PREGAÇÃO SOBRE A DRACMA PERDIDA. 10 Lições 


No capítulo das coisas perdidas de Lucas 15, eu separei 10 Lições sobre a DRACMA PERDIDA. Cuja mensagem central não é outra senão o extraordinário amor de Deus pelos perdidos, mas hoje vamos se ater a DRACMA PERDIDA. Leia a passagem que está em Lucas 15 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. Vamos mergulhar na parábola da dracma perdida. 

1… FOI O PAI QUE TE DEU A DRACMA.

As jovens donzelas recebiam 10 dracmas de seus respectivos pais para usarem de adorno no dia do casamento, já que as dracmas representavam uma aliança de casamento e era também um sinal de pureza da noiva. Cuidado pra não perder o que o pai celestial te deu. Não perca os valores do Reino. Não perca a pureza. Não perca sua FÉ. Seu testemunho. O pai te deu,  e tudo aquilo que o pai nos deu, o maligno quer roubar. Não dê de mão beijada aquilo que tem preço de sangue.

2… A PERDA REVELOU QUE A CASA ESTAVA MAL ARRUMADA.

Não que precisamos perder, mas se isso acontecer, vamos redefinir nossas atitudes e ver porque aquilo chegou onde chegou. Se a casa estivesse arrumada e organizada a chance de haver uma perda seria bem menor. O problema não é a DRACMA que cai, mas sim a casa que está mal arrumada. O problema não está em nossa natureza pecadora, antes deste problema vem um antes que é a falta de buscarmos a Deus, nutrir o nosso espírito para que a carne não prevaleça. O problema não está em algo de valor que foi embora da nossa vida, antes dos valores que foram embora, outros valores foram antes. E quem sabe esta pequena perda aconteceu para evitar perdas piores. 

3… PERDENDO DENTRO DE CASA.

Os dias são maus. O secularismo, o culturalismo e o mundanismo tentam entrar em duas casas. A casa da família e a casa de Deus, a Igreja. Se não estivermos ligados no Reino de Deus, os valores absolutos vão se tornando relativos e aquilo que era sólido, verdade absoluta, se torna líquido. O maligno quer entrar dentro dos lares e bagunçar com a família tradicional e bíblia. O maligno quer implantar as mazelas deste mundo dentro da igreja e manchar a noiva. Esteja atento, vigilante para que o tal do “NADA A VER” não assuma o controle da sua vida, família e da igreja onde você congrega.

4… PARA TUDO, NÃO DÁ PRA PROSSEGUIR DEIXANDO VALORES PARA TRÁS.

Aquela mulher parou tudo. Não era mais importante do que encontrar aquela dracma. Porque ela sabia que o seu futuro estava ameaçado por causa daquela perda. Pare tudo você também, não tem como prosseguir deixando os valores para trás. Não dá pra prosseguir deixando a família pra trás, Deus pra trás, caráter pra trás. Pare tudo e reveja sua vida, não se acostume com menos do que Deus tem pra você. 

5… NÃO DÊ POR PERDIDO AQUILO QUE AINDA PODE SER ENCONTRADO.

Aquela mulher não aceitou a perda, ela não aceitou aquela derrota. Ela não deu por perdido aquilo que poderia ser encontrado. Me fez lembrar de Jacó, o pai de José, quando ele segurou a túnica ensanguentada e deduziu, aceitou a derrota de que seu filho estava morto. Quem não se dá por perdido ora, persevera, busca até encontrar. O Deus das causas perdidas está sempre a nos dizer: FILHO (A) NADA ESTÁ PERDIDO.

6… NÃO É SÓ A DRACMA QUE ESTÁ PERDIDA.

Quando a mulher encontra a dracma, ela encontra também a alegria que havia ido embora por causa da ausência da DRACMA. Quando perdemos a unção de Deus em nossa vida, não se perde só a unção, a alegria também vai embora.

Quando Davi ora a Deus no salmo 51 ele diz: torna a me dar a alegria da tua salvação. Sabe porque? Porque Davi percebeu que havia perdido não só a comunhão com Deus, mas também a alegria. Uma perda puxa outras perdas. Então, não aceite perder valores por mais que pareçam sem valor.

7… ELA NÃO INSERIU NINGUÉM NO CONTEXTO DA SUA PERDA.

Ela não ficou parada, culpando os outros, ela mesma sai a procura. Ela não ficou buscando culpados, ela foi em busca de uma saída, uma solução. Ela chamou a responsabilidade pra si. Com isso eu aprendo que os outros não podem fazer aquilo que eu tenho que fazer. Não jogue a culpa no pastor, no cônjuge, no chefe daquilo que você tem que fazer. Cruzar os braços e buscar um culpado não muda a realidade de ninguém pra melhor.

8… VASSOURA PARADA NO CANTO NÃO RESOLVE O PROBLEMA.

A mulher imediatamente pegou a vassoura e usou como uma ferramenta de auxílio. Assim como uma vassoura parada no canto não resolve, a palavra não praticada também não resolve. Conhecer e não crer de fato no que está escrito, de nada adianta. Conhecer e não praticar também não resolve os nossos problemas de perda de valores. A palavra é a nossa ferramenta contra todo mal. Misture a sua FÉ com a palavra e colha milagres.

9… PROCURE PRA VALER.

A bíblia diz que ela procurou com diligência. Segundo o nosso dicionário, diligência significa Zelo, cuidado e aplicação na realização de alguma coisa. É procurar pra valer. É orar pra valer. É vigiar pra valer. Mergulhe de cabeça no Reino de Deus. Se for pra Deus, então vamos fazer bem feito. Não ore como se não estivesse sendo ouvido, ore pra valer. Se aplique em tudo o que é de Deus pra sua vida.

10… ACENDA A LUZ

Ninguém encontra nada no escuro. Basta acender a luz pra que tudo aquilo que estava perdido seja encontrado.

Quer encontrar o que se perdeu? leve a luz de Jesus para sua casa.

Receba o haja luz de Deus na sua vida nesta hora. Acenda a luz da FÉ. Acenda a luz da oração e encontre saídas, encontre valores e sonhos que já se haviam perdido. Deus é contigo!


8 respostas para “PREGAÇÃO SOBRE A DRACMA PERDIDA. 10 Lições ”

  1. Eu louvo ao Senhor por tua vida pela tuas sabedoria e nos instruir eu muito tenho usado teus ensinamentos Deus o abençoe e aos q t acompanham. Aleluia! Tenho 73 anos já tenho minhas dificuldades, mas consigo entender tudo q o Pastor ensina. Deus o abençoe continua até Jesus Cristo voltar. O bem que t desejo o Céu. Bênçãos.

  2. Graça e Paz meu Pastor, linda revelação da Palavra, abriu um lek em cima da sua, Deus continue te iluminando a cada dia.

  3. Graça e Paz meu Pastor, linda revelação da Palavra, abriu um lek em cima da sua, Deus continue te iluminando a cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *