OS DOZE ESPIAS.10 Lições

Os doze espias.10 Lições

O estudo bíblico sobre os doze espias.10 Lições, é baseado em Número capítulos 13 e 14. Naquela ocasião, Deus, para provar sua fidelidade, mandou Moisés preparar doze homens para espionar a terra prometida. Após quarenta dias de observação, os doze espias voltaram com o relatório debaixo do braço, porém, somente dois, Josué e Calebe trouxeram notícias animadoras, já os demais viram mais dificuldade do que possibilidades. Acompanhe o estudo bíblico OS DOZE ESPIAS.10 Lições, e seja edificado por esta palavra.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

1ª Os Doze Espias.10 Lições: DEUS NÃO MENTIU, A TERRA EXISTE.

A primeira vista, até os dez espias concordaram que Deus havia falado a verdade. Por isso, no versículo 27, eles retornaram dizendo: “fomos à Terra que você nos enviou e verdadeiramente a terra mana leite e mel e este é o fruto da terra.”Ninguém tinha dúvida que aquilo que Deus tinha falado era verdade. Portanto, tudo aquilo que Deus diz em sua palavra também é verdadeiro. Assim como os espias testificaram sobre a existência da terra, o céu também existe, por isso, Jesus disse que na casa do pai há muitas moradas. E o desejo de Jesus é que estejamos com ele para sempre. João 14:3, diz: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.” O céu é real!

2ª Os Doze Espias.10 Lições: VEJA POSSIBILIDADES ONDE VIRAM DIFICULDADES.

A princípio, o propósito de Deus ao enviar os doze espias, não estava relacionado a ver problemas, e sim a beleza e fartura que havia na terra. A fim de animar o povo, Moisés ordenou no capítulo 13. 20, que os espias trouxessem fruto da terra. Em momento algum eles foram ordenados a ver impossibilidades. Enquanto os dez espias pessimistas só viram dificuldades, Josué e Calebe trouxeram ótimas notícias. Os dez espias não mentiram em reconhecer que ali havia dificuldades, porém, ignoraram que a presença de Deus faria toda diferença diante das dificuldades. Assim, não devemos ignorar as dificuldades, contudo, precisamos avançar, pois quem está conosco nos garante a vitória.

3ª Os Doze Espias.10 Lições: MANTENHA SUA LÍNGUA EM HARMONIA COM A PALAVRA.

Antes de mais nada, é importante frisar a fala dos dez espias pessimistas:”e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” (Nm 13:33). Primeiramente, o maior problema dos dez espias, não foi a vista que os inimigos tinham, e sim, a visão que os espias tinham de si mesmo. Então, mantenha sua vida alinhada com a palavra, pois, a visão pessimista de si mesmo, não é um sentimento de Jesus Cristo. Você não é gafanhoto, é príncipe do Reino de Deus. O PROBLEMA NÃO É COMO VOCÊ VÊ O GIGANTE, MAS COMO VOCÊ SE VÊ.

4ª DISPOSTO A VER OU VIVER?

Infelizmente, os dez espias estavam dispostos somente a ver a terra, apenas observar já era suficiente, porém, Josué e Calebe almejam muito mais do que ver, eles querem habitar e vivenciar o milagre. Assim, quem está disposto a viver não olha para dificuldade, mas encara a dificuldade com fé. Então, não se satisfaça com menos do que Deus preparou.

5ª O QUE VOCÊ FAZ QUANDO SE DEPARA COM GIGANTES?

A princípio, só a presença dos gigantes bastou para os dez espias retrocederem no propósito. Cada espia representava uma tribo, por isso, sobre seus ombros estava uma grande responsabilidade. Assim, também representamos um povo ou uma família, e não podemos recuar quando nos deparamos com gigantes. Então, faça como Josué e Calebe que, ao invés de recuar, superaram os gigantes em nome do Senhor dos exércitos, não retroceda no propósito.

6ª VAI LUTAR OU VAI MORRER NO DESERTO?

A notícia pessimista dos dez espias, era o sinal de que eles preferiam morrer no deserto do que lutar pela terra prometida. Apesar da terra ser uma promessa, era necessário lutar. Da mesma forma é a vida do cristão, somos salvos em Cristo, porém devemos lutar, pois o reino dos céus é tomado à força. Por isso, a Bíblia diz em Efésios 6.11, para nos revestirmos de toda armadura. Quem abaixa a guarda, morre espiritualmente, porém, quem decide continuar ao lado de Cristo, já é mais que vencedor. Às vezes, Deus nos coloca em circunstâncias que conflituam com a sua promessa, justamente para testar a nossa fé e confiança Nele, pois, a mente do Egito não entra na terra da promessa.

7ª CUIDADO COM A OPINIÃO DA MAIORIA.

De todos os espias, a maioria (dez) trouxe um relatório de derrota e o povo abraçou a má ideia como se ela fosse uma verdade absoluta. Então, cuidado com o senso comum, nem sempre, a maioria está certa. Nossos principais problemas estão nos paradigmas errados em que se assenta a nossa sociedade. Portanto, não seja influenciado pela maioria, mas tenha personalidade para escolher Deus todo dia. Os três jovens viram todo o reino se dobrar perante a estátua de Nabucodonosor, mas não se dobraram. A maioria não representa a verdade e a voz do povo nunca foi a voz de Deus.

8ª VOCÊ REPRESENTA ALGUÉM.

Segundo o versículo 3 do capítulo 13, era necessário que os espias fossem cabeças das tribos de Israel, ou seja, eles representavam um povo e não podiam decepcionar. Então, jamais se esqueça que você representa o povo Deus. Seu testemunho é fundamental para contagiar a vida de alguém e levá-la à Cristo. Não decepcione, mantenha-se puro diante desta humanidade pecaminosa e não manche suas vestes.

9ª NÃO É VOCÊ QUEM CONQUISTA, É DEUS QUEM DÁ.

Havia uma promessa para o povo herdar toda aquela terra. Eles eram os donos legítimos daquele lugar, mas infelizmente, os dez se esqueceram da promessa, e achavam que a Vitória seria a força de seus braços. Um bom exemplo de que a vitória vinha de Deus, foi a cidade de Jericó. Na ocasião, eles só precisaram seguir a direção de Deus, e as muralhas vieram ao chão. Assim, nossas lutas existenciais só são vencidas pela nossa permanência na presença do Senhor. Batalhas impossíveis não são conquistadas na força de nossos braços, mas sim pela força do Senhor em nossa vida. O impossível não é você quem conquista, é Deus quem dá.

10ª DEUS MUDA ESCRAVIDÃO EM LIBERTAÇÃO.

O povo de Israel nasceu num contexto de escravidão, eles estavam acostumados a serem escravos, porém, quando Deus os tirou do Egito, deu a Libertação que eles nunca tiveram. Deus tinha um plano para mudar a realidade de escravidão daquele povo, porém, eles estavam acostumados com a vida velha e relutantes ao novo de Deus. Assim, não podemos relutar, mas aceitar a liberdade proposta por Deus. Por mais que obedecer a Deus seja desafiador, tenha coragem e siga rumo à realidade que Deus preparou. Afinal, é hora de esquecer das coisas que ficam para trás e prosseguir para o alvo. Pare de pensar que esta realidade é só para os outros, mergulhe no projeto que Deus tem para você.

Conheça muito mais em meu canal do YouTube: Amilton Deolindo

2 comentários em “OS DOZE ESPIAS.10 Lições”

  1. Viviane Saraiva

    Perfeito e edificante.. bem desenvolvido.. graças ao Espírito Santo DEUS continue te abençoando e te usando em Nome de JESUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima