NICODEMOS.10 LIÇÕES SOBRE ELE.


Ele era um “príncipe dos judeus”, um membro do grande Sinédrio, um conselheiro e homem de autoridade em Jerusalém que em uma noite foi à procura de Jesus e recebeu uma grande aula particular sobre o novo Nascimento. E eu separei 10 lições sobre ele, Nicodemos, o homem que está interessado nos assuntos concernentes à salvação da sua alma. Leia a passagem que está escrita lá no evangelho descrito por João capítulo 3.

1…SABIA QUEM JESUS ERA, MAS NÃO DAVA O BRAÇO A TORCER.

Nicodemos disse no versículo 2, que sabia que “Jesus era Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém podia fazer aqueles sinais, se Deus não estivesse com ele.”

Nicodemos sabia, mas ao mesmo tempo parecia não querer dar o braço a torcer. E essa não era só a realidade de Nicodemos antes de ir até Jesus, (tanto é que ele diz sabemos), ou seja, esta era a realidade de muitos naquela época e é também a realidade de muitos hoje. Diante de tantas evidências, tantos fatos, tantos sinais, mesmo assim não se dobram à verdade. Muitos preferem fazer vista grossa. Muitos preferem se dobrar à ideologias, teses e tradições do que mergulhar suas vidas nos rios de Deus. 1 Reis 18:21 “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” Ate quando vais ficar em cima do muro?

2…NÃO BUSQUE MELHORAR, BUSQUE NASCER DE NOVO.

Nascer de novo não é reformar, mas sim transformar: (é derrubar tudo e fazer de novo). NÃO é religiosidade (porque Nicodemos era religioso e membro do Sinésio). Não é ser batizado nas águas (porque o velho homem sabe nadar, ele não morre afogado). Não é uma sugestão, é uma ordem. Por isso que Jesus não disse: “Seria bom se vocês nascessem de novo”, mas o que ele disse foi: “Importa-vos nascer de novo“. Essa é pra você anotar aí no seu coração: “Podemos entrar no céu sem dinheiro. Podemos entrar no céu sem fama, sem cultura, sem amigos que te apoiem, sem influência na sociedade, mas ninguém pode entrar no céu sem NASCER DE NOVO. E nascer de novo é ser gerado por Deus para sermos seus filhos e participantes da imagem, semelhança e caráter DELE. É Deus resgatando o que foi perdido no Éden através do seu filho Jesus.  É Deus colocando a mão no barro espiritual e refazendo um novo homem/mulher.

3… QUANDO NASCEMOS DO ESPÍRITO, ALGO DO ESPÍRITO NASCE DENTRO DE NÓS.

Toda obra que Deus tem pra fazer em nós só pode ser feita através do Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3 diz que “ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Até pra reconhecer Jesus como o SENHOR e Salvador da nossa vida é pelo Espírito Santo. E nascer do Espírito é permitir que o Espírito Santo autentique as obras de Jesus em nossas vidas e nos ajude a colocá -las em prática. Quando permitimos o Novo Nascimento chegar, algo incrível da parte de Deus através do Espírito Santo nasce dentro de nós. A partir daí começamos ter a mente de Cristo para reprovar tudo o que Deus reprova e deixar entrar só o que é de Deus pra nossas vidas. As escamas caem, e nós so queremos estar onde Deus está. 

Ninguém sai no prejuízo quando mistura sua vida com a vida de DEUS. Deixe nascer tudo aquilo que o céu direcionou em sua vida pra revolucionar tudo ora melhor. Não possua o Espírito Santo, mas permita ser possuído (a) por ele.

4…O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR.

Não querendo “sujar” a sua imagem de sábio, estudado e membro do Sinedrio, Nicodemos aproveitou que estava de noite pra ir se encontrar com JESUS. Esse é o Nicodemos antes da conversão. Porque depois de convertido, ele defendeu Jesus perante o sinedrio, não ligou para o que os outros iam pensar e ainda se juntou com José de arimateia para ungir e sepultar o corpo de Jesus. Nao se preocupe com que os outros vão pensar. Sinta vergonha de pecar, e não de proclamar sua FÉ no Salvador Jesus. Romanos 1:16 diz:

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” E 2 Timóteo 1:7 diz também:

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

O que os outros vão pensar eu não sei, mas sei que aquele que confessar Jesus diante doa homens, Jesus o confessará diante do pai.

5… É NA ESCURIDÃO DA VIDA QUE BRILHA A MARAVILHOSA LUZ DE JESUS.

Podemos por inferência entender que esta noite também significa a escuridão da alma. A pior coisa que tem é a escuridão da alma. Ela é capaz de tirar todas a nossa vontade de levantar da cama. Ela tira todas as nossas esperanças. Só Jesus pra tirar o Nicodemos daquela escuridão e transformar tudo pra melhor trazendo ele pra sua maravilhosa Luz. A bíblia diz lá em Isaías 9:2 que ►”O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz.” Jesus é a luz, a palavra é a luz e nós não temos motivos para não andarmos na luz.

6… EU QUERO A VERSÃO QUE DEUS TEM PRA MIM.

A versão que Deus quer aflorar em nós, é resultado do perdão e justificação que ele nos deu e que causam mudança total em nós. E é isso que Nicodemos está disposto a buscar. Nascer de novo significa “nascer do alto”, nascer de Deus. É se permitir entrar no ventre do evangelho, e depois de um processo de gestação nascer uma nova pessoa para glória de Deus. 

Se não nascermos de novo, estamos mortos em delitos e vencidos pelo pecado. 

Se não nascermos de novo somos incapazes de agradar a Deus. Então já que eu não quero ser um vivo morto espiritual, e muito menos desagradar a Deus,  eu vou em busca da mudança, eu vou em busca do que Deus tem pra mim.

7… SÓ PARECE QUE NADA ESTÁ ACONTECENDO, SÓ PARECE.

A história do capítulo três não termina com a conversão de Nicodemos. Parece que as palavras de Jesus foram em vão. Mas pra nossa surpresa, em dois capítulos à frente e distintos, Nicodemos dá sinal de que aquela pregação de Jesus não foi em vão. No capítulo 7.51 de João, Nicodemos aparece defendendo Jesus perante o sinédrio. E no capítulo 19.39 de João, Nicodemos aparece com José de Arimatéia, enfrentando o risco de per­der a própria vida, tirarando o corpo de Cris­to do madeiro, ungindo com ungüento caríssimo e o sepultando. Tem hora que seus conselhos parecem em vão. Tem hora que a ministração da palavra parece em vão. Há momentos em que toda nossa ajuda parece em vão. Mas não desista, a palavra sempre encontra; a palavra sempre encontra um meio de fazer alguém nascer de novo. E detalhe, alguém pode pensar: “ah, mas é só uma pessoa.” Mas mesmo assim Jesus investiu tempo e palavra na vida de Nicodemos. 

8…NÃO EXISTE TRABALHO DE PARTO SEM DOR.

E também não existe novo Nascimento sem dor. Quero dizer com isso que há um preço a pagar, há renúncias a fazer, há uma cruz pra carregar, perdão pra liberar e vontades que precisam morrer. Nascer de novo dói, assim como uma mãe dando a luz a um filho, mas o resultado depois da dor, é indescritível. Quando a mãe contempla o rostinho da criança, ela esquece toda dor. Coloque este propósito no seu coração: ” a minha adoração será inegociável. A minha obediência a Deus será inegociável. Os valores da palavra de Deus em minha vida serão negociáveis.” Dói porque Deus está dando luz a um novo Nascimento. 

9…COMO PODE?

No versículo 4, Nicodemos faz a seguinte pergunta pra Jesus: “Como pode um homem nascer, sendo velho?” Ao olhar pra suas próprias capacidades, muitas pessoas fazem essa pergunta pra Jesus hoje dizendo: “Como pode alguém oscilante, inconstante como eu nascer de novo?” Como pode alguém que pecou tanto como eu nascer de novo?” Como pode alguém como eu nascer de novo se por várias vezes tentei se firmar nos teus caminhos e não consegui. Se essa for sua realidade hoje, olha para o Zaqueu publicano. Olha pra mulher adúltera. Olha para a vida do insistente Pedro. Aproveite e olhe para Lucas 1.37 “para Deus nada é impossível”

10..COMO TERMINA ESTA HISTÓRIA?

O capítulo 3 não diz se a história de Nicodemos termina com sua conversão.

Mas João faz questão de citar no capítulo 19.39 que Nicodemos havia levado cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés na preparação do sepultamento do corpo de Jesus. Só que agora de dia e não a noite como da primeira vez. 

Além disso, tem aquele episódio do capítulo 7.51 de João, onde Nicodemos aparece defendendo Jesus perante o sinédrio.

Mesmo Nicodemos não confessando abertamente a fé em Cristo, as atitudes dele mostram pelo menos um processo de conversão. Que a nossa história de fé tenha um final feliz com Jesus. Que um dia Jesus vença tudo aquilo que te atrapalha de servir a Deus como SENHOR e Salvador da sua vida. Deus tem um final feliz pra todos nós.

NICODEMOS.10 LIÇÕES SOBRE ELE.


Uma resposta para “NICODEMOS.10 LIÇÕES SOBRE ELE.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *