O FILHO PRÓDIGO.10 LIÇÕES.(Parte 2)


Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha. Com certeza esse não era o projeto que o pai tinha para o filho pródigo. Leia Lucas 15 .11

1… NA CASA DO PAI TEM ORDEM.

O filho prefere o mundo do que a casa do pai porque no mundo não há confronto a conforto. Na casa do pai tem ordem, tem decência, tem horário, tem prestação de contas e tem santidade. O mesmo acontece com aqueles que preferem viver uma vida sem Deus. Uma vida com Deus nos confronta justamente para extrair a melhor versão de nosso ser. Uma vida com Deus tem confronto justamente para dar sentido ao nosso viver e mostrar o real propósito da nossa existência. No mundo não tem isso, como diz a palavra em 2 Timóteo 3:13 ►”Todavia, os perversos e impostores andarão de mal a pior, enganando e sendo enganados.”  A vida do filho também ia de mal a pior. Assim é o mundo, então prefira ficar na casa, na presença que tem ordem, prefira o esconderijo do Altíssimo que te corrige, puxa sua orelha quando você erra, mas é a sua proteção e seu refúgio no dia da angústia. É ele que te leva a lugares que sem ele você jamais imaginava chegar, incluindo as mansões Celestiais. Um dia você estará no céu se você andar com ele na terra.

2…OS DOIS FILHOS DÃO TRABALHO, MAS SÃO BÊNÇÃOS.

Ter filhos homens naquela época, para aquela Cultura era uma benção. E o pai da parábola tem a bênção multiplicada porque ele tem dois filhos. Apesar de cada um ter uma deficiência, apesar dos dois darem trabalho, eles não deixam de ser uma bênção do Senhor na vida do pai. Tem coisas na nossa vida que nos dão trabalho, mas são bênçãos do Senhor. Não podemos reclamar, temos que agradecer a Deus mesmo que esse filho esteja te trazendo dor de cabeça, não se esqueça que ele é uma benção de Deus na sua vida. Ainda que você tenha alguns problemas no casamento, não se esqueça que esse casamento é bênção  de Deus na sua vida.  Pare de desqualificar as bênçãos que Deus te deu só porque elas exigem algum esforço de você. O filho saiu, mas continuou sendo benção para o pai. Perfeito é o abençoador e não a bênção.

3…RASGUE OS PROJETOS QUE O NOME DE DEUS NÃO ESTÃO NELES.

O projeto do Filho Pródigo não contava com a presença do pai. Tudo o que ele planejou, o nome pai não aparecia nem na parte de baixo do projeto. E projetos sem Deus são projetos falidos. Se o que você está planejando fazer, não tem a aprovação de Deus, rasgue esse projeto agora. Se para onde você está querendo ir,  a sua família não está inclusa, rasgue esse projeto agora. Se esse projeto tira o seu tempo com Deus e seu tempo com a família, rasga esse projeto agora. Rasgue todos os projetos que o nome de Deus não está neles. Grandes projetos sem Deus são projetos falidos e pequenos projetos com Deus são projetos de Vitória e vão trazer paz e segurança para sua vida e a sua família. Não adianta levantar uma bandeira de vitória e deixar um rastro de destruição para trás.

4…VOCÊ VOLTOU, MAS AS REGRAS SÃO AS MESMAS.

Repare que o pai não afrouxou as regras da casa para facilitar o retorno do Filho Perdido. O filho voltou mesmo sabendo que as regras continuariam as mesmas. E com isso eu aprendo que não devemos mudar a palavra para agradar ou agregar alguém na família Cristã. A igreja não pode ser uma igreja a gosto do freguês. Provérbios 22:28

“Não mude de lugar os antigos marcos que limitam as propriedades e que foram colocados por seus antepassados.” Tem muita gente removendo princípios, removendo doutrina bíblica, removendo princípios do reino de dentro da igreja para torná-la mais acessível e agradável ao gosto ao paladar do mundo. A nossa diferença está em sermos diferentes. Quem quer voltar realmente para os braços do Pai aceita o que o pai tem para ele.

5…A HISTÓRIA SE REPETE NA CRUZ.

Quando o filho mais novo retorna para os braços do pai, ele se depara com a insatisfação do irmão mais velho. E sabe para onde o Espírito Santo nos remete com isso? Para o calvário. Jesus está sendo crucificado entre dois ladrões. Um representa o mais velho que só sabe questionar e não desfruta da presença de Jesus, assim como o mais velho não desfrutava da presença do pai.  Mas o outro ladrão que estava na Cruz ao lado, olha para Jesus como o filho pródigo olhou para o pai, e extrai dele o perdão e a graça e ainda ouve uma palavra da parte de Deus assim como o filho pródigo ouviu o seu pai também dizer uma palavra para ele, hoje estarás comigo no paraíso. Você é aquele que questiona ou é aquele que extrai aquilo que o pai tem pra te dar?

6… TEM GENTE QUE SÓ FAZ AS COISAS PENSANDO NA HERANÇA.

O problema do filho é que ele está pensando só na herança. E está se esquecendo que o pai é a maior herança que ele tem. Não é para fazer pensando na herança. Não é para buscar a Deus pensando no que ele pode nos dar. Não é para dizimar pensando na herança, não é para adorar pensando na herança, não é para ajudar alguém pensando na herança. Tudo que fazemos para Deus a motivação deve ser o amor. A motivação deve ser a presença de Deus, a comunhão com Deus. Ore a Deus pedindo para que ele retire qualquer resquício de caminho mal no seu coração, para que você se aproxime de Deus como um adorador legítimo.

7… O MAIS VELHO QUER CABRITO, MAS SE ESQUECE QUE TINHA UMA FAZENDA.

O mais velho ficou inconformado pelo fato do pai ter matado um cabrito para festejar o retorno do Filho Pródigo no versículo 24. Só que o pai disse pra ele que ele tinha muito mais do que um cabrito, ele tinha uma fazenda, ele tinha presença do pai. O filho mais velho me faz lembrar de muitos cristãos Cristão na mesma situação que ele, reclamando de barriga cheia. Estão reclamando e ignorando tudo que Deus já lhes proporcionou. Se você se concentrar no que os outros têm, você vai perder o foco daquilo que Deus já te deu, você vai perder o foco das maravilhas que Deus já fez na sua vida. Deixe o casamento dos outros em paz e foque no seu casamento. Deixe o trabalho dos outros em paz e foque no seu trabalho, nas suas metas, nos seus objetivos e no seu futuro profissional. Deixe o ministério dos outros em paz e foque no seu ministério, no seu chamado e na sua vida com Deus.

8… NÃO SE PERCA PORQUE PERDEU.

Olha que coisa linda irmãos: o pai não se perdeu quando o filho se perdeu. A perda do filho não fez o pai perder o foco, perder a vida, perder a saúde por causa da perda de um filho. E eu aprendo muito com isso. A gente precisa aprender a prosseguir depois das perdas. Não se perca por causa das perdas, não se perca porque alguém te perdeu. Não se perca porque alguém escolheu seguir a vida sem você. A sua vida precisa continuar, o seu ministério precisa continuar. Existe vida depois das perdas. O pai continuou a todo vapor, a administração da fazenda continuou a todo vapor e a sua vida precisa continuar a todo vapor. Então não se perca juntos com aquilo que se foi. É 

Filipenses 3:13 gritando em nossos corações e dizendo: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante de mim”

9… DEUS TRANSFORMARÁ A PERDA EM FESTA.

As três perdas do capítulo 15 de Lucas, terminaram em festa. A Ovelha é encontrada e o pastor festeja, A Dracma é encontrada e a mulher convida suas amigas e faz uma festa para comemorar e o filho pródigo que voltou, o pai preparou uma grande festa para comemorar o retorno do filho que havia se perdido. Com isso não nos resta dúvidas de que o pai transforma perdas em festa. No final, tudo aquilo que você reputou por perda, Deus transforma em festa na sua vida. No final, em nome de Jesus, a história não termina com perda, a sua história termina com festa. Tão somente permaneça na casa do pai na presença do pai porque só não termina em festa se você não estiver na presença do PAI.

10… VOLTE PRIMEIRO PARA O PAI, DEPOIS VOCÊ VOLTA PRA CASA DO PAI.

Em  Lucas 15:18, o filho não disse que voltaria para casa do pai, ele disse: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;.” Percebeu que o filho não disse que voltaria para casa do pai? primeiro ele disse que voltaria primeiro para o pai. Porque não adianta estar dentro da casa do pai sem o pai. Não adianta estar perdido dentro da casa do pai. Tem muita gente voltando para casa, mas não está voltando para o pai. Quando a pessoa volta para casa mas não volta para o pai, a pessoa se desvia em pouco tempo. Voltar só para casa fala da nossa comunhão com nossos irmãos, mas essa comunhão não vai durar muito tempo se não voltarmos a ter comunhão com o pai primeiro. Então que haja uma junção de comunhão com Deus e comunhão com a casa do pai na sua vida.


Uma resposta para “ O FILHO PRÓDIGO.10 LIÇÕES.(Parte 2)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *