PREGAÇÃO, DANIEL NA COVA DOS LEÕES. 10 Lições


Primeiro foi a vez dos amigos de Daniel apagar as chamas do fogo da fornalha ardente pela fé. Mas agora, depois de ser acusado injustamente pelos corruptos, chegou a vez de Daniel fechar a boca dos leões também pela fé no todo poderoso Deus. Leia a passagem que está escrita em Daniel capítulo 6, e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1… A BABILÔNIA MUDOU DE GOVERNO 4 VEZES, MAS DANIEL CONTINUOU SENDO GOVERNADO PELO CÉU. 

Começou com Nabucodonosor, depois dele veio o rei Belsazar, depois veio o rei Ciro,  e por último reinou o rei Dario. Quatro reis, quatro mentes diferentes, mas Daniel continua sendo governado pelo CÉU. Para Daniel podem até trocar o governo, mas quem continua governando tudo e a vida de Daniel é o mesmo de ontem, hoje e eternamente, é DEUS!!! Não se corrompa pra agradar os reis desta terra. Seja no trabalho, ou em qualquer outro lugar, continue sendo governado por Deus. O reinado de todos esses reis passou, mas Deus continua no trono eternamente. Obedecemos às autoridades constituídas, mas não vamos nos prostrar diante de propostas e leis absurdas. Se fere a palavra, fere a gente também, porque a igreja e a palavra estão de mãos dadas. Seja fiel, e se preciso for, até a morte.

2…QUEM PASSA TEMPO COM DEUS, DEUS PASSA TEMPO COM ELE NA COVA.

O versículo 10 do capítulo 6, diz que ” Daniel três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”

Daniel era homem de oração. Antes de Daniel passar uma noite com os leões, ela já passava dias e noites na presença de Deus. Deus fecha a boca dos leões, porque Daniel abriu a boca pra falar com Deus. E quem passa tempo com Deus, Deus passa tempo com ele na cova. Passe mais tempo do seu dia orando a Deus. E é interessante lembrar que Daniel no capítulo 10.12, diz que ele orou 21 dias ininterruptos e recebeu esta palavra do anjo: “desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.” No capítulo 10

O anjo veio por causa das palavras de oração do Daniel e no capítulo 6 Deus veio pra cova por causa das palavras de oração de Daniel. Quais palavras você tem falado pra mover o CÉU na sua vida?

Começamos falando três vezes por dia, mas se preciso fosse Daniel ficava 21 ou mais dias com Deus em oração. Faça da oração um hábito. Ah, mas eu não tenho tempo. Ei, tempo não se tem, tempo se cria. 

3… LEÕES GOSTAM DE CARNE, MAS DANIEL NÃO ESTÁ NA CARNE, ESTÁ NO ESPÍRITO.

É claro que Daniel tinha tudo que os leões gostam, mas eles estão impedidos de tocar nele porque Daniel tem vida com Deus, e o que livrou Daniel da morte foi sua vida com Deus. A bíblia diz em 1 Pedro 5:8 “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. O inimigo brama como se fosse um leão voraz doidinho pra te ver na carne.

Têm pessoas sendo devoradas pelos leões por não viver uma vida de santidade. Mas a minha oração é para que o inimigo se depare com você orando e andando no Espírito. 

4… MAIS GLORIOSO DO QUE TE LIVRAR DA COVA, É DEUS PASSAR COM VOCÊ NA COVA.

Daniel não passou a noite na presença de leões, Ele passou a noite na presença de Deus. Deus permitiu Daniel passar pelo processo da cova para mostrar que a sua fidelidade ultrapassa todo tipo de barreiras. Nem sempre teremos o livramento, mas sempre teremos a presença de Deus em nossas vidas. É mais glorioso Deus passar conosco do que nos livrar da cova dos leões.

Deus, às vezes, prefere nos livrar NA cova do que DA cova, justamente pra nos edificar mais ainda. Deus sabe quais são as lições que estão lá dentro da cova nos esperando. Lições essas que jamais são encontradas do lado de fora.

5… ORE DE JANELA ABERTA.

O versículo 10 diz que Daniel “(orava no seu quarto de janelas abertas para o lado de Jerusalém).” Já que existia um decreto, outros no lugar de Daniel continuariam orando, mas não de janelas abertas. Daniel tem uma janela aberta na vida dele com Deus porque não tem vergonha de mostrar quem ele é. A janela aberta dava a oportunidade de alguém ver a parte de dentro da casa. Tenha uma vida cristã transparente com Deus. Sem nada do que se envergonhar. As pessoas procuravam achar falhas em Jesus, mas não encontravam. Não esconda sua fé, não negue sua FÉ. Não é sair do armário, como a mídia prega, mas sim deixar a janela da integridade aberta.

6… DANIEL NÃO SÓ ORAVA QUANDO TINHA COVA DE LEÕES.

O versículo 10b diz que Daniel “três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, COMO TAMBÉM ANTES COSTUMAVA FAZER.

Ou seja, Daniel não só orava quando tinha um problema. Daniel não só orava quando a corda estava no pescoço. 

E nós não devemos buscar a Deus só no dia da emergência,  mas buscar em todo tempo. Não é pra se apegar a Deus apenas nos momentos ruins. Precisamos nos policiar para aprender a não sermos mais assim. Deus é vida, é comunhão, é intimidade, é Não um amigo utilitário que procuramos só nos momentos difíceis. 

7… O INIMIGO QUER ANULAR A ORAÇÃO DA SUA VIDA.

Foi essa a estratégia usada pelos inimigos de Daniel. Era como se Daniel dissesse: “não obedeço comandos errados da terra, avisa lá que a oração vai continuar, o meu quarto está aberto pra Deus falar.”  Se o inimigo conseguir anular a oração da sua vida, ele anula sua vida com Deus. O maligno sabe que uma vida de oração nos tira de uma vida carnal, uma vida de pecado, e nos eleva a uma vida de santidade. A oração pode tanto em seus efeitos que no Palácio o rei se perturba e perde o sono, mas na cova dos leões Daniel tem paz e tranquilidade. Uma vida regrada de oração faz a cova virar palácio, e palácio virar cova, porque a oração, depois que ela mudar você, ela mudará o cenário no qual você está. O decreto do rei não mudou a oração de Daniel, mas a oração de Daniel mudou o decreto do rei.  É por isso que o maligno quer banir a oração da sua vida.

8… EU ESCOLHI O LEÃO DE JUDÁ PARA ME REPRESENTAR NA COVA DOS LEÕES.

O rei da terra, ainda que quisesse, não podia fazer mais nada. Apesar da amizade que Daniel tinha com o rei da terra, nada era maior que a amizade que Daniel tinha com DEUS. E aí eu me lembro daquela frase antiga, mas verdadeira: “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com ele.” Dentro da cova tinha um leão alfa que conhecia Daniel. Quando somos conhecidos no céu, o céu nos representa. Quando somos conhecidos no céu, somos temidos mais que vencedores nas covas da vida. Quem você tem escolhido pra te representar ? Quem te governa te representa. Então não deixe nada governar a sua vida se não for a presença do Leão da tribo de Judá. 

9… VOCÊ VAI SAIR ILESO DESTE AMBIENTE.

Daniel não sofreu nem um arranhão sequer. Que esta palavra sirva de motivação quando tivermos que enfrentar ambientes e situações desafiadoras.  NÃO TEMAS Porque até NA COVA DE LEÕES Deus cuida da nossa vida.

Muitas vezes nos encontramos no meio de uma cova de leões . Inúmeras forças querem devorar nossa FÉ e a nossa alegria.

Às vezes no ambiente do trabalho, às vezes na família… seja onde for, Deus estará fechando a boca dos leões. 

10… NÃO PENSE NO PROCESSO, PENSE NO RESULTADO.

Daniel não pensava no processo, mas sim no resultado. Por isso que ele fez a leitura do processo com Deus ou sem Deus e pesou o resultado . Daniel sabia que se ele obedecesse o decreto do palácio e não orasse mais, este processo tranquilo traria um resultado trágico. E por outro lado ele sabia que bater de frente com o sistema do Palácio, o céu aplaudiria. Não foque este processo doloroso de cova de leão que você está passando. Há um resultado glorioso pra quem luta a luta de Deus.

PREGAÇÃO, DANIEL NA COVA DOS LEÕES. 10 Lições


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *