OS TRABALHADORES DA VINHA. 10 Lições


A Parábola dos Trabalhadores da Vinha é uma das Parábolas de Jesus encontrada apenas em Mateus 20:1-16. A parábola conta a história de um homem que contrata, em horários diferentes ao longo do dia, alguns trabalhadores para trabalhar em sua vinha. No final do dia, uns tinham trabalhado mais do que outros. No entanto, mesmo assim todos foram recompensados com a mesma quantia. 

1…NÃO SE DEIXE ENGANAR PELO ESPÍRITO DE COMPARAÇÃO. 

O problema dos primeiros trabalhadores foi comparar o tempo, trabalho e recompensa deles, com o tempo, trabalho e recompensa dos trabalhadores da última hora. A comparação é um dos grandes vilões do nosso tempo. As pessoas estão sendo seduzidas pela grande vitrine de comparação que é a internet e redes sociais. Muitos estão entrando em depressão por tentar e não conseguir atingir o nível “de alegria “, “prosperidade ” e “sucesso que é apresentado ali. Na verdade a comparação é uma influência maligna na vida da pessoa justamente pra colocar tudo a perder. Uma coisa é se inspirar em bons exemplos, e outra coisa totalmente diferente é comparar seu casamneto, seu ministério, sua capacidade e sua vida com alguém. Então, não se deixe enganar pelo espírito de comparação você é único(a).

2… SÓ FORAM PORQUE TINHA SALÁRIO.

Só os primeiros trabalhadores que receberam um combinado de salário. Aos outros trabalhadores foi acordado que eles receberiam salário justo, não sendo especificada a quantia. Não vou dizer que este era o caso dos primeiros trabalhadores. Mas infelizmente, muitos só se lançam, só fazem pensando na recompensa. É o famoso “O que eu ganho com isso?” Muitos, não todos, só querem fazer porque existe um retorno financeiro. Uma coisa é viver do evangelho, outra é viver em função do dinheiro. Que nossas mãos façam com amor e não pensando em recompensas terrenas.

3… NÃO QUEIRA TER O QUE NÃO FOI COMBINADO.

O que os primeiros trabalhadores estavam reivindicando estava fora do combinado. O dono da vinha cumpriu, conforme o prometido, o que foi combinado. Não queira o que não foi combinado. Não queira o que Deus não prometeu. Deus não nos prometeu uma vida fácil. Deus não nos prometeu dar aquilo que não faz bem pra nossa alma. Deus não nos prometeu riquezas materiais, evangelho não é sinônimo de riqueza material, mas sim vida com Deus. Não foi combinado que poderíamos andar com um pé no evangelho e o outro no mundo e no final ainda temos direito a salvação, não. A presença, o amor , a misericórdia de Deus e outras riquezas do céu foram combinadas. Aquilo que foi combinado é suficiente para nos manter de pé na terra e nos levar para o céu no final de nossas atividades aqui na vinha.

4… DEUS NÃO PAGA POR MERITOCRACIA.

Deus não nos dá nada de acordo com os nossos méritos. Não é pelo que merecemos, mas é pela graça. E se é pela graça, graça quer dizer favor imerecido de DEUS. Não supervalorize os seus méritos. Não é pelo que fazemos, mas sim pelo que Jesus fez em nós.  A obra dele é eternamente maior do que aquilo que fazemos pra Deus. A salvação é pela graça, galardão é pela graça, perdão é pela graça e tudo que vem das mãos de Deus pra nós é pela graça. Não deixe a altivez de espírito dominar o seu coração. Não há nada que possamos fazer para merecer o favor divino, tudo é fruto da graça, da fé. Efésios 2: 9 “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” 

5…A GRAÇA ALCANÇA QUEM ESTAVA EM ÚLTIMO LUGAR.

Os últimos trabalhadores representam aqueles que estão em último lugar na sociedade.

A graça encontra até aqueles que na corrida da vida estão em último lugar. A graça alcança trabalhadores nas drogas, no crime, às margens da sociedade. Aqueles que estão em último lugar em um quarto fechado e escuro demais, e já desistiram de tudo, incluindo ela mesmo. Mas a graça de Deus é linda, e ela não desiste de ninguém. E olha o que os últimos trabalhadores disseram para o dono da vinha no versículo 7 : “ninguém nos contratou.” Ou seja: tem trabalhadores, mas falta convite. Falta alguém pra dizer: vamos pro culto hoje? Falta alguém pra dizer: Jesus quer te salvar. Jesus quer te assalariar com as riquezas do céu.” Convide alguém, assalarie alguém para obra de Deus. 

6…CONVITE, TRABALHO E RECOMPENSA. 

Todos foram convidados, todos trabalharam e todos foram recompensados. 

O mestre não deixa ninguém de fora do convite, o mestre não faz acepção de pessoas. Todos são convidados, mas somente alguns aceitam. Muitos são chamados, pra fazerem parte do time mais que vencedor do evangelho, mas poucos são os que aceitam. Então não seja um daqueles que param no caminho, porque no Reino tem convite (vinde a mim), tem trabalho com recompensa conforme diz 1 co 15.58. Aceitou o convite? Então mãos à obra; e se prepare para receber o que o dinheiro não pode te dar, só CÉU. 

7…NÃO É POR TEMPO DE CARTEIRINHA.

Com todo respeito aos veteranos do evangelho, mas sabemos que tempo de crente não é critério pra salvação. 

O Reino de Deus irmãos, não funciona com o tempo de crente, mas sim a graça. Não importa quantos dias, meses e anos você está na presença do Senhor, o que importa é a sua firmeza na FÉ. 

Uns começaram desde a infância; outros começaram na adolescência e juventude; outros começam na fase adulta; outros na velhice ( na terceira idade); e outros são chamados no leito de morte. O mais importante é continuar ouvindo a voz de Deus. 

8…TODOS TEMOS UM TRABALHO A CUMPRIR.

Todos nós temos um lugar, uma missão e um trabalho a cumprir no Reino de Deus. Uns vão trabalhar por mais tempo, outros  vão trabalhar por menos tempo, mas Independentemente da duração da missão, desde que a realizem com fidelidade e dedicação, todos receberão a mesma recompensa de Deus porque todos nós temos um trabalho, uma missão a fazer. E os HORÁRIOS DIFERENTES FALAM DE TEMPOS DIFERENTES, ou seja, durante cada época da humanidade, Deus contou com um povo diferente para fazer a sua obra. E neste tempo Deus conta com a gente. O importante e necessário é que cada um, no tempo que dura a sua missão, faça e dê o seu melhor. Seja dentro ou fora da igreja, trabalhe na vinha do Senhor. 

9… AQUELES QUE AOS NOSSOS OLHOS ESTÃO EM PRIMEIRO, PODEM SER OS ÚLTIMOS.

Os últimos a serem chamados foram os primeiros. O céu é um lugar onde haverá muitas surpresas. Muitos grandes aqui serão pequenos no Reino dos céus e muitas pessoas que achávamos que estariam, não vão estar no céu; e por outro lado muita gente que achávamos que não estaria lá, estarão. AQUELES QUE AOS NOSSOS OLHOS ESTÃO EM PRIMEIRO, PODEM SER OS ÚLTIMOS ou podem nem está na lista dos trabalhadores da vinha. Então, vigie com sua vida. Não perca tempo. Faça aquilo pelo qual você foi contratado, capacitado pra fazer no Reino de Deus. 

10.. SOU MAL AOS TEUS OLHOS PORQUE SOU BOM?

No versículo 15, o dono da vinha responde aos questionamentos dos primeiros trabalhadores que não aceitavam a ideia dos últimos ganharem o mesmo valor que eles. E a resposta do dono da vinha foi a seguinte:

“Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?

Muita gente tem dificuldade em entender o amor de Deus. Muitas pessoas questionam o fato de Deus amar até quem não ama ele. Questionam o fato de Deus perdoar pessoas imperdoáveis aos olhos da sociedade. Mas a resposta do dono da vinha do céu é esta: “Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu?” Deus é soberano e pra ele nada e ninguém está perdido. Tem trabalhadores na sua rua, na sua família, na sua casa e no seu trabalho que o pai quer assalariar, contratar pra ceara. Não desista deste trabalhador aí,  não desista desta trabalhadora aí, porque o dono da vinha alcança qualquer pessoa porque ele é bom e sua benignidade dura para sempre.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *