O estudo bíblico sobre “O Salmo 1.10 Lições”, é, em minha humilde opinião, o salmo ideal para iniciar todo o conjunto de salmos que vêm depois. O salmo 1 é a explicação de tudo que vem depois, pois ele é um contraste entre a vida do justo e a do ímpio. Ele é uma verdadeira divergência entre aquele que serve e o que não serve a Deus.Leia o Salmo 1 e acompanhe o esboço “O Salmo 1.10 Lições”.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª O Salmo 1.10 Lições: ANDAR, PARAR E SENTAR.
Inicialmente, o salmista no verso 1, deixa claro a decadência daqueles que seguem o caminho dos ímpios. O declínio de quem escolheu andar no caminho do ímpio é este: começa andando, depois para, e no final termina sentado e prostrado. O maligno tem um caminho cujo fim é a morte eterna. Mas a palavra de Deus é tão esclarecedora que não precisamos pagar para ver, basta olharmos os resultados que uma vida ímpia trás. Então, cuidado, as más conversações corrompem os bons costumes e um abismo chama outro abismo. Primeiro começa andando com quem não acrescenta valor algum. Depois para de orar, ler a palavra e buscar o SENHOR. E por fim, senta, se prostra com a vida espiritual fracassada. Ei, Deus tem planos maiores para sua vida.
2ª O Salmo 1.10 Lições: UM ENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIOR COM A PERVERSIDADE.
De acordo com o verso 1, existem três estágios de impiedade: ímpios, pecadores e escarnecedores. Estes três pontos tratam de uma maldade progressiva que afeta aqueles que escolhem se afastar da presença do Senhor. Com o pecado não se brinca, pois ele tem o poder de transformar anjo em demônio. Foi exatamente isso que aconteceu com Lúcifer e uma terça parte dos anjos. O pecado só precisa de um corpo, e que este corpo não seja o seu. De acordo com a 2ª Pedro 2:20, “quando alguém escapa da maldade do mundo ao conhecer nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas depois se deixa emaranhar e se escravizar novamente pelo pecado, está pior que antes”. Então, tome muito cuidado.
3ª O Salmo 1.10 Lições: ANTES DE TUDO VEM O SENHOR.
Conforme o verso 2, o salmista disse que o justo “ANTES tem o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite”. Ou seja, antes de ler uma mensagem no celular ou ouvir a voz dos homens, o justo medita na palavra do Senhor. O nome disso é prioridade, pois aquele que prioriza o Reino de Deus coloca-o no topo da lista de prioridades. Da mesma maneira, que Deus venha antes de tudo na sua vida, para isso, é necessário meditar na palavra, pois foi assim que o salmista aprendeu a colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. A máxima é: “ou a Bíblia te afasta do pecado ou o pecado te afastará da Bíblia”. Afinal, quem tem um “antes” para Deus, vê o mal chegar sempre atrasado.
4ª VITÓRIA DE DIA E VITÓRIA DE NOITE.
No versículo 2 diz assim: “e na sua lei medita de dia e de noite”. Perceba que uma vida bem sucedida diante de Deus não está associada a conta bancária, e sim a meditação e prática da palavra. De acordo com o contexto deste salmo, a palavra “dia” se refere a momentos bons. Já a palavra “noite” se refere aos momentos difíceis, ou seja, quando tudo está bem ou mal ele busca a Deus na palavra. Que rotina! Saiba que uma rotina saudável é muito bem vinda em todas as áreas de nossa vida, principalmente em nossa vida com Deus. Então, receba Vitória de dia e de noite através da palavra.
5ª O QUE NORTEIA NOSSA VIDA É A PALAVRA.
O salmista deixa claro que o ímpio não é um modelo a ser seguido, e que o justo é uma bênção porque baseia sua vida na palavra de Deus. Graças a palavra o justo foi lapidado e se tornou aprovado diante de Deus. Infelizmente, na busca por exemplos para balizar suas vidas, olham para fora da Bíblia, porém, a direção espiritual só vem pela palavra. Conforme Lucas 4:16 “Jesus entrou na sinagoga e leu as Escrituras Sagradas que é a palavra. Com isso, vem a seguinte reflexão: “Se Jesus precisou meditar na palavra, quanto mais eu.”
6ª RAÍZES PROFUNDAS EM DEUS.
Comparativamente, o salmista, no verso 3, diz que o justo será como a “árvore plantada junto a ribeiros de águas.” Assim, entendemos que se a árvore está plantada junto ao Ribeiro, com certeza suas raízes bebem direto da fonte. Ou seja, o sucesso da árvore está no endereço onde ela se localiza, junto à fonte.
Pois assim como a raiz é a parte da árvore que sustenta e extrai alimento, o cristão verdadeiro deve ter suas raízes aprofundadas em Deus, caso contrário, qualquer brisa de vento derrubará o cristão. As raízes são as partes da árvore que ninguém vê o tamanho, da mesma forma é a nossa vida espiritual, só Deus vê o tamanho de suas raízes. Deixem falar o que quiserem acerca do seu nível de fé e temor a Deus. O nosso trabalho é continuar ao lado do ribeiro de Deus, ELE está vendo nossas raízes, e por isso, produzimos frutos.
7ª O ÍMPIO É GUIADO PELO VENTO.
O versículo 4, diz: “Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha”. De acordo com este texto, o ímpio é como uma palha seca, e é o vento quem determina para onde ele vai. A palha é a casca do grão e deveria ser removida pelo vento para se obter o valioso grão. Era o vento quem separava a palha do grão. Pelo fato do ímpio não ter raízes em Deus o vento da tempestade é quem guia o ímpio. Qualquer probleminha a casa do impio desaba. Conforme o salmo 46: “temos um refúgio, uma fortaleza e um socorro certo na hora da tristeza”, por isso não seremos abalados.
8ª TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ.
Há uma linda promessa no verso 3, que diz assim: “tudo quanto fizer prosperará”, ou seja, o que o cristão fizer, será baseado na palavra, e por isso, prosperará. Não tem como dar errado aquilo que fazemos de acordo com a palavra. O salmista não associa a prosperidade com riquezas materiais, e sim uma prosperidade espiritual. Esta é a maior prosperidade na vida de uma pessoa. Segundo a carta de Efésios 1:3, “Em Cristo, Deus nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais”. Somos prósperos, pois temos a graça, a unção do Espírito Santo e a salvação em Cristo Jesus. Receba esta promessa sobre a sua vida: “tudo quanto fizer prosperará!”
9ª DESTAQUE PARA O JUSTO.
Um outro ponto interessante no salmo 1, é que Deus cita primeiro o exemplo do justo. Deus fez questão de evidenciar, colocar o justo em destaque. O que atrai as bênçãos de Deus em nossa vida é o nosso estilo de vida santa. Deus está atento e fica maravilhado quando vê cristãos se portando como luz do mundo. Deus citou o exemplo de Jó, dizendo: “observaste o meu servo Jó?” Deus menciona o exemplo do justo, mas o ímpio será esquecido.
10ª REFLEXÃO INEVITÁVEL.
Para finalizar, deixarei a inevitável reflexão: como está nossa conduta diante de Deus? Que a nossa postura seja a de 2 Timóteo 2:15, que diz: “Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade”. Então, que a nossa postura seja a mais justa possível, pois devemos agir justamente com Deus e o próximo.
Espero que o estudo bíblico “O Salmo 1.10 Lições”, edifique a sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
Melhor explicação sobre o salmo 1 que eu já vi
Foi maravilhosa essa reflecçao