MOISÉS, ARÃO E UR. 12 Lições 


Além de estar no deserto, Israel ainda tem que enfrentar os Amalequitas que eram conhecidos como os chacais do deserto. E a dinâmica do céu pra aquele dia era a seguinte: mãos levantadas, Vitória e progresso, e mãos baixas, derrota. É desta passagem mesmo que estou falando, Moisés, Arão, Ur, Josué e o povo de Deus contra Amaleque. Separei 12 Lições para nossa degustação espiritual desta passagem que termina com a bandeira da Vitória nas mãos de Moisés. Leia a passagem que está em Êxodo 17 do versículo 8 ao 16, e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida neste dia. Então, vamos direto ao que interessa!!!!

1.. LEVE AS GUERRAS DE BAIXO PRA CIMA.

Moisés disse as seguintes palavras pra Josué no versículo 9: “Amanhã, estarei eu no cumo do outeiro,” ou seja, Moisés estava levando a guerra de baixo pra cima. Moisés sabia que aquela guerra só seria vencida com o ingrediente da oração. Nossas guerras só são vencidas quando levamos para o alto, quando buscamos a Deus de todo coração e descansamos nossa alma em Deus. A águia não luta com a serpente no chão. A águia agarra a serpente e leva pra cima. Seja um cristão águia, leve suas guerras para o alto e entregue a DEUS. A especialidade do crente águia não é lutar embaixo, não é lutar contra carne e sangue, não é lutar com as ferramentas de baixo e muito menos com as ferramentas do mal.

2.. MOISÉS ESTENDE AS MÃOS, CRISTO ESTENDE OS BRAÇOS.

Eu vejo um paralelo entre Cristo e Moisés que na teologia é chamada de tipologia. No nascimento de Moisés, houve uma matança de criança, no de Jesus também. Moisés libertou o povo do Egito, Jesus nos libertou das garras do maligno e do pecado. Moisés renunciou ao trono, Jesus deixou sua Glória e habitou entre nós. Moisés deu a lei ao povo, Jesus plantou sua lei em nossos corações. Moisés fez um tabernáculo pra Deus habitar no meio do povo, Jesus fez de nós seu tabernáculo para o Espírito Santo habitar, fazer morada. Moisés morreu no monte, Jesus morreu no monte Gólgota, mas ressuscitou no terceiro dia. E nesta passagem de hoje, enquanto Moisés levantava as mãos, o povo vencia, e no calvário, enquanto Jesus estava de braços abertos na cruz, ele nos fazia mais que vencedores. Jesus vive e reina para todo sempre, Glória pois a ele eternamente amém!

3.. ENTENDA A DINÂMICA ESPIRITUAL.

Arão e Ur só puderam somar com Moisés quando eles entenderam a dinâmica espiritual. Eles perceberam que o segredo era ajudar Moisés a manter as mãos dele estendidas. Quando você entende a dinâmica do Reino de Deus é uma bênção. No Reino o maior é o menor. Pra subir tem que aprender a descer. No Reino subtração é soma, ou seja, quando você tira aquilo que te atrapalha de ser uma bênção,  Deus soma, Deus acrescenta mais e mais. No Reino o maior é menor, o forte é fraco e o louco para o mundo é sábio pra Deus. Viva na dinâmica que Deus tem pra você e seja uma bênção na obra DELE.

4.. O QUE ACONTECE EMBAIXO É REFLEXO DO QUE ACONTECE LÁ EM CIMA.

Moisés, Arão e Ur perceberam que a Vitória lá embaixo era fruto do que acontecia lá em cima. Assim também é conosco,  nossas vitórias vêm de Deus. Deus é o autor das nossas conquistas. Disse o salmista no salmo 115.1: “Não a nós, SENHOR, nenhuma glória a nós, mas, sim, ao teu Nome, por teu amor e por tua fidelidade!” Continue convidando a DEUS para entrar nas suas causas, na sua vida, sirva a Deus com todo o teu ser e receba aquilo que só o céu pode te dar, aquilo que só o céu pode fazer. O céu faz o que o dinheiro e o homem não podem fazer: ele nos faz andar em lugares altos.

5.. ESTAMOS EM POSIÇÕES DIFERENTES, MAS A GUERRA É A MESMA

Enquanto Moisés estava com Arão e Ur em cima do monte, Josué e o exército lutavam contra os Amalequitas lá embaixo. E eu aprendo que no reino de Deus estamos em posições diferentes, lugares diferentes, temos habilidades diferentes uns dos outros, você está geograficamente servindo a Deus em um endereço diferente do meu, mas lutamos a mesma guerra. Participamos da mesma batalha contra o mal, contra o mundo e contra os principados e potestades. Assim como quem está em cima não é maior do que quem está embaixo e vice versa, o pastor, quem ocupa algum cargo eclesiástico ou alguma função de maior responsabilidade também não é maior ou mais importante do que alguém que ocupe uma outra função no reino de Deus. Estamos em posições diferentes, mas não lutamos uns contra os outros, mas sim contra o maligno.

6.. NEM AJUDA DE MAIS E NEM AJUDA DE MENOS.

Arão e Ur eram suficientes, não havia nem ajuda de mais e nem ajuda de menos. Em nossa vida Deus faz assim: Não envia ajuda de mais para não atrapalhar e não envia ajuda de menos a ponto de te desamparar. Ajuda de mais nos deixa acomodados, e impede o nosso crescimento já que tem muita gente fazendo tudo por nós. E ajuda de menos nos fará cansar na batalha até desistirmos. Deus não envia sobrando (pra não haver desperdício e acomodação) e nem envia faltando (pra não haver desamparo e escassez). Deus sabe que porção do pão ele pode enviar na nossa direção. 

7.. SABER PORQUE ESTÁ PERDENDO É SUPER IMPORTANTE.

Moisés sabia porque estava perdendo. Ele sabia o porque da perda. Ele sabia que a perda era fruto das mãos dele que abaixavam na batalha. Saber porque está perdendo é super importante pra reverter várias situações embaraçosas na nossa vida. Moisés sabia que o insucesso era fruto das mãos dele e não das mãos dos outros que abaixavam. Muitas são as vezes que perdemos por nossas mãos, e não a de Deus e não as mãos das pessoas que baixaram. Muitos baixam as mãos da oração, baixam as mãos da santidade, da consagração, baixam as mãos da FÉ e ainda questionam a Deus porque estão perdendo.

8..TEM PESSOAS QUE DEPENDEM DA SUAS MÃOS ESTENDIDAS PRA VENCER.

Assim como foi aqui nesta passagem, assim também acontece na vida. O povo que estava embaixo dependia, contava com as mãos de Moisés estendidas. Tem pessoas que estão perdendo porque você abaixou as mãos. Tem pessoas dependendo da sua visita, da sua oração e da sua permanencia na presença de Deus. Seus filhos precisam de você de pé na presença do Senhor. Já vi a vida de muitos filhos biológicos e filhos espirituais ficar debaixo de escombros espirituais por causa do desvio dos pais. Tem pessoas dentro e fora da sua família que dependem da sua permanência para permanecer. Dependem da suas mãos levantadas pra vencer. Não pare em nome de Jesus.

9.. É SUBIR PRA SOMAR E NÃO PRA OLHAR E CRITICAR.

Não adianta estar presente e não ser presente. Não adianta estar presente e não vestir a camisa do Reino de Deus. Na obra de Deus somos invencíveis somando e não criticando. Não adianta nada subir e não se envolver. Sempre haverá uma área do Reino de Deus esperando por você. Ajude quem está plantando, ajude da forma que Deus colocar no seu coração. E aprenda a subir e não desistir porque estão criticando o que você está fazendo pra Deus. Que Deus coloque ao seu lado pessoas como Arão e Ur pra somar contigo sem criticar destrutivamente. 

10.. PERCEBA QUANDO SUA CAPACIDADE TE IMPEDE DE FAZER SOZINHO.

Não é demérito, vergonha pedir ajuda. Moisés, um homem que tinha uma profunda experiência com Deus, viu mar se abrir e vários outros milagres acontecerem, mas aqui ele reconheceu que precisava da ajuda de Arão Ur, Josué e o povo. Deus vai sempre enviar alguém para estar conosco em nossas lutas. Não deixe o orgulho falar mais alto. Não se ache auto o suficiente demais. Apenas permita que alguém some força contigo e te ajude a vencer. Ou, se alguém faz algo melhor que você em alguma determinada área, apenas reconheça porque quando chegar a sua vez Deus usará alguém também para te reconhecer.

11.. DESERTO COM LUTA.

Como se já não bastasse o deserto, o povo de Israel ainda tinha que enfrentar inimigos mortais como os amalequitas. Às vezes, além de estarmos enfrentando um deserto, ainda temos que conviver com os ataques da oposição por parte de pessoas e ações malignas que se levantam contra nós. Deserto fala de escassez de recursos, escassez de mão amiga pra ajudar. Quando isso acontece, Deus quer nos trazer à memória de que ele está conosco até no deserto com oposição. Nesta hora eu me lembro quando os discípulos pediram pra Jesus despedir a multidão porque (segundo o parecer dos discípulos) a multidão estava em um deserto. Mas o que eu acho lindo é a fala de Jesus que diz na mesma hora: eles não estão em um deserto, eles estão comigo. Quem está em Cristo não está no deserto, está com Cristo. Enquanto Cristo estiver conosco, não estaremos num deserto com luta,  estaremos com Cristo. Quem está com Cristo, está bem acompanhado.

12.. SEJA SELETIVO QUANDO FOR CONTAR COM ALGUÉM.

Moisés foi bem claro quando disse pra Josué escolher homens pra sair à peleja. Se Moisés disse que Josué deveria escolher, então, já que se trata de uma escolha, não pode ser qualquer um. Seja seletivo quando o assunto for pedir ajuda pra enfrentar uma batalha, uma crise. Dependendo de quem vai se aproximar pra te ajudar e os conselhos que esta pessoa vai te dar, pode piorar a situação. Deus mandou Gideão selecionar, e no final do ficaram 300 homens. Se não for pra vigiar contigo, orar contigo não serve, não adianta. Que Deus coloque pessoas abençoadas para te ajudar no dia mal.


4 respostas para “MOISÉS, ARÃO E UR. 12 Lições ”

  1. iste esse ea voluptatem consectetur voluptatem laborum ad et maxime provident veniam officia odio omnis voluptas necessitatibus. autem qui nihil ipsum omnis ratione commodi molestias ut dolorem iusto. molestias voluptatem soluta animi harum aperiam amet ut tempore quis expedita deserunt tempora qui ex fuga.

  2. Q estudo lindo ,amo aprender. Mas dá palavra de Deus, essa mensagem me edifica mt ,senpre cito em casa pra família e hj pude entender melhor ,obrigada por essa ms.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *