Paulo e Silas na Prisão.10 Lições

Paulo e Silas na Prisão.10 Lições

O estudo bíblico “Paulo e Silas na Prisão.10 Lições”, é baseado em Atos 16:22-28. Na ocasião, Paulo e Silas desejaram pregar o evangelho na Ásia, mas Deus mudou os planos e os enviou para pregar na Europa. Chegando lá, o Evangelho penetrou no coração de Lídia, no coração da jovem possessa e no coração do carcereiro. Isso é uma prova de que o evangelho vem para todo tipo de pessoa, e os projetos de Deus são maiores que os nossos. Presos por causa da pregação do evangelho, perto da meia noite eles não reclamam, mas abriram a boca para louvar a Deus no lugar mais abissal da prisão.

Espero que o estudo bíblico “Paulo e Silas na Prisão.10 Lições”, edifique mais a sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Paulo e Silas na Prisão.10 Lições: O DIABO DESCOBRIU QUE CRENTE TAMBÉM CANTA NA PROVA.

O inimigo descobriu que o cristão também adora a Deus quando está sangrando. O cristão verdadeiro prefere sangrar do que pecar contra Deus. Paulo e Silas estavam com as costas feridas de açoites. Uma quarentena de açoites ou vara, era tão doloroso que alguns faziam suas necessidades fisiológicas ali mesmo no local dos açoites. Isso nos ensina que a forma mais vitoriosa de enfrentar as perseguições é os problemas da vida, é ao lado do Senhor. O inimigo não suporta a resistência do cristão, pelo contrário, de acordo com Tiago 4:7, devemos nos sujeitar a Deus, pois só assim resistiremos o diabo e ele fugirá de nós.

2ª Paulo e Silas na Prisão.10 Lições: ELES FIZERAM TUDO CERTO, MAS DEU TUDO ERRADO.

Paulo e Silas seguiram todo protocolo. Seguiram a agenda do Espírito Santo; pregaram o evangelho genuíno, inclusive, até a menina que tinha um espírito maligno de adivinhação, confirmou que eles ANUNCIAVAM O CAMINHO DA SALVAÇÃO. Porém, aparentemente estava dando tudo errado, pois Paulo e Silas foram açoitados e em seguida lançados na prisão. Mesmo assim, eles não murmuraram e aproveitaram a oportunidade, adoraram e, de repente, o vento impetuoso abriu todas as cadeias. Isso nos ensina que Deus nos fortalece a continuar fazendo o certo, mesmo quando não estiver dando certo. Talvez esta seja sua realidade, mas continue firme até o final. Deus tem terremotos para abrir todas as portas em sua vida.

3ª Paulo e Silas na Prisão.10 Lições: TEM CONVERSÃO QUE SÓ ACONTECE NA BASE DO TERREMOTO.

Assim como o carcereiro se converteu depois do terremoto assustador, tem pessoas que só abrirão os olhos depois do susto. Alguns só se convertem depois de um terremoto, de um abalo ou de uma enfermidade. Muitos não vêm pelo amor, só pela dor. Então, não espere o terremoto para correr aos braços de Jesus. É melhor ouvir a voz suave de Jesus te chamando, do que ouvi-la através de um terremoto.

4ª O CARCEREIRO TEM A CHAVE, MAS É DEUS QUEM ABRE AS PORTAS.

Quem tem a chave da prisão é o carcereiro, mas a bíblia diz que através de um terremoto Deus abriu todas as portas. Isso nos ensina que os homens têm a chave, mas é Deus quem abre as portas em sua vida. Deus não precisa das chaves do carcereiro. Muitos acham que, pelo fato de terem a chave, podem fechar as portas em nossas vidas, porém, o cuidado da nossa vida está em Deus. De acordo com o Salmo 121.3 “Além de não dormir, Aquele que nos guarda, nem cochila”. Portanto, ainda que se seja perto da meia noite, Deus tem as chaves e, em qualquer hora e lugar, ele faz acontecer o incrível em nossas vidas.

5ª A ESTRATÉGIA DO INIMIGO É TE ENVAIDECER.

Enquanto Paulo e Silas se dirigiam para o local da oração, saiu ao encontro deles uma jovem que tinha um espírito de adivinhação. Usada pelo diabo, a jovem usa palavras para envaidecer Paulo e Silas e tirá-los da rota do propósito de evangelização da Europa. De acordo com o versículo 17, a jovem disse que “Paulo e Silas eram servos do Deus altíssimo e anunciavam o caminho da salvação”. Inicialmente, temos a impressão que ela está fazendo uma coisa boa, afinal de contas, eles eram servos de Deus e estavam anunciando o caminho da salvação.

Porém, aquilo não passava de uma estratégia maligna, pois, por trás daquele elogio estava uma armadilha satânica para fazer Paulo e Silas confiarem na força de seus braços e se sentirem auto-suficientes. Sendo assim, Paulo repreendeu o espírito maligno da jovem. Então, tome muito cuidado com as estratégias do maligno. O propósito é te deixar mais confiante em si do que em Deus.

6ª A AGENDA É DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo impediu Paulo de pregar na Ásia menor. Isso mostra que não é a nossa vontade que está em evidência, mas a do Senhor. A nossa vida está nas mãos de Deus, então não fazemos o que queremos, e sim o que Deus quer para nossa vida. Não siga a sua vontade, siga o que o céu determinou a seu respeito. Um dos maiores sinais de que nossa FÉ está amadurecida, é quando aceitamos a vontade de Deus. Por isso, no Getsêmani Jesus orou ao pai dizendo: “se possível afasta de mim este cálice, mas todavia seja feita a sua vontade.” Se a vontade de Deus te levar para um lugar onde você não queria ou imaginava estar, saiba de uma coisa, você jamais estará sozinho.

7ª NÃO PERCA A ESSÊNCIA DE UM ADORADOR.

Diante da situação calamitosa, o carcereiro quis se matar, mas Paulo e Silas, naquelas condições, escolheram adorar. Paulo e Silas não murmuram, não praguejam, não se rebelam contra Deus, mas adoram porque têm paz no vale. Cantam sangrando, na crise e presos. Isso nos mostra que a nossa essência deve continuar mesmo passando pelo vale árido. Por pedir e não receber, muitos viram as costas para Deus, porém, um verdadeiro adorador sempre encontrará motivo para cantar. Podem prender os pés do adorador, mas ninguém cala a sua voz, nada impede o seu canto. Então, não faça como o carcereiro, não olhe para as circunstâncias, olhe para o céu de onde vem o socorro.

8ª ESSE TERREMOTO NÃO VAI TE MATAR.

Assim como o terremoto não tinha autorização para matar Paulo e Silas, assim será na tua vida. O terremoto abalou a prisão, mas não abalou a fé de Paulo e Silas. Creia que este terremoto veio para te matar, ou te ferir, e sim para levá-lo para próxima fase de Vitória. Haverá testemunho de Vitória no meio deste turbilhão de circunstâncias que você tem enfrentado. Ele veio do céu para abrir, não só uma, mas todas as portas. Nenhum terremoto físico coloca as coisas no lugar, mas os terremotos de Deus não vêm para tirar, e sim colocar as coisas no lugar.

9ª O DE REPENTE DE DEUS MUDA TUDO.

A Bíblia diz no versículo 26, que de repente veio um grande terremoto que sacudiu os alicerces da prisão. De repente não é o mesmo que “do nada”, e sim que há um propósito. Então, fique em paz e acalme o seu coração. Tire essa mochila de ansiedade das costas, e descanse o seu coração em Deus. Creia que de repente o cônjuge se converte, a porta se abre e o milagre da cura acontece. A qualquer momento o “de repente” do CÉU bate em sua porta.

10ª VOCÊ TEM UM DEUS E UMA CIDADANIA.

Duas coisas que os homens daquela cidade não sabiam: a primeira está no fato de que Paulo e Silas eram servos do Deus todo poderoso; e a segunda, Paulo era cidadão Romano também. As autoridades não sabiam, mas mexeram com as pessoas erradas, afinal, eles têm Deus e uma cidadania. Isso nos ensina que você não precisa agir diante das afrontas, mantenha sua postura cristã, pois, somos a menina dos olhos de Deus, ele faz justiça pelos seus filhos. E Paulo ainda fez questão que as autoridades locais se retratassem com eles por causa da humilhação que Paulo e Silas sofreram. Os magistrados foram na prisão e pediram desculpas. Não mexa com o povo que tem Deus e têm uma cidadania celestial.

Espero que tenha gostado do estudo bíblico “Paulo e Silas na Prisão.10 Lições”.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima