Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições

O estudo bíblico “Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições”, está em Daniel 3. Misael, Ananias e Azarias, enfrentaram o homem mais poderoso de sua época, Nabucodonosor. Embriagado pelo poder, mandou construir uma estátua de ouro, com trinta metros de altura, a ergueu no campo de Dura e ordenou que todos os súditos do reino se prostrassem e adorassem aquela imagem. Porém, o rei não esperava que seu projeto maquiavélico fosse esbarrar na fidelidade dos três servos de Deus. Os três jovens que enfrentaram a fornalha de fogo ardente, mas não pecaram contra Deus.

Espero que o estudo bíblico “Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições”, fale ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições: OLHE PARA QUEM ESTÁ DE PÉ.

Inicialmente, todos se prostraram à imagem, porém Misael, Ananias e Azarias continuaram de pé na presença de Deus. Isso nos ensina que sempre haverá bons testemunhos de pessoas que não se vendem e não dobram os joelhos para o pecado. O segredo da vitória é olhar para quem está de pé. Se o mal exemplo for a sua inspiração, com certeza você para no caminho. De acordo com Provérbios 21:3, “O Senhor se agrada mais ao fazermos o que é certo e justo do que ao oferecermos sacrifícios.” Imagine milhares de pessoas ajoelhadas e somente três jovens de pé. Naquele momento, os três jovens provaram para todos que é possível SER DIFERENTE NO MEIO DOS IGUAIS. Assim como naquele tempo existia nos exemplos de cristãos, sempre haverá bons exemplos para nos inspirar. Nem tudo está perdido, olhe para quem não se tornou produto do meio. A escolha é sua.

2ª Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições: NA FORNALHA COM O QUARTO HOMEM OU FORA COM NABUCODONOSOR?

De acordo com Daniel 3:12, “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego recusam-se a servir outros deuses e não adoram a estátua que Nabucodonosor levantou”. Eles preferiram estar com o quarto homem na fornalha do que permanecerem do lado de fora com Nabucodonosor. Sendo assim, entendemos que a vida é feita de escolhas, por isso, não podemos ficar em cima do muro. Então, esteja onde Cristo está. Independente dele estar na fornalha ou não, jamais deixe algo te ancorar a um futuro sem Deus.

O profeta Elias enfrentou uma grande batalha contra os profetas de baal, mas o coração de Israel estava dividido. Por isso, de acordo com 1 Reis 18:21, “Elias se colocou diante do povo e disse: “Até quando ficarão oscilando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no! Mas, se Baal é Deus, então sigam Baal!”. O povo, contudo, ficou em silêncio.” Que cena triste! Saiba que os verdadeiros adoradores de Jesus não jogam no time de Nabucodonosor.

3ª Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições: DA FORNALHA OU NA FORNALHA?

Certamente, Deus poderia evitar que os três jovens fossem amarrados e jogados na fornalha de fogo, mas Deus preferiu o caminho do milagre. Deus permitiu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego passarem pelo fogo, porque havia um grande propósito: livrá-los NA e não DA fornalha. Isso nos mostra que, às vezes, Deus não nos livra DOS problemas, e sim NOS problemas. Então, descanse o seu coração, pois em suas lutas Deus te dará vitória; nas dores Deus te dará o alívio do CÉU e sobre o choro você terá alegria. O mais importante é saber que Deus estará conosco nas lutas da vida. De acordo com Naum 1:7 “O Senhor Deus é bom. Em tempos difíceis, Ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.”

4ª NADA PODE PRENDER O CRISTÃO.

Conforme Daniel 3:20, “Nabucodonosor deu ordens para que os homens mais fortes de seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha ardente.” Dentro da fornalha, a única coisa consumida pelo fogo foram as amarras que atavam os jovens. As amarras simbolizam aquilo que limita a nossa vida com Deus. Isso nos mostra que nada pode prender quem ama a Cristo, pois aqueles que amam Jesus não estão presos a nada neste mundo.

Se você está preso às algemas do pecado, peça forças a Deus, pois ele nos dá resistência para vencer o mal. Então, busque a Deus em oração e na palavra, ainda que no início você não tenha vontade nenhuma de orar e ler a palavra, seu espírito está se alimentando. Creia que chegará um tempo de Vitória sobre a sua vida, e as amarras não te prenderão a nada neste mundo. Às vezes, as fornalhas da vida são os meios de Deus nos libertar. Os três jovens na fornalha de fogo estavam com suas mãos amarradas, mas suas almas estavam livres em Deus.

5ª PRONTOS PARA MORRER, MAS NÃO PECAR.

Os três jovens na fornalha de fogo ardente entenderam que agradar a Deus é mais importante que preservar a própria vida. De acordo com a história da igreja, muitos mártires deram a própria vida pelo evangelho. Para eles, viver ou morrer não importava, e sim pregar o evangelho. Conforme Romanos 14.8, “vivos ou mortos, somos de Deus.” Os três jovens preferem a morte do que pecar contra Deus. Alguém disse que a eternidade com Deus, pagará todo dano que sofremos por amor a Deus nesta terra de aflições. Então, fique firme em Deus.

6ª QUANDO A OBEDIÊNCIA NOS LEVA PARA O OLHO DO FURACÃO.

Os três jovens foram lançados na fornalha porque optaram por obedecer a Deus. Nem sempre as lutas que enfrentamos é sinal de desobediência a Deus, pelo contrário, às vezes, entramos na fornalha fazendo o que é certo e por não abrir mão da nossa fé. Talvez você esteja pensando em parar porque depois que você entregou sua vida à Jesus, a luta se levantou, mas não pare, Deus irá contigo até no meio do fogo para te garantir Vitória. Não se venda ao sistema do mundo, porque você já foi comprado pelo precioso sangue de Jesus. Deus é o nosso consolo do CÉU em dias de perseguição.

7ª NÃO TEMOS UM SEGURO CONTRA OS PROBLEMAS.

Os três jovens foram lançados na fornalha por servirem a Deus. Em todo tempo foi assim, aqueles que seguem os princípios da palavra de Deus, padecem perseguições. Isso mostra que seguir Jesus não é isenção de problemas. De acordo com Tiago 1:2 e 3, “Devemos considerar motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois quando a nossa fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. Então, quando o vento estiver forte, DEUS É CONTIGO e te sustenta. E se cansar no caminho, DEUS É CONTIGO para te conduzir em seus ombros. Não temos um seguro contra os problemas, porém, uma coisa é certa: ESTAMOS SEGUROS NOS BRAÇOS DO PAI.

8ª VOCÊ NÃO É TODO MUNDO.

Os três jovens poderiam criar vários argumentos para defender a desobediência, mas ao invés disso se mantiveram firmes no propósito de agradar a Deus e não seguiram a maioria. Isso nos ensina que a maioria não define se está certo ou errado. A voz do povo nunca foi a voz de Deus. O cristão não segue conceitos que a sociedade julga ser correto.Quem define o que é verdadeiro é a Bíblia, não a cultura e muito menos a opinião das pessoas. A palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática, pois só ela é a lâmpada para guiar os nossos pés nos caminho. O verdadeiro cristão não procura brechas para pecar.

9ª VASO DE OURO OU DE BARRO?

Segundo Daniel 3:19, “Nabucodonosor se enfureceu tanto com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais que de costume.” Porém, mesmo assim os jovens permaneceram inabaláveis, pois eram vasos de barro e não de ouro. Os vasos de puro são aqueles cristãos que desviam da fé ao passarem pela provação. Por outro lado, os vasos de barro representam os crentes que ficam mais firmes na fornalha. O ouro derrete ao entrar em contato com o fogo, mas o barro enrijece. De acordo com 2 Coríntios 4:7, “Somos como vasos frágeis de barro que contêm grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós.”

10ª NÃO DOBRE OS JOELHOS DIANTE DAS ADVERSIDADES.

Certamente, a chama que ardia no coração dos jovens era mais forte que as chamas da fornalha, por isso, não dobraram os joelhos. Então, faça como os três jovens na fornalha de fogo ardente, não se proste. Às Vezes, nossas lutas apresentam-se sete vezes mais aquecidas, e achamos que não vamos suportar. Existem muitos problemas que tentam dobrar a vida de um cristão. Há dias que só Deus sabe o que realmente está acontecendo dentro de nós. Em dias assim não dobre os joelhos e não se renda aos problemas. A nossa esperança não está associada ao que podemos fazer, e sim na maravilhosa provisão e intervenção de Deus em nossa vida. Por isso, confie, pois Deus TEM UM PLANO PERFEITO na sua vida.

Espero que o estudo bíblico “Os Três Jovens na Fornalha.10 Lições”, fale ao seu coração.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima