O CEGO DE BETSAIDA. 10 lições


Jesus retirou um cego da cidade usando um método nada comum, e em seguida Jesus cura o cego de Betsaida em duas etapas. Pra muitos ele deveria usar o método mais convencional, mas por que Jesus curou aquele cego em duas etapas? E eu separei 10 lições sobre o cego de betsaida. Leia a passagem que está escrita lá em Marcos 8.22 em diante e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1… TEM AMBIENTES QUE TE IMPEDEM DE RECEBER A BÊNÇÃO.

Marcos 8.23 diz que Jesus pegou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia de Betsaida, e o curou do lado de fora. E no versículo 26 Jesus disse a ele: “Não entres mais na aldeia.” O ambiente daquela aldeia não tinha nada mais a ver com a nova vida daquele homem. E eu aprendo que jamais seremos curados em ambientes que nos adoecem espiritualmente. Por isso que Jesus nos pega pela mão e nos ajuda a sair deste ambiente adoecedor. Jamais volte para o ambiente que é sinônimo de dor, sofrimento e desprezo. Quem teve a visão restaurada, não volta, não retrocede, não caminha para trás. O milagre que Jesus fez em sua vida não deve explicações para sua antiga aldeia. É melhor mudar de aldeia do que morrer cego.

2…CALMA, É POR ETAPAS. 

Jesus não cura aquele homem de imediato para ensinar aos discípulos que a fé e a compreensão que eles tinham acerca da pessoa e ministério de Jesus, seria uma FÉ progressiva em etapas. Conosco também não é diferente. Estamos na mesma situação dos discípulos, compreendendo cada vez mais a obra de Jesus em nossas vidas. A salvação de nossas vidas. Assim como aquele cego não enxergou de primeira, nós também não compreendemos todos os mistérios de Deus e o seu plano para nossa vida. Mas a cada dia que passamos na presença de Jesus observando a palavra pra fazer a sua vontade, mais nítida vai ficando a nossa visão. A verdade espiritual nem sempre é compreendida claramente à primeira vista.

3… PESSOAS NÃO SÃO ÁRVORES.

No versículo 24 aquele homem diz as seguintes palavras: “Vejo os homens como árvores.” Essa visão indicou que o milagre ainda não estava completo. A visão daquele homem ainda estava míope. Ver pessoas como árvores indicava ausência de uma cura total e completa. Por isso que Jesus não parou enquanto o cego não viu pessoas como pessoas. Ver pessoas como objeto, como coisas é uma tendência do secularismo, mundanismo e culturalismo em nossos dias. Isso mostra que o inimigo cegou o entendimento para que as pessoas não vejam o valor do próximo e quão valor elas têm pra DEUS. Nossa comunhão com o próximo está atrelada à nossa comunhão com Deus. Quem não ama a Deus não consegue sentir a dor de ninguém. Estão coisificando pessoas, mas quem tem Deus, vê as pessoas como Jesus as vê. 

4…UM MILAGRE COM TOM DE EXCLUSIVIDADE.

De todos os 35 milagres que Jesus realizou, somente este foi em dois momentos, em duas fases. Não que Jesus não fosse capaz de realizar instantaneamente o milagre, mas sim porque Jesus queria dar um tom de exclusividade ao milagre. E eu aprendo que não é que está demorando, Jesus quer fazer algo único na sua vida. Creia que você verá coisas do céu acontecendo em sua vida que ninguém viu ou imaginou que seria possível. Continue no lugar certo. Continue no centro da vontade de Deus pra sua vida. E comemore, agradeça e engrandeça a Deus por cada etapa até a conclusão do milagre.

5…O CUSPE É A METODOLOGIA DIFERENTE DO CÉU.

O versículo 23 diz que JESUS cuspiu nos olhos daquele homem. E em João capítulo 9 Jesus cospe no chão e cuspiu no chão  e tendo feito lodo com a saliva, aplicou nos olhos do cego…”

Jesus tem seus métodos, seus segredos e nem tudo precisa ser explicado. Deus quer que entendamos que os métodos, por mais estranhos que sejam, funcionam porque ELE é soberano. Deus tem um método, talvez estranho, improvável, mas mesmo assim ele quer nos ver crendo que dali sairá o nosso milagre. Deus tem várias formas de trabalhar. Pra muitos é saliva, mas pra quem tem fé é colírio do céu. 

6…VISÃO É ALGO QUE PODE SER RECUPERADO, CREIA!

Podemos recuperar a visão.

A boa notícia é que ainda que a visão tenha sido perdida é possível recuperá-la. O cego de Betsaida tinha esperança de Cristo restaurar sua visão. Talvez algum acidente de percurso embaraçou a sua visão, mas creia que nada está perdido. Assim como Jesus segurou nas mãos daquele homem com um guia fiel, ele segura nas suas mãos nesta hora para te tirar desta cidade.

7… DUAS ETAPAS PRA VENCER O IMEDIATISMO.

Deus não trabalha no tempo corrido de Marta, Deus trabalha no tempo de Maria. A modernidade tende a nos deixar imediatistas, mas quer noa ver esperando pela FÉ. Assim que o povo foi tirado do Egito, certamente pensavam que logo chegariam a nova terra pelo caminho mais curto. O povo achava que tudo seria conquistado imediatamente e com rapidez. Esse imediatismo fez com que eles murmurassem no deserto contra Deus. Muitas vezes Deus nos conduz pelo caminho mais longo, e demorado aos nossos olhos, porque quer despertar em nós FÉ e paciência. Não se apresse, não se desespere, permaneça em Deus, ele sabe a hora certa de tudo acontecer em nossas vidas. 

8… UMA, DUAS VEZES. JESUS NÃO DESISTE.

Foram necessárias duas tentativas para que aquele homem fosse curado. E é interessante que Jesus não desiste. Jesus não vai parar enquanto não curar a visão. Pode ser a sua visão ou a visão de um ente querido ou amigo. A bíblia diz que em todos os casos de cegueira que Jesus se deparou, ele deu vista aos cegos.  Isaías 42:7 ► diz que ele veio “abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere os que habitam em trevas.” Não importa em que cidade esta pessoa esteja, não importa em que grau de cegueira ela está na. Jesus tem vários métodos ,e uma hora um deles decreta a queda das escamas dos olhos.

9… DECIDA TER UMA VISÃO PLENA E NÃO SE ACOMODE COM A VISÃO MIOPE.

Repare que o próprio Jesus não se conformou com a visão turva daquele homem. Jesus quer nos ver tomando a decisão pela visão plena e original da pessoa dele. Muitas foram as vezes em que os discípulos de Jesus foram tentados ou induzidos pela multidão a terem uma visão distorcida a respeito do mestre. Conosco também não é diferente. Mas não se conforme. Não se acomode em ter apenas uma visão parcial. Decida hoje ter uma visão plena do Reino e da pessoa de Jesus.

Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A luz entra pelos nossos olhos, mas quem enxerga é a mente.

10… SABEDORIA NÃO É APENAS SABER ONDE NÃO DEVO IR, MAS NÃO SE ESQUECER DE ONDE JESUS ME TIROU.

Uma coisa é estar na aldeia porque é cego, e outra coisa totalmente diferente é querer permanecer lá depois de ser curado. Tenha sabedoria para jamais voltar pra onde Jesus te tirou. Abraão, Moisés nunca mais voltaram de onde Deus os tirou. Pra onde estamos indo é eternamente maior e melhor. Então adeus Egito, adeus vida velha, estou andando em novidade de vida com Deus.


Uma resposta para “O CEGO DE BETSAIDA. 10 lições”

  1. Parabéns! O seu comentario foi muito valioso para eu compreender essa cura em duas etapas.
    Aprendir que pessoas não são coisas por isso aquele homem precisava vê pessoas.

    foram muitos aprendizados com o seu texto explicativo
    obrigada
    Arlete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *