Nicodemos.10 Lições

O estudo bíblico “Nicodemos.10 Lições”, é baseado na vida de Nicodemos. Ele era “príncipe dos judeus”, membro do grande Sinédrio, conselheiro e homem de autoridade em Jerusalém. Interessado nos assuntos concernentes à salvação da sua alma, Nicodemos teve um encontro com Jesus durante a noite, e recebeu uma grande aula particular sobre o novo Nascimento. Leia a passagem que está escrita no evangelho descrito por João, capítulo 3, e confira o estudo bíblico “Nicodemos.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo

1ª Nicodemos.10 Lições:SABE QUEM É JESUS, MAS NÃO RECONHECE.

Inicialmente, no versículo 2, Nicodemos afirmou saber que Jesus era um Mestre vindo da parte de Deus; pois ninguém podia fazer aqueles sinais, se Deus não estivesse com ele.” Desta forma, está claro que Nicodemos sabia que Jesus era o Messias prometido, mas a dureza de seu o impedia dar o primeiro passo. Infelizmente, a condição de Nicodemos perdura até hoje no coração das pessoas. Mesmo diante de tantas evidências, fatos e sinais, não se dobram à verdade e preferem fazer vista grossa. Porém, quem não aceita o governo de Jesus, acaba se tornando presa fácil para as ideologias, teses e tradições que dominam este século.

2ª Nicodemos.10 Lições: NÃO ADIANTA MELHOR, É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO.

A princípio, nascer de novo não é reformar, mas transformar. É necessário derrubar tudo e fazer de novo. Também não é religião, pois Nicodemos era religioso e membro do Sinésio, mas não tinha nascido da água e do Espírito. Desta maneira, não adianta ser batizado nas águas, pois o velho homem sabe nadar, e não morre afogado. Por isso, Jesus não disse que seria bom Nicodemos nascer de novo, e sim que era necessário. Uma necessidade não pode ser procrastinada. Afinal, podemos entrar no céu sem dinheiro, sem fama, sem cultura, sem amigos e sem influência na sociedade, porém ninguém entrará no céu sem o novo nascimento. Essa restauração gera um novo ser e resgata a nossa imagem e semelhança perdida no Éden. Então, permita a Deus colocar a mão neste vaso de barro e refazer um no ser.

3ª Nicodemos.10 Lições: QUANDO NASCEMOS DO ESPÍRITO, ALGO DO ESPÍRITO NASCE EM NÓS.

Conforme primeira Coríntios 12:3, “ninguém pode afirmar que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Assim, toda obra que Deus faz em nós, é através do Espírito Santo. Nascer do Espírito é ser uma pessoa espiritual, permitindo que o Santo Espírito autentique as obras de Jesus em nossas vidas e nos ajude a colocá-las em prática. Desta forma, assim que permitimos o Novo Nascimento chegar, algo incrível da parte de Deus, através do Espírito Santo, nasce em nós.

A partir de então, temos a mente de Cristo para reprovar o que Deus reprova e deixar entrar o que Deus aprova; as escamas caem, e nasce o profundo desejo de estar somente onde Deus está, afinal, ninguém sai no prejuízo quando mistura sua vida com a vida de DEUS. Então, permita nascer tudo aquilo que o céu direcionou em sua vida e não possua o Espírito Santo, mas seja possuído por ele.

4ª QUE OS OUTROS VÃO PENSAR.

A primeira vista, Nicodemos não queria “sujar” a sua imagem de sábio, estudado e membro do Sinédrio, por isso, Nicodemos foi à Jesus na calada da noite. Porém, após sua conversão, Nicodemos perdeu a timidez e foi capaz de defender Jesus perante o sinédrio e, junto com José de Arimatéia ungiu e sepultou o corpo de Jesus. Isso nos ensina a não se envergonhar do nosso Senhor Jesus, pois quem é convertido à Cristo, não se preocupa com o que os outros vão pensar.

Devemos nos envergonhar ao pecar contra Deus, e não de proclamar a nossa fé no Salvador. De acordo com as palavras de Paulo, em Romanos 1:16, “não devemos nos envergonhar das boas-novas a respeito de Cristo, pois são o poder de Deus em ação para salvar todos os que creem…”. E em 2 Timóteo 1:7, diz que “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. Não sabemos o que as pessoas vão pensar, porém, de uma coisa estou ciente: “aquele que confessar Jesus diante dos homens, Jesus o confessará diante do pai”.

5ª É NA ESCURIDÃO DA VIDA QUE BRILHA A MARAVILHOSA LUZ DE JESUS.

A noite em que Nicodemos teve o encontro com Jesus, é símbolo da escuridão da alma. A escuridão espiritual é capaz de tirar toda vontade de levantar da cama. Da mesma forma que Jesus tirou Nicodemos da penumbra espiritual, só ele pode tirar o homem da escuridão e transformar sua vida. De acordo com Isaías 9:2, “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;…”. Esta maravilhosa Luz é Jesus, por isso, não temos motivos para andar em trevas.

6ª EU QUERO A CONFIGURAÇÃO DE DEUS.

Antes de mais nada, Nicodemos está disposto a “nascer do alto”, permitindo-se entrar no ventre do evangelho e, depois de um processo de gestação, nascer uma nova pessoa para glória de Deus. Desta maneira, o que Deus deseja aflorar em nós, é resultado do perdão e justificação para causar mudança radical em nosso ser. Quem não nasce de novo, está morto em delitos e vencidos pelo pecado. Então, aquele que não deseja ser uma pessoa viva por fora e morta por dentro, deve buscar a configuração de Deus, pois só ele nos conhece de dentro para fora.

7ª PARECE QUE NADA ESTÁ ACONTECENDO.

A princípio, a história do capítulo três não termina com a conversão de Nicodemos, dando a entender que as palavras de Jesus foram em vão. Porém, a história de Nicodemos teve um final feliz. Por duas vezes, o evangelista João, deixou sinais da conversão de Nicodemos. A primeira está no capítulo 7.51, onde Nicodemos defende Jesus perante o sinédrio; e a segunda vez está registrada em João 19.39, na ocasião, Nicodemos e José de Arimatéia, enfrentam o risco de per­der a vida, e tiram o corpo de Cris­to do madeiro, e ungi com unguento caríssimo. Assim como a pregação de Jesus não foi em vão, a nossa também não é. Mesmo que seus conselhos e pregação parecem não surtir efeito, não desista, pois a palavra sempre encontra um meio de fazer alguém nascer de novo. Por isso, Jesus investiu tempo para ganhar uma única alma.

8ª NÃO EXISTE TRABALHO DE PARTO SEM DOR.

Assim como uma mãe sofre com as dores de parto, o novo Nascimento também vem acompanhado de dor. Renúncias, cruz, vontades da carne e liberação de perdão, são as dores de parto que o cristão sente. Porém, da mesma forma que a mãe esquece a dor depois que contempla o rostinho do bebê, o cristão, ao contemplar as maravilhas do céu, esquecerá toda dor que sofreu na terra. Então, que o propósito de uma comunhão inegociável esteja em seu coração, e os valores da palavra em sua mente.

9ª COMO PODE?

No versículo 4, Nicodemos perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho?” A pergunta de Nicodemos é a mesma que muitos fazem ao olhar para suas próprias capacidades. Desta maneira, alguém imagina: “Como pode alguém como eu, oscilante e que pecou tanto na vida, receber o perdão de Deus?” Então, se esta for a sua realidade, olhe para o exemplo de Zaqueu, o publicano; para a mulher pega em adultério e para o inconstante Pedro, assim, verás que em Cristo, você pode todas as coisas.

10ª COMO TERMINA ESTA HISTÓRIA?

Para finalizar o nosso estudo bíblico “Nicodemos.10 Lições”, o capítulo 3 não diz se a história de Nicodemos termina com sua conversão. Mas de acordo com o contexto, Nicodemos se converteu a Cristo, tornando-se em um discípulo exemplar. Que a nossa história de fé tenha um final feliz com Jesus.Espero que tenha gostado do estudo bíblico “Nicodemos.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

1 comentário em “Nicodemos.10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima