O VALE DE OSSOS SECOS. 10 Lições


O desânimo tinha tomado conta do povo de Deus. O exército da babilônia levou todo povo de Deus, o reino do Sul, Jerusalém como escravo. A tristeza foi tão grande que no Salmo 137 eles dizem assim: 

“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentamos e choramos, e nos lembramos de Jerusalém. Nos salgueiros que lá havia, penduramos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram como escravos  nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Cantem algum cântico da cidade de vocês. 4 Como vamos cantar pra DEUS se estamos numa terra totalmente diferente da nossa?”

Foi nesse cenário de ossos secos que o profeta Ezequiel é levantado para trazer esperança e fazer reviver um exército de ossos secos.

O vale de ossos secos.

1..VEIO SOBRE MIM TUDO O QUE EU MAIS PRECISAVA.

A bíblia diz no versículo um, que “VEIO SOBRE EZEQUIEL A MÃO DO SENHOR”. Era como se Ezequiel estivesse dizendo: “VEIO SOBRE MIM TUDO O QUE EU MAIS PRECISAVA, A MÃO DE DEUS”.

Assim como Ezequiel, nós só precisamos da mão de Deus em nossa vida. Pare pra pensar: se Deus é por nós, quem será contra nós. Muitas vezes achamos que precisamos de muitos recursos materiais, mas na verdade a mão de Deus é suficiente. Você tem tudo que precisa neste vale, A MÃO DE  DEUS!

2… NINGUÉM  CHEGA  A LUGAR ALGUM OLHANDO PARA AS DIFICULDADES.

Diante do vale cheio de ossos secos, Deus segurou nas mãos do homem de Deus Ezequiel e o desafiou a ver além daquele vale cheio de ossos secos. 

Então fica a lição, para o nível que Deus está te levando, é super necessário olhar com os olhos da FÉ. Olhar além das dificuldades e começar a vislumbrar possibilidades que foram ocultadas pela gravidade do problema.

Amplie sua visão e olhe além dessa tempestade. Porque quem olha com os olhos da fé vê possibilidades  onde a maioria só viu dificuldades.

O vale de ossos secos.

DUAS LIÇÕES COM O “TU SABE” QUE EZEQUIEL FALOU:

3.1.. ELE DISSE “DEUS  SABE” porque quem aprendeu a orar também aprendeu que o que vale mesmo é o TU SABE. Se os ossos reviverem Deus sabe. Se os ossos não reviverem Deus sabe de todas as coisas. Se a porta se abrir ou não, Deus sabe de todas as coisas. 

4. 1.. ELE DISSE “DEUS SABE”… porque a última palavra vem de Deus. Ainda que alguém tenha dado uma palavra contrária a palavra de Deus é quem vai prevalecer. Alguém pode olhar e dizer que esta situação não tem jeito, mas a última palavra é do SENHOR. Alguém pode olhar e dizer que esta pessoa não tem jeito, (É vale de ossos secos) mas a última palavra vem de Deus. Então, “Deus sabe”!

5.. OS OSSOS ESTAVAM SECOS, MAS NENHUM DELES AINDA HAVIA SIDO ENTERRADOS

Estavam secos, mas não estavam enterrados. Pare de enterrar valores, sonhos, projetos em sua vida só porque eles estão na fase da sequidão. Deus está contigo neste vale pra te levar da sequidão ao milagre. O cenário está te convidando a profetizar e não desistir. Um episódio ruim não vai decretar o fim da sua história. 

6..ANDOU, MAS NÃO PISOU NOS OSSOS.

O profeta Ezequiel andou no meio de um vale de ossos secos sem pisar em nenhum osso sequer. Imagine o cuidado para não pisar em nenhum osso… É este cuidado que precisamos ter para não ferir o coração de quem já está fragilizado. Por isso que todo cuidado é pouco quando tivermos com o microfone nas mãos. Pode ter ali que já está abalado, e uma palavra mal colocada vai acabar quebrando aquela pessoa de vez. Esteja no meio das pessoas mas sem ferir ninguém. Não é porque está seco que tem que ser pisado. Pense nisso…

7..ELE ME FEZ ANDAR.

EZEQUIEL não andou porque quis, foi a mão de Deus que pegou nas mãos dele e o fez andar.

Ao olhar o caos, o profeta parou. Muitas vezes paramos por causa do caos, por causa dos problemas,  mas assim como Deus fez Ezequiel andar, saiba que ele te fará também. Não pare diante da luta, não pare diante do ataque, diante da prova do Vale. Deus sabe que nada vai mudar se nós não andarmos. Caminhe!!!

8..ELE ME FEZ.

Eu não tinha forças, mas ele me fez andar.

Eu não era, mas ele me fez. Ele me fez mais que vencedor em Cristo. Ele me fez saltar muralhas, vencer gigantes, triunfar sobre o pecado, ele me fez ser o que sem Deus eu jamais seria. Deus fez, Deus faz e continua fazendo. Só nele é possível sermos o que jamais seríamos se não fosse a presença dele em nossas vidas. 

9..OS OSSOS ESTÃO PARADOS, MAS O PROFETA ESTÁ ANDANDO.

Deus te movimenta em lugares onde tudo ou todos estão parados. Os ossos estavam paralisados, não havia movimento nenhum. Mas Ezequiel estava em movimento. Ninguém ora mais neste lugar. Ninguém busca a Deus neste lugar. A ajuda neste lugar está parada. O bem neste lugar está parado. Mas guarde esta palavra no seu coração: “DEUS TE MOVIMENTA EM LUGARES ONDE TUDO ESTÁ PARADO”. A engrenagem vai voltar a funcionar porque Deus te movimenta onde tudo parou.

10..QUEM COME O ROLO PROFETIZA.

Em EZEQUIEL 3.3 OLHA O QUE DEUS DISSE PRA ELE: “enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.”

EZEQUIEL comeu o rolo, comeu a palavra. Isso quer dizer que a palavra de Deus estava no coração dele. A palavra não estava só na boca, mas ele engoliu, ou seja, estava no coração. A palavra encontrou espaço dentro dele. E quem se alimenta da palavra de Deus tem autoridade para profetizar. Deus mandou ele profetizar porque EZEQUIEL tinha palavra profética dentro dele. Se alimente da palavra. Coma a palavra com coração, ela te fortalece para profetizar sobre o caos.


5 respostas para “O VALE DE OSSOS SECOS. 10 Lições”

  1. Palavra abençoada obrigado,por essa mensagem tão maravilhosa estava precisando, estava me sentindo como esse ossos secos
    Mas me renovei com essa palavra.

  2. Gloria Deus fui grandemente abençoado com essa mensagem! Que Deus continui abencoando a sua vida meu pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *