ajuda a entender melhor o assunto, pois o escritor diz: “aquele que vai de encontro à pedra se despedaça, mas aquele sobre o qual a pedra cai, se torna pó.” Esta pedra é Cristo, ou seja, quem vem ao encontro de Cristo, despedaça a vida velha, mas aquele sobre quem a pedra cai, torna-se em pó, em nada. Então, é melhor vir a Cristo (a rocha) do que esperar Cristo voltar e tornar o ímpio em nada.
3ªJacó em Betel.10 Lições: LUGAR DE PASSAGEM.
A princípio, vale a pena lembrar que Jacó não ficará para sempre naquele local, pois, Betel era apenas um lugar de passagem, uma parada obrigatória até chegar em seu destino. Então, creia que este lugar, esta fase desconfortável que você vivencia é passageira. Aprenda lições e vivencie as experiências o máximo possível, porque depois deste lugar você sairá com uma promessa debaixo dos braços e pronto para ajudar quem está passando por uma realidade igual ou parecida com a sua. De acordo com 2 Coríntios 4:17, ” a nossa tribulação é leve e momentânea, e ainda produz em nós um peso eterno de glória muito excelente;”
4ª SE DEUS NÃO ESTÁ NO TOPO, CANCELE O PROJETO.
No sonho de Jacó, Deus estava no topo da escada, no topo do projeto, ou seja, a vontade de Deus não foi descartada. Então fica a lição: se Deus não estiver no projeto, rasgue-o agora. Se os teus sonhos não coadunam com a vontade de Deus, acorde, isso é um pesadelo. Deus está nesta compra, nesse namoro e nessa amizade? Segundo Provérbios 3:5 e 6 “devemos reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as nossas veredas.” Assim, que Deus esteja no topo de sua lista de prioridades.
5ª ESCADA NÃO É ELEVADOR, É PROCESSO.
A escada do sonho de Jacó em Betel, era símbolo de sua jornada até chegar no propósito, ou seja, toda conquista seria antecedida por um processo onde ele deveria subir degrau por degrau. E este processo contava com anos de trabalho escravo para seu sogro Labão; lutar com um anjo por uma nova identidade no vau de Jaboque; mesmo correndo risco de vida, se encontrar com seu irmão Esaú e reatar sua aliança através do perdão e suportar a suposta morte de José, seu filho amado.
Todas as fases foram superadas e Jacó não parou mais de subir os níveis propostos pelo Senhor. Assim, a vida vitoriosa de Jacó não se tratava de uma subida automática como um elevador, e sim de níveis penosos e didáticos de uma escada. Então, não pare, pois as dificuldades que surgem em nossa caminhada são degraus pedagógicos do céu para nos ensinar e fortalecer as nossas pernas na caminhada.
6ª QUEM SE APOIA NA PEDRA, SONHA.
Jacó pôs sua cabeça na pedra, dormiu e sonhou. Assim como Jacó, devemos colocar nossa cabeça, nosso pensamento em Deus e descansar o coração diante das adversidades. De nada adianta colocarmos nossos pensamentos em coisas que não nos dão esperanças. Segundo Hebreus 3:1 “devemos fixar os nossos pensamentos em Jesus,…” Então, coloque sua mente em princípios sólidos e deixe que Deus te guie nesta estrada.
7ª O CÉU NÃO ESTÁ ESTÁTICO.
O versículo 12, diz que “na escada, os anjos de Deus subiam e desciam por ela.” Este movimento dos anjos é símbolo do céu agindo em nosso favor. Assim como Deus agiu na vida de Jacó, ele atua em nosso viver. Nos dias de Elias a nuvem do tamanho da mão de um era pequena, mas estava em movimento. É o céu nos ensinando a se movimentar em ambientes onde muitos pararam, pois além de Deus não parar, ele recusa-se a te deixar prostrado. Através do ministério de Jesus, aprendemos que parar não tem nada a ver com a nossa história, afinal, o mestre não parou em nenhum ambiente, em nenhuma circunstância.
8ª USE AQUILO QUE TE CONECTA COM O CÉU.
A escada conectou a terra com o céu, pois Deus sempre buscou se conectar com o homem. Depois da queda, não foi Adão quem buscou o Senhor, e sim, Deus quem procurou Adão, e lhe disse: “Adão, onde você está? No Novo Testamento, Jesus foi a “escada” usada por Deus, através de Cristo, Deus reconciliou o homem novamente. Não existe outro meio, outro nome pelo qual podemos nos unir a Deus senão pelo nome de Jesus. As pessoas cegas de entendimento acham que existe outra forma, mas não, só existe uma escada, Cristo Jesus.
9ª DEUS AGIRÁ QUANDO VOCÊ DESCANSAR.
Esta é a primeira vez que Deus fala diretamente com Jacó, pois Deus tem um momento certo para falar. Enquanto Jacó estava na correria por causa da primogenitura, enganando, tentando dar um jeitinho e resolver do seu jeito; Deus não falou nada. Da mesma forma, acontece em nossa vida, pois enquanto não descansamos o coração em relação àquilo que nos incomoda, Deus não entra. Afinal, quem tenta resolver à base da pressa, não vive milagre.
10ª MOMENTOS DIFÍCEIS PROPORCIONAM GRANDES EXPERIÊNCIAS.
Este é um dos momentos mais difíceis da vida de Jacó, porém, mesmo sem o aconchego do lar, longe dos pais e a caminho de uma terra cheia de incertezas, ele vivenciou grandes experiências com Deus. Saiba que os momentos difíceis nos proporcionam crescimento e maturidade espiritual, pois eles mostram que até nos dias difíceis, Deus está conosco, afinal, em todo tempo Deus é bom, e em todo momento Deus é conosco.Espero que tenha gostado do estudo bíblico sobre Jacó em Betel.10 Lições
Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo
Ótimo
Excelente
Meu nome é Renato Caetano, moro em São Jose dos Campos – SP.
IRMÃO AMILTON DEOLINDO GOSTO MUITO DOS SEUS SERMÕES. SÓ GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO QUE PODE MELHORAR SEUS TÓPICOS , QUE SÃO MARAVILHOSOS. ( USE OS VERSÍCULOS NA ORDEM CRONOLOGICA) CADA TÓPICO TEM UM VERSICULO CHAVE, COLOQUE ESSES VERSÍCULOS E TÓPICOS QUE OS ACOMPANHAM OS VERSICULOS NA ORDEM CRONOLOGICA, FICA MAIS COMPREENSÍVEL. DESDE JÁ AGRADEÇO. PARABÉNS PELO TRABALHO