JEFTÉ, 10 Lições


Ele era filho de uma prostituta. Foi expulso de sua própria casa. Além disso, riscaram o nome dele da herança, apagando seu nome de sobre a face da terra. Só que, não adianta rejeitar quem Deus escolheu. Tiveram que chamá- lo de volta e ele foi nomeado como juiz em Israel. E eu separei 10 lições sobre Jefté, o personagem bíblico cujo nome aparece registrado na lista dos heróis da fé lá em hebreus capítulo 11. Leia a passagem sobre Jefté que está registrada em juízes capítulo 11 e 12 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. 

1… NÃO DEIXE O PORÉM TE PARAR.

Na vida de Jefté havia um porém. Olha só o que diz o capítulo 11 . 1 de juízes: “Jefté, o gileadita, homem valente, PORÉM filho de uma prostituta;.” No meio das qualidades de Jefté havia um porém, ele era filho de uma prostituta. Sempre haverá um porém para nos tentar parar. Havia um porém na vida de Ana, ela era estéril. Havia um porém na vida de Abraão, Sara era estéril e os dois eram avançados em idade. Entre você e a Vitória sempre haverá um porém. Deus quer te usar ,porém existem traumas do passado. Deus quer te usar, porém você se acha incapaz. Deus quer te ver na bênção, porém tem um vício te atrapalhando. Seja um cristão valente e jogue por terra os PORÉNS que já foram vencidos por Jesus na cruz do calvário. Olha que coisa incrível está escrita em Hebreus 11:32 , 33  “Jefté, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,” Vença todos os PORÉNS pela FÉ em Cristo Jesus. 

2… REJEIÇÃO SEMPRE ESTARÁ NA ROTA DE QUEM É CHAMADO.

Não tem como ser aceito sem antes ser rejeitado. Mas fique tranquilo porque a rejeição dos homens não anula a escolha de Deus. De nada adiantou expulsar Jefté, porque até na cidade onde ele chegou, que era a cidade de Tobe, ele continuou exercendo as habilidades de liderança. Não adianta rejeitar quem foi separado por Deus para um propósito. Tentaram fazer isso com Moisés, Davi e até com o próprio Jesus, mas não adiantou. O céu sabe quem somos e pra que estamos aqui. Não adianta torcerem o nariz, desprezarem a sua pregação, desprezarem seu ministério. Na hora em da batalha, vai ter que fazer como fizeram com Jefté, vão ter que mandar te chamar. A  rejeição na vida de Jefté só serviu como adubo para o seu crescimento. 

3… NÃO IGNORE AS QUALIDADES DE NINGUÉM.

A bíblia faz questão de destacar primeiro as virtudes de uma pessoa. E este foi o caso de Jefté citado em juízes 11.1 que diz: “Era então Jefté, o gileadita, valente valoroso, porém, filho de uma prostituta…” 

A bíblia fez questão de destacar as qualidades de Jefté dizendo que ele era valente e valoroso, mas os seus irmãos ignoraram as qualidades e preferiram focar no defeito. Um defeito foi o bastante pra ele ser expulso da família. Jesus edificou a igreja como um corpo com membros ligados una aos outros. 

Em João 17.23 Jesus diz as seguintes palavras: “…que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” 

Jesus está dizendo que a nossa união é o fator vital para que o mundo conheça que Jesus foi enviado pelo pai. Em outras palavras, o mundo vai olhar para uma igreja amável, acolhedora, unida e vai testificar que Cristo vive e reina dentro dela. Mas para isso precisamos funcionar como o corpo de Cristo, não maximizando os defeitos e ignorando as qualidades uns dos outros. Não existe convivência pacífica onde os defeitos do outro são supervalorizados. 

4… NÃO SE VITIMIZE. 

Os versículos 2 e 3 do capítulo 11 dizem que os irmãos de Jefté o expulsaram de sua casa, tirando a herança dele. Em seguida os homens levianos (que eram os barras pesadas da cidade de Tobe), se juntaram a Jefté e ele se tornou chefe daqueles homens de má reputação. Mas perceba que a vida dele não parou. Ele não entrou em uma caverna e ficou se lamentando pelo fato de alguém não gostar dele. Jefté tinha tudo para ser uma pessoa derrotada, sem vida, sem sonhos, sem projetos e sem esperanças. Não escolha a postura de uma pessoa desanimada, DERROTADA, vitimizada, por causa do abandono ou rejeição. Há um futuro lindo pela frente te esperando, e você não pode parar na incapacidade de alguém em ver suas qualidades. Continue, sua vida precisa fluir na presença de Deus.

5… NÃO É ONDE VOCÊ NASCE QUE DETERMINA O QUE VOCÊ VAI SER. 

Mesmo Jefté não tendo culpa de seu nascimento, podemos dizer que Jefté já nasceu no prejuízo, “filho de uma mulher prostituta”. Seu pai, Gileade, tinha apenas uma esposa, mas acabou gerando um filho de seu relacionamento com uma prostituta. Pelo menos Gileade, pai de Jefté, assumiu a paternidade. Jefté tem uma difícil herança familiar. Tem pessoas que já nascem herdando um bom nome. Outros nascem em um lar repleto de amor e cuidado. Mas nem todos têm essa oportunidade.

Independente do ensinamento que você recebeu de seus pais, independente da sua realidade, origem familiar, DEUS é rico em graça e misericórdia para te acolher, te capacitar e fazer uma reviravolta em sua vida. Jefté pode até ser filho de uma meretriz, mas o pai de Jefté, é Deus.

6… NEM SEMPRE OS MELHORES ESTARÃO DO SEU LADO.

Isso aqui é muito forte. O versículo 3 diz que “homens levianos se juntaram a Jefté”. Os homens levianos eram pessoas de má fama, mal vistas pela sociedade. Com Jesus também não foi diferente, tinha um Pedro, um Judas, um Tomé, pessoas com diversas dificuldades e que precisavam ser lapidadas. Com Davi foi a mesma coisa. A bíblia diz em 1 Samuel 22:2 que na caverna de Adulão: “juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Na nossa vida também é assim. Pessoas ruins, falhas que precisam ser lapidadas, se aproximam de nós. E Deus conta conosco, para que através de nossas vidas, estas pessoas tenham um encontro verdadeiro com JESUS e tenham suas vidas transformadas. Faça sua parte, se a pessoa não quiser, tudo bem. Mas faça sua parte. 

7…NÃO TENTE AGIR NA FORÇA DE SEU BRAÇO.

Assim que Jefté foi expulso de sua própria casa, ele não tentou resolver nada na força do braço. Por muito pouco, com certeza muitos teriam brigado, discutido ou montado uma rebelião contra seus opositores. Mas Jefté fez o que nós devemos fazer, entregou nas mãos do SENHOR. Quando eu entro em cena que não deveria, Deus sai de cena e me deixa “resolver” do meu jeito, que com certeza não é o certo. Então, evite desgastes desnecessários e entregue tudo nas mãos de Deus.

8… VOCÊ NÃO PRECISA DE PADRINHOS, VOCÊ SÓ PRECISA DE DEUS.

No versículo 6 do capítulo 11, os mesmos que rejeitaram Jefté, souberam que tinha uma grande habilidade e unção de Deus pra liderar, e aí tiveram que chamá-lo para que ele liderasse o grupo e os ajudassem a vencer o inimigo.  Que bênção irmãos! Deus abriu uma porta pra Jefté. Onde ele foi humilhado, Deus o exaltou. Não são as pessoas que abrem a porta pra Você,  é Deus. Na vida do cristão não existe essa história de padrinho. Quem te planta na empresa é Deus. Quem abre as portas é DEUS. As pessoas são apenas canais pelos quais Deus opera. Não precisamos brigar ou fazer politicagem para chegar. Na hora certa, o próprio Deus fará um caminho. 

9… SER PRECIPITADO CUSTA MUITO CARO.

Já que todo ser humano não é prefeito, Jefté também não foge desta regra. Infelizmente Jefté fez um voto, uma promessa precipitada a Deus. Ele disse no versículo 31 que, se tivesse vitória, sacrificaria o primeiro que saísse na porta e fosse ao encontro dele. E infelizmente quem saiu ao encontro deles foi a própria filha de Jefté. Deus não aceita sacrifícios humanos. Há várias controvérsias sobre este texto. Alguns teólogos acreditam que Jefté, por estar familiarizado com a prática de sacrifícios humanos das nações, sacrificou a sua filha, e outros acreditam que não pelo fato do nome de Jefté aparecer em hebreus 11 como herói da fé. Mas o fato é, uma coisa é sacrificar e outra é Deus aceitar. Mas o ponto aqui é a precipitação. Cuidado, espere, ore e jamais seja levado(a) pela precipitação em julgar, comprar, casar, falar, fazer ou deduzir. É melhor esperar um pouco do que beber águas amargas. 

10… NÃO DÊ O QUE DEUS NÃO TE PEDIU.

DEUS não pediu nada a Jefté. Não precisamos criar, inventar nada para alcançarmos a Deus. Já existe a oração para alcançarmos o coração de Deus. Não precisamos de mecanismos. Pela palavra aprendemos como adorar a Deus. Não somos nós que dizemos o que Deus deve aceitar, mas sim ele que nos diz o que ele quer de nós. Salmo 51:17 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.”

O que Deus pede de nós é obediência à sua palavra e não sacrifícios.

NÃO que o voto seja proibido. Jesus falou em Mateus 5.33 que o ideal é não votar, mas 

Eclesiastes 5:4 ao 5 diz que se você fez algum voto a Deus possível de ser cumprido, cumpra-o sem demora.


6 respostas para “JEFTÉ, 10 Lições”

  1. Sou evangélico ,
    tenho usado essas ligações nas minhas pregações muito bom e ótimo

  2. Sou evangélico tenho usado essas ligações nas minhas pregações muito bom e ótimo

  3. Eu sou evangelista e tenho sido tremendamente abençoado por meio dos seus ensinos através das lições tenho usado os seus áudios/videos nas prisões bem como em outros lugares onde ministro e também com grupos devocionais estou em Moçambique sou casado tenho 71 anos e o Senhor me tem abençoado tanto a mim como a minha esposa e filhos. Bênção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *