MURALHAS DE JERICÓ. (10 Lições)

Josué 6:20 “Então os sacerdotes tocaram as cornetas. O povo gritou com toda a força, e a muralha caiu.”

Hebreus 11:30 “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.”

E eu separei 10 lições sobre esta passagem emblemática do antigo testamento que trata da primeira cidade a ser conquistada e está registrada em Josué capítulo 6. 

Leia a passagem e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1…DEUS SABE QUE É DIFÍCIL, MAS ELE QUER TE VER TENTANDO.

DEUS ordenou  o seu povo para que durante 6 dias dessem uma volta por dia rodeando a cidade. E no 7⁰ e último dia, Deus disse que o povo deveria rodear a cidade 7 vezes.

Parem pra pensar um pouco aqui comigo e Imaginem a dificuldade que Josué e todo o povo tiveram pra dar essas 13 voltas em volta de Jericó… Crianças, idosos, gestantes, todo povo caminhando quilômetros pra cumprir o que Deus tinha ordenado. UMA TAREFA NADA FÁCIL.

DEUS SABE QUE É DIFÍCIL, MAS ELE SÓ QUER TE VER TENTANDO fazer a vontade dele pra sua vida. Analisando toda dificuldade que o povo tinha pra dar aquelas voltas ,com certeza DEUS cooperou com eles multiplicando a força do povo. 

Não pare, não desista. Vai rodeando esta muralha. Deus está contemplando seu esforço, sua perseverança e sua indesistência. A caminhada não é fácil pra ninguém, mas Deus se alegra ao te ver tentando ao invés de desistir. 

2…O GRITO FICA PARA O FINAL.

O silêncio movimenta as coisas.

Em Josué 6:10 diz que “Josué tinha dado ordem ao povo para não gritar, nem fazer barulho até que ele mandasse.”

O silêncio também é movimento. O silêncio além de ser a melhor resposta, também responde até aquilo que não foi perguntado. O silêncio é sinal de sabedoria. Quem almeja precisa derrubar muralhas, não pode abrir mão da arma poderosa do silêncio na batalha. Não sai por aí contando a estratégia, o sonho ou o projeto que Deus te deu pra todo mundo. Quando as muralhas caírem todos verão e ouvirão a respeito do que Deus fez em sua vida. Há tempo de falar e tempo de falar. Não faça alarde, deixe pra dar o brado no final.

3… NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA.

No versículo 3 do capítulo 6 Deus disse pra 

Josué juntar “todos os homens de guerra, pra rodear a cidade,” Homens  de guerra aponta para a guerra do cristão.  A vida cristã envolve desafios e conflitos. Nossos inimigos lutam constantemente contra tentando nos impedir de tomar posse de nossa herança em Jesus Cristo. O mundo luta contra nós, a carne luta contra nós, e o maligno luta contra nós. Contra estes três inimigos, não tem como vencer sem lutar. Não tem como receber a coroa sem batalhar.

Em Gênesis 3:15, Deus declarou guerra contra o maligno e, na cruz, Jesus conquistou a nossa Vitória. Não elimine o aspecto de batalha da fé em Cristo. Estamos em guerra porque estamos a caminho da terra prometida. A única paz que estamos é com o SENHOR Jesus, mas contra a carne ,o mundo e o maligno, estamos em guerra.

4… OS PLANOS DE DEUS SEMPRE DÃO CERTO.

A estratégia que Deus deu a Josué era incomum e inconcebível aos olhos de muita gente. Pra muitos, aquela estratégia não tinha nada a ver com nada.

Se Josué tivesse reunido os seus conselheiros militares dele, com certeza nenhum deles teria engendrado este plano: dar 7 voltas em volta da cidade e na sétima volta dar mais sete voltas.

Irmãos, pra muitos isso era loucura. Pra muitos, este plano faria sentido se Deus ordenasse o uso de arma, escada, flechas, mas dar volta? Tocar buzina? Gritar? Porém, pra nós que cremos em Deus sabemos que podemos nos debruçar sobre a estratégia do céu para sua vida.

Faça como Josué que seguiu à risca o plano de Deus para o povo, deixe quem quiser duvidar, faça a sua parte.

Parece estranho, mas mantenha-se longe da aparência do mal. Parece estranho pra muitos confiar, mas confie. No final você será honrado (a) por obedecer até o final da história. Deus se agrada quando também obedecemos a estratégia DELE até quando não entendemos. E foi o que aconteceu, Josué e o povo obedeceu, e no final as muralhas foram abaladas e caíram para Glória de Deus. E o povo saiu mais que vencedor porque obedeceu. Siga firme conforme as suas forças, Deus tem uma estratégia que ninguém vai dar nada por ela, mas que fará toda diferença na sua vida. Eu não sei o que você tem que obedecer para que as muralhas caiam, mas você sabe.

5…VOCÊ ESTÁ LUTANDO EM VITÓRIA E NÃO PELA VITÓRIA.

Assim como Deus já tinha decretado a Vitória de Israel em Josué capítulo 1 .5, nós, em Cristo, não lutamos pela Vitória, mas sim já somos mais que vencedores em todas as batalhas da vida. Lutamos em Vitória. Estamos numa posição de vitória garantida, o nosso Cristo venceu o maligno não só no deserto, mas também durante seu ministério aqui na Terra, na cruz e em sua ressurreição.

A PALAVRA JÁ FOI LIBERADA.

Mais cedo ou mais tarde as muralhas cairão, porque a Vitória tem dono.

6… O QUE PARECE QUE NÃO VAI CAIR, CAI.

Com um muro de aproximadamente 10 metros de altura, 6 de largura e quase 40 mil metros quadrados, a cidade intransponível de Jericó parece que nunca cairia. E isso serve de exemplo pra nós em que todas as vezes que estivermos passando por situações que parecem intransponíveis. Essa muralha não é maior do que o nosso Deus. Infelizmente, muitos se intimidam , achando que não é possível superar um quadro de impossibilidades. Mas só parece que não é! Como Deus fpi com Josué, ELE quer nos ajudar a vencer também. Se essas muralhas não caírem, Deus nos faz passar por cima.

Como disse o salmista no Salmo 18:29

“Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.”

7…CADA BATALHA EXIGE UMA ESTRATÉGIA DIFERENTE.

Olha que coisa interessante: esta estratégia que Josué usou pra vencer Jericó, nunca mais foi usada pra vencer outras cidades. Sabe porque isso acontece? Primeiro porque cada batalha exige uma estratégia e uma postura diferente de nós. E o segundo motivo é que isso acontece para nunca deixarmos de pedir e consultar Deus sobre os planos dele para nós em cada momento de nossa vida. Jamais deixe de consultar a Deus em oração e propósito, porque cada batalha exige uma estratégia diferente.

8… POR FAVOR NÃO SEJA VOCÊ A MURALHA.

A muralha era de Jericó e não de Josué. O problema não era Josué e o povo, era a muralha. A muralha era grande, porém, maior ainda que a muralha na nossa vida, é a nossa desobediência a Deus. Não Seja sua maior muralha. Não seja seu maior gigante. Sansão tinha muita força e capacidade pra vencer, mas infelizmente ele foi o seu maior inimigo. O maior problema  é quando a muralha se chama AMILTON.

9… A OBEDIÊNCIA DERRUBA MURALHAS.

Josué, em obediência, se preocupou em cumprir minuciosamente tudo o que o Senhor havia determinado para ele e o povo.

Josué sabia que o Senhor se agrada da obediência. Que esta preocupação em agradar o coração de Deus esteja em sua vida a ponto de você se dedicar em obedecer a Deus. A obediência derruba muralhas, tanto as de fora como  as que existem em nosso interior.

10… A NATUREZA DAS ARMAS DO CRENTE NÃO É TERRENA.

2 Coríntios 10:4  “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;”

Nossas muralhas não caem quando lutamos com as armas da terra. De nada adianta lutarmos contra a carne. Você pode até sair “vencedor” de uma discussão. Mas no mundo espiritual, as lutas que vencemos usando as armas da terra, são grandes derrotas.  Quando entendemos que as nossas armas são oração, palavra, consagração,  nossas muralhas se tornam em poeiras diante dos nossos olhos. As armas da nossa milícia não são carnais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima