O REI EZEQUIAS. 12 Lições


Ele é reconhecido um rei que confiou em Deus e obedeceu aos mandamentos do Senhor. Um rei que realizou profundas reformas religiosas em Judá,eliminou a idolatria e resgatou a adoração e o louvor a Deus. Mas no auge de sua carreira, foi acometido de uma enfermidade grave e mortal. É dele mesmo que estou falando, o rei Ezequias. O homem que ouviu Deus falar “Põe a tua casa em ordem, porque certamente morrerás e não viverás…” E eu separei 12 Lições sobre o rei Ezequias, que vão nutrir a nossa FÉ diante das adversidades da vida.

Leia a passagem que está no 2 livro dos Reis capítulo de número 20 em diante. Então, sem perda de tempo, vamos mergulhar nas lições sobre o rei Ezequias.

1.. DEUS NÃO VAI EMBORA.

O profeta Isaías, entregou a mensagem e já tinha ido embora, mas quando Isaías já estava no pátio, Deus disse para Isaías no versículo 5: “Volte e diga o seguinte a Ezequias, o governador do meu povo: “Eu, o Senhor, o Deus do seu antepassado Davi, escutei a sua oração e vi as suas lágrimas. Eu vou curá-lo, e daqui a três dias você irá até o Templo.”

Isaías foi embora, mas Deus não. O pregador foi embora, mas Deus não. O pastor foi, o culto acabou a IGREJA já fechou ,mas Deus não foi embora da sua vida. A saúde vai, os amigos vão, o dinheiro também vai, pessoas que prometeram nunca nos deixar vão embora, mas DEUS NÃO VAI EMBORA. Descanse nele e levante os seus olhos para o alto, coloque o joelho no chão, e clame Àquele QUE JAMAIS VAI EMBORA.

2.. QUANDO A PALAVRA É DE MORTE EZEQUIAS ACREDITA.

Isso aqui é incrível,  quando Isaías deu a notícia de que Ezequias iria morrer, na mesma hora ele acreditou, se voltou pra parede, orou e chorou muitíssimo. Mas depois que Deus mudou a sentença de morte em vida e fez Isaías voltar e dar uma palavra de vida, Ezequias não acreditou 100% e pediu um sinal a Deus. Reparou que diante da palavra de morte Ezequias ouviu e aceitou de numa boa? Mas diante da palavra de vida ele teve dificuldade em acreditar. Isso fala um pouco sobre nossa dificuldade em abraçar o que vem do CÉU pra nossa vida, e a nossa facilidade em deixar que a palavra e as coisas ruins falem mais alto dentro de nós. Seja seletivo com tudo que pede passagem para entrar no seu coração. Esteja aberto para crer que coisas maiores estão por vir, ao invés de ficar remoendo só aquilo que é ruim. Ocupe sua mente com as coisas de Deus,  e entregue as ruins nas mãos DELE. 

3.. CUIDADO, ALGUÉM PODE COMEÇAR BEM E TERMINAR MAL.

O rei Ezequias começou bem, mas o seu fim, depois dos 15 anos que Deus acrescentou na vida dele, não foram nada bom. Não só a história dele mas a de outros como o rei Uzias, serve de alerta para nós hoje. É importante começar bem e terminar bem também. A semente no meio das pedras começou bem, mas terminou mal, igualmente a semente que caiu entre os espinhos. Provérbios 4.18 diz que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Pra você terminar bem, VOCÊ precisa brilhar mais e mais. O que é isso? É não parar de crescer, é estar sempre vigilante quanto ao seu nível de entrega e renúncia. Eu não sei como você começou, mas oro pra que termine na presença do Senhor Jesus dando testemunho do evangelho da graça de Deus.

4.. DEUS NÃO FALOU COM EZEQUIAS, MAS FALOU COM ISAÍAS.

Ezequias orou e Deus aparentemente não ouviu a oração dele. Eu disse aparentemente, porque assim que Ezequias orou, Deus falou ao coração de Isaías pra ele voltar e mudar a sentença de morte pra vida. Jonas também orou dentro do peixe, e aparentemente Deus não ouviu a sua oração, mas Deus já tinha ordenado o peixe para deixar Jonas o mais perto possível de Nínive. Quando você pensa que Deus não está te ouvindo, Deus está indo lá na frente preparando tudo que você precisa. E isso é fruto de oração. Não seja enganado pelas aparências, Deus está ouvindo as suas orações. 

5.. EZEQUIAS TEM CURRÍCULO PARA APRESENTAR.

Na palavra de oração que Ezequias faz, ele tem uma lista de boas obras que ele fez pra Deus quando tinha saúde. Olha só o que ele diz no versículo 3: “Ah! Senhor! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.”

Quando podia, Ezequias fez o que tinha que fazer pra Deus. Irmãos, a pior coisa que pode acontecer com um cristão, é chegar no final da vida com sentimento de remorso. Sabe, aquele sentimento de arrependimento por não ter feito pra Deus aquilo que ele deveria fazer. Por não ter aproveitado quando tinha saúde pra fazer a obra de Deus. Que este sentimento não seja nunca a sua realidade. Que você tenha um currículo de grandes obras pra Deus. Que no final você tenha a sensação de dever cumprido. Aquela sensação de fez o que podia para ser uma bênção nas mãos de Deus. O que Ezequias está dizendo pra Deus é: EU DEI O MEU MELHOR, é isso que Deus quer, o seu melhor.

6.. FALTAM DOIS ANOS PARA SENAQUERIBE TENTAR INVADIR.

Ezequias não sabe, mas faltam aproximadamente dois anos para o rei inimigo SENAQUERIBE investir contra a cidade de Judá e tentar matar Ezequias. 

Por isso que precisamos em todo tempo estar com nossa vida no altar. Enquanto muitos vão levando a vida espiritual relaxadamente, o inimigo vai ganhando terreno. Enquanto muitos estão brincando de ser crente, o inimigo está se fortalecendo.

A bíblia diz que Josué disse para o povo lá em Josué 3.5: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.” Ou seja, hoje eu me santifico para lutas e vitórias que virão amanhã.

Por isso que Paulo vai dizer em 2 Coríntios 2:11 “não ignoramos os seus ardis (do maligno)”, em outras palavras Paulo está dizendo: não dá pra bobear na batalha.

7.. COLOCA SUA VIDA COM DEUS EM ORDEM.

Isaías chegou no palácio do rei Ezequias e foi direto: “Coloca sua casa em ordem” , ou seja, coloca sua vida no altar, seja uma bênção. Não sabemos quanto tempo nos resta, mas que, neste tempo que nos resta, façamos dele um tempo de casa espiritual arrumada. A mulher de Lucas 15 perdeu a dracma dentro de casa, e a perda revelou que a casa estava mal arrumada. Então fica a dica: pegue a vassoura e comece a arrumar a sua casa espiritual e seja uma bênção nas mãos de Deus.

8.. TRANSPONHA AS BARREIRAS COM ORAÇÃO.

Ezequias virou o rosto para a parede. Parede fala de barreira, de obstáculo. Era como se ele quisesse transmitir a grande dificuldade e angústia  que ele estava sentindo dentro dele. Mas repare que ele se voltou para a parede com oração. Ele se voltou para o problema com oração. A ponto de Deus fazer o profeta Isaías voltar e dar uma palavra de vida em cima da palavra de morte. Se volte para esta barreira que se colocou na sua frente com oração. A bíblia diz: Põe a tua face no pó (vai orar), talvez assim ainda há esperança. A oração do justo não pode tudo, mas pode muito em seus efeitos. Ore, Deus não resiste a oração de um coração quebrantado.

9..ELE SABIA QUANTO TEMPO LHE RESTAVA.

Como Deus havia acrescentado mais 15 anos de vida pra Ezequias, se eu não me engano, Ezequias foi a única pessoa na bíblia que sabia quanto tempo de vida ainda restava pra ele. 

Sendo assim, ele podia aproveitar o máximo pra fazer a vontade de Deus. Mas nós não sabemos quanto tempo nos resta, não sabemos se o amanhã nos pertencerá, por que temos que mergulhar nos rios de Deus e dar o nosso melhor enquanto temos a oportunidade do hoje. Independente de quanto tempo ainda temos,  independente de quantas oportunidades temos, que sejamos uma bênção nas mãos de Deus. Por não sabermos o tempo, precisamos aquecer as turbinas da nossa fé e decolar na presença de Deus rumo ao chamado que ele confiou a nós.

10..QUAL É O MAIS DIFÍCIL PRA VOCÊ?

Ezequias disse que o mais difícil pra ele era o relógio de sol voltar 10 graus. Esse era o ponto mais difícil pra Ezequias. E pra você, qual é o teu mais difícil? A cura de uma enfermidade? Uma porta de emprego se abrir? A restauração de uma aliança matrimonial que se desfez? Você vencer uma inclinação da carne, um pecado que te afasta de Deus? Saiba que tudo é difícil, impossível pra nós, mas para o nosso Deus tudo é possível. Lance a sua rede da FÉ na palavra de JESUS, ele não só faz o difícil, mas também o impossível. 

11..DEUS FAZ VOLTAR O QUE NÃO É MAIS.

Ezequias desejou que a sombra do relógio de sol voltasse. E Deus fez voltar. Tem coisas na nossa vida que desejamos que volte. Desejamos que volte a Paz, a saúde, a comunhão com Deus. Muitos têm saudade de uma vida cheia da unção de Deus que foi embora com o passar do tempo, dos anos. Com DEUS não estamos fora desta realidade. Ele pode fazer tudo novo de novo em sua vida. Uma palavra do nosso Deus faz a abundância voltar,  a paz voltar,  a unção voltar de onde nunca deveria ter saído. 

12..DESENGANADO POR DEUS, MAS MESMO ASSIM FOI ORAR.

Irmãos que FÉ é esta?!?! Não foi o médico que disse para o rei Ezequias colocar a casa em ordem porque certamente morreria. Foi Deus, através do profeta Isaías que disse que dessa enfermidade Ezequias não passaria. Mas mesmo diante desta sentença de morte dada por Deus, Ezequias foi orar a Deus em busca de cura. Uma coisa é o médico dizer que não tem mais jeito, outra coisa totalmente diferente é Deus dizer que aquela enfermidade é pra morte. Muitos pensariam assim, “já que foi Deus quem disse, então não vou nem orar”. Que Deus te dê FÉ pra você orar, mesmo diante da pior sentença ou problema da sua vida. Deus estava testando o rei Ezequias pra ver até que ponto ele estava disposto a crer no poder e controle de Deus.


3 respostas para “O REI EZEQUIAS. 12 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *