
Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições.O estudo bíblico “Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições”, é um estudo baseado em Mateus 20:1-16. A parábola dos trabalhadores da vinha, conta a história de um homem que contratou funcionários, em diferentes horários, para trabalhar em sua vinha. Todos trabalharam e receberam a mesma quantia, mas isso indignou os primeiros trabalhadores. Leia a parábola e confira o estudo bíblico “Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições”.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo
1ª Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições: CUIDADO COM O ESPÍRITO DE COMPARAÇÃO.
Inicialmente, os trabalhadores aceitaram a proposta de trabalho e concordaram com o pagamento. Porém, ao comparar o pagamento com os demais, os primeiros trabalhadores se indignaram com o dono da vinha. A partir deste exemplo, entendemos que o problema não estava no pagamento, e sim na comparação com os outros trabalhadores. De acordo com vários estudos, um dos grandes vilões do nosso tempo é a comparação.
A Internet se tornou uma grande vitrine onde as pessoas comparam sua vida pessoal com os outros, e quando não atingem determinado padrão de vida, entram em depressão. Na verdade, a comparação é uma influência maligna, pois não há problema nenhum em se inspirar nos bons exemplos. Então, tome cuidado para não comparar seu casamento, seu ministério, sua capacidade e sua vida. Você é único.
2ª Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições: NÃO FAÇA PENSANDO NA RECOMPENSA.
De acordo com Mateus 20:2, com exceção dos últimos trabalhadores, foi acordado com os demais o “pagamento de uma moeda de prata por um dia de serviço”. Desta forma, os trabalhadores das dezessete horas, não trabalharam pela moeda de prata, mas pelo prazer de sentirem-se úteis. No reino de Deus, enquanto uns trabalham por moedas de prata, outros trabalham por amor. Assim, não devemos fazer a obra de Deus com segundas intenções em nossos corações e pensando no retorno financeiro. Afinal, viver do evangelho não é o mesmo que viver em função do dinheiro, pois o financeiro não deve ser o fim, mas o meio pelo qual o evangelho cresce. Que as nossas mãos façam tudo por amor e não pensando em recompensas terrenas.
3ª Os Trabalhadores da Vinha.10 Lições: DESEJO E COMBINADO.
Conforme o versículo 11, os primeiros trabalhadores da vinha reivindicaram um valor fora do combinado, mas o dono da vinha cumpriu conforme o prometido. Então, não almeja o que Deus não prometeu, pois nossas expectativas devem estar de acordo com a vontade do Senhor. Afinal, Deus prometeu nos abençoar com sua graça, amor, salvação, perdão e sua presença. Na verdade, o combinado é suficiente para nos manter de pé nesta terra e, no final, nos levar para o céu. O Senhor não prometeu riquezas materiais, pois em tudo fomos enriquecidos nas regiões celestiais.
4ª O PAGAMENTO NÃO É POR MERITOCRACIA.
Segundo a parábola dos trabalhadores, o tempo trabalhado foi diferente, porém, a recompensa foi igual para todos. Desta forma, entendemos que o nosso pagamento não é por tempo de trabalho, e sim pela graça. Então, a nossa recompensa não vem de nossas mãos, mas das mãos de Jesus. Assim, a salvação, os galardões, o perdão e tudo que vem das mãos de Deus é pela graça. Que a altivez de espírito não domine o seu coração, pois não há nada que possamos fazer para merecer o favor divino, tudo é fruto da graça. Afinal, Efésios 2: 9, diz que a salvação não vem das obras, para que ninguém se glorie, mas vem de Deus.
5ª A GRAÇA ALCANÇA OS ÚLTIMOS.
A princípio, os últimos trabalhadores da vinha, representam aqueles que estão em último lugar na sociedade. A graça de Deus alcança trabalhadores nas drogas, no quarto fechado, no crime e os que estão às margens da sociedade. Assim, o favor imerecido de DEUS, não desiste de ninguém. No versículo 7, os últimos trabalhadores da vinha disseram que ninguém os contratou, ou seja, as pessoas serão alcançadas pela graça quando você convidá-las. Alguém precisa dizer ao pecador que ele é amado por Jesus. Então, convide, assalarie alguém para obra de Deus.
6ª CONVITE, TRABALHO E RECOMPENSA.
Conforme o texto, todos foram recompensados. Da mesma forma é a obra de Deus, todos são convidados, Jesus não deixa ninguém de fora, pois o reino de Deus não faz acepção de pessoas. Apesar do convite se estender a todos, somente alguns aceitam viver o novo de Deus. Portanto, o primeiro passo é aceitar o convite, o segundo passo é colocar a mão no arado, não olhar para trás, e por fim, receberás a recompensa. De acordo com 1 Coríntios 15.58, o nosso trabalho para Deus não é em vão. Então, mãos à obra; e se prepare para receber o que o dinheiro não pode te dar, só o CÉU.
7ª NÃO É POR TEMPO DE CARTEIRINHA.
Com todo respeito aos veteranos do evangelho, mas sabemos que o tempo de crente não é critério para salvação. O importante não são quantos dias, meses e anos de caminhada na presença do Senhor, e sim a sua fé centrada em Cristo Jesus. Alguns começaram desde a infância; outros na adolescência e juventude; na fase adulta; outros na velhice ou terceira idade); ou até mesmo no leito de morte. O mais importante é continuar ouvindo a voz de Deus e ser uma bênção.
8ª TEMOS UM TRABALHO A CUMPRIR.
Da mesma forma que todos os trabalhadores da vinha realizaram um trabalho, temos uma missão e um trabalho a cumprir no Reino de Deus. Assim, uns trabalharão por mais tempo, enquanto outros terão pouco tempo para cumprir a missão, mas, independentemente do tempo que dure a missão, o importante é fazer com fidelidade e dedicação. De acordo com o contexto da parábola dos trabalhadores da vinha, o trabalho em horário diferentes, significa épocas onde Deus contou com cada geração, em nosso tempo, Deus conta conosco. Então, do lado de dentro ou do lado de fora do templo, trabalhem na vinha do Senhor.
9ª OS PRIMEIROS PODEM SER OS ÚLTIMOS.
De acordo com o versículo 10, os primeiros trabalhadores foram chamados depois dos últimos trabalhadores da vinha. Desta forma, fica a seguinte lição: o céu é um lugar onde haverá muitas surpresas, pois, além de não encontrarmos aqueles que possivelmente estavam salvos, veremos os grandes se tornando pequenos. Então não perca esta oportunidade, seja uma bênção.
10ª SOU MAL AOS TEUS OLHOS PORQUE SOU BOM?
Inicialmente, no versículo 15, o dono da vinha respondeu aos questionamentos dos primeiros trabalhadores que não aceitavam a ideia dos últimos ganharem o mesmo valor que eles. E a resposta do dono da vinha foi a seguinte: “…você está com inveja porque fui bondoso com os outros?”. Assim é o amor de Deus, muitos têm dificuldade em entendê-lo e questionam o fato de Deus perdoar pessoas imperdoáveis aos olhos da sociedade. Dessa forma, entendemos que Deus é amoroso e, para ele, nada e ninguém está perdido. Jesus, o dono da vinha pode assalariar até o mais vil pecador, então, jamais desista de orar por alguém.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo