
O estudo bíblico “Pedro e João.10 Lições”, é baseado em Atos 3. Na ocasião, enquanto Pedro e João se dirigiam ao templo para orar, se depararam com um homem paralítico pedindo esmolas na entrada da porta formosa. Sua paralisia o impedia de chegar sozinho. Ele não sabia que seus quase 40 anos de sofrimento estavam prestes a chegar ao fim, sua tristeza seria transformada em alegria e sua história nunca mais seria a mesma, pois, o seu problema se deparou com dois homens de Deus: Pedro e João.
Espero que o estudo bíblico “Pedro e João.10 Lições” Seja uma bênção em sua vida.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.
1ª Pedro e João.10 Lições: NÃO ESPERE COISA PEQUENA DE UM DEUS GRANDE.
De acordo com Atos dos Apóstolos 3:3, quando o aleijado viu Pedro e a João, pediu que lhe dessem uma esmola.” Ele esperava receber uma ajuda financeira e nada mais, pois esta era sua expectativa. Entrar no templo nem pensar; andar com as próprias pernas, muito menos. Então, NÃO LIMITE O PODER DE DEUS! Conforme Efésios 3:20, “Deus é poderoso para fazer abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” O poder de Deus vai além!!! A esperança do paralítico era receber ouro, prata e dinheiro, mas recebeu algo muito maior, a cura. Pediu uma esmola e recebeu pernas novas para caminhar e ser feliz. Então, não espere coisas pequenas de um DEUS tão GRANDE.
2ª Pedro e João.10 Lições: SEU POTENCIAL SÓ APARECE SE VOCÊ ESTIVER DE PÉ.
Você só descobrirá o seu potencial quando se colocar de pé na presença de Deus. Pedro e João na porta formosa fizeram aquele homem se colocar de pé. Pois é de pé, na presença de Deus, que vencemos tudo o que se levanta contra nós. Tem pessoas se comportando com medo e desespero diante dos desafios da vida. Mal sabem elas que a unção de Deus nos faz forte diante de tudo aquilo que se levanta contra nós. Então, abra mais a bíblia, dobre mais os seus joelhos, se afaste da aparência do mal, e você verá o poder de Deus te fazendo mais firme diante das batalhas.
3ª Pedro e João.10 Lições: É MELHOR NÃO TER PRATA E OURO DO QUE PERDER O LEVANTA E ANDA.
Conforme Atos dos Apóstolos 3:6, “Pedro disse que não tinha prata nem ouro;…” Sendo assim, entendemos que Pedro e João não perderam apenas o horário da oração, eles também não perderam o “levanta e anda”. Então, não seja motivado pela prata e ouro, e sim pela busca do “levanta e anda” de Deus sobre sua vida. Tem pessoas cheias de prata e ouro, mas não têm comunhão com Deus.
NÃO estou dizendo que você está proibido de possuir uma vida financeira bem resolvida, não! O PERIGO É FAZER DA PRATA E DO OURO O SEU OBJETIVO MAIOR. O DINHEIRO DEVE SER GUARDADO NA CARTEIRA, E NÃO NO CORAÇÃO. Infelizmente, muitos visaram desenfreadamente o dinheiro e, por isso, perderam a unção. DEUS MANDOU VIVER DO SUOR DO NOSSO ROSTO, E NÃO VIVER EM FUNÇÃO DO SUOR DO ROSTO. Pense nisso, e não deixe que nada substitua o lugar de Deus em sua vida.
4ª PEDRO E JOÃO NEM SEMPRE FORAM HOMENS DE ORAÇÃO.
Segundo informa Marcos 14:33, “No Getsêmani, Jesus, ao voltar de sua oração, encontrou Pedro, Tiago e João dormindo.” Este é um forte indício de que eles não eram homens dedicados à oração, porém, com o passar do tempo, a oração fervorosa tornou-se uma de suas marcas. Isso nos ensina que devemos perseverar e ter paciência até alcançarmos os níveis necessários na caminhada cristã. Existem barreiras para nos impedir de sermos aquilo que Deus quer de nós, porém, a nossa perseverança em Cristo nos fará conquistar territórios que antes eram impossíveis. Qual limitação lhe impede de chegar no centro da vontade de Deus? Saiba uma coisa: O POTENCIAL DE DEUS EM VOCÊ É MAIOR QUE TUDO QUE TENTA TE ATRAPALHAR. Maior é Deus em sua vida. Não perca a hora da oração durante os seus dias.
5ª DAQUI PARA FRENTE QUEM TE CONDUZ É DEUS ATRAVÉS DA GRAÇA.
De acordo com Atos 3:2, “O homem aleijado de nascença, era carregado todos os dias e colocado ao lado da porta chamada Formosa.” Aquele homem dependia das “pernas” das pessoas para se locomover, porém, após a cura, ele passou a andar com as “pernas” da graça de Deus. Vale a pena frisar que antes, o máximo que ele conseguiu alcançar foi estar ao lado da porta, mas depois da cura, a graça o levou para dentro do templo. Isso nos ensina a depender mais da graça do que dos homens, pois a graça de Deus não te deixa na porta, na escada ou na entrada, e sim dentro do templo, ou seja, dentro do centro da vontade de Deus.
Se você depende das pessoas, ou dos seus próprios esforços, você sempre ficará à porta. À porta da comunhão com Deus, do perdão, da libertação e do novo nascimento. Se Deus é o seu espelho, a sua base, a sua força, tudo será possível. Então diga para si mesmo: “CHEGA, É HORA DE MUDANÇAS!”
6ª O CULTO DE PEDRO E JOÃO COMEÇA EM CASA.
Pedro e João não precisam esperar o culto começar no templo para orar, a vida de oração deles acontece antes, durante e depois do culto. Então, faça da sua vida um culto e não deixe o dia passar sem fazer o que te fortalece. Não crie uma agenda cheia de demandas e afazeres, se Deus não estiver no topo da lista de prioridades. Não se entregue pela metade para Jesus que se entregou por inteiro. Saiba que o culto a Deus deve ser reflexo daquilo que você vive durante o dia. Se em sua vida não tem culto, não haverá vida em seu culto a Deus. O culto na igreja não termina com a oração final, ele continua, pois onde você estiver deve haver culto. Sendo assim, esteja ligado onde você estiver, o nome disso é culto.
7ª SE COLOQUE DE PÉ ANTES.
Antes de entrar no templo, o homem se posicionou de pé. Isso nos ensina que, antes de ensinar, pregar e assumir responsabilidades no templo, precisamos estar de pé na presença do Senhor. Só teremos êxito em nosso trabalho ao Senhor, se antes de exercê-lo, estivermos de pé. Ninguém é regência prostrado. Já vi muita gente exigindo um posicionamento das pessoas, mas ele mesmo está prostrado, caído. Então, levante-se!
8ª NÃO PERCA ATOS 2 EM ATOS 3.
Em conformidade com o relato de atos 2, 120 pessoas foram cheias com o derramamento do Espírito Santo sobre elas, e Pedro e João estavam entre os 120. E a boa notícia é que eles conservaram a bênção recebida, pois em Atos 3, eles ainda estão cheios do Espírito Santo. Eles não ganharam em um capítulo e perderam no outro. Segundo as palavras de Jeremias no capítulo 2:13, “ELES NÃO SÃO CISTERNAS ROTAS, rachadas que não armazenam água.” Em Jeremias o povo de Deus, o povo de Israel está se comportando como uma cisterna rachada, ou seja, não adiantava enchê-los de água potável, eles não conservavam o conteúdo precioso. Então, aprenda a conservar os valores de Deus em sua vida, pois, isso é a referência que o céu precisa para continuar derramando mais e mais.
9ª DEUS NÃO TEM O QUE VOCÊ QUER, DEUS TEM O QUE VOCÊ PRECISA.
Inicialmente , o homem queria prata e ouro, mas ele precisava ser curado. Entenda que DEUS NÃO VEIO “QUEBRAR O GALHO”, DEUS VEIO RESOLVER DE UMA VEZ POR TODAS O PROBLEMA. Por isso, Pedro disse: “não tenho prata e ouro”. Em outras palavras, “não temos o que você quer, e sim O QUE VOCÊ PRECISA. O que você quer não muda sua vida, porém, o que Deus tem, MUDA PARA SEMPRE A SUA HISTÓRIA. DEUS sabe o que realmente precisamos. DEUS NÃO TE DÁ NADA QUE NÃO SEJA AGENTE DE EDIFICAÇÃO PARA SUA VIDA. Então, fique em paz e descanse em Deus, pois ninguém cuida de nós como o SENHOR.
10ª SÓ ENTENDE O VALOR DE UMA MÃO ESTENDIDA, QUEM UM DIA PRECISOU DELA.
Primeiramente, vale lembrar que em Mateus 14:30, Pedro, ao tentar andar sobre as águas, temeu o vento forte e começou a afundar. Porém, no mesmo instante, Jesus estendeu a mão para Pedro e o segurou.” Ninguém como Pedro sabia o valor de uma mão estendida. Por isso, ao estender a mão para o paralítico na porta do templo, Pedro sabia muito bem o que aquele gesto significava para aqueles homens. Só quem foi alcançado por Jesus, além de saber o valor da mão estendida, estende a mão para ajudar alguém. Aqueles que foram alcançados pelas mãos de Jesus não apontam o dedo, mas estes as mãos. Então, mãos à obra, pois Deus quer usar as suas mãos.
Espero que o estudo bíblico “Pedro e João.10 Lições” tenha ajudado de alguma forma.
Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.