O jovem rico. 10 lições, narra a passagem onde um jovem que esteve diante de Jesus Cristo e teve a oportunidade de mudar a sua vida, porém, apegado às suas riquezas, decidiu não seguir o mestre JESUS. Leia a passagem que está em Mateus 19.16/ Marcos 10.17 e Lucas 18.18 e confira o estudo bíblico sobre o jovem rico.10 Lições.
1ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: JESUS NÃO É BOM?
Em primeiro lugar, devemos deixar claro o conceito da palavra “bom” na epoca de Jesus. O nome “bom” para o judeu era dado somente para quem começa e termina alguma coisa. Por exemplo: na criação quando terminava uma obra, a bíblia diz que Deus via que era bom. Gênesis 1:12 “E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e VIU DEUS QUE ERA BOM.” Deus viu que era bom porque ele começou e terminou.
Por isso que no versículo 17, Jesus diz: “Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus”. Por isso, Jesus não aceitou ser chamado de bom pelo jovem rico. Jesus ainda não havia terminado seu ministério. Jesus tinha começado a obra redentora, salvadora, mas ela só terminaria na cruz, por isso, JESUS não aceita o título de bom que o jovem rico queria dar para ele. No Reino de Deus bom mesmo é quem começa e termina. É quem começa na fé e termina na fé. Não adianta começar na fé e terminar na carne. O título de bom fica para o final da nossa carreira.
2ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: JESUS NÃO SE ENCANTA COM PALAVRAS BONITAS.
Com o intuito de impressionar Jesus, o jovem rico faz um elogio com segundas intenções. Para não ser exortado, sensurado por Jesus, ele apresenta um elogio. Porém, Jesus não se deixou levar por palavras doces, mas amargas ao paladar. Cuidado com os elogios, aprenda a discernir. Às vezes, eles são inofensivos e de coração, mas em outros casos, eles vêm para envaidecer o seu coração e te fazer pecar contra Deus ou privá-lo de falar o que aquela pessoa que te elogia precisa ouvir.
3ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: SE JESUS É BOM, POR QUE VOCÊ NÃO SEGUÍ-LO?
O jovem diz com os lábios que Jesus é bom, mas o seu coração quer estar longe de Jesus. Muitos lábios falam que Jesus é bom, mas não seguem-o. Sobre este assunto Jesus disse em Mateus 15:8, “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” Se Jesus é realmente bom para alguém, esta pessoa vai seguí-lo.
4ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: RENÚNCIA VEM ANTES DE VIDA ETERNA.
A primeira coisa que o jovem rico está interessado é na vida eterna. Ele quer saber sobre o processo de chegada à vida eterna, porém, quando Jesus diz que a renúncia vem antes da vida eterna, pronto, acabou a disposição do homem. Em nossos dias a realidade é a mesma, muitos querem a vida eterna, porém, quando o assunto é renúncia e cruz, fazem como o jovem rico no versículo 22: “E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”
É mais confortável morrer abraçado com o mundo e seus prazeres do que renunciar tudo por Jesus. Renunciar é trocar o nada pelo tudo. E já que a nossa vida não se resume no aqui e no agora, quem renunciou tudo por Jesus, um dia descobrirá que a única riqueza que realmente temos, é Jesus.
5ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: BOM NAS PALAVRAS E PÉSSIMO NA PRÁTICA.
Perceba que dos dez mandamentos, Jesus só citou os que apontavam para nossos deveres em relação ao próximo. Do versículo 18 ao 19 Jesus diz não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus só citou o nosso dever para com o próximo. E no versículo 20, o jovem enche a boca e fala: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; o que me falta ainda?” Tem guardado mesmo?
Então, já que ele disse que guardava os mandamentos em relação ao próximo, Jesus diz no versículo 21: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Imediatamente o coraçao do jovem rico se entristece, provando que ele de fato era superficial aos mandamentos de Deus. Bom nas palavras e péssimo na prática. Cuidado para os seus lábios dizerem uma coisa e seu corpo fazer outra.
6ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: SEGUIR JESUS CONSISTE EM DEIXAR.
Para seguir Jesus, o jovem tinha que deixar o amor às riquezas para trás. O problema não era o dinheiro que estava na carteira, e sim o mamom, o amor ao dinheiro que estava no coração. Todos, sem exceção, terão que deixar alguma coisa para seguir Jesus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Zaqueu deixou a vida de corrupção. Pedro precisou abrir mão do temperamento forte. E conosco não será diferente. As leis do Reino não mudaram, continuam as mesmas. O que você deixou ou precisa deixar para seguir a verdadeira riqueza, Jesus Cristo? O problema desse jovem não era possuir muito, mas o muito o possuí-lo. O JOVEM RICO. 10 LIÇÕES
7ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: CHEGOU RUIM E SAIU PIOR.
De todas as pessoas que se encontraram com Cristo, este jovem é o único que saiu pior do que chegou. Ele recebeu a atenção, a palavra e a cura de Jesus para seu coração, porém, mesmo assim ele conseguiu sair pior do que antes. Ele desperdiçou a maior oportunidade da sua vida. A dureza de seu coração conseguiu vencê-lo. Aquilo que te vence fica mais forte sobre a sua vida. Jesus é a pessoa certa, mas se não agirmos como servos fiéis, colocando em prática o que conhecemos na palavra, o final será o desvio da fé e o nosso último estado será pior do que o primeiro.
Como diz 2 Pedro 2:20: “Se depois de fugir das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, são uma vez mais influenciados e vencidos por elas, seu último estado tornou-se ainda pior que o primeiro.
8ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: BUSCOU A PESSOA CERTA, MAS FEZ TUDO ERRADO.
O jovem rico deu o primeiro passo. Diferente de muitos, ele buscou a pessoa certa, Jesus. Ele buscou a pessoa certa, mas fez tudo errado. Buscar a Jesus não significa ficar somente com as palavras boas que saem da boca do mestre. Muitos, quando a palavra é de conforto abraçam, mas quando é de confronto se afastam. Por isso, muitos estão até dispostos a buscar Jesus, a pessoa certa, até um determinado período, porém, quando o assunto é renúncia, o fato de estar buscando a pessoa certa, não é suficiente para a permanência das pessoas ao lado de Jesus. Você está buscando a pessoa certa? Então, obedeça-o.
9ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: RESPOSTA CERTA, DECISÃO ERRADA.
A resposta que Jesus deu a ele era tudo que o jovem rico precisava. Ele tinha a palavra, mas não procedeu em conformidade. Temos a resposta certa na palavra, mas precisamos tomar a decisão certa e segui-la. Quando a Bíblia está só debaixo do braço e fora do coração, temos a resposta certa com atitudes erradas. A palavra certa é tudo que precisamos para triunfarmos sobre as tempestades e o mundo, basta misturar a palavra com a direção que ela aponta para nossas vidas.
Naamã tinha a resposta certa: “7 mergulhos no Jordão”, mas relutou para tomar a decisão certa. Sansão tinha a resposta certa: “não toque em nada morto, não beba bebida forte e não corte o cabelo.” Mas infelizmente tomou a decisão errada. Não basta possuir a informação certa, é necessário decidir acertadamente.
10ª LIÇÃO SOBRE O JOVEM RICO: CHEIO DE RIQUEZAS E VAZIO DE ALMA
O jovem rico tinha tudo para ser uma potência e um discípulo promissor nas mãos do Senhor. Além de jovem, ele poderia investir sua riqueza para patrocinar o ministério de Jesus ou ajudar o próximo. Mas infelizmente não fez. Pessoas cheias de muita coisa como saúde, riquezas materiais, juventude, influência, talentos, não servem para nada no Reino se alma está vazia. Portanto, permita que Jesus encha a sua alma com o conteúdo do céu nesta hora, pois esta é a verdadeira riqueza. O jovem rico. 10 lições.