PREGAÇÃO SOBRE A MULHER DE LÓ.(10 Lições)


“Lembrai-vos da mulher de Ló. Porque, Qualquer que procurar salvar a sua vida, vai perdê-la, e qualquer que a perder a sua vida, vai salvá-la.”  Mas “a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.”

1…A MULHER DE LÓ SAIU DA CIDADE, MAS A CIDADE NÃO SAIU DE DENTRO DELA.

Não foi um simples olhar que fez com que a mulher de Ló fosse convertida em estátua de sal, mas sim o desejo em seu coração em querer ficar. Ela saiu da cidade, mas infelizmente a cidade não saiu dela. Me faz lembrar de Israel no deserto. O próximo passo de Deus após tirá-los do Egito era tirar o Egito deles. Não seja seduzido (a) por nada deste mundo. Permita que o Santo Espírito de Deus expurgue toda “cidade” de dentro de você e plante uma nova Jerusalém celestial dentro de você.

2… QUEBRE O RETROVISOR. 

Quando alguém está dirigindo, é super importante se orientar pelos retrovisores, mas na nova vida com JESUS, não podemos ficar olhando no espelho do retrovisor da vida. Quebre o retrovisor que te faz olhar para trás. Quebre o retrovisor que te prende ao passado. Que te faz lembrar de coisas que não te edificam.

O único espelho que vamos olhar é Cristo. Nele nos espelhamos a fim de nos tornarmos a sua imagem e semelhança se parecendo com o Mestre dia após dia. Se o parabrisas é maior que o retrovisor, então pra quê olhar pra trás se o seu futuro em Deus é maior que o seu passado?

3… ANDANDO PRA FRENTE, MAS OLHANDO PRA TRÁS.

Fisicamente a mulher de LÓ está rumando, indo pra frente, mas na verdade o coração dela está em marcha a ré. Tem pessoas que parece que estão caminhando com Cristo, mas o coração está longe dele. O nosso lado de fora tem que ser reflexo do lado de dentro. Deus não quer um corpo andando pra frente e a alma andando pra trás. 

Colossenses 3:1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

PREGAÇÃO SOBRE A MULHER DE LÓ.

4…ELA OLHOU PRA TRÁS,  HOJE MUITOS ESTÃO OLHANDO PARA O LADO.

Olhar pra trás é olhar para o mundo de onde Deus te tirou. E o olhar para o lado é se prender ao mal exemplo de alguém e deixar que aquele mal exemplo tenha efeito negativo sobre nossa caminhada no Reino de Deus. Nós escolhemos quais são os exemplos que vão exercer influência sobre nós. Todo Reino tinha dobrado o joelho, mas três jovens corajosos continuavam de pé e não se prestavam diante da estátua de Nabucodonosor. Aí vem a pergunta: vai olhar pra quem já se dobrou ou vai olhar pra quem está de pé na presença do Senhor?

Sem contar que este olhar para o lado também significa comparação. Cuidado, não compare a sua vida com a de ninguém. Se inspirar em bons exemplos é uma coisa, outra totalmente diferente é se comparar.

5…ELA OLHOU PRA TRÁS E NUNCA MAIS OLHOU PRA FRENTE. 

Eis aí um perigo mortal meus irmãos. Conheço pessoas que disseram: “não, vai ser um uma saidinha.” É só uma dose, é só um trago. Eu vou pro mundo, mas depois eu volto. Só que o pecado nos leva além do que estamos disposto a ir e nos cobra um preço maior do que estamos dispostos a pagar. O perigo de olhar para o mundo, é a sedução. O perigo de olhar para o mundo, é o de nunca mais olhar pra frente. O maligno tem o poder de fazer com que coisas ruins pareçam boas. Cuidado porque qualquer deslize seu pode ser fatal.

6… PARA ONDE DEUS QUER TE LEVAR, NEM SE COMPARA COM O LUGAR QUE ELE TE TIROU.

Olhe de onde Deus tirou ela: Sodoma e Gomorra, mas agora olha pra onde Deus está levando ela: para um lugar alto.

Não olhe para trás, sabe por quê? Porque o lugar de onde Deus nos tirou , nem se compara pra onde Deus está nos levando. A nossa vida em Cristo é eternamente maior e melhor que o mundo e suas paixões. Não se rebaixe. Não desça a um nível de vida abaixo do que Deus tem pra você. Olha de onde Deus nos tirou e nos colocou: Colossenses 1:13 “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;”

E agora olha o que ele preparou: 1Coríntios 2:9  “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Vai seguir ou vai recuar?

7… SÓ OLHA PRA TRÁS QUEM NÃO CONFIA NO CONDUTOR.

A mulher de LÓ olhou pra trás porque não confiava o suficiente no condutor. Quem confia tem a segurança de que aquele que prometeu é fiel para nos conduzir em segurança. O mais importante não é para onde estamos indo, mas sim quem está nos conduzindo. Se Jesus é o nosso guia, então qualquer lugar será maravilhoso ao seu lado.

Temos que ter fé. Quem tem fé segura na mão de Deus e vai. Quem tem fé confia no condutor. 

8…NÃO SEJA TRANSFORMADO EM ESTÁTUA.

Quem olha pra trás vira estátua. Uma estátua é um objeto sem vida. Inanimado. Tem boca, mas não fala. Olhos, mas não vêem. Ouvido, mas não ouve. De tanto olhar pra trás, houve um bloqueio no futuro. Se olharmos para trás, seremos como estátuas que não ouvem a voz de Deus, não teremos uma visão de fé para o futuro, não vamos falar as maravilhas de Deus. Enfim, não só nossas pernas estarão travadas, mas a nossa vida também.

9… FALTA DE AVISO NÃO FOI.

E essa é a realidade mais triste, não foi por falta de aviso, de alerta. O SENHOR falou em Gênesis 19:17 “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.” Só aqui neste versículo 17 temos 4 conselhos poderosos: Escapa-te por tua vida” ( a salvação é individual, “por tua vida”). Não olhe para trás. Não pare. E vá para um lugar alto. Meu Deus, quantos avisos do céu! O que não falta na palavra é aviso. Agora nós vamos decidir se absorvemos ou não os conselhos. Muitos ,depois dos conselhos, mudam. Mas outros, mesmo depois dos conselhos, preferem seguir a vida do seu próprio jeito. 

10… NÃO SEJA SUFOCADO PELO OLHAR PRA TRÁS.

Muitos sonhos foram sufocados pelo fato das pessoas olharem para trás. Muitos desejavam se profissionalizar, terminar a faculdade, mas olharam para trás. Outros sonharam em caminhar com Cristo, ser homem de Deus, mulher de Deus, pregador , missionários, levitas, coreógrafa no Reino de Deus, mas o olhar para atrás sufocou os seus sonhos. Mas eu vim aqui te dizer que nada está perdido pra você. Deus não vai desistir de você por causa disso, mas ele quer te conduzir pra você nunca mais olhar para trás.  Filipenses 3:13-14 “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Prossiga, sodoma e Gomorra já passaram eis que tudo novo se fez.

PREGAÇÃO SOBRE A MULHER DE LÓ.

Pregação sobre a Mulher de Ló. (10 Lições)

Pregação sobre a Mulher de Ló. (10 Lições)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *