O Centurião Romano.10 Lições

O Centurião Romano.10 Lições

O estudo bíblico “O Centurião Romano.10 Lições”, é baseado em Lucas 7. Na ocasião, o centurião romano, que era uma pessoa de autoridade, reconheceu que Jesus é a autoridade suprema, e uma palavra de Jesus, era suficiente para curar o seu servo. Na ocasião, Jesus ficou admirado e disse: “jamais vi fé como esta em Israel!”. E, quando os amigos do oficial voltaram para a casa dele, encontraram o escravo em perfeita saúde.

Espero que o estudo bíblico “O Centurião Romano.10 Lições”, enriqueça sua pregação e estudo.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª O Centurião Romano.10 Lições: ENTRE NA DIMENSÃO DA PALAVRA.

De acordo com o versículo 7, o centurião romano disse que “Bastava uma palavra de Jesus para seu servo ser curado”. O centurião sabia que somente uma palavra de Jesus faria toda diferença. Assim como no princípio, Deus criou todas as coisas através de uma palavra, Jesus, o Deus todo poderoso, é identificado com o mesmo poder do Pai. Deus disse “haja” e tudo aconteceu. Por ser amigo dos judeus, o centurião sabia da história da criação. Isso nos ensina que apenas uma palavra da parte de Deus muda todo cenário caótico. Então, tenha esta certeza no seu coração em relação a Deus a quem você serve, e entre na dimensão da palavra.

2ª O Centurião Romano.10 Lições: RECONHECE E SE SUBMETE À AUTORIDADE DE JESUS.

Uma coisa é reconhecer, e outra totalmente diferente é se submeter. Muitos reconhecem a autoridade de Jesus, mas não se submetem. O centurião reconheceu e se submeteu à autoridade de Jesus. Muitos naquela época não fizeram o mesmo. Então, receba nesta hora a força que você precisa para se submeter ao governo de Jesus sobre sua vida. Afinal,conhecimento se sujeição não funciona na vida do cristão.

3ª O Centurião Romano.10 Lições: FÉ PARA SE COLOCAR NO LUGAR DO PRÓXIMO.

O centurião romano se colocou no lugar do próximo. Por isso, Jesus disse que nem em Israel havia tanta fé. O amor é a base da oração. Quando orar por alguém, misture a sua fé com o amor, pois só assim conseguiremos nos colocar no lugar do próximo. E quando você se coloca no lugar de alguém, isso toca o coração de Deus.

4ª EU NÃO SOU DIGNO DE ESTAR DEBAIXO DO MESMO TETO DE JESUS.

O centurião romano não se achou digno de receber Jesus em sua casa. Então, não se julgue digno de estar onde Jesus está, pois é tudo pela graça. O centurião romano não estava errado em pensar assim, afinal, não somos dignos de receber a presença de Deus e nada que venha de suas mãos. Ao reconhecer que não era digno, o centurião romano nos deu uma aula de humildade. Seja humilde, pois, mesmo não merecendo, Jesus nos amou, nos salvou e nos levará para O CÉU.

5ª CENTURIÃO, O PLANTADOR DE SEMENTES.

De acordo com Lucas 7:4 e 5, “os líderes judeus suplicaram insistentemente que Jesus socorresse o centurião romano, pois ele amava o povo judeu e até nos uma sinagoga para o povo”. Antes de Jesus chegar, o centurião romano, ajudou os judeus, com isso, ele plantou sementes em Cafarnaum. A princípio, a sinagoga que Jesus usou em Cafarnaum, pode ser a mesma construída pelo centurião. Graças a semente que o Centurião plantou, fomos enriquecidos pelos ensinamentos que Jesus fez dentro desta Sinagoga. De acordo com Gênesis 12, “Deus a Abrão que abençoará quem o abençoasse e amaldiçoarei os que o amaldiçoassem”. Então, plante no território fértil da palavra e colha os milagres.

6ª SERVIÇO OU SER VISTO?

Segundo o versículo 5, os judeus deram testemunho do centurião, dizendo que o centurião romano “amava a nação de Israel e ele mesmo tinha edificado a sinagoga.” Isso nos ensina que devemos fazer por amor. O centurião romano não fez para ser visto, pois ele não bateu no peito e gritou aos quatro cantos da terra que havia feito uma sinagoga para os judeus. Um outro ponto importante é que ele não fez para receber algo em troca. Não se tratava de status ou auto promoção. Não se tratava de “ser visto”, e sim de serviço. De acordo com o texto, sua motivação era o amor. Que esta seja a nossa motivação, afinal, quem faz porque ama não espera reconhecimento das pessoas.

7ª NÃO SE APOIOU EM SUA PRÓPRIA AUTORIDADE.

Mesmo sendo uma autoridade Romana, o centurião não ordenou a Jesus para que fizesse o milagre, mas reconheceu a autoridade suprema de Jesus e colheu o milagre. Ele não mandou, ele suplicou. Não foi uma ordem, mas um ato de fé. Isso nos ensina que não temos autoridade para determinar ou exigir que Deus realize o milagre. Em nossos dias, há muitos ensinos heréticos ensinando o povo de Deus a exigir milagre. Nós somos servos e não senhores do Deus ALTÍSSIMO.

8ª O CENTURIÃO NÃO ESTÁ PEDINDO NADA PARA ELE.

Além de ser um homem de FÉ, uma outra característica chamou a atenção de Jesus: a capacidade do centurião em se colocar no lugar do próximo. Este valor está cada vez mais raro no mundo egoísta como o nosso. Cada um busca o que é propriamente seu, sem ao menos se importar com o próximo. Para muitos, era apenas um criado enfermo, mas para o centurião romano era o próximo. Então, não seja contaminado pela cultura do cancelamento. Jamais cancele ajuda a quem precisa. Quando o assunto for colocar-se no lugar de alguém, não seja frio.

9ª A FARDA E O CARGO TRANSFORMAM.

O centurião romano não deixou se contaminar pela farda, mas continuou na humildade. Ele amava o povo de Deus e se compadecia de seu servo. Então, jamais permita que o cargo, a farda, o bom emprego, os bens e o dinheiro te transformem em uma pior. Pelo contrário, quanto mais Deus te exaltar e te abençoar, desça. Haja como um cristão para com as pessoas. Se for para mudar, mude para melhor.

10ª UMA FÉ INCRÍVEL.

O centurião romano, diferente de Tomé, não precisou ver para depois crer. Primeiramente ele creu e depois viu o milagre acontecer. Ele acreditou que Jesus podia curar à distância e que uma palavra de Jesus muda tudo. E as únicas duas vezes que Jesus destacou a grandeza da fé de alguém, foi na passagem do centurião romano e da mulher sírio-fenícia. Então, que a sua FÉ seja inabalável diante das tempestades. Que nada te intimide a não clamar por você ou por alguém. É assim mesmo, não temas, afinal, a fé não torna as coisas fáceis, e sim possíveis. Não é porque temos fé que tudo será fácil.

Espero que tenham gostado do estudo bíblico “O Centurião Romano.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo

5 comentários em “O Centurião Romano.10 Lições”

  1. Francisco Carlos Gomes Dias

    Muito forte essas passagens bíblica ,
    Também reação de Jesus Cristo ele disse IREI AGORA CURÁ-LO…

  2. Mesmo ele sendo comandante de 100 soldados não era orgulhoso pois ao ver o seu criado enfermo teve dificuldade pra solicitar o milagre de Jesus.Clacificacao: Reconhecendo o senhorio do senhor Jesus Cristo.

  3. Alexandre Oliveira Medeiros

    Exemplo de humildade de quem tinha cargo e prestígio reconhecer q havia alguém acima dele e receber de Jesus que não se via tamanha fé maior em Israel, Deus abençoe Pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima