Os Magos do Oriente.10 Lições

O estudo bíblico “Os Magos do Oriente.10 Lições” está em Mateus 2. A Bíblia não menciona a quantidade de sábios que adoraram a Jesus. Pelo fato da bíblia mencionar três presentes (ouro, incenso e mirra), supõe-se que haviam três pessoas. Porém, não há nenhuma comprovação bíblica quanto a isso.

Espero que o estudo bíblico “Os Magos do Oriente.10 Lições” edifique a sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Os Magos do Oriente.10 Lições: DEUS TEM DIREÇÃO PARA SUA NOITE.

Os magos do Oriente foram guiados durante a noite por uma estrela. Através da estrela, que é símbolo da direção do céu, eles chegaram no local exato onde Jesus estava. Isso nos ensina que sempre haverá uma direção de Deus para nossa vida. De acordo com Êxodo 13:21, assim que Israel saiu do Egito, uma coluna de nuvem e uma de fogo os guiava dia e noite. Ou seja, durante o dia é durante a noite, a fidelidade de Deus estava presente. Então, creia que seus olhos verão se cumprir todas as promessas de Deus em sua vida. O céu sempre enviará sinais de socorro, esteja atento. E se ele permitir que o choro dure uma noite inteira, saiba que ele estará presente na noite também.

2ª Os Magos do Oriente.10 Lições: CUIDADO AO TOMAR DECISÕES.

A pior decisão dos magos do Oriente foi pedir informação em Jerusalém. Além da notícia perturbar toda cidade, o sanguinário Herodes também ficou sabendo e não aceitou a ideia de um outro rei além dele. E para piorar a situação, a partir da informação dada pelos sábios, de acordo com o versículo 16, Herodes mandou matar “Todos os meninos moradores de Belém cuja idade fosse abaixo de dois anos”. É claro que os sábios jamais tiveram a intenção de prejudicar a vida das crianças, na verdade, não passava pela cabeça deles tamanha maldade.

Isso nos mostra que nossas decisões podem trazer sérias consequências. Uma palavra mal colocada ou uma aliança com a pessoa errada, podem acarretar em problemas gigantescos. Imagine a dor das mães em Belém. Aquelas foram os primeiros cristãos a darem a vidas pela causa do Evangelho de Cristo. Eles foram os primeiros mártires do cristianismo. Então, sempre que tomar decisões, peça orientação a Deus. Não seja guiado pela emoção, e sim pela direção do CÉU.

3ª Os Magos do Oriente.10 Lições: AS PROMESSAS DE DEUS NÃO TÊM PRAZO DE VALIDADE.

De acordo com Isaías 7:14, “A virgem ficará grávida! E dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel”. As profecias bíblicas e seus cumprimentos é uma matéria fascinante e edifica muito a minha fé, pois em todas elas há uma grande riqueza de entalhes. Por exemplo: Isaías 7:14, foi escrito 700 antes de Jesus nascer, mesmo assim o seu cumprimento foi cabal. A palavra “virgem” está relacionada diretamente à Maria. A segunda riqueza está na palavra “filho”, pois mesmo não havendo ultrassonografia, o profeta acertou o seco do bebê.

E para finalizar, ele diz que o nome da criança se chamaria “EMANUEL”, ou seja, Jesus é Deus conosco. E para complementar mais o assunto, só no capítulo 2, se cumprem três profecias, são elas: O local do nascimento de Jesus (Miquéias 5.2); a fuga de JESUS e seus pais para o Egito (Oséias 11.1) e a morte das crianças abaixo de dois anos (Jeremias 31.15). Então, jamais deixe de crer nas promessas do Senhor, pois nem mesmo o tempo desfaz o que Deus prometeu.

4ª QUEM ENCONTROU JESUS NÃO ANDA PELO MESMO CAMINHO.

Segundo o versículo 12, “Quando chegou a hora de partir, retornaram para sua terra por outro caminho, pois haviam sido avisados em sonho para não voltar a Herodes”. Os magos do Oriente foram livres da morte porque voltaram para sua terra natal por outro caminho, caso contrário, Herodes os teria matado. Isso nos mostra que as pessoas que tiveram um encontro verdadeiro com Jesus nunca mais voltarão a andar pelo caminho velho. De acordo com Provérbios 14:12, “Há caminhos que a pessoa considera corretos, mas que acabam levando à estrada da morte”. Então, deixe Cristo mudar a sua mente, seu coração, sua vida, sua rota e seu destino. Para isto, basta deixar que o seu caminho se encontre com o dele, pois só assim as coisas velhas passarão e tudo novo se fará.

5ª DEUS FAZ MARAVILHAS COM COISAS PEQUENAS.

Com apenas uma estrela, Deus realizou uma grande revelação aos magos do Oriente. O significado de Belém é “casa do pão”, com certeza não havia um lugar mais adequado para nascer o Pão da Vida. Geograficamente, Belém é um território pequeno, mas foi escolhida para o Grande Rei dos reis, JESUS. Isso nos ensina que Deus faz maravilhas a partir de coisas pequenas. Na Bíblia Deus usou sal para purificar as águas do Jordão. Usou farinha para tirar o veneno que havia no alimento da panela nos dias do profeta Eliseu, E COM UM PEDAÇO DE MADEIRA FEZ O FERRO DO MACHADO FLUTUAR. Então, não ignore as coisas pequenas.

6ª A BÊNÇÃO VEM DE ONDE NÃO IMAGINAMOS.

Os presentes que Jesus recebeu não vieram de Jerusalém, e sim de uma terra longínqua no Oriente. Deus vai além do que podemos imaginar para nos abençoar. Com Deus ao nosso lado, o inimaginável acontece: o lanche de uma multidão, vem de um menino; um desconhecido te trata de forma especial em uma sala de hospital ou alguém encontra seu celular e entrega. Por exemplo, eu não conheço todas as pessoas que assistem os meus vídeos nas redes sociais, mas Deus usa cada pessoa para me honrar, assistindo, curtindo e compartilhando. Então, não tente mensurar o agir de Deus, apenas agradeça, pois sempre haverá socorro de Deus chegando até você. E esta é uma das formas de Deus te dizer: “eu te amo!”

7ª ODIADO PELOS SEUS E ADORADO PELOS ESTRANHOS.

Tendo em vista todas as profecias e promessas feitas à Jerusalém, seria totalmente compreensível que Jesus fosse muito bem recepcionado pelos seus patrícios, porém, isso não aconteceu. A hostilidade era tão grande que nem na cidade de Belém havia lugar nas hospedarias. Isso nos leva a crer que, mesmo que alguns fechem a porta, Deus usará outros para nos honrar. Não se preocupe com as portas fechadas para o seu ministério, se os de perto fecham, Deus usa os de longe para honrá-lo. Se porventura não derem crédito a sua pregação ou não reconhecerem sua ajuda, saiba que é impossível dar algo para Deus e sair no prejuízo. Deus levantará alguém que honrará e louvará a Deus pela sua vida.

8ª SEMPRE HAVERÁ ALGUMA COISA PARA TE DESVIAR DO PROPÓSITO.

Antes de mais nada, vale destacar que os magos do Oriente não pararam na distância, no desgaste físico, em Herodes e nem nos líderes religiosos, eles prosseguiram e venceram todos os obstáculos. Pois sabiam que o céu estava com eles, e isso bastava. Saiba que um dos sinais que você está no caminho certo, são as dificuldades que se levantam. Então, é melhor estar na fornalha com o quarto homem que do lado de fora com o rei perverso, Nabucodonosor. Prefiro estar no caminho certo com Deus, do que trilhar atalhos perigosos sem a presença do Senhor.

9ª A ESTRELA BRILHARÁ NOVAMENTE.

De acordo com Mateus 2:9, “Após a conversa com Herodes, os magos do Oriente seguiram seu caminho, guiados novamente pela estrela que tinham visto no Oriente. Ela ia adiante deles, até que parou acima do lugar onde o menino estava”. O segundo brilho da estrela nos ensina que Deus não havia desistido dos magos do Oriente, ou seja, o propósito ainda era o mesmo. Então, não pare, pois Deus faz a estrela brilhar mais uma vez para você. Não deixe o pecado colocar um ponto final em sua história com Deus. O Senhor não te abandona à própria sorte, ele não para quando alguma coisa paralisa a sua fé. O amor dele é MAIOR do que tudo, e ele te diz: “Eis que faço novas todas as coisas”. A estrela brilhará novamente, você crer?

10ª DEUS FALA DE FORMA DIFERENTE.

Inicialmente, Deus usou a estrela para guiar os magos do Oriente; em Jerusalém, Deus usou as escrituras para falar com eles e, por fim, através de um sonho, Deus os alertou a não voltarem pelo mesmo caminho. De acordo com Hebreus 1:1 e 2, “Durante toda história, Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas, e em nossos dias, Ele nos falou por meio do Filho,…” Então, esteja sempre atento para ouvir a voz de Deus falar ao seu coração e não deixe que o volume das coisas ao seu redor abafar a voz de Deus.

Espero que tenha gostado do estudo bíblico “Os Magos do Oriente.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima