
O estudo bíblico o Joio e o Trigo.8 Lições, é baseado em Mateus 13:24, onde Jesus conta uma parábola usando como base o joio e o trigo. Enquanto os homens dormiam na seara, o inimigo semeou joio no meio do trigo, eles cresceram juntos, porém, quando os servos do agricultor viram que havia joio no meio do trigo, disseram: ‘O campo em que o senhor semeou as boas sementes está cheio de joio…“‘Devemos arrancar o joio?’, perguntaram os servos.
Mas imediatamente o dono da seara respondeu: ‘Não’, se tirarem o joio, pode acontecer de arrancarem também o trigo. Deixem os dois crescerem juntos até a colheita.Então, direi aos ceifeiros que separem o joio, amarrem-no em feixes e queimem-no e, depois, guardem o trigo no celeiro”. Espero que o estudo bíblico sobre o joio e o trigo.8 lições, fale alto ao seu coração.
Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo
1ª Sobre o joio e o trigo. 8 lições: NÃO DURMA NA CEARA DO SENHOR.
Enquanto os homens dormiam, um inimigo aproveitou e semeou o joio no meio do trigo v.25. Da mesma forma, quando dormimos na fé e deixamos de vigiar a nossa vida espiritual, o inimigo semeia o joio no meio do trigo. Não durma na fé, é preciso estar vigilante para que as heresias; a friagem espiritual e nada deste século nos seduza. Sua vida, sua família e seu ministério é uma Seara, então, não durma, pois o inimigo está esperando só uma distração de sua parte para semear o joio. Afinal, 1 Pedro 5:8, diz: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
2ª Sobre o joio e o trigo. 8 lições: O FALSO CRESCIMENTO.
O joio representa o crescimento daquilo que é falso, e um dos meios do maligno atacar a obra de Deus é semeando a falsa adoração, más doutrinas e o crescimento quantitativo no lugar do qualitativo. A Igreja Primitiva em atos, é um bom exemplo de crescimento saudável, pois era Deus quem acrescentava aqueles que haviam de ser salvos na igreja, Deus dava o crescimento. Porém, quando a igreja cresce sem qualidade, ela apenas incha.
A igreja não pode crescer só na horizontal ou na vertical, caso contrário, ela nunca será uma igreja relevante para a sociedade. Quem cresce sem Deus, na verdade não cresceu, inchou. Afinal, o verdadeiro crescimento é aquele que te faz ser mais dependente de Deus e mais sensível à causa do próximo.
3ª Sobre o Joio e o Trigo. 8 Lições: A DIFERENÇA ESTÁ NO CONTEÚDO.
O joio não tem conteúdo, pois o seu interior é vazio, ele não passa de palha, uma imitação do trigo. Assim como o trigo tem conteúdo, precisamos entender que, como servos de Deus, o que nos faz trigo nesta Seara, é o conteúdo do céu que carregamos dentro de nós. Cuide do interior no seu coração, pois o que define se somos joio ou trigo não é a nossa aparência, e sim a essência que carregamos de Jesus em nós. Deixe Jesus te esvaziar de tudo aquilo que não te edifica e plantar em seu interior um rio de águas purificadoras.
Você é trigo, trigo tem conteúdo do céu para alimentar vidas. Em 1 Samuel 16:7, diz: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.
4ª O JOIO NÃO SE INCLINA.
O fato do joio não possuir semente, ele não se inclina, mas fica reto. Já o trigo, em sua fase adulta, o peso da semente o faz se inclinar. O fruto do trigo é a semente que ele carrega, desta forma, o cristão frutífero, é aquele que não tem dificuldade de se dobrar diante dos mandamentos de Deus e obedecê-lo. Portanto, devemos frutificar no reino de Deus. Quem é trigo se dobra ao que é bom. Então, se incline na presença de Deus, somente ele é capaz de quebrar toda resistência.
5ª NÃO SEJA UM TRIGO COM ATITUDES DE JOIO.
O joio aponta para tudo aquilo que é falso, como a falsa aparência, piedade e falso evangelho. Assim como no meio daquela seara, o joio cresceu no meio do Trigo, nós precisamos vigiar em todo tempo para que as coisas ruins não cresçam dentro de nós. Então, se policie todos os dias e peça a Deus que te dê a vigilância necessária para guardar o seu coração de toda atitude reprovável.
O Salmos 139:24, diz: “E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Que Deus nos alerte até sobre aquilo que achamos que é certo, mas na verdade é nocivo para nossa alma e para as pessoas ao nosso redor. Que a sua oração de todos os dias seja: Senhor, me ajude a ter atitudes de trigo, em nome de Jesus.
6ª DEUS NÃO ERRA NO DIAGNÓSTICO.
O texto diz que no tempo da colheita “o joio será arrancado primeiro, amarrado em feixes para ser queimado, e em seguida, o trigo será colhido e colocado no depósito do Senhor.” v.30. Ou seja, no dia da vinda do Senhor Jesus, será decretado o fim do joio. Jesus, aquele que sabe diferenciar o joio do trigo, não errará o diagnóstico.
Não deixe de ser trigo por causa das atitudes erradas de “pessoas joio”, Deus sabe e está vendo. Muitos trigos estão parando a seara do Senhor, devido ao mal comportamento de quem não ama Jesus e a sua obra, mas fique em paz, é necessário que o joio cresça até o dia da colheita. Enquanto isso, faça a obra, pois há um celeiro no céu te esperando no dia da colheita.
7ª NÃO ARRANQUE O JOIO.
Os servos fizeram a seguinte pergunta no versículo 28: “O senhor quer que a gente arranque o joio?” E no versículo 29, o SENHOR diz: “Não”, poderão arrancar também o trigo”. Perceba que a atitude de arrancar o joio não cabia aos servos, mas ao Senhor. Assim, entendemos que não podemos arrancar ninguém na seara do Senhor, pois podemos cometer injustiça e arrancar a pessoa errada. Nossos critérios de avaliação são passíveis de erros. Precisei de muita direção de Deus ao tratar com crentes joios, para não arrancar os cristãos trigo também. O JOIO E O TRIGO.8 Lições
8ª O JOIO É ARRANCADO, MAS O TRIGO É COLHIDO.
O joio é uma erva daninha, e ninguém colhe ervas que causam dano à plantação, mas sim, arranca e lança no fogo. Porém, o trigo é alimento, por isso é colhido. De acordo com João 15:2, “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”. Então, seja uma árvore frutífera na seara do Senhor.
Em Mateus 3:8, diz: “Produzam frutos dignos de arrependimento;” Os frutos bons revelam nossa conversão e arrependimento. Naquele grande dia, o Senhor colherá o seu povo para o céu, até que este dia chegue, fique firme, trigo!Espero que tenha gostado do estudo bíblico sobre o joio e o trigo.8 Lições.
Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo.
Muito bom este estudo. Preguei na igreja.
Tremendo pastor
Tou gostando muito deles estudo tem me ajudado muito