PEDRO E JOÃO NA PORTA FORMOSA.


Pedro e João na porta formosa, antes de mais nada, conta a história de um homem paralítico que todos os dias se encontrava no mesmo lugar, na porta do templo chamada Formosa. Na oração da manhã, tarde e na oração da noite, ele estava lá. E na oração final, lá estava ele novamente na esperança de receber uma ajuda financeira. Em primeiro lugar, sua paralisia o impedia de chegar sozinho.

Ele não sabia, mas os seus quase 40 anos de sofrimento estavam prestes a chegar ao fim. E a sua miséria se tornaria em alegria naquele dia, e a história daquele homem nunca mais seria a mesma, pois, o seu problema se deparou com dois homens de Deus: Pedro e João. Acompanhe as 12 lições sobre Pedro e João na porta formosa e fique a vontade para usá-las em suas ministrações e estudo bíblico. 

1…NÃO ESPERE COISA PEQUENA DE UM DEUS GRANDE.

Aquele homem esperava receber uma ajuda financeira e nada mais. Esta era a expectativa dele. Entrar no templo nem pensar. Andar com as próprias pernas, muito menos. Então, aqui vai um conselho: NÃO PONHA LIMITE NO PODER DE DEUS! Olha o que diz Efésios 3:20: 

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.”

O poder de Deus vai além!!! O paralítico esperava receber ouro, prata e dinheiro, mas recebeu algo muito maior do que esperava. recebeu a cura! Pediu uma esmola e recebeu novas pernas para caminhar e ser feliz. Não espere coisas pequenas de um DEUS tão GRANDE. Assim como o paralitico recebeu a bênção, você também pode vencer.

VOCE TAMBEM VAI GOSTAR DE LER: 15 Lições sobre Jonas.

2…VOCÊ SÓ  VAI DESCOBRIR O SEU POTENCIAL QUANDO SE COLOCAR DE PÉ. 

Vou repetir novamente: “Você só vai descobrir o seu potencial quando se colocar de pé na presença de Deus”. Pedro e João na porta formosa fizeram aquele homem se colocar de pé.  É de pé, na presença de Deus,  que vamos vencer tudo aquilo que se levanta. Tem pessoas se comportando com medo e desespero diante dos desafios da vida. Mal sabem elas que a unção de Deus nos faz forte diante de tudo aquilo que se levanta contra nós. Abra mais a bíblia. Dobre mais os seus joelhos. Se afaste da aparência do mal. E você verás o poder de Deus atuando na sua vida, te fazendo mais firme diante das batalhas. VOCÊ SÓ VAI DESCOBRIR O SEU POTENCIAL QUANDO SE COLOCAR DE PÉ.

3…É MELHOR NÃO TER PRATA E OURO DO QUE PERDER O LEVANTA E ANDA.

Pedro e João na porta formosa não perderam apenas o horário da oração, eles também não perderam o “levanta e anda”.

Não seja motivado por prata e ouro, seja movido pela busca do levanta e anda, pela busca da unção de Deus sobre sua vida. Tem pessoas cheias de prata e ouro, mas não têm comunhão com Deus. NÃO que eu esteja dizendo que você está proibido de possuir uma vida financeira bem resolvida, não!  O PERIGO É FAZER DA PRATA E DO OURO O SEU OBJETIVO MAIOR. O DINHEIRO É IMPORTANTE PARA O NOSSO SUSTENTO, MAS ELE DEVE SER GUARDADO NA CARTEIRA, E NÃO NO CORAÇÃO.

Infelizmente muitos hoje visam desenfreadamente tanto o dinheiro, que perderam a unção do levanta e anda. DEUS MANDOU VIVER VIVER DO SUOR DO NOSSO ROSTO, E NÃO VIVER EM FUNÇÃO DO SUOR DO ROSTO. Pense nisso, e não deixe que nada substitua o lugar de Deus em sua vida.

4…PEDRO E JOÃO NEM SEMPRE FORAM HOMENS DE  ORAÇÃO.

Pedro e João na porta formosa não perdem a hora da oração. Aqui, Pedro e João são homens de oração. Mas nem sempre foi assim.

Um dia Jesus chamou Pedro, Tiago e João pra orar com ele no Getsêmani, e quando Jesus voltou, ao invés dos três estar orando por ele, Jesus encontrou os 3 dormindo.

Isso mostra que nem sempre eles foram homens de oração, e é por isso que Jesus quer te ver perseverando hoje naquilo que você tem dificuldade. Às vezes, existem barreiras entre você e o ideal de Deus em sua vida. A sua perseverança em Cristo te fará conquistar territórios que antes eram impossíveis. Qual é a sua limitação que lhe impede de chegar no centro da vontade de Deus? Saiba de uma coisa: O POTENCIAL DE DEUS EM VOCÊ É MAIOR QUE TUDO QUE TENTA TE ATRAPALHAR. Maior é Deus em sua vida. Não perca a hora da oração durante  os seus dias.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER: A cura dos dez Leprosos (10 lições)

5…DAQUI PARA FRENTE QUEM TE CONDUZ É DEUS ATRAVÉS DA GRAÇA.

Aquele homem foi conduzido pelas pessoas todos os dias até a porta do templo. Mas quando Pedro disse para aquele homem  LEVANTAR E ANDAR EM NOME DE JESUS,  Pedro estava dizendo: “daqui para frente quem te conduz agora é a graça de Deus”. É JESUS!

A graça de Deus não te deixa na porta, na escada. Ela não te deixa na entrada. A graça de Deus te coloca para dentro do templo, ou seja, para dentro do centro da vontade de Deus. Se você depende das pessoas, ou dos seus próprios esforços, você sempre ficará à porta. À porta da comunhão com Deus. À porta do perdão, da libertação, do novo nascimento. A porta de tudo que te edifica. Mas se você for guiado por Deus. Se Deus é o seu espelho, a sua base, a sua força,  tudo será possível. Chega de ser barrado na porta. Chega de ver os outros chegarem, serem bênção, serem usados por Deus, e você parado nas suas limitações, sempre sendo  barrado pelas suas paralisias. Diga para si mesmo, CHEGA, É HORA DE MUDANÇAS!!!

Você não será barrado mais pelas suas limitações.

6…O CULTO DE PEDRO E JOÃO COMEÇA EM CASA.

Quer um conselho? Faça da sua vida um culto. Não deixe o dia passar sem fazer aquilo que te fortalece. Jamais crie uma agenda cheia de demandas e afazeres, se Deus não estiver no topo da lista de prioridades. Não se entregue pela metade para Jesus que se entregou por inteiro. Pedro e João na porta formosa não precisam esperar o culto começar para orar, antes do culto começar eles oraram e aquele homem foi curado. O CULTO A DEUS COMEÇA EM NOSSA CASA. O CULTO QUE OFERTAMOS A DEUS JUNTO COM OS IRMÃOS, É REFLEXO DE UM CULTO QUE ACONTECE DURANTE TODO O NOSSO DIA.

QUANDO TERMINA O CULTO NA CONGREGAÇÃO, NA IGREJA, ESTE CULTO CONTINUA NA SUA CASA E POR ONDE VOCÊ ESTIVER. Seja canal e boca de Deus. Que onde você estiver, esteja ligado (a) com Deus. O NOME DESSA LIGAÇÃO É CULTO, É COMUNHÃO COM DEUS.

7…CHEGA DE SER CARREGADO, SEJA GUIADO.

O propósito de Deus não é te carregar de um lado para o outro, mas sim te guiar. É segurar em suas mãos te fazer andar, caminhar com Cristo te conduzindo cada vez mais para o centro da vontade DELE. Deus não quer que você tenha uma vida espiritual sempre ligada  no MODO SOBREVIVÊNCIA. NO MODO S.O.S SOCORRO. Sendo carregado pelas pessoas, e dependendo de alguém para caminhar, para fazer, para atuar.

Chega de dependência, a partir de hoje ninguém te carrega mais. Se o fulano não for, você vai para o culto. FOI ISSO QUE ACONTECEU COM AQUELE HOMEM. ELE CHEGOU EM UM NÍVEL QUE NINGUÉM MAIS PRECISAVA CARREGÁ-LO PARA LUGAR ALGUM. Hoje Deus te convida a usar o poder que ele já te deu.

8… NÃO PERCA O QUE DEUS TE DEU.

Olha só que tremendo: lembra da chuva de poder que Pedro, João e outros irmãos receberam em atos 2? O derramamento de poder do Espírito Santo? Então, o que Pedro e João receberam no capítulo 2 está com eles no capítulo 3. Eles não ganharam em um capítulo e perderam no outro. Era como se a mensagem, a bênção do culto do domingo anterior estivessem com eles no domingo seguinte.

ELES NÃO SÃO CISTERNAS ROTAS. Como diz lá em Jeremias 2.13 “”Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas”.

Cisternas rotas eram cisternas rachadas, que não guardavam a água. Em Jeremias o povo de Deus, o povo de Israel está se comportando como uma cisterna rachada, ou seja, não adianta encher de água potável porque eles não guardam o que é depositado dentro deles. Eles não conservam a bênção recebida. GUARDE O QUE DEUS TE DEU! CONSERVE E VOCÊ  SERÁ CADA VEZ MAIS CHEIO DO PODER DE  DEUS EM SUA VIDA.

9…DEUS NÃO TEM O QUE VOCÊ QUER, DEUS TEM O QUE VOCÊ PRECISA.

O que aquele homem queria era prata e ouro, mas o que ele precisava mesmo era ser curado, por Deus usou Pedro e João na porta formosa.

DEUS NÃO VEIO “QUEBRAR O GALHO”, DEUS VEIO RESOLVER DE UMA VEZ POR TODA O PROBLEMA. Por isso que Pedro disse: “não tenho prata e ouro”. Em outras palavras,  não temos o que você quer, MAS TEMOS O QUE VOCÊ PRECISA. 

O que você quer não muda  sua vida, porém o que Deus tem,  MUDA PARA SEMPRE A SUA HISTÓRIA. DEUS sabe o que verdadeiramente precisamos.  DEUS NÃO VAI TE DAR NADA QUE NÃO SEJA AGENTE DE EDIFICAÇÃO PARA SUA VIDA. Fique em paz e descanse em Deus, ninguém cuida de nós como o SENHOR. 

10…SÓ ENTENDE O VALOR DE UMA MÃO ESTENDIDA, QUEM UM DIA PRECISOU DELA.

Pedro precisou de uma mão estendida quando tentou andar sobre as águas e não conseguiu. Imediatamente Jesus estendeu as mãos para Pedro e o levantou. Depois deste dia, Pedro conheceu o valor de uma mão estendida. Por isso, Pedro estende a mão para o homem na porta do templo. Quem foi alcançado por Jesus sabe o valor de uma mão estendida, não aponta o dedo mas estende a mão. Deus disse para Abraão: “SÊ TU UMA BENÇÃO!!!” Só entende o valor de uma mão estendida quem um dia precisou dela. São essas mãos simples que Deus quer usar.

11… SEJA O MODELO DE VIDA PARA SUA GERAÇÃO.

Pedro disse: “olha para nós”. Era como se Pedro dissesse: NÓS TEMOS  UMA VIDA RESPALDADA PELO EXEMPLO. Olha para nós! PORQUE ESTAMOS OLHANDO PARA CRISTO. Assim como Paulo disse em 1 Coríntios 11:1 “Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo!” 

Pedro e João na porta formosa são exemplos. 

Seja um cristão modelo! Que não tenha nada do que se envergonhar. 

Jesus disse que bem-aventurado são vocês, quando MENTINDO disserem algo contra vocês. Que os acusadores precisem mentir para te acusar. Você vai chegar a um nível de dizer: “OLHE PARA NÓS!”.

Vejo alguns cristãos mandando olhar para Jesus. “Não irmãos, sabe como é, olhe pra JESUS…”, não como sinal de humildade, mas sim para se eximir da responsabilidade de ser exemplo, de ser luz na vida das pessoas. O fato de nos espelharmos em Jesus não nos isenta de ser exemplo na vida de alguém. 

12…SE COLOQUE DE PÉ ANTES.

O homem se colocou de pé antes de entrar no templo, antes de falar, antes de andar.  Então amados, antes de querermos ser bênção, precisamos nos colocar de pé. Antes de pregar, evangelizar e ensinar, precisamos estar de pé. SÓ CONSEGUIMOS LEVANTAR ALGUÉM QUANDO ESTAMOS DE PÉ. SÓ SOMOS EXEMPLOS, REFERÊNCIA PARA ALGUÉM QUANDO ESTAMOS DE PÉ. Já vi muita gente exigindo um posicionamento das pessoas, mas ele mesmo está prostrado, caído. 

Conclusão:

Enfim, concluo dizendo: que Deus te dê um Pedro ou um João.  Amigos verdadeiros para caminhar ao seu lado. Pessoas que te ajudarão a crescer, vão buscar contigo até ver milagres acontecer e chamarão o seu melhor para fora. Que vão aflorar todas os talentos escondidos no teu ser. Que Deus te dê amigos mais chegados que irmãos. 


2 respostas para “PEDRO E JOÃO NA PORTA FORMOSA.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *