O CENTURIÃO ROMANO. 10 Lições


Ele tem 100 soldados sob seu comando. Quando ele manda “vai!”, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao servo: faça isto, e ele o faz”. Ele é um homem de autoridade, mas reconheceu que Jesus é a autoridade suprema e uma palavra de Jesus já basta. É dele mesmo que estou falando, O CENTURIÃO DE CAFARNAUM. E eu separei 10 lições sobre esta passagem magnífica. Leia a passagem que está em Lucas 7. 1 ao 10 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. O centurião romano. 

1.. ENTRE NA DIMENSÃO DA PALAVRA. 

No versículo 7 o centurião diz as seguintes palavras pra Jesus:  Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. O centurião sabia que não precisava de muita coisa, só uma palavra que Jesus dissesse, faria toda diferença. Irmãos, quando ele diz só uma palavra, é impossível não identificar Jesus com o Deus de Israel que com uma palavra criou todas as coisas. Quando Deus disse, haja, tudo aconteceu. E é isso que o centurião tem em mente, já que ele era amigo dos judeus. Uma palavra da parte de Deus pra sua vida, muda todo cenário caótico. Tenha esta certeza no seu coração em relação ao Deus a quem você serve e entre na dimensão da palavra. 

2.. RECONHECE E SE SUBMETE À AUTORIDADE DE JESUS.

Uma coisa é reconhecer, e outra coisa totalmente diferente é se submeter. Muitos reconhecem a autoridade de Jesus, mas não se submetem. O centurião reconheceu e se submeteu à autoridade de Jesus. Mas muitos naquela época não fizeram o mesmo. Então receba nesta hora a força que você precisa para se submeter ao governo de Jesus sobre sua vida.

3.. FÉ PARA SE COLOCAR NO LUGAR DO PRÓXIMO. 

O centurião se colocou no lugar do próximo. 

Por isso que Jesus falou que nem em Israel ele viu tanta fé assim. A fé dele é grande porque ela é movida pelo amor. O amor é a base da oração. Quando for orar por alguém, misture a sua fé com o amor. Sabe porque? Só assim a gente consegue se colocar no lugar da pessoa. E quando você se coloca no lugar de alguém, isso toca o coração de Deus. 

4… EU NÃO SOU DIGNO DE ESTAR DEBAIXO DO MESMO TETO DE JESUS.

Não se ache digno de estar onde Jesus está. É tudo pela graça. 

O centurião romano não se achou digno de ter Jesus na sua casa. E ele não estava errado em pensar assim. Não somos dignos de receber a presença e nada que vem das mãos de Deus. O centurião é um exemplo de humildade em reconhecer que não era digno. Mesmo não merecendo, Jesus nos amou, nos salvou e nos levará para O CÉU. 

5… CENTURIÃO, O PLANTADOR DE SEMENTES.

O centurião plantou uma semente antes de chegar em Jesus. Sobre ele os judeus falaram que o centurião amava a nação de Israel e havia plantado uma semente que era uma construção de uma sinagoga. E esta Sinagoga foi a mesma que Jesus usou em Cafarnaum. Então, entendemos que graças ao centurião, graças a semente que o Centurião plantou hoje, nós somos enriquecidos por palavras ensinamentos que Jesus fez dentro desta Sinagoga. Gênesis 12 A benção de Gênesis 12 estava sobre o centurião sabe porquê Gênesis 12 diz assim” e abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem em. Plante no território fértil da palavra e colha milagres. 

6… SERVIÇO NÃO É SER VISTO. 

No versículo 5 diz que os judeus deram testemunho do centurião dizendo que o centurião “amava a nação de Israel e ele mesmo tinha edificado a sinagoga.” Por este texto podemos entender que o centurião fazia porque amava. Ele não fez uma sinagoga para os judeus pedindo algo em troca. Ele não fazia por status. Ele não fazia com segundas intenções. Ele não fazia “ser visto”, mas sim serviço. A motivação dele, segundo o texto, era o amor. Que a nossa motivação seja o amor. Quem faz por que ama, não espera reconhecimento das pessoas.

7… NÃO SE APOIOU NA SUA PRÓPRIA AUTORIDADE.

O centurião era uma autoridade Romana. Se fosse outro no lugar dele poderia  chegar ordenado a Jesus para que fizesse o milagre. Mas ele reconheceu a autoridade suprema de Jesus e colheu milagre. Ele não mandou, ele suplicou.  Nenhum de nós tem autoridade pra exigir algo de Deus. Tem ensinos heréticos por aí ensinando o povo de Deus a exigir que Deus faça o milagre. Nós somos servos e não senhores do Deus ALTÍSSIMO. Quem reconhece que Deus é o SENHOR dos senhores diz: “Todavia seja feita a sua vontade.

8… O CENTURIÃO NÃO ESTÁ PEDINDO NADA PRA ELE.

Além da FÉ que o centurião tinha, um outro ponto chamou a atenção de Jesus, a capacidade do centurião em se colocar no lugar de alguém. E este valor está cada vez mais raro em um mundo egoísta como o nosso. Cada um busca o que é propriamente seu, sem se importar com o próximo. Pra muitos era só um criado, mas para o centurião era o próximo. Pra muitos é só um enfermo, mas para o centurião era o próximo. Que não sejamos contaminados pela cultura do cancelamentos. Não seja frio quando o assunto for se colocar no lugar de alguém. 

9… ELE NÃO FOI TRANSFORMADO PELA FARDA E NEM PELO CARGO. 

Ele continuou humilde. Ele amava o povo de Deus e se compadecia de seu servo. Não seja transformado (a) pra pior por causa da posição que você exerce. Pelo cargo que você tem, pelos bens que você possui. Mas faça o seguinte: quanto mais Deus te exaltar e te abençoar, seja mais humilde. Haja cada vez com um cristão (a) para com as pessoas. Se for pra mudar vamos mudar pra melhor a cada dia.

10… UM HOMEM DE UMA FÉ INCRÍVEL. 

O centurião não precisa ver para crer como fez Tomé. Ele crê para ver. Ele crê que Jesus pode curar à distância e que uma palavra de Jesus muda tudo. E as únicas duas vezes que Jesus destacou a grandeza da fé de alguém foi no caso desse centurião e da mulher sírio -fenícia. Que a sua FÉ seja inabalável diante das tempestades. Que nada te intimide para não clamar por você ou por alguém. É assim mesmo, não temas, a fé não torna as coisas fáceis, mas sim possíveis. Não é porque temos fé que tudo será fácil.


Uma resposta para “O CENTURIÃO ROMANO. 10 Lições”

  1. Exemplo de humildade de quem tinha cargo e prestígio reconhecer q havia alguém acima dele e receber de Jesus que não se via tamanha fé maior em Israel, Deus abençoe Pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *