O JOVEM ÊUTICO. 10 Lições


Em Atos capítulo 20 do versículo 7 ao 12, Paulo pregava a palavra em uma congregação em Trôade e a pregação se  estendeu até meia-noite. Enquanto Paulo ministrava, o jovem Êutico estava sentado na janela quando adormeceu profundamente e caiu do terceiro andar, sofrendo “morte” imediata. Paulo desceu imediatamente, se inclinou sobre o jovem Êutico e pelo poder de Deus, Êutico voltou à vida. E eu, pela misericórdia do nosso Deus,  separei 10 lições sobre esta passagem cheia de alertas do CÉU pra nossas vidas. Leia a passagem e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1.. CUIDADO COM A JANELA QUE TE PERMITE OLHAR PARA O LADO DE FORA.

Êutico está numa posição que permite ele olhar pra dentro e pra fora. Cuidado com estas janelas que te seduzem mostrando o que está do lado de fora. Não dá pra olhar pra Deus e para o mundo. Davi se debruçou sobre a janela no palácio e não só flertou com o adultério, mas também caiu.

Os nossos olhos têm o poder de nos enganar. Na janela você pode ver uma miragem, ver algo, achar bom, e quando chega perto não é nada daquilo que esperava. Saia da janela que te faz olhar para fora, Deus tem coisas grandes e firmes do lado de dentro. Enquanto ficamos distraídos olhando para o lado de fora, nunca vamos ver o que Deus está fazendo do lado de dentro.

2.. CUIDADO, JANELA PRODUZ SONO, SONO PRODUZ QUEDA E QUEDA PRODUZ MORTE.

Na bíblia, quem dormiu quando não devia caiu. 

Sansão dormiu, perdeu os cabelos e a força. Isbosete, filho do rei Saul, dormiu ao meio-dia, e foi morto por dois de seus empregados. As Dez Virgens dormiram e perderam o noivo. Não durma na sua caminhada. A janela de Êutico produziu sono e sono leva a queda e queda leva à morte.

Cuidado porque o amor pelas coisas do mundo adormecem o nosso coração para que ele não bata na frequência de Deus.

3.. SAIA DE LUGARES QUE AMEAÇAM SUA COMUNHÃO COM DEUS.

Êutico se colocou em um lugar perigoso. Nossa comunhão com Deus é preciosa demais para perdermos. Tem lugares que são de alto risco. Tem amizades que intoxicam nossa comunhão, porque assim como uma janela, nos fazem focar em apenas uma só direção. Lugares chamados comodismo, que criam uma rotina tão tóxica em nossa vida espiritual que passamos o dia sem meditar na palavra e buscar a Deus em oração. Fica o Conselho, saia de lugares, pessoas e estilos de vida que ameaçam a sua vida com Deus e sua família. 

4… O CULTO NÃO VAI PARAR PORQUE ALGUÉM MORREU.

O jovem ÊUTICO caiu da janela e morreu. Imediatamente Paulo desce, pega o menino nos braços, ora a Deus e o menino ressuscita. E o que eu acho interessante é que Paulo volta e continua o culto. O evento trágico não parou o culto. A obra não para porque alguém caiu. A obra não para porque alguém morreu espiritualmente. Ah, mas ele era uma pessoa fundamental na Igreja, ele cantava, pregava,ensinava e ainda tocava. Irmãos não podemos parar porque alguém parou. Não podemos desanimar porque alguém desanimou. Deus conta contigo nesta obra,  levant-se!

5…O QUE COMEÇA NA LUZ NÃO TERMINA MAL.

A bíblia diz no versículo 8 que “havia muitas luzes no cenáculo onde a igreja estava reunida”. Ou seja, o lugar estava iluminado. E eu aprendo que aquilo que começa na luz, aquilo que começa da forma certa, aquilo que começa com a assinatura de Deus embaixo, termina bem. Ainda que o jovem Êutico caia da janela, o final será feliz. Tudo que começa com Deus termina bem. Então não inicie nada no escuro, Deus não trabalha no escuro, por isso que ele disse: haja Luz. Deus não trabalha com ocultismo. Não faça nada escondido do seu cônjuge; não faça nada escondido de seus pais e não faça nada escondido do seu pastor.

6… A QUEDA SEMPRE TE LEVA PRA FORA.

É interessante notarmos que se o jovem Êutico caísse para o lado de dentro não seria tão grave assim o problema. Mas isso aconteceu para nos ensinar que a queda não nos perdoa, ela nos joga pra fora. Pra fora da vontade de Deus; pra fora da paz ,da alegria, Ela sempre te tira do foco. Cuidado com que a bíblia diz lá em 1 Coríntios 10:12

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” Porque toda queda te joga pra fora da comunhão com Deus. Saia da janela e se assente no lugar que Deus te chamou, que é do lado DELE .  

7… OS BANCOS SÃO DE MADEIRA TAMBÉM.

As janelas e os bancos geralmente eram feitos de madeira. Mas o jovem Êutico se deixou seduzir pela Madeira da janela. Dentro do ambiente tinha banco de madeira. Não há relato de que a casa estava com lotação máxima. Então, pra que se deixar ser seduzido por aquilo que é perigoso se dentro da casa do pai tem coisas maiores para nos oferecer?

8.. O PROBLEMA NÃO ESTÁ NA PREGAÇÃO.

Como é que alguém dorme com a pregação de Paulo?!?! Com isso eu aprendo que a culpa não está na mensagem, não está na Igreja e não está nas pessoas, muitas quedas são duplas nossas. Nós é que deixamos de vigiar, de orar, de se dobrar as verdades Deus. O filho pródigo não culpou ninguém pela queda dele, ele disse: “Eu pequei contra o céu e contra ti.” Quando reconhecemos que o problema está em nós, encontramos o caminho do crescimento.

9… VOLTE A CEAR.

Não podemos nos esquecer que este culto era um culto com ceia. Os irmãos estavam celebrando sua comunhão com Deus e sua comunhão uns com os outros. E aquela tragédia aconteceu justamente pra tirar Êutico da mesa de comunhão. Mas graças a Deus, o jovem Êutico voltou e pôde participar da ceia. Não deixe que nada te impeça de sentar à mesa de comunhão com Deus. Veja o que precisa ser alinhado na sua vida com Deus, e não perca esta oportunidade. O maligno faz de tudo para nos tirar de lugares onde jamais deveríamos ter saído.

10.. ÊUTICO NUNCA MAIS SENTA NA JANELA.

O que aconteceu com o jovem Êutico serviu de lição para que coisas piores não se sucedessem. Depois desse episódio ruim, volta um novo Êutico, um Êutico mais vigilante; um Êutico mais atento à voz de Deus; um Êutico mais compromissado com o ambiente congregacional. Tem coisas que Deus permite acontecer em nossas vidas para nos livrar de coisas piores. O inferno torce pra você não voltar porque ele sabe que você voltará mais vigilante, mais firme, mais cheio de experiência  e mais cheio da graça de DEUS. E conscientizando (a) a nunca mais sentar na janela do perigo espiritual.


5 respostas para “O JOVEM ÊUTICO. 10 Lições”

  1. Já havia lido ,mas foi maravilhoso sempre bom aprender mais e mais da palavra de Deus, Deus abençoe sua vida

  2. Maravilha. Que boa extração nessa passagem do jovem Êutico! Deus te abençoe com grandes outras revelações vindo da parte de Deus. Que o nome de Deus seja sempre louvado.

  3. Maravilha. Que boa extração nessa passagem do ouvem Êutico! Deus te abençoe com grandes outras revelações vindo da parte de Deus. Que o nome de Deus seja sempre louvado.

  4. Apaz do senhor Jesus Cristo, que mensagem maravilhosa, essa é a mensagem que desperta a igreja do senhor, estamos vivendo em uma geração de pessoas que estão na janela, querem servir a Deus, mas olhando para o mundo,que Deus abençoe, e continue te usando EM NOME DE JESUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *