LIÇÕES SOBRE JESUS. 10 Lições


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Eu separei 10 Lições sobre JESUS, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, cheio de graça e cheio de verdade.

E se fossemos falar aqui de tudo que ele fez, João 21.25 diz que não haveria lugar suficiente no mundo todo para conter os livros que se escrevessem sobre JESUS. Então, sem perda de tempo vamos mergulhar NAS 10 LIÇÕES SOBRE JESUS. 

1.. QUEM ELE É, É MAIS IMPORTANTE DO QUE AQUILO QUE ELE FAZ.

Quando João 1 começa dizendo que JESUS no princípio era o verbo, eu aprendo que João está dando ênfase a quem JESUS é e não o que ele faz ou venha fazer. Temos que ter o cuidado para não esquecermos de apresentar quem JESUS é. Hoje estão apresentando um Jesus que faz (não que ele não tenha poder pra fazer), mas quando Jesus é apresentado como aquele que faz, as pessoas se aproximam dele pelo que Jesus faz e não pelo que ele é. Quem Jesus é, é o que verdadeiramente nos transforma. Quem ele é, fala do caráter e santidade DELE, que servem de espelho para nossa transformação. Quem se identifica com quem JESUS é, tem sua vida transformada. Então fica a lição: não busque Jesus pelo que ele faz, mas busque pelo que ele é. Conheça quem JESUS é, e só depois verás o que ele faz.

2.. JESUS NÃO SE APRESENTOU, ELE FOI APRESENTADO POR DEUS.

Foi Deus quem apresentou Jesus lá em Mateus 3:17 quando Jesus tinha acabado de ser batizado Deus disse: ►”Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” 

E eu aprendo que quem é de Deus não precisa de autopromoção, o céu apresenta. Quem é de Deus não precisa pisar em ninguém pra ser, ele é e ponto final. Que o céu te apresente como canal de bênção na vida de alguém. O casamento ia acabar, mas Deus te enviou lá e te apresentou com uma solução. Alguém ia desistir de tudo, mas Deus te enviou até aquela vida e o final da história daquela vida foi feliz.

3.. ELE DISCIPULOU E NÃO MANIPULOU.

Manipular significa manusear alguma coisa ou algum objeto. Manipular gente é tratar pessoas como “coisas”, como “objetos”, com o propósito de dominá-las e explorá-las. O manipulador faz as pessoas tomarem decisões pra beneficiar ele. Mas Jesus não agiu assim. Ele mostrou o evangelho puro e simples aos seus discípulos. Ele não fez dos seus discípulos fantoches pra obter benefício próprio em cima deles. Bem pelo contrário, Jesus alertou eles quando disse em Mateus 7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Ele contagiou através do exemplo e da VERDADE. Está repreendido sobre sua vida todo tipo de manipulação.

4.. JESUS NÃO SE DOOU PELA METADE, ELE SE DOOU POR COMPLETO.

Sobre ele João falou assim lá no capítulo 13 versículo 1 “ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

Tudo o que Jesus fez não foi superficial, a motivação foi o amor. Ele se doou pra valer, por inteiro. Então que fique a lição, se for pra fazer, vamos fazer bem feito. Não  se doe pela metade pra quem se doou por INTEIRO por você. Não faça nada superficial pra Deus.

5.. JESUS NÃO FOI UM CARA LEGAL, ELE FOI UMA AMEAÇA.

Jesus não foi um gente boa, amigo de todos, um cara legal como falam por aí. Sabe porque? Ninguém crucifica gente boa, só aqueles que são uma ameaça. E Jesus era uma e continua sendo uma ameaça ao Reino das trevas. No sentido espiritual ele disse aos seus discípulos em Mateus 10:34 “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;” Jesus não veio a passeio, ele veio desfazer as obras do maligno e implantar o reino de Deus dentro de nós. 

6.. JESUS VEIO FAZER DISCÍPULOS E NÃO FÃS.

Fazer fãs é muito fácil, basta cantar bem, falar bem, ser um pop star e pronto. O fã não está preocupado com o estilo de vida do ídolo dele. Ele não está preocupado se o ídolo tem várias mulheres, se o ídolo é mentiroso, se fuma, se bebe. O fã não está preocupado com nada disso. O Ídolo não exige cruz de ninguém. Mas o discípulo de Jesus é diferente. Os discípulos de Jesus foram contagiados pelo exemplo do mestre. Pelo caráter do seu mestre. A vida íntegra do mestre fez toda diferença no desenvolvimento dos discípulos. Só pra você ter uma ideia, nem sempre os discípulos foram sal e luz, mas o exemplo de Jesus contagiou e transformou pra melhor a vida deles a ponto de serem sal da terra e luz do mundo. 

7.. O PROPÓSITO DE JESUS ERA MAIOR QUE A SUA DOR.

Eu já ouvi e também vocês já ouviram alguém dizer que nasceu pra sofrer. Mas na verdade quem nasceu pra sofrer foi Jesus.  Ele nasceu destinado a sofrer pra nos salvar da condenação eterna. Isaías 53 diz que “o castigo que nos traz a paz não estava sobre nós,  estava sobre ELE, e por suas pisaduras (Que quer dizer pisadas de sofrimento) nós fomos sarados.” Jesus sim veio pra sofrer, mas a dor não era maior que o seu propósito.  O propósito de nos salvar era tão grande que nem a dor conseguia parar Jesus. Que nada te pare. Por mais que esteja difícil, nenhuma dor que venhamos sentir será maior do que a dor de Jesus. Baseado nisso eu digo com toda certeza: Você não nasceu para sofrer! Que seu propósito no Reino de Jesus seja maior que a sua dor. Assim como foi com JESUS também é conosco, nenhuma dor dura para sempre. 

8.. JESUS NÃO DEIXOU A OBRA INACABADA. 

Na cruz, JESUS deu o brado de Vitória dizendo: “ESTÁ CONSUMADO!”. Esta palavra no grego se pronuncia TETELESTAI.

Esta foi a última palavra de JESUS na cruz. E olha que interessante, todo artista depois de terminar sua obra prima olhava pra ela e dizia, TETELESTAI. Da mesma forma todo infrator tinha uma lista criminal de papiro chamada “escrito de dívida” na porta da prisão. Depois de cumprir a dívida o juiz riscava a lista e escrevia no rodapé  TETELESTAI, ou seja, o criminoso estava livre da prisão. E todo atleta quando cruzava a linha de chegada dizia TETELESTAI, como se fosse um “Eu venci!”

Jesus fez a obra completa! Que nada te faça parar no meio do caminho dos planos de Deus pra sua vida. Como Deus disse pra Daniel lá em Daniel 12.13 ele diz pra você nesta hora: “TU PORÉM VAI ATÉ O FINAL.”

9.. JESUS ERA DE CIMA POR QUE ELE NÃO FOI RECEBIDO AQUI EMBAIXO. 

Em Atos 1:2 está escrito assim sobre Jesus: “ATÉ AO DIA EM QUE FOI RECEBIDO EM CIMA,” Aqui embaixo não havia tapete vermelho e honrarias pra receber Jesus. Mas pelo texto de atos descobrimos que ele foi recebido lá em cima. Quem é de cima não é amado pelo mundo. Se fôssemos daqui o mundo nos amaria. A nossa recepção está preparada pra quando chegarmos em casa.

Conforme está escrito lá em  Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, PARA VOS DAR O FIM QUE DESEJAIS. Este é o fim que eu desejo, ser recebido no CÉU,  e você, também? Então fique firme.

10.. JESUS SAROU QUEM ELE NÃO FERIU, ELE SAROU QUEM O FERIU E SAROU MESMO ESTANDO FERIDO.

A passagem de João 18.10 nos ajuda a entender a décima lição. Em João 18:10 Pedro corta a orelha de Malco, que era o servo do sumo sacerdote, Jesus na mesma hora restaura, cura a ferida que Pedro causou naquele homem. Não foi Jesus quem feriu Malco, mas mesmo assim ele sarou. Malco está na multidão que veio ferir Jesus, mas mesmo assim Jesus cura quem veio feri-lo. E pra finalizar, é bom lembrar que Jesus já estava todo ensanguentado e com a alma ferida pela traição de Judas. Esta foi a magnífica obra de Jesus! Se ele sara quem feriu ELE, imagina quem grita por socorro?!!?. Deixe o seu comentário dizendo o que você achou destas 10 Lições sobre Jesus, e que Deus te abençoe abundantemente.


2 respostas para “LIÇÕES SOBRE JESUS. 10 Lições”

  1. Estou aprendendo muito sobre a palavra de Deus pelos ensinamentos do pastor Amilton.

    Que Deus abençoe sua vida e sua família grandemente muito obrigado

  2. gloria Deus por essas lições maravilhosas, fui grandemente edificados por essa palavra. Deus lhe abençoe pastor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *