PREGAÇÃO SOBRE A FILHA DE JAIRO. 10 Lições


Ele saiu de casa deixando a sua filha de 12 anos à beira da morte e foi procurar a solução em Jesus. Ao encontrar Jesus, imediatamente o mestre vai em direção a sua casa, porém, além de Jesus parar no meio do caminho para socorrer a mulher do fluxo de sangue, chega a notícia de que a sua filha não estava mais enferma, mas havia morrido. E dele mesmo que estou falando, Jairo, um dos principais da sinagoga que permaneceu ao lado de Jesus mesmo sofrendo várias reviravoltas negativas.

Marcos capítulo 5/ Mateus 9.18 e Lucas 8.40. Leia, medite na passagem e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1… VOCÊ NÃO TEM CORAGEM, MAS JESUS TEM.

Assim que Jesus acabou de dizer que a menina não estava morta, mas dormia, o versículo 40 diz que os pranteadores (que eram pessoas contratadas pra chorar) começaram a rir de Jesus. Na mesma hora Jesus os colocou pra fora, deixando apenas três discípulos, Jairo e a mãe da menina. E eu aprendo que Jairo não tem discernimento e força pra colocar aquele povo pra fora, mas Jesus tem. Com a gente também é assim, tem coisas em nós que precisam sair, mas não temos coragem e forças pra colocar pra fora, mas o nosso Jesus tem. Jesus põe pra fora amizades indesejadas, Jesus põe pra fora as inclinações que causam impedimentos na sua comunhão com Deus, Jesus põe a morte pra fora, Jesus põe pra fora todo espírito que não glorifica a Deus. Jesus dentro da nossa casa é o cante dos valentes.

2… A SENTENÇA DO CÉU ANULA A SENTENÇA DA TERRA.

Quando Jairo saiu de casa, a menina estava enferma ,mas com o passar do tempo veio os mensageiros de notícia ruim e disseram que a menina não estava mais enferma, e sim morta. Imediatamente pra rebater aquela palavra de morte que disseram para Jairo,  Jesus replicou dizendo que a menina não estava morta, mas estava dormindo. Ou seja ,pra  uma palavra de morte que jairo tinha ouvido, Jesus tinha uma palavra de vida. Quem deu a notícia de que a menina estava morta foram as pessoas. Mas o céu ainda não tinha decretado nada. Se o céu disse que você vai chegar, você vai chegar.  Se o céu disser que você vai vencer você, vai vencer. Se o céu disser que a porta vai-se abrir, vai se abrir. Mas a terra não tem o poder de decretar nada, porque a palavra certa vem dos lábios do Senhor. A SENTENÇA DO CÉU ANULA QUALQUER SENTENÇA DA TERRA. 

3… TRÊS PALAVRAS PODEROSAS DE JESUS:

Tudo que a gente precisa: a palavra de fé/ a palavra de esperança e a palavra de poder. 

A palavra de fé foi essa aqui ó: “Não temas, crê somente” do versículo 36. Sabe por quê ? Porque Jairo recebeu a notícia de que a sua filha tinha morrido, e crer em Jesus enquanto existe uma enfermidade é uma coisa, mas continuar crendo quando a morte bate na porta é outra totalmente diferente. Crer em Jesus enquanto tudo está bem é uma coisa, mas continuar crendo mesmo quando nada dá certo, só pode ser através da FÉ.

A PALAVRA DE ESPERANÇA foi quando

Jesus disse: “A criança não está morta, mas dorme.” Jesus sabia que uma palavra de esperança tinha poder de manter Jairo ao seu lado confiando ainda na possibilidade de um milagre. Qual a palavra de esperança que você precisa nesta hora? Vou deixar essa aqui pra você, mas tem várias palavras de esperança na palavra. Jó 19:25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

UMA PALAVRA DE PODER.

A palavra de poder. “Menina, eu te mando, levanta-te.” Só tinha um dentro da casa de Jairo que podia dizer esta palavra, JESUS. Receba uma palavra de fé, de esperança e de poder sobre a sua vida nesta hora conforme a sua necessidade neste momento. 

4…A SUA FÉ NÃO SUBSTITUI A FÉ DE NINGUÉM, MAS INTERCEDE POR ALGUÉM.

A FÉ é individual, cada um possui a sua. 

Romanos 12:3b diz assim: “antes, pense com moderação, conforme a MEDIDA DA FÉ QUE DEUS REPARTIU A CADA UM.” E no caso de Jairo, a fé dele não substituiu a FÉ da sua filha, mas através da fé ele intercede pela menina. Um outro caso foi o paralítico que desceu pelo telhado, a bíblia diz que Jesus viu a fé deles e não a  dele, ou seja, Jesus viu a fé intercessória dos amigos do paralítico e curou aquele homem. Não é possível transferir a nossa fé pessoal pra alguém, mas podemos interceder, com a nossa fé, por alguém. Esta pessoa não fé pra voltar pra Jesus, mas você tem. Esta pessoa não tem fé pra crer na possibilidade de um milagre ou uma porta aberta, mas você tem. Então interceda por alguém. Represente alguém em suas orações. Por sua fé Deus pode fazer maravilhas na sua casa ou na vida de alguém.

5… DEPOIS QUE ELE CORRIGE A FÉ DE JAIRO, ELE RESSUSCITA A MENINA.

Tudo que aconteceu desde do momento que Jairo foi até Jesus, serviu pra lapidar a fé de Jairo. Jesus não foi de imediato na casa de Jairo pra exercitar nele a paciência que só a fé produz. Jesus chega bem depois na casa de Jairo, só pra subir o nível da fé dele que acreditava que Jesus podia curar, mas ressuscitar talvez não estava no nível de fé que Jairo tinha. Deus tem vários mecanismos do céu para corrigir a nossa fé pra que ela chegue onde Deus quer. Deus faz de tudo e envia vários meios para que só fique a fé verdadeira e caia todo achismo e incredulidade. Não temas, é Deus trabalhando a sua FÉ pra deixar ela do jeito que ele quer. 

6…NADA ACABOU ATÉ QUE JESUS DIGA QUE ACABOU.

Jairo disse que a menina estava enferma , depois, alguém veio da casa de Jairo dizer que a menina estava morta, mas aquele que tem a última palavra ainda não tinha dito nada. A sentença só estava vindo da terra.

Quem deu a notícia de que a menina estava morta foram as pessoas. O céu ainda não tinha decretado nada. No final Jesus entrou na casa e a vida venceu a morte. Então fique com esta palavra: nada acaba até que Jesus diga que acabou. Não se atemorize e não seja guiado pelos resultados ruins ou por aquilo que seus olhos podem ver. Se o céu disse que você vai chegar, você vai chegar; se o céu disse que você vai vencer, você vai vencer; se o céu disse que a porta vai-se abrir, vai se abrir. Ou se a porta vai fechar, vai fechar. Na nossa vida só vale o que o céu decretar e ponto final. Então, seja guiado (a)  pela FÉ e você sairá mais que vencedor nesta história.  Seja fortalecido pela FÉ e creia que, enquanto Jesus não disser que acabou, nada e ninguém pode dizer que é o fim. Jesus pode fazer qualquer aparente fim virar um novo começo.

7…TEM GENTE EM SITUAÇÃO PIOR QUE VOCÊ MAS NÃO PAROU.

Enquanto Jairo seguia com jesus até sua casa, ele contemplou a mulher do fluxo de sangue. A mulher sofria há doze anos, a mesma idade de sofrimento da mulher era a idade de alegria de Jairo e sua filha. A mulher era considerada impura e por isso não podia frequentar as sinagogas, mas Jairo podia. A mulher está com uma enfermidade incurável, mas Jesus disse pra Jairo que o caso dele tem jeito, a menina só está dormindo. E mesmo com todas estas desvantagens a mulher não desistiu da vida. Com isso Jairo aprendeu que tinha pessoas vivendo problemas piores que os dele, mas que não tinham parado. Tem pessoas que estão vivendo um mundo de problemas sem fim e não desistem, continuam firmes na  presença de Jesus. Que isso sirva de lição pra nós. Não quero dizer que não temos problemas, mas com o exemplo destas pessoas fica claro que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. 

8… NÃO É DEMORA, É DEUS CAPRICHANDO

Já imaginou a agonia que Jairo deve ter ficado? Jairo deve ter imaginado: que demora é esta? Porque o mestre parou no meio do caminho? Porque ele mandou todos saírem da casa e ficar só eu, minha esposa, três discípulos e o Mestre? Esta aparente demora é Deus caprichando. Tudo que Deus faz é perfeito. Deus não usa ferramentas que nós costumamos (erradamente) usar. Deus não usa a ansiedade, a pressa o desespero, Deus é cirúrgico. O tempo de Deus não é o nosso. Filipenses 4:6-7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”  Esta Vitória tem dono (a) e Deus fará um caminho dela chegar até você. 

9… SENSO DE URGÊNCIA. 

A situação de Jairo e sua filha tinha chegado a um extremo de urgência. Quanto mais Jairo deixasse pra depois, seria pior. Enquanto Jesus não chegasse a situação só ia piorando. A menina que estava enferma veio a óbito e seria sepultada se Jesus não chegasse. Transpondo barreiras, mas venha. Eu não sei o que você vai ter que fazer pra estreitar a distância entre você e Jesus, mas venha. Jairo precisou vencer a barreira da posição religiosa que ele tinha. Ele venceu a oposição dos líderes religiosos que, com certeza, reprovavam a atitude dele de não só ir até Jesus, mas também se prostrar aos pés de Jesus. Já um senso de urgência quando o assunto é estar onde Jesus está. Não deixe nada te impedir, se é reconciliação com JESUS, se reconcilia. Se você não o recebeu como Salvador, receba. Se você está tentando resolver as coisas sozinho do seu jeito, para tudo e vá até Jesus. Jesus é urgência. Jesus é o topo da lista de prioridades. 

10… O PROCESSO DE AÇÃO DE DEUS GERALMENTE NÃO É DO NOSSO JEITO.

JESUS foi, mas não foi do jeito que Jairo imaginava. JESUS fez, mas não da forma que Jairo esperava. Jesus socorreu, mas socorreu do jeito dele. Fez, mas fez no tempo dele. Tudo isso para nos mostrar que O PROCESSO DE AÇÃO DE DEUS GERALMENTE NÃO É DO NOSSO JEITO. Apenas confie, fique ao lado de Jesus como Jairo ficou, e no final um brado de Talita cumi será dado dentro de sua casa, dentro de sua causa, trazendo vida abundante sobre a sua vida e sua família.

O fato da morte chegar à casa de Jairo não anulou o processo de ação de Jesus ir com ele a sua casa, se Jesus tomou a decisão de percorrer o caminho contigo creia somente, ele tem a palavra de vida misturada com um idioma de Vitória. Talita cumi para sua vida espiritual. Talita cumi para o seu casamento. Talita cumi para sua casa, sua causa e sua família. Talita cumi!!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *