LIÇÕES SOBRE JONAS. (15 lições)


Nas lições sobre Jonas aprendemos que o profeta Jonas era filho de Amitai e profetizou durante o reinado de Jeroboão II, no início do século VIII a. C. Deus ordenou que o profeta Jonas fosse à cidade de Nínive para clamar contra ela (Jn 1:1,2). Nínive era a capital da Assíria, uma cidade pagã e inimiga de Israel. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade que faziam contra os seus inimigos. Por isso, Jonas preferia ver a destruição dos ninivitas do que a salvação deles. Jonas desobedeceu a Deus, foi para Jope e embarcou em um navio com destino à cidade de Társis. Com a fuga do profeta Jonas, a história vai ganhar rumos incríveis. Jonas, através de sua atitude de desobediência, tem muito a nos ensinar. Leia o livro de Jonas e confira aqui as lições sobre Jonas para sua edificação.

1a Lição sobre Jonas: DEUS TEM UM PEIXE PARA CADA TIPO DE JONAS.

Deus não errou quando escolheu Jonas, e a prova disso é que Deus não escolheu outro para substituir o lugar de Jonas mesmo depois da fuga do profeta.

Deus já tinha um peixe especial para colocar Jonas dentro do propósito. O desobediente Jonas não quer ir à cidade de Nínive, mas o peixe quer ir até Jonas. E hoje não é diferente, Deus tem um peixe para cada tipo de fujão. Se o seu cônjuge não obedece e não quer saber de Deus, descanse o seu coração, porque o peixe obedece e vai. Se seu filho (a) não quer compromisso com Deus e está rebelde à voz de Deus, não se desespere, não perca noites em claro, Deus tem um peixe que não falha na missão. O peixe aponta para os métodos que Deus usa para nos trazer de volta para o caminho. O peixe de Deus é especialista em colocar os desobedientes na rota do chamado novamente. Fique em paz quanto à conversão de alguém. Descanse o seu coração e ore por este “Jonas”.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11)

2a Lição sobre Jonas: JONAS FINGE QUE ESTÁ OBEDECENDO.

Não podemos negar que Jonas é um homem com a capacidade incrível de ouvir a voz de Deus. Porém, na hora “H”, na hora de colocar em prática, Jonas fingia que ia obedecer aquilo que ele tinha ouvido. No lugar de se levantar para obedecer, ele se levanta para fugir. Parecia que estava obedecendo, mas não estava. Parecia que estava indo, mas não foi. Que esta não seja a sua realidade! Há muita gente que finge estar obedecendo a Deus. Isso aponta para uma vida de aparência. Não adianta ter aparência de piedade, aparência de cristão, mas o coração estar longe dos propósitos de Deus. Não viva uma vida fingida, mas seja de fato um homem, uma mulher que ouve e obedece a voz de Deus. 

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22)

10 Licões sobre Gideão e os Trezentos

3a Lição sobre Jonas: JONAS, O POMBO CORREIO DE DEUS.

O nome Jonas, “Yonah” no hebraico, significa “pomba”. E isso é profético. Jonas foi feito para voar como um pombo correio levando a mensagem de Deus a outros povos e nações. Mas infelizmente, apesar de Jonas, como uma pomba, ter asas para voar, os seus os seus pés estão no chão da desobediência. Jonas não quer ir. Jonas precisa decolar e levar a mensagem, mas não vai. Tem asas mas não voa. Muitos cristãos estão vivendo esta realidade. Estão cheios de talentos, mas não voam. Podem fazer, mas não fazem. Têm o chamado, têm os dons, mas os seus pés estão no solo da preguiça; no solo da ociosidade e da distração. Você foi feito para voar. Voe na direção do seu chamado!

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (João 15:16)

4a Lição sobre Jonas: DEUS NÃO É AQUELE QUE ENVIA E VAI DORMIR.

O propósito de Deus não era enviar Jonas e não dar a ele todo suporte que Jonas precisava. Pelo contrário, o que não faltaria para Jonas cumprir aquela missão era o cuidado, proteção e presença de Deus. Jonas não precisava temer ou se preocupar com mais nada. Quem estava enviando Jonas também estava indo com ele. Deus não nos envia sem antes ir na nossa frente.

Deus não é aquele que aponta a direção e diz: “vai que eu fico aqui olhando.” Não haverá um dia em que a presença de Deus não fará parte da sua vida. A partir do momento que você se dispõe seguir na direção da vontade Deus, ele estará com você.  Assim que o povo de Deus saiu do Egito, Deus manifestou a sua presença através de uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo. 

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”. (Êxodo 13:21)

5a Lição sobre Jonas: O PEIXE SE TORNOU O QUARTO FECHADO DE JONAS.

Antes de Deus enviar o peixe, em momento algum presenciamos Jonas orando. Até os marinheiros “clamavam cada um ao seu deus…” (Jonas 1.5), mas Jonas dormia o sono profundo da desobediência. O comandante do navio até tentou fazer Jonas orar, mas sem sucesso. (Jonas 1.6) A oração não faz parte do plano de quem está em fuga. Quando a zona de conforto do navio acabou, Jonas foi lançado ao mar e engolido por um peixe. Jonas não orou no barco, mas orou no peixe. Não seja um crente Jonas que só ora dentro do peixe.

Muitos só se lembram da oração quando estão em apuros. Não espere a coisa apertar para ser uma pessoa de oração. A palavra de Deus nos orienta em 1 Tessalonicenses 5:17, a Orar sem cessar. Isso nos remete à oração constante, sem parar. Então, sempre que puder, ore. A oração não só tem o poder de mudar as coisas, mas ela também muda as pessoas. Os judeus oram três vezes por dia: pela manhã, à tarde e ao anoitecer. Já os muçulmanos oram 5 vezes por dia. E você, como está a sua vida de oração?

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6:18)

Você pode gostar de assistir: 10 lições sobre a mulher do fluxo de sangue.

6ª Lição sobre Jonas:  JONAS É CONHECIDO PELA DESOBEDIÊNCIA.

Se eu te fizer a seguinte pergunta: “Que profeta tentou fugir de Deus?” Ou “Que profeta foi engolido por um peixe?”. Tenho certeza que a sua resposta será, “Jonas”. Isso porque, Jonas é mais conhecido por desobedecer do que por obedecer a Deus. É claro que Jonas tinha qualidades, a prova disso está no fato de Deus contar com ele para pregar à cidade de Nínive, mas a sua desobediência superou as suas qualidades. É verdade que ninguém é perfeito, porém, nossos defeitos não podem falar mais alto que as nossas qualidades. Quem não luta para superar os defeitos, acaba sendo rotulado pelas pessoas por causa dos defeitos. Tem pessoas que são conhecidas como fofoqueiras, impacientes, soberbas, mentirosas e etc. Que esta não seja nossa realidade. Que sejamos conhecidos pelas qualidades que transbordam em nós.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5:16)

7ª Lição sobre Jonas: DEPOIS QUE CHAMOU JONAS, DEUS PASSOU A TER DOIS PROBLEMAS.

O primeiro problema do livro de Jonas se chama “Nínive”, e o segundo problema se chama “Jonas”. Deus tinha um problema para resolver: levar a cidade de Nínive ao arrependimento. O segundo problema surgiu quando Deus se deparou com a desobediência de Jonas. Jonas se tornou o primeiro problema a ser resolvido por Deus. A teimosia de Jonas é tão surpreendente que o livro de Jonas fala mais do pecado dele do que do pecado dos ninivitas. Percebeu como Jonas complicou tudo? Que você faça a diferença toda vez que Deus contar contigo. Não seja um problema, seja a resposta de Deus para vida de alguém. 

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. (Isaías 6:8)

8ª Lição: A SEGUNDA CHANCE DE JONAS.

O peixe não vomitou Jonas em Nínive, isso seria impossível, Nínive não tem praia. Conforme o capítulo 3:3, após ser vomitado pelo peixe, Jonas se levantou e foi para a cidade de Nínive. Além disso, a parte “B” do versículo 3 diz que “Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.” 

Jonas estava no mar Mediterrâneo ou Mar Grande, já a cidade de Nínive encontrava-se a muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual (observa em um mapa) não tem nenhuma comunicação com o mar onde Jonas e o peixe estavam. Havia uma distância considerável entre o local onde Jonas foi deixado pelo peixe e a cidade de Nínive. Deus colocou Jonas novamente na estaca zero. E no capítulo 3.1 diz que, “VEIO a palavra do SENHOR segunda vez…” Deus havia dado uma segunda oportunidade a Jonas. Jonas agora tem a chance de fazer tudo errado novamente ou fazer a diferença. Obedecer ou se esconder. Ser bênção ou maldição. O que estamos fazendo com as chances que Deus tem nos dado? Abrace esta oportunidade e diga o que Isaías disse para Deus: “Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)

9ª Lição: DEUS TAMBÉM QUERIA SALVAR JONAS.

Além da cidade de Nínive, Deus também quer salvar Jonas. Jonas também fazia parte do plano de Deus. Fazia parte do plano de Deus salvar Jonas da desobediência e da falta de amor ao próximo. Assim como nós, Jonas também tinha pontos em sua vida para melhorar. É por isso que o livro de Jonas fala mais do seu pecado do que o pecado da cidade de Nínive. O fato de Jonas ser profeta não o isenta de corrigir os pontos que precisam melhorar. Deus está tratando a deficiência de Jonas antes que ela cresça e leve Jonas a abismos mais profundos. O propósito de Deus é nos salvar, e para isso Ele sempre estará nos lapidando, nos moldando conforme a sua vontade, até chegarmos onde Ele quer.

Não importa quanto tempo você caminha com Jesus ou que cargos de responsabilidades você exerce no Reino de Deus, permita que o oleiro te molde. Permita que Deus te salve das inclinações para o que é mal; da falta de amor ao próximo; da inconstância; de uma vida de oração rasa; do desânimo; da falta de fé e de tudo aquilo que lhe afasta da presença de Deus. O propósito de Deus é nos salvar para nos usar.

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.

(Tito 2:11-12)

10ª Lição: CALMA, DEUS JÁ FALOU COM O PEIXE.

No capítulo 2.1, diz que “Jonas orou ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.” É interessante notarmos que durante e após a oração, Deus não respondeu a Jonas. Deus não disse nada diretamente a Jonas, mas no versículo 10 do capítulo 2,  está escrito que “Deus Falou, ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” Aparentemente Deus está indiferente à oração que Jonas fez, parece que Deus não está ouvindo. Deus não só está ouvindo, mas também está agindo. Jonas não está vendo, mas Deus está falando com o peixe para o deixar em segurança na próxima praia.

Às vezes Deus não responde nossas orações falando, mas sim agindo. Deus não respondeu diretamente quando Israel clamou por libertação no Egito. Deus não falou com o povo, mas falou com Moisés. Veja o que Deus fala em Êxodo 3:7: “E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.” Deus não falou diretamente com o povo, mas falou a Moisés. Deus não falou com o povo, mas falou com o “peixe” Moisés. Então, tenha calma! Deus está falando com o peixe, ele não falou diretamente contigo, porem, falou com alguém para te abençoar. o Senhor usará alguém como uma ponte de acesso entre você e o seu milagre. 

“O meu futuro está nas tuas mãos;…”

(Salmos 31:15)

11ª Lição: HÁ LUGARES QUE SE DEUS NÃO TIRAR A GENTE NÃO SAI.

Se Deus não enviasse uma tempestade em alto mar, Jonas jamais sairia do conforto daquele navio. O navio era tão aconchegante que fez Jonas dormir um sono profundo enquanto rumava na contramão de Deus (1:5).

Têm lugares que travam nosso crescimento. Há amizades que bloqueiam o novo de Deus em nossa vida. Zonas de conforto, estilos de vida vazios de bíblia; estilos de vida vazios de oração e renúncia. Estes estilos de vida, além de causarem morte, não geram homens na fé, apenas meninos. Se o ventre materno, após o período de gestação não expulsar a criança, ela morre.

Fuja das ideologias e das fábulas que te afastam daquilo que está escrito na palavra de Deus. Permita que Deus te tire de lugares onde você não tem forças para sair. Esteja onde Deus está. Saia deste navio!

“Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.” (Salmos 40:2)

12ª Lição: OS HOMENS CONSEGUEM TIRAR JONAS DO BARCO, MAS SÓ DEUS PODE TIRÁ-LO DO PEIXE.

No capítulo 1:15, os homens do navio lançam Jonas ao mar. E no capítulo 2:10, Deus tira Jonas do interior do peixe e o lança em terra firme. Tem peixe (problema) que não reagem a voz humana, só obedecem a voz de Deus. Só Deus para nos tirar de alguns apuros. Por mais que as pessoas nos amem e queiram nos ajudar, tem situações que por causa de nossas escolhas erradas ou não, só um milagre de Deus para nos tirar de lá. O problema é seu quando você pode resolvê-lo, quando não, o problema é com Deus. Descanse o seu coração em Deus e aproveite este tempo difícil para tirar as lições necessárias e se aproximar mais de Deus.

“E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

(Mateus 8:27)

13ª Lição: O BARCO ESTÁ SE MOVENDO, MAS JONAS ESTÁ PARADO.

Perceba que o navio onde Jonas está, se movimenta e ruma até o alto mar, porém Jonas está parado na desobediência. Aquele navio só afastava Jonas do propósito. Dentro do navio, Jonas não ora mais; dentro do navio, Jonas não obedece mais; dentro do navio, Jonas não faz nada para glória de Deus. Dentro do navio, Jonas dorme.

A vida e o ministério de Jonas estão parados na desobediência. Enquanto Jonas continua dentro daquela estrutura, nada flui. Nada anda se você não andar na direção de Deus. Nada funciona fora do propósito Dele em sua vida. Saia desta estrutura que não te move. Abandone este estilo de vida cheio de distrações que consomem o seu tempo com Deus e te deixa vulnerável ao pecado. Saia deste navio de amizades tóxicas que são contra o casamento e os princípios de Deus. Noé estava dentro da arca, uma estrutura que não tinha leme e nem remos, mas rumava na direção de Deus. A única forma de prosseguir é estar dentro do projeto de Deus.

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (Salmos 139:7)

14ª Lição: JONAS E JESUS:

Existe uma enorme diferença entre Jonas e Jesus. Vejamos:

JONAS pagou para desobedecer. (Jn 1:3)

JESUS pagou com preço de sangue para obedecer. (Hb 13:12)

JONAS ouviu a voz de Deus e o desobedeceu. (Jn 1:1)

JESUS ouviu a voz de Deus e o obedeceu até o fim. (Fp 2:8)

JONAS desceu no barco para fugir. (Jn 1:3)

JESUS desceu na terra pra cumprir. (Jo 3:13)

JONAS pregou sobre o juízo divino e o povo abraçou a mensagem. (Jn 3:4)

JESUS pregou misericórdia e graça, mas o povo desprezou sua mensagem. (Is 53:1 e 3)

JONAS vai à cidade de Nínive por obrigação, contra a sua vontade e não é hostilizado pelo povo pagão. (Jn 3.4 e 5)

JESUS vai à cidade de Israel por amor, mas é rejeitado pelo seu povo. (Jo 1:11)

JONAS esteve três dias e três noites dentro do peixe. (MT 12:40)

JESUS esteve três dias e três noites nas profundezas da terra”. (Efésios 4:9)

JONAS dormiu no navio fugindo da missão. (Jn 1.5)

JESUS dormiu no barco indo na direção da missão. (Marcos 4:38)

JONAS não amava os ninivitas. (Jn 4:1 e 2)

JESUS amou o mundo de tal maneira a ponto de dar sua vida por nós. (Jo 3:16)

Jonas ou Jesus, com quem você mais se identifica?

15ª Lição: TIRE ESTE “JONAS” (DESOBEDIÊNCIA) DO SEU BARCO!

Jonas é conhecido pela desobediência. Jonas pagou um alto preço por ser desobediente. O preço da desobediência foi maior que o preço da passagem que Jonas pagou.

A presença de Jonas (desobediência) no navio só trouxe problemas. Jonas tipifica a desobediência viajando no barco da nossa vida. Não deixe este “Jonas” (desobediência) em seu barco. Há tempestades que são causadas devido a desobediência. Quando os homens do navio perceberam que Jonas era a causa da tempestade, imediatamente o lançaram no mar. Identificar corretamente a causa da tempestade é um passo importante. Enquanto os marinheiros não identificaram a causa do problema, eles trabalharam dobrado, perderam bens materiais e passaram por grande terror. Lance imediatamente no mar este “Jonas”, Deus te fortalece para isso. Assim como a desobediência de Jonas afetou a vida dos marinheiros, pessoas ao seu redor serão afetadas pela sua desobediência a Deus. A desobediência de Acã trouxe consequências para o povo de Israel e sua família. (Js 7:20)

“De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”. (2 Timóteo 2:21)

Conclusão:

Jonas preparou um belo plano de fuga. Diante de um lindo chamado de Deus, ao invés de Jonas dizer: “Eis-me aqui Senhor!”, Jonas arquiteta seu plano de fuga.

Até quando você preparará planos de fuga? Até quando você apresentará pretextos para não fazer a vontade de Deus?

Estou ocupado demais; Cansado demais. Incapaz demais. Rasgue, sabote este planos fuga hoje e se disponha a dizer: “Conte comigo Deus!” Que estas lições sobre Jonas falem ao seu coração. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *