PAULO NA ILHA DE MALTA. 10 Lições


Paulo estava de viagem para Roma. Este era o seu sonho depois de plantar igrejas na província da Galácia, Macedônia e Ásia Menor. Depois de uma viagem marcada por um grande naufrágio, Paulo chega a uma ilha chamada Malta. Mas quando Paulo foi buscar lenha pra manter a chama da fogueira acesa, uma víbora venenosa que estava escondida no feixe de lenha, picou a mão de Paulo. Mas para surpresa de todos, o veneno não faz efeito. E eu separei 10 lições sobre Paulo em Malta, uma passagem repleta de unção e aventura para nossa edificação. Leia a passagem que está escrita lá em Atos 28 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar!

1.. A VÍBORA SÓ ATACA QUEM ESTÁ TENTANDO MANTER A CHAMA ACESA.

Toda vez que você for manter a chama acesa na vida de alguém, toda vez que você fizer algo pra manter o ambiente congregacional aquecido, você corre o risco de ser picado pela serpente. Porque o calor incomoda a serpente que aqui nesta passagem representa o maligno. O maligno só se levanta contra quem está de pé. Ele só grita quando, apesar de toda luta, você insiste em continuar. A víbora só ataca quem está tentando e não desiste de lutar. Mas está escrito que dano algum lhe fará. 

2… A VÍBORA QUER PARAR O SEU TRABALHO NO REINO DE DEUS.

A víbora picou logo nas mãos de Paulo. Sabe por quê? Mãos falam daquilo que você faz no Reino de Deus. A víbora quer ver suas mãos mirradas na obra de Deus. A víbora quer ver suas mãos largarem a obra. Mas faça como Neemias quando disseram que as mãos dele largariam a obra. Neemias 6:9 ►”Porquanto todos eles procuravam atemorizar-nos, ameaçando: “As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará mais trabalho algum! Mas Neemias orou a Deus dizendo: Agora, pois, ó Deus, fortaleça as minhas mãos!”

3… PORQUE DEUS NÃO REVELOU QUE ALI HAVIA UMA VÍBORA?

Deus revelou sobre o naufrágio, Deus revelou que ninguém iria morrer, mas não revelou que a víbora estava camuflada no meio dos gravetos. Sabe por quê? Tem coisas que precisam acontecer, porque se Deus revela pra Paulo que ali havia uma víbora, Paulo não colocaria a mão, não tomaria uma picada, mas os homens não testemunhariam Deus sendo exaltado na vida de Paulo. Tem coisas que Deus permite acontecer, não pra te trazer dano, mas sim esclarecimento de quem é Deus na sua vida.

4… SACUDIR É NÃO ACEITAR O EFEITO DO VENENO. 

Paulo sacudiu a serpente no fogo indiretamente. Com isso eu aprendo que não devemos nos acostumar com situações contrárias. Precisamos agir em oração contra o efeito do veneno da picada.

Proteste usando as armas de Deus. Não se conforme. Olhe o que disse Neemias lá no capítulo 4:14

“Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.” Só esta palavra é combustível suficiente para você não aceitar o efeito que este veneno está fazendo em você ou na sua casa.

5… A VÍBORA MORDEU A MÃO DA PESSOA ERRADA.

Vinham vários homens naquela ilha, mas a serpente picou a mão da pessoa errada. E eu aprendo que toda vez que a víbora se levanta contra um filho (a) de Deus, ela mexeu com a pessoa errada. Assim como a serpente foi derrotada, o maligno também não prospera quando se levanta contra a pessoa errada .

6… JUNTE OS SEUS GRAVETOS. 

Todos estão na mesma condição desfavorável após um grave naufrágio, mas só Paulo tem a iniciativa de manter a fogueira acesa. Faça a sua parte. Mesmo que todos ao seu redor estejam desanimados, ainda que ninguém te ajude, ainda que todos te acusem por ter sido mordido por uma víbora. Mesmo que muitos a sua volta estejam entrando no sistema do mundo e retrocedendo na FÉ, se vendendo ou vendendo sua integridade, amando mais a homens do que a Deus, amando mais o mundo do que a Deus, faça a sua parte e ajunte os seus gravetos. 

7… VAI LAMENTAR OU VAI REAGIR?

Depois de tudo o que aconteceu Paulo ainda tomou uma picada de uma víbora venenosa. Paulo poderia estar chorando num canto e questionando com Deus o porque disso e o porque daquilo.

Existem momentos em que vamos ter que escolher entre lamentar ou reagir.

Lamentar não resolve. Erga sua voz pra clamar e troque o lamento por reações de FÉ na palavra.

8… ESTÃO ESPERANDO A SUA MORTE.

Pela luta que você vive, na mente de muita gente você não vai sobreviver. Tem muita gente na posição de expectador, só aguardando o final da sua história. Esta mensagem vai pra você que está enfrentando momentos difíceis e tem muita gente esperando você desistir e fracassar. Saiba que aquilo que não te mata te deixa mais forte. Assim como foi aqui com Paulo, Deus fará o milagre e todos mudarão de opinião sobre você e saberão que Deus é contigo. Deus cuida de você. Sua história não acaba nesta picada da víbora. Deixe a expectativa dos fracos pra trás e siga rumando para o alvo.

9… DEUS NÃO TE LIVRA DA PICADA, MAS SIM DO VENENO.

Nem sempre Deus vai nos livrar da picada, mas sempre nos livrará do veneno. Muitas vezes vamos ter que passar pela prova e enfrentar os processos, mas no final será livramento e testemunho. Assim como a história de Paulo não parou naquela picada,  existe vida depois das artimanhas do maligno contra nós. Prossiga, não pare de fazer o que você foi chamado pra fazer pra Deus por causa das picadas.

10…PAULO NÃO DEMONSTROU SUA DOR.

Não tenho dúvidas de que aquela picada doeu, tanto é que a reação de Paulo foi sacudir a serpente para que ela se desprendesse de sua mão. 

Todos viram a picada e esperavam a mão de Paulo inchar, esperavam Paulo gritar de dor, 

Algumas situações em sua vida vao doer, poderão até te fazer chorar, mas não vai te matar porque ainda tem propósito de Deus pra sua vida.


7 respostas para “PAULO NA ILHA DE MALTA. 10 Lições”

  1. Muito obrigado Pr Amilton Deolindo por nós fornecer esses materiais tão ricos e preciso da palavra de Deus que o eterno continue te abençoando e iluminando cada vez mais forte abraço fica na paz .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *