
O estudo bíblico “Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições”, é baseado em Lucas 9:10-17 e João 6:1-15. Esta é a primeira multiplicação de pães e peixes realizada por Jesus. Houve uma segunda multiplicação de pães e peixes relatada por Mateus e Marcos. De acordo com Lucas 9:10, com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus deu graças a Deus e em seguida houve uma grande multiplicação. Cerca de cinco mil homens saciaram a fome e ainda sobraram doze cestos de pães e peixes.
Espero que o estudo bíblico “Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições”, fale muito ao seu coração.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições:O TEU DESERTO SERÁ PALCO DE MILAGRES.
De acordo com Lucas 9:12 o lugar era deserto e o povo estava faminto. Porém, nem mesmo o deserto foi impedimento para a realização dos milagres de Jesus. Isso nos ensina que o deserto não pode impedir o agir de Deus em nossas vidas. Aquiete o seu coração, pois, deserto é lugar de passagem e não o seu destino final. Ainda que você não entenda, os desertos da vida não são compreendidos na entrada, e sim na saída. Ao sair, entendemos que tudo não passou de um plano bem montado por Deus para nos abençoar, fazer crescer e nos ensinar a depender mais dele do que das pessoas. Então, fique firme, pois Deus transforma desertos em mananciais, creia!
2ª Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições: A BÊNÇÃO OU O ABENÇOADOR?
Vale destacar que grande parte da multidão seguia Jesus por causa do pão, peixe e milagres que ele realizava. A multidão estava interessada em comer pão de graça ao invés de se alimentar do pão da Graça. Conforme João 6:26, Jesus reforça essa ideia ao dizer que “o povo estava com ele, não porque entenderam os sinais, mas porque Ele os alimentava. Com isso, não temos dúvidas que Deus pode nos abençoar em todas as áreas de nossa vida, porém, o nosso relacionamento com Deus não se baseia em interesses pessoais. Então, que a nossa aproximação não seja baseada em segundas intenções, e sim por amor ao Senhor, pois aquilo que Deus é, com certeza é mais importante do que ele faz.
3ª Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições: JESUS TE QUER PERTO DELE.
Em vez de despedir a multidão faminta e enferma, Jesus acolheu. Nem os discípulos pedindo, Jesus mandou a multidão embora para casa. Enquanto a única solução dos discípulos era despedir a multidão, Jesus, para mantê-la por perto, estava disposto a realizar o sobrenatural. Isso nos ensina que para nos manter-nos em sua presença, Jesus fará o que for preciso. Então, não deixe de fazer a sua parte, não se entregue pela metade ao Jesus que se entregou por inteiro. Ainda que as circunstâncias tentem te afastar de Jesus, Ele se recusa a te deixar sozinho. Ele te ama demais para te abandonar neste deserto.
3 LIÇÕES SOBRE A ATITUDE DO RAPAZ:
4ª. 1 UM CORAÇÃO GENEROSO.
Antes de mais nada, vale a pena destacar que João é o único dos quatro evangelistas que narra a atitude deste rapaz no capítulo 6.9. O proprietário dos cinco pães e dois peixes poderia egoistamente esconder os pães e peixes e ficar no anonimato, mas preferiu abrir mão do seu almoço para ajudar uma multidão de pessoas. Que o Espírito Santo nos motive a abrir os nossos recursos para abençoar vidas. Com certeza, muitos no lugar daquele jovem teria escondido o alimento, afinal, ele era um dos poucos preparados para ficar mais tempo ao lado de Jesus. Isso nos ensina que se fecharmos as mãos a quantidade de pães e peixes continua a mesma, mas quando abrimos o nosso coração Deus multiplica tudo.
5ª.2 PREPARADO PARA FICAR AO LADO DE JESUS O TEMPO QUE FOR PRECISO.
Pela quantidade de alimento que havia na mochila daquele jovem, com certeza ele estava preparado para permanecer ao lado de Jesus. Saiba que o nosso preparo para estar ao lado de Jesus nos desertos da vida, vem do alimento que buscamos na palavra. Quem não armazena a palavra na “mochila” morre no deserto. Então, prepare-se para estar com Jesus.
6ª. 3 MAIS DISPOSTO A DAR DO QUE RECEBER.
O jovem já tinha o alimento, esta é a prova de que ele não estava ali por causa de pão material, e sim por causa do alimento espiritual servido por Jesus. Seu objetivo não era só ofertar o que ele tinha na mochila, mas ofertar o seu coração. Atualmente, muitos pregam um “evangelho” de ganho onde a busca pelo “ter” é maior do o “ser”. Porém o evangelho de Jesus não trata sobre o que estamos dispostos a ganhar, e sim perder. Jesus disse que a renúncia, a perda faz parte daquele que deseja segui-lo e tomar a sua cruz. Então, estaja disposto a servir Jesus com tudo que você tem.
7ª 4. O MILAGRE COMEÇOU PELO MENOR.
Jesus não realizou o milagre a partir do que seus discípulos tinham em mãos, e sim o que estava na mochila de um jovem. Perceba que a solução não começou a partir dos discípulos que, naquela ocasião, eram os mais chegados. Isso nos ensina que humildade é requisito básico para alguém ser usado por Deus. Tenho a leve impressão que, se o alimento fosse doado por algum dos discípulos, havia disputa entre eles. Algum deles poderia bater no peito e dizer: “viu, o milagre só aconteceu porque eu ajudei”. Graças a Deus que usa os menores, afinal, só é usado pelo grande Deus quem é pequeno.
8ª COMECE COM POUCO MESMO.
Deus é especialista em multiplicar o pouco que temos em nossas mãos. Com DEUS, você não precisa contar com todos os recursos humanos. Se você se encontra com poucas forças para orar, comece orando assim mesmo. Deus é capaz de transformar um pequeno apetite pela oração em um grande fervor pela mesma. Uma pequena fé alimentada pela palavra, transforma-se em uma fé valente e inabalável. Então, ponha nas mãos de Jesus, pois, ele transforma o pouco em muito.
9ª NAS MÃOS DE DEUS EM E MINHAS MÃOS.
Enquanto os pães e peixes estavam nas mãos dos discípulos, a situação continuava a mesma. Com cinco pães e dois peixes em mãos, o máximo que os discípulos conseguiriam era alimentar 5 pessoas, mas nas mãos de Jesus uma multidão de aproximadamente doze mil pessoas (contando homens, mulheres e crianças), foram alimentadas. Isso nos ensina que vale a pena entregar tudo nas mãos de Deus. Então, pare de se preocupar com aquilo que você já entregou nas mãos de Deus. Entregue nas mãos de Deus e tenha fé para não pegar de volta.
10ª DÊ AOS OUTROS O QUE JESUS TE DEU.
Jesus deu o pão para os discípulos e os discípulos deram pão para a multidão. Isso nos ensina que devemos dar às pessoas aquilo que Cristo nos deu. Ele nos deu perdão, então perdoe; nos amou, então ame a Deus e o seu próximo; o Senhor nos abençoou com a porta de emprego, então seja generoso com a obra. Seja a continuação do Reino que Jesus plantou dentro de você e dê ao seu cônjuge, filhos, amigos e irmãos em Cristo, tudo aquilo que Jesus te deu.
Espero que o estudo bíblico “Multiplicação de Pães e Peixes.10 Lições”, tenha lhe ajudado.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.