Os amalequitas eram os nômades mais perigosos que já existiam no deserto. Assim que o povo de Deus saiu do Egito, eles tiveram que enfrentar nada mais e nada menos que os amalequitas, que eram conhecidos como os chacais do deserto. Aqueles que atacavam traiçoeiramente e sem piedade. Deuteronômio 25:17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito.
1… NÃO ATACAVAM DE FRENTE.
Em Deuteronômio 25:18, mostra a forma de ataque covarde dos amalequitas, lá Deus diz assim: “Amaleque te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua RETAGUARDA todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado;” Quem ficava pra trás era atacado covardemente pelos amalequitas. Guarde esta mensagem em seu coração: NÃO FIQUE PRA TRÁS NA SUA CAMINHADA COM JESUS. MARCHE!!
Estamos lidando com um inimigo covarde e que espera ou seu dia mal ou o dia em você se encontra fraco, pra te atacar com toda força.” Por isso que a bíblia diz em 1 Pedro 5:8 que ele está bramando como um leão buscando a quem possa tragar.” Já reparou que os leões atacam as presas que ficam pra trás do bando? Tem um maligno que está ao aderredor do grupo só esperando alguém fraquejar na fé.
2… NÃO DEIXE NINGUÉM PARA TRÁS.
Em Deuteronômio 25.18 diz que: “Amaleque
feriu os que estavam na RETAGUARDA todos os fracos que ficavam pra atrás”. Se ninguém deixasse ninguém para trás, os amalequitas não teriam sucesso em seu plano. Amaleque só feriu porque o grupo, mesmo cansado, não estava junto.
Muitas igrejas não têm paciência pra aturar quem está fraco. Muitos irmãos não querem ter o trabalho de estender as mãos pra ajudar quem caiu. Não podemos ser um exército que mata os feridos. Se depender de mim Amaleque não te mata, porque eu serei bica de Deus pra você. Abrace esta missão e envie uma mensagem pra alguém antes que os amalequitas façam mais uma vítima.
3… O MALIGNO NÃO PRECISA TE DESTRUIR, ELE SÓ PRECISA TE DISTRAIR.
Amaleque é um tipo de adversário que espera a fraqueza ou a distração pra atacar e fazer suas vítimas. A ociosidade é uma estratégia do maligno. Pra te destruir ele só precisa te distrair na fé. Por isso precisamos vigiar e ser seletivo com o conteúdo que vamos consumir. Há joguinhos, vídeos, entretenimento roubando seu tempo com Deus. E isso já é um prato cheio para o maligno. Para fazer Davi pecar, o maligno só precisou deixar Davi na ociosidade em tempo de guerra. O cristão está numa arena. Estamos em guerra e, distração na guerra é sinal de destruição.
4… A MÃO AJUDADA HOJE, TE AJUDARÁ AMANHÃ.
Meditando nessa palavra não tem como NÃO falar sobre ajuda, unidade, empatia e tudo aquilo que nos fortalece como IGREJA. Eu sei que não é demérito, vergonha ser ajudado por alguém, mas em Deus estamos posicionados na direção das pessoas. Não que devemos fazer em busca de recompensa, mas pode acontecer de as mãos que você ajuda hoje te levantar amanhã. O padeiro que José ajudou interpretando o sonho dele na cadeia, foi o mesmo que se lembrou de José depois.
Já vi muitos reclamam que não foram visitados, mas no dia em que estavam fortes não visitaram ninguém. Que as pessoas louvem a Deus pelas mãos que você estendeu na direção delas. Gálatas 6:2
“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” E você que precisa de ajuda, vença o orgulho e não se cale. Romanos 12:13 “Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade.” Se você não se comunicar, ninguém poderá te ajudar.
5… OS AMALEQUITAS NÃO SUPORTAM MÃOS LEVANTADAS.
Em êxodo 17, acontece o primeiro ataque dos amalequitas ao povo de Deus. E lá na passagem, a bíblia diz que enquanto Moisés mantinha suas mãos levantadas como sinal de dependência de Deus, os amalequitas não resistiam e perdiam. Os que ficavam pra trás representam aqueles que desanimaram na fé e se tornaram presas fáceis para o maligno, mas as mãos estendidas de Moisés, representam aqueles que mesmo estando debaixo de ataques ou não, permanecem em Cristo. Os Amaleque não resiste suas mãos levantadas, sua fé levantada e sua bíblia aberta diante de um coração descoberto e pronto para receber a porção que nao te deixa ficar pra trás.
6… OS AMALEQUITAS DESAPARECERAM.
Nos dias de Davi como rei de Israel, os amalequitas sofreram uma derrota esmagadora (1 Samuel 27:6; 30:1-20). E no reinado do rei Ezequias, os poucos amalequitas que sobraram foram finalmente abatidos no Monte Seir. (1 Crônicas 4:43).
Em apocalipse 12.12, a bíblia diz que o maligno sabe que resta pouco tempo pra ele, é por isso que ele trabalha a todo vapor contra a igreja. O maligno trabalha como se hoje fosse o seu último dia. Imagine se nós tivéssemos essa consciência ?!?! Viver pra Deus como se fosse a última oportunidade? Com certeza faríamos com todo vapor, daríamos muito mais valor ao que realmente tem valor e em um ritmo muito mais acelerado que o maligno. Já parou pra pensar que do outro lado você tem um opositor trabalhando como se hoje fosse o seu último dia? Então, sua fé não pode dormir no ponto. Chegará um tempo em que os amalequitas (o maligno) desaparecerá, mas você precisa continuar na linha de resistência.
7… NUNCA SE ESQUEÇA DOS AMALEQUITAS.
Em Deuteronômio 25:17, Deus deixa um alerta pra Israel dizendo: “Lembra-se do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;” e no versículo 19 Deus diz que vai apagar, os amalequitas sobre a face da terra.
Deus insistiu que Israel nunca se esquecesse da covardia que os amalequitas fizeram. E aí vem a lição: Nunca se esqueça dos efeitos que o pecado pode causar ou causou em sua vida pra você nunca mais cair. A devastação que o pecado causou não pode visitar sua vida novamente. Lembre das consequências desastrosas que o pecado causou em sua vida ou na vida de alguém. Lembra como foi ruim? Então não se esqueça deste Amaleque.
8…EM DEUS VOCÊ VENCE ATÉ NO TERRENO DO INIMIGO.
Em Deuteronômio 25:18 Deus disse que os amalequitas “saíram ao encontro (de Israel ) no caminho ( do deserto).” Assim que Israel pisou no deserto, eles tiveram que se deparar com a guerra provocada pelos amalequitas. Os amalequitas foram um inimigo declarado em todo tempo em que os israelitas peregrinaram pelo deserto. O deserto era o terreno do inimigo. Israel não pertencia àquele deserto, Israel era apenas peregrinos no deserto. Mas graças a Deus os israelitas não foram dizimados pelos amalequitas. Em Deus você vence neste mundo que jaz no maligno.
a abordagem utilizada pelo pregador é realmente interessante e muito prático na aplicação do texto.
Muito obrigado pelo incentivo meu irmão.