O REI DAVI. 8 Lições

O rei Davi. 8 Lições, é um estudo sobre o Davi, o homem segundo o coração de Deus. Ele foi o segundo rei de Israel, o homem escolhido por Deus para liderar seu povo. Conhecido como o Matador de Gigantes, ele sabia tocar não só a harpa, mas também o coração de Deus. Acompanhe o estudo sobre o rei Davi. 8 lições. Este é o segundo estudo sobre o rei Davi, você também vai gostar de assistir o primeiro estudo sobre o rei Davi. Portanto, leia 1 Samuel capítulo 16 e 17, e confira abaixo o estudo de 8 lições sobre o rei Davi.

1. PRIMEIRO DEUS UNGIU O REI DAVI, E DEPOIS O USOU.

Primeiramente Davi foi ungido e depois foi usado como instrumento na mão de Deus. Está claro que o propósito de Deus é nos capacitar com a unção do Espírito Santo e logo após nos usar como instrumento do seu Reino. Em  Lucas 24:49, Jesus já ressuscitado dá uma ordem aos seus discípulos dizendo: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

E em atos 2, na cidade de Jerusalém, os discípulos recebem a unção. Deus os ungiu, e logo após, eles estavam aptos para a obra que Deus tinha com eles. Assim, o termo “unção” nos remete a capacitação que vem do alto. Jamais duvide, pois se você fizer a sua parte, se aplicando na oração e na palavra, Deus fará a parte dele lhe ungindo e usando. Então, não faça como muitos que invertem essa ordem e querem ser usados antes da capacitação.

2. O REI DAVI TEM UM PAI.

Depois que Davi venceu o gigante Golias, Saul imediatamente perguntou para Davi quem era o seu pai. “E Saul prontamente perguntou a Davi: Jovem, você é filho de quem?” Ao que Davi lhe respondeu: Sou filho de seu servo Jessé, de Belém.” (1 Samuel 17:58). Existe algo de muito interessante na pergunta de Saul, isso porque ela acontece depois de uma luta e de uma Vitória. Com certeza Saul imaginou:  “Se o filho luta assim, imagine o pai dele…”

Então fica a lição: NÓS TEMOS UM PAI. O diabo sabe que se mexer com o povo de Deus, é o mesmo que mexer com Deus. Não estamos sozinhos e abandonados nesta terra, temos um Pai que nos ensinou a lutar e vencer, Deus. Tem pessoas que gostam de aprontar, maltratar, perseguir os cristãos, porém, que fique bem claro que TEMOS UM PAI.

3. AS VITÓRIAS EXALTAM O PAI DO REI DAVI.

Como dito anteriormente, Saul fez uma pergunta com teor de surpresa ao rei Davi. E é importante salientar que a pergunta de Saul também nos faz entender que a vitória de Davi exaltava seu pai Jessé. É  impossível não lembrar do pai de Davi diante desta grande vitória. Alguém logo imagina que Davi venceu porque o pai dele o ensinou a lutar. Por isso, deve ficar bem claro que nossas vitórias também servem para glorificar a Deus. Tudo deve ser feito para Glória de Deus e não nossa. Então, jamais se esqueça que suas vitórias vêm do fato de Deus estar em sua vida.

4. O REI DAVI RECEBEU FORÇA PARA LUTAR SOZINHO.

Em todo o processo da luta de Davi contra Golias, o jovem Davi está  sozinho. Ninguém se ofereceu para ajudá-lo diante daquele grande desafio, mas mesmo assim ele foi. A comunhão que Davi tinha com Deus era algo tão profundo e capaz de o fazer lutar e vencer sem ter ninguém lado a lado com ele. Saiba que se ninguém comparecer no dia da tua luta, saiba que isso não é motivo para você desistir como muitos fazem. Existe uma Presença incomparável não só para te fazer vencer a solidão no dia mal, mas também te fazer vencer grandes batalhas.

5…ATÉ QUANDO TERÁS DÓ?

Em 1 Samuel 16:1, Deus disse a Samuel: “Até quando terás dó de Saul, havendo eu o rejeitado, para que não reine sobre Israel?” Samuel estava querendo amar mais a Saul do que Deus. E esta pergunta de Deus a Samuel, soa como um grande alerta para nós, pois até quando vamos ter dó do pecado que já deveríamos ter afastado da nossa vida? Ou vamos manter associação com aquilo que só nos afasta dos projetos de Deus? Então, abra mão disso agora e abrace a direção de Deus para sua vida. O que Deus tem para derramar em nossa vida é eternamente maior, e melhor.

6. O REI DAVI FOI A RESPOSTA DA “ORAÇÃO” DE GOLIAS.

Golias, de maneira afrontosa e debochada no capítulo 1 Samuel 17:8, gritou para todo exército israelita ouvir: “Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.” E ele fez esta afronta durante 40 dias, Ao final deste tempo, Deus deu a resposta que a afronta de Golias merecia. Golias pediu um homem e Deus enviou um menino. Não temas a voz da afronta, tema a voz de Deus. Às vezes, você está como o exército de Israel, acuado e sem saber de onde virá uma saída, mas Deus é a resposta do nosso clamor. Continue clamando o Deus que ouve e responde às nossas orações. 

7…O QUE SE LEVANTOU CONTRA O REI DAVI, TEVE EFEITO CONTRÁRIO. 

Em 1 Samuel 17:51, “Davi tomou a própria espada de Golias e cortou a cabeça dele” É interessante notarmos que a própria espada de Golias foi usada contra ele. Assim fica a lição: a maldade volta. Quem planta vento, a bíblia diz que colherá tempestade. E aquilo que se levanta contra você, terá efeito contrário. Ao invés de te abater e te fazer olhar para trás, te fará olhar mais para frente. Além de não te fazer desistir, impactará mais ainda sua comunhão com Deus.

8. O REI DAVI NÃO SE OFERECEU, DEUS O MANDOU CHAMAR.

Por duas vezes o rei Davi foi chamado. No dia da unção mandaram chamar e quando Saul estava atormentado por um espírito maligno, Davi foi acionado novamente. A unção de Deus em nossa vida nos leva a lugares e pessoas que jamais imaginaríamos chegar. Alguém te chamará, seja para uma pregação, oração, uma orientação do céu ou para salvar um casamento. Onde tem unção, alguém manda chamar. Não se importe com quem não aceita o seu Chamado, Deus levantará quem você não imagina para te chamar.

o rei Davi. 8 lições

Espero que tenha gostado do estudo sobre o rei Davi. 8 lições. Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima