
O estudo bíblico “O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições”, está em Marcos 2. Assim que Jesus retornou a Cafarnaum, a notícia de que ele tinha voltado se espalhou rapidamente. Em pouco tempo, a casa onde estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta. De repente, quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca, abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava, em seguida, baixaram o homem na maca. Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, seus pecados estão perdoados”. Os quatro amigos era tudo que o paralítico precisava para superar suas limitações e chegar em Jesus.
Espero que o estudo bíblico “O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições”, seja uma bênção em sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições:AS PESSOAS SABEM QUE JESUS ESTÁ EM SUA CASA?
De acordo com o versículo 2, “SOUBERAM” que Jesus estava em casa. A presença de Jesus foi tão impactante naquela casa, que souberam que Jesus estava presente. As pessoas sabem que Jesus está na sua casa, em sua vida? Saiba que o nosso testemunho é muito importante para que vidas cheguem a CRISTO. Nossas atitudes são observadas. Conforme Hebreus 12, “estamos rodeados por uma grande multidão de testemunhas,…” Assim como o profeta Eliseu era observado pela Sunamita, somos observados também. Então, que a presença de JESUS, seja percebida por todos aqueles que se aproximam de nós.
2ª O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições:FÉ NÃO É QUANDO VOCÊ ENCONTRA A PORTA ABERTA.
Conforme o versículo 2, “Em pouco tempo, a casa onde Jesus estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta”. Porém, mesmo com a porta fechada, os quatro amigos não desistiram. Provavelmente, muitos desistiram quando chegaram na casa e viram a entrada interditada. Isso nos ensina que a fé não vê obstáculos, e sim possibilidades. A nossa fé não se manifesta quando a porta está aberta, mas sim quando está fechada. Sendo assim, creia que Deus pode abrir portas onde não tem parede. E esta porta fechada é um convite para você manifestar a sua fé.
https://youtu.be/j4ePgqmOlJU?si=73ZKHSUaliHrgl9H
3ª O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições: FAÇA ALGUÉM OLHAR PARA CIMA.
Enquanto Jesus atendia a multidão dentro da casa, de repente o paralítico foi descido pelo telhado, certamente, todos olharam para cima. Além de fazer as pessoas olharem para cima, o paralítico motivou outras pessoas com problemas maiores ou menores que os dele. Então, seja alguém que inspire as pessoas a olhar para o alto. Nossa insistência, FÉ e perseverança, servem de exemplo para as pessoas não desistirem também. FAÇA ALGUÉM OLHAR PARA CIMA!
4ª SIGNIFICADO E UTILIDADE.
De acordo com Provérbios 18:24, “HÁ AMIGOS MAIS CHEGADOS QUE IRMÃOS…” A princípio, o paralítico não podia contar com a sua parentela, mas podia confiar em seus amigos. O exemplo dos quatro amigos nos ensina que, para eles, o paralítico tinha mais significado do que utilidade. O que a pessoa significa dura para sempre, mas a utilidade é passageira. Então, que você seja capaz de entender que cada pessoa possui um significado e não apenas UTILIDADE. Há pessoas que fazem das outras apenas amigos utilitários. Usa e, quando não serve mais, descartam, jogam fora. A utilidade passa, mas o valor de uma pessoa dura para sempre.
5ª VIRAM MAIS A SOLUÇÃO DO QUE O PROBLEMA.
Inicialmente, a casa estava inacessível, e os quatro amigos do paralítico não ignoraram que existia um problema, mas não deixaram o problema falar mais alto do que a solução. Então, jamais se abata pelas circunstâncias da vida. Não permita que o desespero te faça pensar que Deus não tem um escape e uma saída para sua vida. Quem olha para Deus, vê solução, mas quem olha para si mesmo, vê impossibilidades.
6ª OS VERDADEIROS AMIGOS CORRIGEM SEUS DEFEITOS.
O esforço dos quatro amigos para buscar solução para o defeito que havia no corpo daquele homem, tem tudo a ver com a atitude dos verdadeiros amigos. Amigo é aquele que te corrige e não aquele que te bajula. O verdadeiro amigo, para te ver bem, fala o que você precisa e não aquilo que você quer ouvir. De acordo com Provérbios 27:5, “É MELHOR A REPREENSÃO ABERTA DO QUE O AMOR ENCOBERTO.” Em em Provérbios 27:17, diz que “ASSIM COMO O FERRO AFIA O FERRO, O HOMEM AFIA O SEU COMPANHEIRO.” Então, não se entristeça se um amigo te corrigir, afinal, este é um dos sinais que você está diante de um amigo.
7ª PODEMOS CONTAR NOS DEDOS QUEM SÃO OS VERDADEIROS AMIGOS.
De acordo com Marcos 2:3, “Quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca” A quantidade de amigos mostra que não podemos nos iludir em achar que teremos uma multidão de amigos. Apesar de haver uma grande multidão, o paralítico só pode contar com quatro. Atualmente, não é diferente, diante de uma multidão de críticos e falsos amigos, poucos são AQUELES QUE PODEMOS CONTAR. Os verdadeiros AMIGOS se alegram com o voo do outro, e quando a alegria de um for a alegria do outro, a amizade é verdadeira. De acordo com Provérbios 17:17, “Em todo tempo devemos amar o amigo, pois na hora da angústia nasce um irmão”.
8ª FOI BUSCAR UMA BÊNÇÃO E RECEBEU DUAS.
Primeiramente, o paralítico entrou na casa carregado numa maca, mas após o milagre, ele não precisou voltar pelo teto, mas saiu pela porta da casa. Certamente, foi uma grande bênção, porém, a maior bênção do paralítico foi sair da casa com seus pecados perdoados. Ele foi buscar cura para o seu corpo e encontrou a salvação para sua alma. Curar o corpo resolveu o seu problema por toda vida, mas curar a alma trouxe solução por toda eternidade. Ele subiu do nível de doente e perdido para o nível de CURADO E SALVO EM CRISTO JESUS. De acordo com Efésios 3:20, “Deus é poderoso para fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos,…” Este versículo tem tudo a ver com essa passagem, pois Deus vai além do que pedimos e pensamos, afinal, Deus sempre nos surpreende.
9ª NINGUÉM TIRAVA O PROPÓSITO DO CORAÇÃO DELES.
De acordo com o contexto, certamente, o propósito dos quatro amigos do paralítico era levá-lo até Jesus e vê-lo curado. Era como se eles dissessem: “VOCÊ CHEGOU CARREGADO, MAS SAIRÁ CARREGANDO. Descer o paralítico pelo telhado era um propósito que nasceu por causa da fé. Isso mostra que quando o propósito é de Deus, ninguém tira do nosso coração. De acordo com Isaías 26:3, “O Senhor guarda em perfeita paz aquele cujo propósito está firme em Deus.”. Então, não desista, que Deus te guarde e mantenha firme o propósito que está no teu coração.
10ª LEVE O PROBLEMA PARA O ANDAR DE CIMA.
Conforme Marcos 2:4, “Os amigos do paralítico abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava, em seguida, baixaram o homem na maca…” O problema do paralítico não podia ser resolvido na parte de baixo, pois a casa estava superlotada, a solução foi apelar para a parte superior. Eles levaram o problema de baixo para cima. Isso nos ensina que os problemas que os homens não podem resolver, não podem ser tratados pelos homens. Então, leve para Deus aquilo que os homens não podem resolver.
Espero que tenha gostado do estudo bíblico “O Paralítico e Quatro Amigos.10 Lições”.
Conheça mais lições sobre o assunto em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo.