PAULO E SILAS NA PRISÃO. 10 Lições


Eles queriam pregar na Ásia, mas Deus mudou os planos deles e os enviou para pregar na Europa.

Chegando lá, O evangelho penetra no coração de Lídia, no coração da jovem possessa e no coração do carcereiro. Isso é uma prova de que o evangelho vem para todo tipo de pessoa.

Jogados na prisão por causa da pregação do evangelho, perto da meia noite eles não reclamam, mas abrem a boca pra louvar a Deus no lugar mais abissal daquela prisão. 

PAULO E SILAS NA PRISÃO está  localizada em Atos 16. Fique à vontade para usar as lições de PAULO E SILAS NA PRISÃO em sua vida.  

1…O DIABO DESCOBRIU QUE CRENTE TAMBÉM CANTA NA PROVA.

O inimigo descobriu que o cristão também adora a Deus quando está sangrando. Sabe o que ele também descobriu? Que o cristão verdadeiro prefere sangrar do que pecar contra Deus. Paulo e Silas estão com as costas feridas de açoites. Uma quarentena de açoites ou vara, era tão doloroso que algumas pessoas faziam suas necessidades fisiológicas ali mesmo. Era tanta dor que alguns faziam suas necessidades fisiológicas ali mesmo no local dos açoites. 

Paulo e Silas na prisão.

2…ELES ESTÃO FAZENDO TUDO CERTO, MAS ESTÁ DANDO TUDO ERRADO.

Eles estão seguindo a agenda do Espírito Santo, indo pra onde o Espírito Santo direcionou. Eles estão pregando o evangelho, tanto é que até a menina que tinha um espírito maligno de adivinhação confirma que eles ANUNCIAVAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO. Mas mesmo assim parece que está dando tudo errado, Paulo e Silas estão sendo açoitados e em seguida são lançados na prisão. 

Eles estavam fazendo tudo certo, mas estava dando tudo errado.

Mas eles aproveitaram a oportunidade, mesmo dando errado. Eles adoraram e de repente o vento impetuoso abriu todas as cadeias.

Que Deus te fortaleça a continuar fazendo o certo, mesmo quando não estiver dando certo. Talvez esta seja sua realidade, mas continue firme até o final. Deus tem terremotos pra abrir todas as portas em sua vida.

3…TEM CONVERSÃO QUE SÓ ACONTECE NA BASE DO TERREMOTO.

Há pessoas que só se convertem depois de um terremoto. Só depois de um abalo, depois de uma enfermidade, depois de um susto.

Assim como o carcereiro se converteu depois daquele terremoto assustador, tem pessoas que para se converter precisam passar pelo susto de um terremoto. Muitos não vêm pelo amor, só  pela dor. Pra você que ouve essa mensagem fica o conselho: não espere o terremoto pra correr pros braços de Jesus. É melhor ouvir a voz suave de Jesus te chamando, do que precisar ouvir a voz dele através de um terremoto.

4…O CARCEREIRO TEM A CHAVE, MAS QUEM ABRE AS PORTAS E DEUS.

Quem tem a chave da prisão é o carcereiro, mas a bíblia diz que através de um terremoto Deus abriu todas as portas.

E eu aprendo que por mais que os homens tenham a chave, quem vai abrir as portas em sua vida é Deus. Deus não precisa das chaves do carcereiro. 

Tem muita gente achando que, por ter a chave, vai influenciar em alguma coisa relacionado à nossa vida. O que estas pessoas não sabem, e o carcereiro também não, é que o cuidado da nossa vida está em Deus. Olha o que diz o salmo 121.3 “NÃO COCHILARÁ AQUELE QUE TE GUARDA”

Pode ser noite, pode ser perto da meia noite. Deus tem as chaves e em qualquer hora e lugar ele pode fazer acontecer o incrível em nossas vidas.

5…A ESTRATÉGIA DO INIMIGO É TE ENVAIDECER.

Enquanto Paulo e Silas estavam indo para oração, saiu  ao encontro deles uma jovem que tinha um espírito de adivinhação.

E é interessante que a estratégia do maligno era usar esta jovem para envaidecer Paulo e Silas e tirar eles da rota, do propósito de evangelização da Europa. 

Ela dizia no versículo 17. “ESTES HOMENS SÃO SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO E VOS ANUNCIAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO. Parece que ela está fazendo uma coisa boa, afinal de contas eles eram servos de Deus e estavam anunciando o caminho da salvação.

Mas isso não passa de uma estratégia maligna por trás destas palavras na boca dessa jovem. E sabe qual é? Envaidecer Paulo e Silas a ponto deles confiarem na força de seus próprios braços e se sentirem auto-suficientes. Por isso que Paulo repreendeu aquele espírito maligno daquela jovem. 

Então MUITO CUIDADO PORQUE A ESTRATÉGIA DO INIMIGO É TE ENVAIDECER. É te  deixar soberbo.  

6…A AGENDA E DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo impediu Paulo de pregar na Ásia menor. 

Não é o nosso querer. Se a nossa vida está nas mãos de Deus, então não fazemos o que queremos, mas sim o que Deus quer pra nossa vida. Não siga a sua vontade, siga o que o céu determina a seu respeito. Um dos maiores sinais de que nossa FÉ está amadurecida, é quando aceitamos a vontade de Deus. Por isso que no Getsêmani Jesus orou ao pai dizendo: “se possível afasta de mim este cálice, mas todavia seja feita a sua vontade ” Se a vontade de Deus te levar para um lugar onde você não queria ou imaginava estar, saiba de uma coisa: sozinho(a) você jamais estará. 

7…NÃO PERCA A ESSÊNCIA DE UM ADORADOR.

Muitos não têm recebido o que precisa não é porque Deus virou as costas, mas sim porque na prova perdeu a essência do adorador. O normal irmãos, não é pedir, O normal pra quem tem a essência de um adorador é adorar.  Um verdadeiro adorador sempre encontrará motivo pra cantar. Podem prender os pés do adorador ,mas ninguém vai calar sua voz. Ninguém vai impedir o seu canto.

Repare que o carcereiro diante da situação calamitosa quis se matar, Paulo e Silas diante da situação calamitosa escolheram adorar. Paulo e Silas não praguejam, não se desesperam, não se revoltam contra Deus, não reclamam Eles têm a unção da paz no vale. Na crise cantando. Sangrando cantando. Presos cantando. Não é olhar pras circunstâncias e tentar cantar, mas sim olhar pro céu de onde nos vem o socorro e cantar. Foi isso que Paulo e Silas fizeram.

8…ESSE TERREMOTO NÃO VAI TE MATAR.

Você crer? Assim como o terremoto abalou a prisão, este terremoto não veio pra te matar, ou pra te ferir. Assim como o terremoto não tinha autorização para matar Paulo e Silas, assim será na tua vida. Quando Deus envia não é pra matar, e sim para te levar pra próxima fase de Vitória. Haverá testemunho de Vitória no meio deste turbilhão de circunstâncias que você tem enfrentado. Ele veio do céu pra abrir, não só uma, mas todas as portas. Creia!

9…O DE REPENTE DE DEUS MUDA TUDO.

Fica em paz e acalme o seu coração. Tire essa mochila de ansiedade das costas, e descanse o seu coração em Deus. A bíblia diz no versículo 26, que de repente veio um grande terremoto que sacudiu os alicerces da prisão.

E eu creio que de repente o cônjuge se converte, de repente a porta se abre, de repente o milagre da cura acontece. A qualquer momento o de repente do CÉU pode bater em sua porta. 

10…VOCÊ TEM UM DEUS E UMA CIDADANIA.

Duas coisas que os homens daquela cidade não sabiam. Uma era que Paulo e Silas tinham um Deus e a outra é que Paulo era um cidadão Romano também.

Estão mexendo com as pessoas erradas. Eles têm Deus é uma cidadania. 

Tem gente que apronta conosco porque nos ver como ninguém, nos ver como qualquer um. Mas nós temos um PAI. Nós somos a menina dos olhos de Deus. E Deus faz justiça pelos seus filhos.  

E Paulo ainda fez questão que as autoridades locais se retratassem com eles por causa da humilhação que Paulo e Silas sofreram.

Os magistrados foram na prisão e pediram desculpas. Não mexa com o povo que tem Deus e têm uma cidadania celestial. 

CONCLUSÃO:

O carcereiro queria o que Paulo e Silas, mesmo sofrendo, tinham. Não só o carcereiro, mas toda sua casa foi alcançada pelo terremoto do evangelho. E eu ministro este terremoto chegando em sua casa pra abalar todas as prisões e abrir as portas dos céus sobre você e sua casa.


4 respostas para “PAULO E SILAS NA PRISÃO. 10 Lições”

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo meu Pastor, muito boa essa mensagem, serve de fortalecimento espiritual em nossas vidas a saber que não existe prisão que possa parar um Adorador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *