OS MAGOS DO ORIENTE. 10 Lições.


Hoje nós vamos falar sobre OS MAGOS DO ORIENTE. A bíblia não fala quantos são, por se tratar de três presentes (ouro, incenso e mirra) as pessoas supõem que eram três, mas não sabemos ao certo quantos magos haviam. E já que a bíblia não confirma esta informação, nós não vamos além do que está escrito na palavra.

Neste vídeo trago 10 lições sobre os magos do Oriente que vão edificar a sua vida e enriquecer sua pregação ou seu estudo bíblico. 

 Vamos lá!!!

1)  DEUS TEM UMA DIREÇÃO PARA SUA NOITE.

Os magos do Oriente estavam sendo guiados durante a noite. Eles estavam indo na direção de Deus e Deus estava indo em direção a eles através de um sinal, uma direção no CÉU.

Deus sempre tem uma direção para nossas vidas até mesmo em nossas noites (em nossos momentos difíceis).  A bíblia diz que, depois que Israel saiu do Egito,  uma coluna de fogo guiava o povo de Deus a noite e uma coluna de nuvem no céu os guiava de dia.

Seja de dia ou de noite, creia que Seus olhos verão se cumprir todas as promessas de Deus em sua vida. O céu sempre vai te enviar sinais de socorro e essa estrela era um sinal da presença de Deus ao lado de seus filhos, porque Ele é a luz que caminha à frente do seu povo como um Guia. 

E se Deus permitir o choro durar uma noite, com certeza é porque ele está preparando a alegria que virá ao amanhecer. Mas Deus sempre terá uma direção, um sinal e uma saída para nossas vidas. Nunca deixe de buscar em Deus uma direção para todos os momentos de sua vida.

2) CUIDADO AO TOMAR DECISÕES.

A pior decisão dos sábios do Oriente foi pedir informação em Jerusalém. Além da  notícia perturbar toda  cidade, o sanguinário Herodes também ficou sabendo e não aceitou de maneira nenhuma a ideia de ter um outro rei além dele. E pra piorar a situação, a partir da informação dada pelos sábios, no versículo 16, Herodes manda matar

“TODOS OS MENINOS DE BELÉM E DE TODOS OS SEUS ARREDORES, DE  DOIS ANOS PARA BAIXO, CONFORME O TEMPO INFORMADO PELOS SÁBIOS.”

É claro que os sábios jamais tiveram a intenção de prejudicar a vida das crianças. Nem passava pela cabeça deles que a maldade no coração de Herodes poderia chegar a este ponto.

Mas que sirva de exemplo pra nós, porque toda decisão grande ou pequena que tomamos, pode ter consequências desastrosas. 

Decisões como por exemplo, se devemos falar ou calar, decisão entre tomar uma atitude ou parar e ver o livramento do Senhor.  Comprar ou não comprar, fazer acordos ou alianças com pessoas que de fato não conhecemos. Isso pode tomar proporções gigantescas e causar grandes problemas. 

Eu imagino a dor que as mães de Belém sentiram ao verem os soldados romanos matando seus filhos, desde os recém nascidos até os de dois anos de idade. Essas crianças foram os primeiros cristãos a darem suas vidas pela causa do EVANGELHO de Cristo, eles foram os primeiros mártires do EVANGELHO.

Quando o assunto for tomar decisão, peça sempre a orientação de Deus antes de tomar uma decisão. Ore a Deus,  analise os prós e os contras, não tome decisão por emoção ou pressa e reflita bastante nas consequências. 

QUANDO você estiver num tremendo vale da decisão, que Deus amplie a sua visão para que você chegue onde onde precisa chegar.

3) AS PROMESSAS DE DEUS NÃO TÊM PRAZO DE VALIDADE.

Essa parte da bíblia é uma das que mais me surpreende. Uma profecia e o seu cumprimento. O que Deus mais usou para me converter ao cristianismo foram as profecias e seus cumprimentos.

Só pra te dar um exemplo, olhe a riqueza de detalhes na profecia de Isaías capítulo 7 e versículo 14. 700 anos antes de Jesus nascer, o profeta Isaías já profetizava desta forma sobre o nascimento de Jesus: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. (Que quer dizer Deus conosco). 

A riqueza de detalhes  aqui está na palavra VIRGEM (que têm relação direta com Maria). Um filho, e aqui o profeta tem 50% de chances de acertar ou errar porque pode ser menino ou menina. E pra fechar com chave de ouro ele diz que o nome da criança se chamaria EMANUEL. Ou seja, Jesus é Deus conosco. Só Deus pra nos presentear com uma riqueza como essa!

E aqui no capítulo 2 de Mateus (que é  o capítulo em que estamos mergulhados), eu contei 4 profecias que se cumpriram.

A de Miquéias 5.2 (que fala o local do nascimento de Jesus),

A profecia de Oséias 11.1 (que diz a respeito da fuga de JESUS e seus pais para o egito) 

E a de Jeremias 31.15 (que fala sobre a morte das crianças de dois anos pra baixo)

Eu aprendo que AS PROMESSAS DE DEUS NÃO TÊM PRAZO DE VALIDADE. O tempo não desfaz aquilo que Deus prometeu.

Talvez você esteja pensando que Deus se esqueceu de você, mas Creia que Seus olhos verão se cumprir todas as promessas de Deus em sua vida.

4) TRÊS REAÇÕES DIFERENTES.

Os sacerdotes, Herodes e os sábios. 

Cada pessoa reage de forma diferente sobre Cristo.  Uns reagem de forma positiva e outros de forma negativa.

E as reações começaram assim que os sábios chegaram em Jerusalém para pedir informação sobre o nascimento de Jesus.

A reação dos sacerdotes e escribas, é uma reação recheada de descaso, frieza e indiferença. Eles não estão nem aí para o nascimento de Jesus. 

Mesmo conhecendo as  profecias  sobre  Jesus,  não  se  importaram em momento algum. Fizeram pouco caso da pessoa de Cristo. 

E para piorar  a  classe  sacerdotal  estava  totalmente corrompida. A Prova disso é que haviam dois  sumos  sacerdotes, Anás  e  Caifás  (Lc  3.2).

Infelizmente às vezes o exemplo não vem de quem deveria dar o exemplo. Eles representam aqueles que têm informação, mas não tem transformação. Conhecem mas não permitem que o conhecimento sobre Deus transforme as suas vidas.

Mas mesmo assim os sábios não pararam. Então,  não permita que o mal exemplo das pessoas te paralisem no caminho.

Já o rei Herodes, que tinha o título, dado pelo senado romano de “rei  dos  judeus”, reagiu com tamanha crueldade a ponto de tramar um plano para matar o menino Jesus. Tudo isso porque ele não queria perder o título e o trono de rei dos judeus. E pra isso ele estava disposto a fazer qualquer coisa, inclusive mandar matar os meninos de dois anos pra baixo. 

O propósito de Herodes não era adorar Jesus,  mas eliminar a vida do mestre. 

Herodes representa aqueles que fazem de tudo para eliminar a presença de Deus em sua vida. Tentam te desviar do caminho e torcem para que você se afaste dos caminhos e da vontade de Deus.

Ele também representa a falsa adoração,  “ELE DISSE AOS SÁBIOS QUE TAMBÉM QUERIA ADORAR JESUS, assim que eles encontrassem o mestre. Essa é a adoração de boca pra fora. Adoração que está apenas na letra de um hino, de um louvor; mas que de fato não está no coração.  Que com você seja diferente, que Deus, (que procura os verdadeiros adoradores) te encontre com um coração quebrantado e  disposto a amá- lo acima de todas as coisas.

Os  sábios  foram  a  Belém  não  para  homenagear  um  rei,  mas  para  adorar o SENHOR dos senhores”.

Primeiro, eles  não  mediram  esforços  (2.1).  Eles  vieram  do Oriente  a  Jerusalém que ficava a quilômetros de distância. Foi  uma  longa  viagem. Enquanto os judeus, que eram conterrâneos de JESUS, moravam ao lado do local do nascimento do mestre, não deram sequer um passo e não foram até à cidade de Belém para dar as boas-vindas ao menino Jesus.

Segundo,  eles  buscaram  informações  na Palavra de Deus pra saber sobre Jesus e descartaram qualquer outra fonte de informação que não fosse a palavra.

Terceiro, Não tiveram o apoio de ninguém,  nenhum judeu ou os sacerdotes se interessaram em pelo menos acompanhá -los na viagem até Belém.

E em quarto, um sinal no CÉU bastou para que eles obedecessem. Enquanto os judeus mesmo conhecendo as escrituras não obedeceram a direção de Deus. 

Os sábios representam todos os povos, línguas e nações que são alcançados pela salvação em Cristo. E eles também representam aqueles que atravessam os desertos da vida se preciso for mas não desistem de ver e andar com Jesus. 

5) DEUS FAZ MARAVILHAS COM COISAS PEQUENAS.

Deus pode criar grandes moveres em nossas vidas através d e pequenas coisas. Na bíblia Deus usou sal para purificar as águas do Jordão. Usou farinha para tirar o veneno que havia no alimento da panela nos dias do profeta Eliseu, E COM UM PEDAÇO DE MADEIRA FEZ O FERRO DO MACHADO FLUTUAR.

E aqui Deus usa uma estela para orientar os sábios e a pequena cidade de Belém para nascer JESUS. 

Belém ( que significa A CASA DO PÃO) o lugar mais adequado é escolhido por Deus para acontecer o nascimento daquele que é o verdadeiro pão da vida,  JESUS. 

Belém é pequena mas produziu o rei Davi que também nasceu lá e o descendente de Davi e Rei dos reis JESUS. Tudo isso porque DEUS FAZ MARAVILHAS COM COISAS PEQUENAS.

6) DEUS USA QUEM NÃO IMAGINAMOS PARA NOS ABENÇOAR

Quem poderia imaginar que Deus usaria pessoas de uma terra tão longínqua para honrar e presentear Jesus?!?!

Quem imaginava que Deus usaria o lanche que estava na mochila de um menino para multiplicar peixe e pão e alimentar uma multidão. 

Os planos de Deus em nos abençoar vai além de nossa imaginação. Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos. 

De repente alguém que você não conhece, nunca viu, Deus usa para cuidar de você em um hospital de uma forma especial. Alguém que você não conhece encontra o seu celular e faz questão de entregar.

Eu não conheço todas as pessoas que assistem os meus vídeos nas redes sociais, mas Deus que conhece todas as coisas, usa cada pessoa para me honrar assistindo e sendo abençoadas através dos vídeos. 

Não tem como mensurar o agir de Deus, só agradecer…

Sempre haverá socorro de Deus onde você não imagina chegando até você. E esta é uma das formas de Deus te dizer “eu te amo” e de ti cuido EU. 

7) ODIADO PELOS SEUS E ADORADO PELOS ESTRANHOS.

O certo era que Jerusalém fizesse um grande cerimonial, com coroas e grande júbilo nos becos e vielas de toda cidade.

Mas a hostilidade estava mais perto do que as homenagens. Nem na  cidade de Belém havia lugar nas hospedarias. 

Sempre haverá alguém que vai honrar aquilo que há de Deus dentro de você.  Alguém vai honrar o seu ministério, a sua missão.

Não se preocupe se aparentemente ninguém deu crédito a sua pregação,  não se preocupe se a ajuda que você fez a alguém não foi reconhecida. Ninguém dá nada pra Deus e sai perdendo. Deus levantará sempre alguém que vai honrar e louvar a Deus pela sua vida.

8) SEMPRE HAVERÁ ALGUMA COISA PARA TE DESVIAR DO PROPÓSITO.

Os sábios não pararam no obstáculo chamado distância e desgaste físico. Eles não pararam nos obstáculos chamados Herodes e sacerdotes, mas continuaram.

Eles seguiram firme em seu propósito porque sabiam que o céu estava ao lado deles, e isso bastava, e isso já era o suficiente. 

Um dos sinais que você está no caminho certo são as dificuldades que se levantam. É melhor estar na fornalha com o 4 homem ao nosso lado do que do lado de fora com o rei perverso  Nabucodonosor. 

É melhor estar no caminho certo com Deus, do que trilhar atalhos perigosos sem a presença de Deus em nossas vidas. 

9) CUIDADO COM AS PERGUNTAS MAL INTENCIONADAS.

A pergunta de Herodes não tem a intenção de ajudar, mas sim de atrapalhar. 

Há pessoas que nos perguntam se está tudo bem só para colher informações e espalhar nossa vida para todo mundo.

Cuidado quando alguém te fizer perguntas sobre seus sonhos, sobre sua família, sobre sua vida particular. Não  compartilhe seus problemas com quem não vai te ajudar, não abra os tesouros do seu coração com qualquer pessoa.

Neemias pergunta para o seu irmão Hanani sobre o estado da cidade de Jerusalém, e já que a pergunta de Neemias era bem intencionada, ele saiu do conforto do Palácio do rei e arregaçou as mangas para ajudar a reerguer novamente a cidade.

Para Geazi a mulher que estava com um filho morto em sua casa disse que estava tudo bem, mas quando ela chegou diante do homem  de Deus profeta Eliseu, ela abriu o seu coração e disse tudo o que estava afligindo o seu coração.

Imediatamente o profeta Eliseu foi em sua casa, orou e Deus ressuscitou o filho daquela mulher.

Tem pessoas que são como Geazi, só vão atrapalhar e espalhar o problema pra todo mundo, mas tem aqueles que são benção de Deus pra nossa vida, que vão abraçar o nosso problema E apresentá-lo pra Deus. 

10) DEUS FALA DE FORMA DIFERENTE.

No começo, Deus usou a estrela para guiar os sábios. Assim que os sábios chegaram em Jerusalém Deus usou as escrituras (a palavra de Deus pra falar com eles). Depois usou a estrela novamente e por último, Deus alertou os sábios para não voltarem pelo mesmo caminho através de um sonho.

Deus tem várias formas de se comunicar conosco. Veja o que diz hebreus 1.1 e 2

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas,”

Esteja sempre atento para ouvir a voz de Deus falar ao seu coração. 

E Não deixe jamais o volume das coisas ao seu redor aumentar a ponto de abafar a voz de Deus e você não conseguir ouvir a voz do seu SENHOR.

Que as lições sobre os magos do Oriente falem ao seu coração.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *