OS TRÊS JOVENS NA FORNALHA DE FOGO.


Os três jovens na fornalha de fogo ardente enfrentaram o rei Nabucodonozor, que era um homem embriagado pelo poder e não negaram a sua fé em Deus. 

Nabucodonosor construiu uma estátua toda de ouro, que tinha trinta metros de altura, e que foi erguida no campo de Dura e ordenou que todos os súditos do reino se prostrassem e adorassem aquela imagem. Só que o rei não esperava que seu projeto maquiavélico fosse esbarrar na fidelidade dos três servos de Deus Misael, Ananias e Azarias que posteriormente passaram a se chamar Sadraque, Mesaque e Abdenego. 

Os três jovens que enfrentaram a fornalha de fogo ardente, mas não pecaram contra Deus.

Que Deus te abençoe com estas 10 Lições sobre os três jovens na fornalha de fogo ardente. 

1) OLHE PARA QUEM ESTÁ DE PÉ E NÃO PARA QUEM JÁ DOBROU OS JOELHOS.

Todos se prostraram, com exceção dos três jovens.

Sempre haverá alguém de pé dando bom exemplo e que não se vende e nem dobra os joelhos perante o pecado. Se você quiser continuar vencendo terá que olhar para quem está de pé. Se você fizer do mal exemplo a sua inspiração, com certeza você para no caminho.

Olha o que está escrito lá em Provérbios 21.3

“Fazer o que é justo e certo

é mais aceitável pra Deus

do que oferecer sacrifícios”.

Imagine a cena comigo. Um reino prostrado diante de uma estátua e apenas 3 jovens de pé. Naquele momento os 3 jovens eram exemplo para todo israelita que estava sofrendo e sem esperança  no cativeiro babilônico sem conseguir resistir às investidas do rei Nabucodonosor. 

Surgiu então uma esperança no fim do túnel. Todos puderam ver que apesar de todo sofrimento que os israelitas estavam vivendo, Deus não tinha abandonado os seus filhos e que ainda havia exemplos a serem seguidos. Não tenha como exemplo quem já dobrou os joelhos perante o sistema, olhe para quem resiste de pé na presença de Deus.

2) É MELHOR ESTAR NA FORNALHA COM O QUARTO HOMEM DO QUE DO LADO DE FORA COM NABUCODONOSOR.

Os três jovens escolheram Deus. 

A vida é feita de escolhas. Não podemos ficar em cima do muro. Ou ficamos fora da fornalha com Nabucodonosor ou dentro dela com Cristo.  Saiba que a decisão mais acertada de nossa vida é estar onde Cristo está. Independente dele estar na fornalha ou não. 

Não deixe nada te ancorar a um futuro sem Deus, sem Jesus. 

Veja o que o profeta Elias disse para a nação de Israel que se encontrava  declínio espiritual em 1 Reis 18:21

— “Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!

Porém o povo não respondeu nada.”

Irmãos, Quem é de Jesus não joga no time de Nabucodonosor. 

Sem dúvidas não há nada melhor do que estar com JESUS.

3) SE DEUS NÃO TE LIVRAR NA FORNALHA, ELE TE LIVRA NA FORNALHA. 

Muitas vezes Deus não nos livra da luta, mas tenha certeza de que ele estará sempre conosco nas lutas da vida.

Deus podia ter evitado que os três jovens fossem amarrados e jogados ali dentro, mas Deus não fez isto! não os livrou DA fornalha, Deus os livrou NA fornalha.

Deus não nos livra dos problemas, mas nos problemas (v. 24,25). Deus está sempre conosco. Saiba que sobre suas lutas você terá vitórias, sobre as dores Deus te dará o alívio do CÉU e sobre o choro você terá alegria. Veja o que está escrito lá em 

Naum 1:7 “O Senhor Deus é bom.

Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção”.

Voce tambem vai gostar de assistir: ESTUDO BÍBLICO SOBRE MOISÉS.

4) NADA PODE PRENDER O CRISTÃO. 

A única coisa que o fogo conseguiu queimar foram as cordas que os soldados usaram para amarrar os jovens.

Nada pode prender quem ama a Cristo. Quem ama Jesus não está preso a nada neste mundo porque o seu coração está em Deus e sua mente está no CÉU. Se alguma coisa te prende a este mundo, peça forças a Deus para te dar resistência para vencer o mal.

Veja o que está escrito no Salmo 119:45

“Andarei em verdadeira liberdade,

pois tenho buscado A tua PALAVRA.”

Busque a Deus em oração e na palavra, mesmo que no início você não tenha vontade nenhuma de orar e ler a palavra, porém, sem que a sua carne perceba o seu espírito está sendo alimentando. E chegará um tempo de Vitória sobre a sua vida onde amarras nenhuma te prenderá a nada neste mundo. Levante as mãos e adore porque nada pode prender o povo de Deus.

Os três jovens na fornalha de fogo estavam com suas mãos amarradas, mas suas almas estavam livres em Deus.

5) PRONTOS PARA MORRER, MAS NÃO ESTÃO PARA PECAR. 

Os três jovens na fornalha de fogo ardente entenderam que agradar a Deus é mais importante que preservar a própria vida. Veja o que está escrito em Romanos 14.8

“Porque, se vivemos, para DEUS  vivemos; se morremos, para DEUS  morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos de DEUS”

Os três jovens preferem a morte do que pecar contra Deus. Alguém disse que a eternidade com Deus, a nossa vida depois da morte, pagará todo dano que sofremos por amor a Deus nesta terra de aflições.  Fique firme em Deus. 

6) QUANDO A OBEDIÊNCIA NOS LEVA PARA O OLHO DO FURACÃO.

Os três jovens estão na fornalha porque optaram obedecer a Deus. 

Nem sempre as lutas que enfrentamos é sinal de desobediência a Deus. Pelo contrário,  aqui nesta passagem os jovens estão passando por uma grande provação por escolher obedecer a Deus. Se estivessem agradando o sistema do rei Nabucodonosor eles não estariam passando por aquela provação. 

Às vezes, entramos na fornalha fazendo o que é certo, entramos na fornalha para não abrir mão da nossa  fé.

E a fornalha era o preço que os jovens tiveram que pagar por se divorciarem do sistema de NABUCODONOSOR. 

Talvez você esteja pensando em parar por que depois que você entregou sua vida à Jesus a luta se levantou, mas não pare, Deus irá contigo até no meio do fogo para te garantir Vitória. 

Não  se venda ao sistema do mundo, porque você já foi comprado pelo precioso sangue de Jesus. Deus é o nosso consolo do CÉU em dias de perseguição. Veja o que está escrito em 2 Coríntios 1:5

“Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.” Quanto maior for a  perseguição, maior será o consolo do CÉU sobre sua vida.

7) NÃO TEMOS UM SEGURO CONTRA OS PROBLEMAS.

Seguir Jesus não é garantia de que estaremos isentos de problemas. 

Leia o que está escrito em Tiago 1: 2 e 3

“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.”

A maior certeza que você deve ter em sua vida é que DEUS É CONTIGO.

Quando o vento estiver forte, DEUS É CONTIGO e te sustenta.

Quando você cansar no caminho, DEUS É CONTIGO para te conduzir em seus ombros. Não temos um seguro contra os problemas, mas uma coisa é certa: ESTAMOS SUGUROS NOS BRAÇOS DO PAI E PODEMOS SEMPRE CONTAR COM ELE.

8) VOCÊ NÃO É TODO MUNDO.

A maioria não define se está certo ou errado. A voz do povo nunca foi a voz de Deus. 

O cristão não segue conceitos que a sociedade julga ser correto.

Quem define o que é verdadeiro é a bíblia  e não a cultura e muito menos a opinião das pessoas. A palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática. Olha o que está escrito lá no Salmos 119:105 

“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos,

é luz que ilumina o meu caminho.”

O verdadeiro cristão não procura brechas para pecar.

Os três jovens poderiam criar vários argumentos para defender a desobediência, mas ao invés disso se mantiveram firmes no propósito de agradar a Deus e não seguir a maioria. 

9) ÀS VEZES, DEUS TEM UM ENCONTRO CONOSCO NA FORNALHA.

Quando Deus permite que algo aconteça em nossa vida é porque tem sempre algo tremendo para acontecer. Se Deus escolheu se encontrar conosco dentro de uma fornalha, seja feita a vontade de Deus assim na terra como no CÉU. Se Deus escolheu se encontrar conosco dentro de uma fornalha, o fogo não vai te queimar!

Olha o que está escrito no Sl101.6a

“Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; “

Seja fiel a Deus em todo tempo porque a fidelidade de Deus nunca falha!

10) NÃO DOBRE OS JOELHOS DIANTE DAS ADVERSIDADES.

Às Vezes, nossas lutas parecem estar 7 vezes mais aquecidas, de maneira que achamos que não vamos suportar.

Existem muitos problemas que tentam dobrar a vida de um cristão.

Tem dias que ninguém sabe o que realmente está acontecendo dentro de nós. O curso de algumas coisas que insistem em não mudar, os dias difíceis onde parece que tudo está desmoronando ao nosso redor, solidão, ansiedade e tempestade.

Em momentos assim pensamos que Deus não  está no controle. Principalmente quando tudo vai de mal a pior. Em dias assim não sobre os joelhos e não se renda aos problemas. A nossa esperança não está associada ao que nós podemos fazer, mas sim na maravilhosa provisão e intervenção de Deus em nossa vida. Por isso confie, porque PRA TUDO DEUS TEM UM PLANO PERFEITO na sua vida.

Faça como os três jovens na fornalha de fogo ardente, continue! Há uma chama que arde mais em nossos corações do que a fornalha.


Uma resposta para “OS TRÊS JOVENS NA FORNALHA DE FOGO.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *